x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Posts
    1,473
    Agradecimentos: 2

    Luzes do painel e do relógio




    Olá pessoal,

    Essa semana notei que a luz do painel central do meu Vitarinha 94 apagou. Como chego na bendita lampada??? Já me arrisquei a tirar os acabamentos, mas não sei como tirar os botões e a "tampa"...

    Vou aproveitar e comprar todas a luzes que faltam... Como as verdinhas dos botões de farol auxiliar, desembaçador e limpador traseiro.

    Além da luzinha de fundo do relógio, que também queimou e peço ajuda pra achá-la, pois parece que o reloginho é blindado...

    Qualquer dica é bem vinda!!!
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #2
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Para desmontar o painel, o mais dificil (não que seja complicado) é desconectar o cabo do velocímetro do painel... vc tem de girar o conector para desencaixar...

    O estranho é que parece que queimo de vez pelo seu post. A iluminação do painel é composta por diversas mini lampadas tipo pingo... nos fundos do painel tem vários Slots pretos ou verdes normalmente que ao girar revelam as lampadas. As que iluminam o painel são do mesmo tipo das lampadas dos instrumentos (luz de freio, de óleo, etc...)
    Salvo a situação de ter ficado tudo escuro em seu painel ser pois queimou a última das lampadas, acho que deve ter queimado algum fusível da caixa abaixo do painel... Também é estranho vc estar com tantos probleminhas elétricos juntos... cheque sua fiação pois ela pode estar com resist6encia muito elevada, contatos oxidados, ou aterramentos deficientes....

    []s

  • #3
    Usuário Avatar de EduPuga
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    50
    Posts
    420
    Agradecimentos: 0
    não sabia que os botões acendiam também, vocês sabem qual o tipo de lampada vai neles e como faço para trocar.


    Abraços,
    EduPuga
    Sidekick 93 +2 Suspensão, 235 BFGoodrich, PX.

  • #4
    Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Posts
    1,473
    Agradecimentos: 2
    Acho que não me expliquei direito...

    É aquele painel do meio, onde tem os controles de ventilação e ar...

    Será que ali também são várias luzinhas??? Apagou tudo!

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #5
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0
    mir000, por acaso vc verificou os fuzíveis?
    Meu painel também apagou e concertei tudo com apenas R$0,25! rsrsrs
    A unica lampada que queimou foi a da alavanca do cambio automático que um eletricista me cobraria R$60,00 para trocar devido a dificil mão de obra para alcançar a lampada e o fato de existir uma placa com circuitos que tornaria a "missão" mais complicada.
    Fui embora e fiz o serviço em casa. Desmontei todo o console central, troquei a lampada, não vi nem sinal da tal placa e ainda por cima gastei R$0,75 na lampada + 35 min de mão de obra.

    EduPulga, as lampadas citadas pelo mir000 na verdade são leds e os botões são "blindados" como o relógio.
    As luzes verdes dos botões se acendem quando vc acende o farol e as amarelas quando vc os pressiona.
    No caso do botão do farol de neblina, sua luz amarela só acende se o faro principal também estiver aceso.

  • #6
    Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Posts
    1,473
    Agradecimentos: 2
    EduPuga,

    Edu, retira o botão que vc verá as lampadinhas pequenas... Verde para o botão e laranja para indicar (ligado/desligado), no caso dos faróis auxiliares e do desembaçador...

    Já os de limpador e esquicho traseiro, tem somente a lampadinha verde do botão...

    E do relógio, alguém já conseguiu trocar a lampada???

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #7
    Usuário Avatar de EduPuga
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    50
    Posts
    420
    Agradecimentos: 0
    Faleu Rafa e rbrunato, vou dar uma olhada neles, o meu painel não em o relógio, abaixo do radio tenho um caixa porta treco, mais abaixo o lugar do meu ex-cinzeiro (virou o lugar do px) e ao lado o acendedor de cigarro.

    abraços,
    EduPuga
    Sidekick 93 +2 Suspensão, 235 BFGoodrich, PX.

  • #8
    Usuário Avatar de luiztacco
    Entrada
    19/07/2005
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Galera, há um tempo atrás fiz uma geral no meu e troquei todas as lâmpadas do painel...

    Lembrando que as lâmpadas são (mini lampadas tipo pingo se não me engano de 6v)


    Rafael....
    Você consegue ver as horas ou apagou tudo no relógio??
    L200 Triton Hpe 2010
    Ex. Tracker 4x4 2008 - Pajerinho 99 GLS-B 3.5 V6 - Suzukis - Vitarinha 97 / Samurai 98 / Grand Vitara 01

  • #9
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luiz Tacco
    Galera, há um tempo atrás fiz uma geral no meu e troquei todas as lâmpadas do painel...

    Lembrando que as lâmpadas são (mini lampadas tipo pingo se não me engano de 6v)


    Rafael....
    Você consegue ver as horas ou apagou tudo no relógio??
    Estas lampadas chamam-se LEDS!!

  • #10
    Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Posts
    1,473
    Agradecimentos: 2
    Fala Luiz... Vc trocou as lampadas do painel central, onde controla a ventilação e o ar??? Vc mesmo abriu e comprou os leds ou levou em algum lugar??? Eu to querendo comprar e eu memo trocar...
    Mas ainda não sei como desmontá-lo por completo... hehe

    O relógio funcionava com a luz até um eletricista tentando achar um curto (que queimava o fusível do acendedor de cigarro e retrovisor elétrico)... Quando ele viu, pediu desculpas e falou que não tem como trocar, mas já ESCUTEI na suzuki-net que tem como trocar só a lampadinha... hehe. Mas o relógio em si ainda funciona...

    Edu, acho que tem diferenças nos paineis... Quando chegar em casa tiro uma fotinha e indico o que tá queimado... hehe

    Valeu galera!!!

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #11
    Só para ilustrar esse tópico, meu relógio funciona normalmente mas a luz dele só acende quando ela quer...às vezes passa 2, 3 dias apagada e às vezes a semana inteira acesa...ehehehehehe...
    Acho que é por causa da diferença de fuso horário entre o Japão e Brasil.
    Umbraçoproçeistudo!
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
    Tracker 2007 & Stark 2013 - BH/MG

  • #12
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    All,

    Existem vários equívocos nos posts acima... na boa , vou procurar corrigir a todos em um post apenas para não me alongar demais...

    Lâmpadas são lâmpadas, LEDs são LEDs
    Lâmpadas (convencionais como as que equipam nossos painéis de instrumentos) geram "luz" através de um filamento resistivo que se torna incandecente quando a eletrecidade circula atravéz dele.... Para fazer uma lâmpada acender, você precisa colocar uma diferença de potencial (voltagem) entre seus polos.
    LEDs (light emissor diodes) são semi-condutores (diodos) emissores de luz. Quando a barreira potencial do semi-condutor é rompida, ele produz um efeito luminoso de coloração a depender de sua composição química interna. Para fazer um LED acender é preciso fazer uma corrente elétrica circular através de seus polos e ainda polarizá-lo com uma diferença de potencial superior a sua barreira dielétrica interna para que a circulação de corrente seja possível.

    Até onde lembro, dentro de todos os instrumentos dos vitaras existem existem apenas mini lampadas tipo pingo. A cor esverdeada (parecida com a luz de um LED verde) é devida a uma capinha verde que vem sobre cada um dos "mini pingos". Para trocar, vc remove a capinha do pingo queimado e coloca ela no novo antes de reinstalá-lo no instrumento. Se vc trocar a cor da capa, trocará a cor da iluminação....

    Quanto ao relógio, existem uns três modelos diferentes.... e sim, a lâmpada pode ser trocada pois mesmo já troquei... só que nem prestei atenção nos detalhes pois achei irrelevante... mas se naum me falha a memória ela fica em um soquete externo atrás dele...

    Luzes apagando:
    Se for uma lâmpada unicamente que acende apaga, depois acende de novo etc... é sinal de mau contato nela... provavelmente ela está solta ou com contatos oxidados...
    Se for o painel inteiro, console ou partes ... é devido a algum aterramento (negativo da bateria) solto ou oxidado... normalmente isso é muito fácil de se encontrar...

    Nunca parei para observar a voltagem especificamente nos mini pingos dos vitaras; mas, salvo engano, todas as lampadas são de 12v e não de 6v pois são as mesmas de qualquer outro carro, que são 12v...

    Internamente aos botões do limpador traseiro de alguns modelos ou dos controles como o do farol de neblina traseiro, desembaçador, etc... "podem" até existir leds. Como nunca tive uma luzinha destas queimada, nunca abri nenhuma...
    Se forem lampadas é tirar uma e botar outra...
    Se forem leds vc vai precisar de um "sugador de solda", ferro de solda, estanho e dos LEDs (claro).... Quando for trocar, olhe dentro do LED (se possivel) e procure marcar para que lado está a "perninha" que tem uma bandeirinha (tipo a letra P)... a outra será lisa (tipo !) ou com uma solência para o encaixe da barriga do "P"... solde o novo led na mesma posição... Se fizer errado não tem problema, não queima nada... só não vai acender... aí vc inverte o lado e pronto... Cuide muito para não quebrar os ecaixes das peças plásticas... em viaturas velhas eles já estão ressecados... se naum vc tá fu#!$* a Super Bonder vai rolar solta...

    Não aconselho quem não tem experiência em desmontar "coisas" e, melhor ainda, experiência em "montar" coisas a mexer nas chaves e botões... alguns tem mecanismos com peças muito pequenas e molas... quem não tem o macete apanha para montar, se é que consegue...

    []s eletrificados...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade