x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/04/2018
    Local
    São Luís/MA
    Idade
    47
    Posts
    8
    Agradecimento: 1

    Cool Grand Vitara 2013 - Procedimento após Troca da Bateria




    Pessoal,

    troquei a bateria da minha GV 2013 ontem (13/08/2018) e para minha surpresa o carro passou a falhar, não segurava em ponto morto. Consultei o manual de reparo e notei que há um procedimento a fazer sempre que houver a troca da bateria e que resulta na calibração do corpo da borboleta. A necessidade de calibração se dá quando se troca também o pedal do acelerador, o corpo da borboleta e ao apagar os códigos de falha: P0122, P0123, P0222, P0223, P2101, P2102, P2103, P2111, P2119 and/or P2135.

    Após a troca da bateria (e aí o tempo de troca já é suficiente para apagar os dados da borboleta na ECM), ou após realizar os procedimentos que descrevi acima, deve-se:
    - manter o negativo da bateria por pelo menos 20 segundos desconectado;
    - reconectar o negativo da bateria;
    - ligar o painel (sem dar a partida no motor) e deixar ligado por pelo menos 5 segundos;

    Pronto, a ECM (ECU) já vai ter recalibrado o corpo da borboleta.

    No meu caso, o carro ficava morrendo não segurando em ponto morto, mas pode ocorrer do carro acelerar demais.

    Abraço.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/08/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    desde que troquei minha bateria meu carro está acelerado .. porém eu fiquei na duvida .. agora devo desconectar a bateria por quanto tempo para fazer esse processo ?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/04/2018
    Local
    São Luís/MA
    Idade
    47
    Posts
    8
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Caveira4x4 Ver Post
    desde que troquei minha bateria meu carro está acelerado .. porém eu fiquei na duvida .. agora devo desconectar a bateria por quanto tempo para fazer esse processo ?
    Olá amigo, você pode deixar desconectado por pelo menos 20 segundos, mas sugiro deixar mais tempo, alguns minutos. Depois que reconectar o negativo, ligue só o painel e aguarde pelo menos 5 segundos antes de dar a partida.

    Abraço.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/08/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    desculpe ser chato kkkk .. vamos supor deixei desligada de um dia para o outro .. quando ligar eu só ligo o negativo viro a chave 5 segundos , desligo e ligo o positivo ?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/04/2018
    Local
    São Luís/MA
    Idade
    47
    Posts
    8
    Agradecimento: 1
    Não, veja só. O procedimento considera que o positivo já está ligado, faltando reconectar somente o negativo. Se seu carro está com os cabos positivo e negativo desconectados por muito tempo, o efeito será o mesmo. Assim, conecte primeiro o positivo e depois o negativo. Após religar ambos, ligue o painel do carro e aguarde pelo menos 5 segundos antes de dar a partida.

    Então aguarde o carro estabilizar e observe se deixou de ficar acelerado.

    Pode perguntar sempre que tiver dúvida!

    Abraço!

  • #6
    Usuário Avatar de PCoelho
    Entrada
    19/11/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    43
    Posts
    296
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, no meu caso o carro não segurava a lenta somente quando ligava o ar condicionado. Tentei algumas vezes deixar a bateria desconectada e depois virar 3 vezes e partir na quarta, e nada. Resolvi soltar os conectores do sensor map e borboleta pra limpar e reconectei daí parou. Já tem um mes e está tudo normal. Comprei um leitor odb2 bluetooth mas não consegui ver nenhum erro.
    Única coisa errada que meu carro tem agora é o consumo de 7 na cidade e 7.5 na estrada com meu leve pé aos 140Km/h
    Pajero Dakar hpe REMAP SFI+PEDAL. Ex-GV3 lift 2.5" pneu 235, Ex-Troller 2011 Bf-33, Bilstein 5150 lift 3" Reiko 240cv ((PROBLEMÁTICO))

  • #7
    Usuário
    Entrada
    04/04/2018
    Local
    São Luís/MA
    Idade
    47
    Posts
    8
    Agradecimento: 1
    Então, no manual de serviço ele recomenda 20 segundos, no mínimo. Mas eu só consegui a normalidade no funcionamento quando deixei uns 5 minutos desconectado. Depois de reconectar o negativo, liguei o painel, aguardei uns 10 segundos, então continuei o giro da chave (não desliguei e liguei de novo). Pronto, ficou totalmente normal, com consumo ótimo de 9,2km/l na cidade (2013, 4x2, manual).

    Abraço.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    04/04/2018
    Local
    São Luís/MA
    Idade
    47
    Posts
    8
    Agradecimento: 1
    Atualizando o tópico:

    a) não é preciso desconectar e reconectar a bateria para realizar tentativas para solucionar o problema, basta remover o plug do atuador da borboleta, aguardar uns 30 segundos, e reconectar novamente (mantendo a chave de ignição na posição desligada);
    b) ao realizar o procedimento citado, deixar o motor funcionar sem acelerar por uns 3 minutos ou mais, mesmo que pareça que o motor vai morrer! Deixe o sistema aprender a regular a marcha lenta! Não acelere!

    Após alguns minutos com o motor funcionando sem acelerar, o atuador da borboleta terá aprendido e o carro estará funcionando no regime correto.

    Abraço.


    Citação Postado originalmente por paulorsm Ver Post
    Pessoal,

    troquei a bateria da minha GV 2013 ontem (13/08/2018) e para minha surpresa o carro passou a falhar, não segurava em ponto morto. Consultei o manual de reparo e notei que há um procedimento a fazer sempre que houver a troca da bateria e que resulta na calibração do corpo da borboleta. A necessidade de calibração se dá quando se troca também o pedal do acelerador, o corpo da borboleta e ao apagar os códigos de falha: P0122, P0123, P0222, P0223, P2101, P2102, P2103, P2111, P2119 and/or P2135.

    Após a troca da bateria (e aí o tempo de troca já é suficiente para apagar os dados da borboleta na ECM), ou após realizar os procedimentos que descrevi acima, deve-se:
    - manter o negativo da bateria por pelo menos 20 segundos desconectado;
    - reconectar o negativo da bateria;
    - ligar o painel (sem dar a partida no motor) e deixar ligado por pelo menos 5 segundos;

    Pronto, a ECM (ECU) já vai ter recalibrado o corpo da borboleta.

    No meu caso, o carro ficava morrendo não segurando em ponto morto, mas pode ocorrer do carro acelerar demais.

    Abraço.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    14/10/2023
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Idade
    46
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Mesmo aqui no meu GV3

    Estou com o mesmo problema no meu GV3 2013 2.0 4x2 Aut.
    Bateria morreu hoje cedo. Troquei por uma nova. Descobri que o antigo dono tinha colocado uma de 75A nele. Mas na troca coloquei uma Moura de 60A. O problema segue na lenta. Fica quase no limite de morrer.
    Fiz o teste de desligar o negativo, esperei 5 minutos. Religuei. Liguei a chave sem dar partida e esperei mais de 2min.
    Mas nada. Fui andar ta igual. Queria tentar esse de soltar os plugs mas não entendo da mecanica dele e não sei que plugs seriam esses pra desligar e ligar de novo. Quando estaciono o giro chega a cair pelo ponteiro pra uns 500... efica no limite de apagar. Qualquer rampinha ele morre. Conseguem me mandar fotos de onde eles ficam?

    Citação Postado originalmente por PCoelho Ver Post
    Pessoal, no meu caso o carro não segurava a lenta somente quando ligava o ar condicionado. Tentei algumas vezes deixar a bateria desconectada e depois virar 3 vezes e partir na quarta, e nada. Resolvi soltar os conectores do sensor map e borboleta pra limpar e reconectei daí parou. Já tem um mes e está tudo normal. Comprei um leitor odb2 bluetooth mas não consegui ver nenhum erro.
    Única coisa errada que meu carro tem agora é o consumo de 7 na cidade e 7.5 na estrada com meu leve pé aos 140Km/h

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Procedimento apos Capotar - Sw4 Diesel 2.8
      Por Augusto_360 no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 19/04/2014, 09:36
    2. Respostas: 18
      Última resposta: 18/01/2014, 10:56
    3. Troller 2013 vs Grand Vitara 4x4 2013
      Por tbvidal no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 22/11/2012, 17:37
    4. Procedimento para troca do rolamento de roda traseiro
      Por Renato Fraga no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 04/10/2012, 17:40
    5. Bateria do Grand Vitara v6 2.7 e 3.2
      Por caj no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 08/05/2011, 11:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade