x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 30
  • #13
    Usuário
    Entrada
    15/02/2017
    Local
    Maricá/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0



    Boa tarde pessoal! Vendo esse tópico atentei para o fato de que eu também usei cruise control pra atravessar a ponte Rio /Niterói e chegou na semana passada uma multa nos mesmos moldes dos senhores, estava a 80 km e a notificação veio como estando a 88km e tirando-se o limite de 7km fiquei com 81km e fui multado, muito estranho a velocidade aferida ser na maioria das vezes 88km, vou ver se faço minha defesa e posto aqui o resultado, o ideal é que colocássemos nas redes sociais esses casos pra ver se desperta a atenção de algum órgão da mídia.
    4X4 Brasil

  • #14
    Usuário
    Entrada
    07/06/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    72
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Olá " jadica ", Boa tarde, isso deve estar acontecendo com muita gente, que nem se atenta, acha que pode ser um " POR ACASO " e acaba assumindo a infração. Mas tem um site ( http://www.ofluminense.com.br/pt-br/...rregularidades ) que coloquei e informa que até o Ministério Publico já entrou com um inquérito para apurar as irregularidades. Deveria ter um meio para ver quem foi multado e não reconhece a multa. Mas eu já entrei com a defesa, e agora aguardar o resultado.. Esperando que até a análise, a PFR reveja as multas e cancele as mesmas.

    Citação Postado originalmente por jadica Ver Post
    Boa tarde pessoal! Vendo esse tópico atentei para o fato de que eu também usei cruise control pra atravessar a ponte Rio /Niterói e chegou na semana passada uma multa nos mesmos moldes dos senhores, estava a 80 km e a notificação veio como estando a 88km e tirando-se o limite de 7km fiquei com 81km e fui multado, muito estranho a velocidade aferida ser na maioria das vezes 88km, vou ver se faço minha defesa e posto aqui o resultado, o ideal é que colocássemos nas redes sociais esses casos pra ver se desperta a atenção de algum órgão da mídia.

  • #15
    Usuário
    Entrada
    31/07/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    14
    Agradecimentos: 2

    Criarmos um grupo para recorrermos da multa.

    Boa tarde, estava viajando e não acompanhei o tópico, só vi hoje que mais pessoas tiveram o mesmo problema. Eu particularmente acredito que existe um problema com o formato do nosso carro. De qualquer maneira todos os meus recurso foram indeferidos. Estou em contato com minha advogado para ver como proceder, mas apesar de lamentar que outros tenham o mesmo problema que eu o lado bom é que fica mais forte um caso (Processo) contra a PRF / Ponte/ Empresa dona do radar.


    Como tomei mais de uma multa no mesmo sentido e no mesmo dia pude fazer o calculo de velocidade media.


    Acho que todos que tomamos as multas poderiamos nos contactar para tentarmos fazer alguma coisa em conjunto. Eu tomei um total de 19 multas todas com a velocidade medida entre 88 e 95 quando no GPS do carro e no do Waze estava entre 77 e 79 KM/h.


    Acho que podÃ*amos criar um grupo no Whatsapp para tentarmos resolvermos este problema. Segue meu tel: 21 - 993858848


    Este foi o texto que coloquei nos meu recursos, mas como falei foram todos indeferidos:


    Gostaria de solicitar o cancelamento / suspensão das multas que recebi na Ponte Rio x Niterói pois acredito que fui multado erroneamente.


    - Moro em Niterói e trabalho no Rio e fui multado por excesso de velocidade na Ponte Rio x Niterói nas vezes que fui trabalhar de carro, acho improvável que isso ocorra, já que meu carro possui limitador de velocidade e sempre coloco para limitar em 80 KM/h, além disto uso o Waze (GPS) e na velocidade aferida pelo GPS sempre está entre 78 KM/h e 79 KM/h. Isso pode ser comprovado pela explicação abaixo:


    - Usando as informações presentes na foto do veÃ*culo, que inclui a hora (Com minutos e segundos) da multa e sua localização (KM + Metros) pude fazer o cálculo de velocidade média para as multas que foram aplicadas no mesmo dia e no mesmo sentido, com uma diferença de minutos entre as multas. Realizando os cálculos a velocidade média foi de 77,09 KM/h no dia 23/01/2018 (Autuações 0048659647 e 0048664132), de 79,15 KM/h no dia 30/04/2018 (Autuações 0048882026 e 0048883371), de 78,59 KM/h no dia 04/02/2018 (Autuações 0048891943 e 0048895909) e 78,62 KM/h no dia 18/03/2018 (Autuações 0049623886 e 0049633926) . Isso reforça a informação que coloquei, onde digo que sempre uso o limitador de velocidade e não teria sentido acelerar o carro exatamente na hora de passar no radar.


    - O equipamento do tipo Lidar (Modelo usado de acordo com o auto de infração emitido) pode apresentar problemas de leitura. Encontrei algumas referências a este erro e o mais contundente foi no manual de uso do fabricante de Radares do tipo Lidar CSP (Não consegui descobrir o fabricante / modelo especifico usado na Ponte Rio x Niterói para procurar o manual). Abaixo informação sobre o erro retirada do manual:


    ERROS POSSÃVEIS


    Erros de varredura podem ocorrer quando usamos equipamentos LIDAR, estes acontecem quando uma sequência de medidas obtidas pelo LIDAR não são obtidas do mesmo ponto do alvo, sendo as mais comuns as seguintes:
    Varredura Angular


    Ocorre quando o posicionamento da unidade LIDAR fica de forma angular ao do alvo que se quer medir a velocidade. A maioria dos automóveis de passageiros tem uma diferença de distância entre a região da placa e o teto do veÃ*culo. Posicionada de forma angular ao veÃ*culo a unidade LIDAR irá computar esta diferença de distância, podendo neste caso apresentar um erro na velocidade medida de até 13 Km/h para mais ou menos.

    Fonte: http://www.csp.com.br/fmanager/csp/p...icacoes9_1.pdf


    Como comentei acredito que deva ter ocorrido algum erro de leitura, talvez influenciado pelo modelo / formato / cor do meu carro. Pelas multas que recebi até o momento (Acredito que posso receber mais, visto que até receber a 1º multa não estava esperando esta margem de erro tão grande) vocês podem ver que a velocidade está sempre na margem de erro de 13 KM/h e que pelo cálculo de velocidade média demostrado acima mantenho a velocidade abaixo do limite de 80 KM/h. Quando preciso ir de carro ao Rio agora tenho trafegado a 60 KM/h na Ponte Rio x Niterói para evitar este erro na leitura.


    Estou disponÃ*vel para fazermos algum teste de travessia na ponte usando meu carro se desejarem.


    Obrigado
    Suzuki Grand Vitara 4x2 Auto (2012/2013)

  • #16
    Usuário
    Entrada
    15/03/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    93
    Agradecimentos: 4
    Tambem estou com uma Multa recente de 30 Junho

  • #17
    Usuário
    Entrada
    07/06/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    72
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Amigos, achei mais 2 reportagens sobre os radares da Ponte, no Jornal O Globo do dia 02/07/2018. vou tentar transcrever abaixo:

    Informo também que no meu recurso Prévio, não consegui exito, mesmo com inúmeras alegações. Conseguindo apenas a transferência dos pontos ( Não sou o Proprietário do veiculo ).

    Reportagens do O GLOBO:

    Aqueles que forem assinantes do Jornal podem entrar direto nas reportagens através dos links.

    Quatro radares da Ponte Rio-Niteroi estao fora da validade, afirma Ipem-RJ - Jornal O Globo

    Multas aplicadas por radares na Ponte Rio-Niteroi estao sob suspeita - Jornal O Globo

    Quatro radares da Ponte Rio-Niterói estão fora da validade, afirma Ipem-RJ
    Prazo de validade dos equipamentos que ficam no pórtico 22 da via venceu no início do mês passado
    Radares do pórtico 22 da Ponte Rio-Niterói estão fora da validade - Reprodução Google






    RIO - O diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio (Ipem-RJ), Hugo Lima, informou que um conjunto de quatro radares da Ponte Rio-Niterói está com a validade vencida desde 8 de junho. Segundo ele, as aferições dos equipamentos que aplicam multas a quem ultrapassar a velocidade de 80 Km/h- com tolerância de até 86km/h - começaram na semana retrasada, mas não foi possível revisar as do Pórtico 22, no sentido Niterói, o mais próximo do pedágio. Lima disse que o processo é demorado, e só pode ser feito durante a madrugada, quando o trânsito na rodovia é menor.

    As verificações necessitam de uma logística. Passamos dez vezes de carro pelos radares verificados para saber se ele está bom. É demorado e necessita ser um trabalho perfeito. E é preciso uma solicitação para que as verificações sejam feitas anualmente - explicou Lima.
    A aferição dos radares daquele pórtico, de acordo com o diretor do Ipem, está marcada para a madrugada desta terça-feira, quase um mês depois de o prazo do equipamento vencer. Procurada, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que comunicou a Advocacia-Geral da União (AGU) informação sobre o prazo de validade vencido de radares na ponte, e aguarda um posicionamento do órgão para saber se vai cancelar as sanções aplicadas no período.
    O vice-diretor do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Maurício Evangelista, responsável pela Divisão de Controle Legal (que analisa e aprova a utilização de equipamentos de medição), disse que a periodicidade das aferições é importante porque os radares estão sujeitos a influências externas:

    - Todo instrumento de medição está exposto a influências externas que pode fazer com que fique desregulado. A periodicidade é importante por isso. Para garantir que o instrumento não esteja fora da especificação.
    CONTESTAÇÃO DE MULTAS

    Documento que mostra a data de validade dos equipamentos da Ponte Rio-Niterói - Reprodução
    Em atividade desde 15 de janeiro, os 32 radares fixos da Ponte Rio-Niterói foram colocados no centro de uma polêmica envolvendo a validade das multas aplicadas. Cerca de 250 motoristas de ônibus de linhas intermunicipais ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) estão contestando as multas aplicadas entre janeiro e abril deste ano por excesso de velocidade. Ao todo foram 2.100 infrações registradas contra estes profissionais que, em tese, estavam em velocidade acima da máxima permitida, que é 80 quilômetros por hora. Eles afirmam, no entanto, que nenhum dos equipamentos usados para medir a velocidade dos veículos identificou números acima do limite permitido.
    O presidente do sindicato, Rubens dos Santos Oliveira, protocolou ofício junto ao Ministério Público Federal (MPF) requisitando audiência para que o órgão ajuíze ação com o objetivo de anular as sanções. Entre janeiro e abril foram aplicadas 86.966 multas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por excesso de velocidade, com 1.256 contestações.



    Um casal de médicos que mora na Zona Sul do Rio e foi a Niterói em abril para um almoço com amigos está entre os que estão contestando as multas. Em dois carros - um Lancer Mitsubishi 2015 e um Golf 2017 - os dois atravessaram a Ponte Rio-Niterói no dia 14 de abril e foram multados por um único conjunto de radares (ao todo, são quatro em cada sentido). A multa registrou que os dois estavam na mesma velocidade, dois quilômetros por hora acima do limite de tolerância aceitável, que é 87 km/h. Um detalhe: os dois estavam com limitadores de velocidade de seus carros acionados.
    - Foram duas multas na ida para Niterói registradas pelo mesmo radar. Nos causa muita estranheza, já que estávamos com os limitadores de velocidade ligados em 80 quilômetros por hora. Se estávamos em velocidades acima da permitida, por que não fomos multados quando passamos pelos outros radares? É um questionamento que nos cabe e que estamos fazendo – disse o médico.
    Já o representante comercial Hermes de Holanda Cavalcanti, de 67 anos, está recorrendo de quatro multas aplicadas em maio, quando foi atender a um cliente em Niterói. Ele também estava com o limitador de velocidade acionado.
    - É surpreendente. Fui multado quatro vezes numa ida a Niterói. E olha que piloto automático até reduz um pouco a velocidade que o motorista programa. Coloquei 80 km/h, mas o carro segue com velocidade menor – comentou.
    De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa de radar por excesso de velocidade até 20% do limite permitido é de R$ 130,16. É considerada infração média e gera quatro pontos na carteira do motorista. O limite de pontos permitido é de 19. Ou seja, com 20 pontos na CNH o motorista passa a responder a processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir. No caso dos motoristas profissionais, como os rodoviários ligados à Sintronac, a regra é mais dura: com 14 pontos na carteira, ele já passa a responder a processo administrativo.
    Segundo a Ecoponte, concessionária que administra a ponte, desde a instalação dos radares não há mortes em acidentes de trânsito na rodovia.
    "Os radares fixos da Ponte Rio-Niterói reduziram em quase 50% o número de acidentes na rodovia desde que a PRF passou a emitir as multas para quem excede o limite de velocidade (80km/h). Em dezembro, último mês sem multas da PRF com os radares fixos, a concessionária Ecoponte registrou 100 acidentes na rodovia. No mês passado, a concessionária registrou 53 acidentes", diz a nota da concessionária.



    Em resposta aos questionamentos do sindicato, a PRF enviou nota ao GLOBO dizendo que "os equipamentos de radares fixos são aferidos e homologados pelo órgão metrológico competente (Inmetro) e que eles só entram em operação após feita a homologação pelo órgão".
    O diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Raimundo Alves de Rezende, disse que a reclamação do sindicato pode ser acolhida se verificadas as procedências dos equipamentos.
    - É um grito do sindicato que pode ter procedência. Veículos de transporte de cargas e de pessoas têm um equipamento chamado cronotacógrafo, que carrega discos diagramas. São bolachas de papel onde são rabiscadas as velocidades imprimidas pelos veículos. O problema é que o cronotacógrafo pode ser retirado de um cofre, como já aconteceu em relação a motoristas mal intencionados que a gente já pegou. O motorista tem que olhar para o radar e não usar artifícios para complicar. É proibido retirar o disco do cronotacógrafo. Mas aquele motorista que se porta como mau cidadão faz isso. O equipamento não tem lacre, mas fica atrelado ao CRV (Certificado de Registro de Veículo) do veículo. Muita gente retira o disco e pode haver fraude – comentou.

    XXXXXXXXXXXXXXXX-------------------------------------------------------------------------------XXXXXXXXXXXXXXX


    Multas aplicadas por radares na Ponte Rio-Niterói estão sob suspeita

    Quatro equipamentos não passaram por aferição, e motoristas e rodoviários alegam que estão recebendo infrações mesmo trafegando dentro do limite de velocidade


    Radares do pórtico 22 da Ponte Rio-Niterói estão fora da validade - Reprodução Google


    • POR O GLOBO



    As multas aplicadas pelos radares da Ponte Rio-Niterói estão em xeque. Um conjunto de quatro radares da via está com a validade vencida desde 8 de junho. A aferição dos equipamentos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio (Ipem-Rj) começou a ser feita na semana retrasada, mas não foi possível revisar os radares do Pórtico 22, sentido Niterói, que ficam mais próximos do pedágio. Os aparelhos devem estar calibrados para flagrar veículos em velocidade superior a 80Km/h, com tolerância até 86Km/h. Alguns motoristas e o sindicato dos rodoviários já estão reclamando, e o imbróglio chegou à Justiça.
    A Ponte Rio-Niterói opera com radares desde janeiro. Ao todo, são 32 radares fixos da Ponte Rio-Niterói. Procurada, a própria Polícia Rodoviária Federal afirmou ter comunicado a Advocacia-Geral da União (AGU) que o prazo para aferição dos radares já está vencido. A PRF diz que aguarda posicionamento do órgão para saber se vai cancelar as sanções aplicadas no período.
    Cerca de 250 motoristas de ônibus de linhas intermunicipais ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) estão contestando as multas aplicadas entre janeiro e abril deste ano por excesso de velocidade. Ao todo foram 2.100 infrações registradas contra estes profissionais que, em tese, estavam em velocidade acima da máxima permitida, que é 80 quilômetros por hora. Eles afirmam, no entanto, que nenhum dos equipamentos usados para medir a velocidade dos veículos identificou números acima do limite permitido.

    Leia a íntegra da reportagem exclusiva em reportagem do GLOBO e saiba quantas multas já foram aplicadas desde a instalação dos novos radares no início do ano..


    OBS.: Meu Tel... ( 21 ) 99641-1981 ( Guerra )

    Meu veiculo - Ecosport . Local da Infração: Dado retirado da Notificação:
    BR101 KM 332+720m

    Veiculo de Minha Filha - Ecosport -
    Locais das Infrações : ( Todas as Infrações , algumas nos mesmos radares. ) Dados retirados do Site do DETRAN
    BR-101 KM-332 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-329 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-329 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-329 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-332 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-329 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-332 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-329 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-327 UF-RJ -NITEROI

    BR-101 KM-332 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-332 UF-RJ -RIO DE JANEIRO
    BR-101 KM-327 UF-RJ -NITEROI
    4X4 Brasil

  • #18
    Usuário
    Entrada
    31/07/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    14
    Agradecimentos: 2
    Boa Tarde,

    Recebi alguns contatos por telefone e um deles foi do Zemilon que teve uma ótima sugestão, de fazermos uma reclamação ao MPF. eguem endereço:Sala de Atendimento ao Cidadao — MPF

    Já enviei minha solicitação, acredito que quanto mais pessoas fizerem a reclamação, melhor.

    Todos que entraram em contato comigo tiverem seus processos indeferidos, estou tentando conseguir a resposta da PRF com o motivo do indeferimento.

    Se alguém conseguir e puder compartilhas vai ser ótimo.
    Suzuki Grand Vitara 4x2 Auto (2012/2013)

  • #19
    Usuário
    Entrada
    07/06/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    72
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Alguém aqui, conseguiu reverter a multa? ou tem alguma informação sobre como está sendo tratado pela PRF a situação dessas multas?

  • #20
    Bom dia!
    Eu também sou vítima de dezenas (!) de multas na ponte. Não recebi nenhuma cobrança ainda, apenas as notificações.
    Depois de ler os posts deste tópico e as reportagens publicadas, entrei com representação no site do Ministério Público Federal há dois dias.
    Acho que este é o caminho para a gente se defender, por enquanto.
    Mais alguém entrou com queixa lá? Recebeu algum retorno?



    Citação Postado originalmente por NMNeto Ver Post
    Boa Tarde,

    Recebi alguns contatos por telefone e um deles foi do Zemilon que teve uma ótima sugestão, de fazermos uma reclamação ao MPF. eguem endereço:Sala de Atendimento ao Cidadao — MPF

    Já enviei minha solicitação, acredito que quanto mais pessoas fizerem a reclamação, melhor.

    Todos que entraram em contato comigo tiverem seus processos indeferidos, estou tentando conseguir a resposta da PRF com o motivo do indeferimento.

    Se alguém conseguir e puder compartilhas vai ser ótimo.
    Pajero Full 2p, 3.8-V6 2015 (ex GV-V6 2010)

  • #21
    Usuário
    Entrada
    20/11/2014
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    46
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, boa tarde

    Alguém sabe de alguma novidade sobre isso?

    Recebi 6 notificações mas sempre entro na ponte no piloto automático. A ponte e a PRF deveriam se pronunciar. Liguei para uma consultoria especializada em multas e fui informado de que no manual desses radares há a informação de os carros com step na traseira estão sofrendo com isso. Já fiz o teste de velocidade no piloto automático,a 80 km/h, comparando com a velocidade do Waze e a velocidade do Waze apareceu com 4 km/h a menos, ou seja, só pode ser problema no radar. E outra coisa, não recebi nenhuma outra multa nesse período.

  • #22
    Usuário
    Entrada
    31/07/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    14
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Mmelo Ver Post
    Pessoal, boa tarde

    Alguém sabe de alguma novidade sobre isso?

    Recebi 6 notificações mas sempre entro na ponte no piloto automático. A ponte e a PRF deveriam se pronunciar. Liguei para uma consultoria especializada em multas e fui informado de que no manual desses radares há a informação de os carros com step na traseira estão sofrendo com isso. Já fiz o teste de velocidade no piloto automático,a 80 km/h, comparando com a velocidade do Waze e a velocidade do Waze apareceu com 4 km/h a menos, ou seja, só pode ser problema no radar. E outra coisa, não recebi nenhuma outra multa nesse período.

    Esta é um informação bem útil, tínhamos que descobrir o manual deste radar, eu tinha descoberto (esta num post anterior) de um outro fabricante mas com a mesma tecnologia (Lidar) que fala numa margem de erro muito grande para alguns tipos de carros.

    Fiz a reclamação no MPF e acho que todos devíamos fazer que é uma forma de mostrarmos que somos muito com o problema.

    Esta semana recebi as duas primeiras multas (Autuação) que não foram enviados para mim a notificação (Foi feito pelo diario oficial) e vou recorrer desta multa e vou citar tudo que encontramos alem deste post para a PRF.

    Se alguém conseguir um resposta de porque estão indeferindo ou obtiver sucesso na hora de recorrer por favor compartilhe.

    Boa sorte para todos nos e que a PRF / EcoPonte resolva este problema.

    PS.: Tenho passado na ponte a 70 KM/h (No Marcador do carro e 66 / 67 no Waze) e não recebi mais multas.
    Suzuki Grand Vitara 4x2 Auto (2012/2013)

  • #23
    Usuário
    Entrada
    15/03/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    93
    Agradecimentos: 4
    TBM adotei este criterio dos 70Km é um S@co maisssssss

  • #24
    Usuário Avatar de gabrielqueiroz
    Entrada
    19/01/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    120
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde galera!

    Mais um dono de um Grand Vitara com o mesmo problema.... tomei duas multas a uns meses atrás e agora mais uma..... nas duas primeiras juro que não estava reparando na minha velocidade.... e até concordei com a multa aceitando ser falta de atenção minha..... mesmo sendo a única multa por excesso de velocidade que tomei a mais de 20 anos pra cá.... mas agora essa terceira..... eu já passei na ponte ligadasso com medo de tomar multa! eu tenho CERTEZA ABSOLUTA que estava dentro dos limites.....

    tem coisa estranha nisso ai......
    4X4 Brasil
    ---------------------------------------------------------
    Pajero TR4 4x4 AT 2012 - (RIP 2016)
    Toyota Bandeirantes "SHREK" longa 88 -
    (RIP 2016)


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo Prancha de Desatolagem/Ponte Usada
      Por LeandroNeves no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 29/10/2017, 22:57
    2. Respostas: 14
      Última resposta: 21/02/2016, 13:14
    3. Respostas: 4
      Última resposta: 13/12/2011, 17:08
    4. Ponte KM 44 BR116 PR caiu
      Por Eduardo Velo no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 5
      Última resposta: 30/01/2005, 14:18

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade