Prezados, estive numa concessionária suzuki e fiquei bastante intrigado com o SX4, parece um bom carro, mas um bom carro pra que?
Vamos lá, tenho um Tracker e meu uso é viagens longas, estradas de chão e areia de praia, o que pega no Tracker é que pra viajar pra praia, saindo de Brasília, ando no mínimo 1250Kms (RJ ou ES), de Tracker é uma viagem lenta, ando a 100/110 e não considero interessante andar além disso pela segurança e pelo consumo e aumenta de forma drástica. Uma vez na praia gosto de andar na areia, geralmente areia fofa e pesada e a reduzida sempre foi extremamente útil se não essencial, claro que depois de descobrir que a calibragem dos pneus pode fazer milagres na areia consigo andar em muitas praias sem redução. As praias do sudeste apresentam muitos rios e pedras que vc tem que contornar ai entra nas estradas de chão, não vou o tempo todo em 4x4H costumo ir cambiando entre 4x2 e 4x4H na intensão de evitar qualquer desgaste no sistema de tração e consumo de combustível desnecessário pois estas estradas de terra apresentam as mais variadas condições aternam entre trechos muito bons, retas que vc pode ir de 4x2, ao avistar um trecho esburacado, curvas arenosas jogo pro 4x4H, alternando sempre. Não entro em trilhas mas é comum encontrar subidas íngrimes com erosão onde a reduzida é muito bem vinda incluisive para proteger a embreagem.
Pensando comigo, o SX4 faria o trecho de asfalto muito bem afinal é um carro que anda muito e em caso de chuva a tração 4wd poderia ser muito útil, não uso o 4x4H do Tracker em asfalto mesmo com bastante chuva, no trecho de areia de praia acho que o SX4 poderia sofrer sem a redução, claro que baixando bem a calibragem ele poderia enfrentar a areia mas o Tracker se sai muito melhor nisso. No trecho de estradas de terra acredito que o SX4 daria um show, pois estaria em 4x4 sem medo de desgaste do conjunto, em subidas íngrimes ele não faria o que o tracker faz certamente.
Bom, desconsiderando por hora esta questão de espaço interno e possibilidades de preparação, nos dois originais fiquei me perguntando, nas minhas viagens seria mais interessante ter um Tracker ou um SX4?
Abraço a todos
GT