x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário Avatar de cosme
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0

    Correia alternador arrebentando após primeira troca [Jimny]




    Primeira troca das correias (alternador e acessórios) com 150k km. Sim, estavam uma lástima mas até então estava tudo Ok. Nenhum problema com o alternador ou super-aquecimento pela bomba d' água não funcionar, carro normal.

    Foi para concessionária para outro serviço(troca de retentores e rolamentos das rodas dianteiras) e retornei pelo problema reportado em :
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...etropolis.html (Jimny oscilando na lenta [Petrópolis])

    Aproveitamos e trocamos as correias. Andei uns 300km e a correia do alternador arrebentou. Escutei alguns chiados por poucas vezes. Faço deslocamentos diários de 220Km. São 110Km cada trecho e uso o carro 2 ou 3 vezes por semana.

    De volta na concessionária passou por uma revisão mais apurada. Polia tensora substituída e resíduos de correia foram removidos dos sulcos das polias. Não reportaram desalinhamento, empenamento ou qualquer outro problema com as polias ou rolamentos. Correia substituída e novamente arrebentada.

    A correia está desfiada e com uma aparência ressecada. Há uma capa externa, onde há a logo da correia, que está descolada das trilhas. É bem estranho porque as correias que foram substituídas eram novas e deveriam ser obviamente originais pela troca ocorrer em concessionária.

    O tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...o-correia.html (Jimny arrebentando correia) infelizmente não tem o retorno do autor mas a última postagem sugere polias afiadas. Bom, se as polias estariam afiadas porque a minha correia velha não arrebentou? Isso não me parece fazer sentido.

    Travamento do rolamento da bomba d' água? Bom, se trava o rolamento porque o meu carro não super-aquece? Porque em nenhum momento percebo alta temperatura via mostrador do painel?

    Talvez o pessoal possa me ajudar a montar um checklist para ajudar o mecânico como também dar palpites do que possa ser.

    Abaixo fotografias da segunda correia desfiada. Correia nova, rodei ~250km e olha o estado:




    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    22/12/2016
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Troque os rolamentos da polia(item relativamente barato e fácil de achar) e CONFIRA o ajuste de tensão! Como concessionária só realizam serviços podre, peça um ajuste mais leve. As polias se deslocam um pouco para tal feito.

  • #3
    Usuário Avatar de cosme
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Estou dando o caso como resolvido, porém fiquei insatisfeito em não conseguir ter uma conclusão convincente sobre o problema.
    A polia do alternador e a polia tensionadora foram substituídas, sendo que avaliaram a polia do alternador como desgastada. Curioso que após a troca escutei um barulho alto da correia igual a primeira vez em que arrebentou. Ao parar o carro percebi sujeira na polia do alternador, que eram restos de borracha. Levei o carro em um mecânico da região e uma limpeza foi realizada como também a correia foi mais tensionada, pois o mecânico achou folgada. Vale ressaltar que a concessionária já havia limpado as polias retirando aparentemente os mesmos restos de borracha que encontrei. Após a visita no mecânico local, com uns 700km, não constatei nenhum sinal de problema à vista.

    Não foi identificado nenhum desgaste com relação aos rolamentos.

    Enfim, vamos em frente.

  • #4
    Usuário Avatar de leo_queiroz
    Entrada
    25/11/2014
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    38
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cosme Ver Post
    Estou dando o caso como resolvido, porém fiquei insatisfeito em não conseguir ter uma conclusão convincente sobre o problema.
    A polia do alternador e a polia tensionadora foram substituídas, sendo que avaliaram a polia do alternador como desgastada. Curioso que após a troca escutei um barulho alto da correia igual a primeira vez em que arrebentou. Ao parar o carro percebi sujeira na polia do alternador, que eram restos de borracha. Levei o carro em um mecânico da região e uma limpeza foi realizada como também a correia foi mais tensionada, pois o mecânico achou folgada. Vale ressaltar que a concessionária já havia limpado as polias retirando aparentemente os mesmos restos de borracha que encontrei. Após a visita no mecânico local, com uns 700km, não constatei nenhum sinal de problema à vista.

    Não foi identificado nenhum desgaste com relação aos rolamentos.

    Enfim, vamos em frente.
    Bom dia, amigo. Você realmente resolveu seu problema?
    Porque eu estou há cerca de 1 ano com o mesmo problema e não consigo solucioná-lo. Já arrebentei algumas correias e, inclusive, fiquei na mão em rodovia. Um mecânico da mitsubishi (já que a suzuki praticamente não tem css mais) apurou mediante diversos testes que a correia cantava sempre que o carro tinha alta demanda elétrica (farol e ar ligado, por ex) e quando a correia canta ela tende a arrebentar. Isso seria devido a um mau funcionamento do alternador, que não conseguia atingir a tensão necessária para manter o funcionamento elétrico do carro. Bom, considerando que um alternador novo do Jimny custa quase 7 mil reais (!!!!) eu comprei um usado pelo ML. A princípio funcionou normalmente, fazendo os testes de alta demanda elétrica a correia não cantava. Mas poucos meses depois o problema retornou, e agora eu não confio no carro para pegar estrada. Logo, ele não serve pra nada pra mim enquanto eu não resolver o problema.... Eu até consigo evitar que a correia cante, basta não ligar farol nem ar condicionado. Mas se eu utilizar estes acessórios, que são muito importantes, diga-se de passagem, então a correia irá cantar e provavelmente irá arrebentar. Ou seja, estou de mãos atadas com esse carro, sem saber o que fazer... Qual a chance do alternador usado que eu comprei apresentar rigorosamente o mesmo problema que o meu alternador antigo? Seria outra coisa que não o alternador? Mas o que? Quando se troca o alternador automaticamente trocam-se as polias e tensionador, não é?

    Se alguém puder me dar uma luz, ficarei muito grato, porque estou perdido

  • #5
    Usuário Avatar de cosme
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leo_queiroz Ver Post
    Bom dia, amigo. Você realmente resolveu seu problema?
    Sim, ainda não troquei a correia desde a última postagem. Inclusive a correia que está no carro nem é original. O mecânico que resolveu o problema chegou a retirar o alternador para verificar mas a peça se encontrava em bom estado. No caso do serviço dele eu pude acompanhar e me lembro que ele pontuou que a limpeza nas polias era essencial, no meu caso haviam vários restos. No fim a impressão que ficou é que a mão do mecânico faz diferença nesse tipo de procedimento. Talvez procurar outro profissional?
    Jimny 4All 2012/2012
    http://jimnylog.wordpress.com

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Referencia da correia do alternador e bomba d'água do jimny
      Por claudenilson silva no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 19/06/2020, 17:24
    2. Jimny arrebentando correia
      Por felipedram no fórum Suzuki
      Respostas: 15
      Última resposta: 02/10/2019, 00:40
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 03/02/2014, 22:23
    4. Troca Da Correia Do Alternador Motor 2.5
      Por EDEM2008 no fórum Ford
      Respostas: 9
      Última resposta: 12/06/2013, 21:06
    5. marcadores oscilando após troca alternador
      Por Edison - Mp3 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 17/03/2010, 11:08

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade