x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/03/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Luz da Injeção Acesa - GV 2009




    Olá Amigos,
    Sou um feliz proprietário de um Suzuki GrandVitara 2009 2.0 Gasolina 4X4. Cerca de 2 meses atras a luz da injeção acendeu no painel. Resolvi parar para fazer um diagnostico e apresentou erro no estagio 1 da sonda Lambda. Comprei a sonda de um suzuki GV no Sul, em um ferro velho e ao instalar a sonda... a luz não apagou !!!!!! Pensei que fosse necessário fazer um reset do TBI... então Levei em outra oficina mesmo fazendo o reset a luz voltou a acender. A oficina aconselhou trocar a sonda por outra universal da Boshe e para minha surpresa a luz também não apagou.
    Alguém teria alguma ideia do que pode ser ? Na leitura dá erro na sonda, como se ela estivesse travada.

    Sintomas:
    Luz Injeção Acesa
    Alto consumo do carro
    Engasga as vezes na primeira vez que é ligado no dia
    Cambio lento nas trocas de marcha

    O que já foi feito:
    Troca da sonda lambda - Não funcionou;
    Limpeza dos Bicos - Não funcionou;
    Reset TBI - A Luz apagou e voltou a acender;


    Peço a ajuda dos amigos pois não sei mais o que fazer.....

    Obrigado !!
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/10/2015
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    42
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Caro,

    Estou com o mesmo problema ja tem 15 dias.

    Agradeço aos que puderem ajudar.
    Rhoberyo Aquino

  • #3
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    oi pessoas,

    então, tb comprei um 2009 usado e o carro estava todo ok, mas eu consegui estragar.. kkk mas ja arrumei tb.

    fui colocar modulo de subida de vidro e acabei queimando um fusivel na instalação, qdo dei um curto passando um fio positivo grosso chicote que "relou" no terra na porta.. faisquinha de m.. mas alguma coisa havia acontecido..sintoma: o carro falhava e engasgava.. no dia seguinte liguei os pontos.. com certeza era alguma coisa elétrica.. vi fusivel por fusivel e tava la o danado.. troquei e ficou ótimo de novo o carro..

    outro dia tava um frio do kct em sp e liguei o ar quente no talo! no máximo do máximo... e deixei uns 5 mim, ja que o antigo proprietário fez o favor de por perfume nos dutos e um cheiro meio gay que eu queria queimar.. o cheiro sumiu e blz.. era a noite e deixei o carro na garagem.. no dia seguinte... quem disse que o carro ligava?

    o painel parecia uma árvore de natal dando pau de caixa de engrenagens, 4x4 e outros.. enfim.. dessa vez foi um fusivel principal no cofre do motor 20A, esse lembro..

    Enfim, o que quero dizer é que esse carro é bom mas meio delicadinho e a elétrica dele deve ser bem complexa e alguma parte de um circuito com problema pode comprometer outra que na nossa lógica não tem relação alguma..

    Isso tudo foi a um tempo e o carro está normal novamente. Verifiquem TODOS os fusiveis do carro ou alguma adaptação de vidro, módulo, som, luzes, xenon, fios de gambi de rastreadores de cias, essas coisas..

    Postem se acharem os problemas.

    Boa sorte
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #4
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Já tentou fazer o diagnóstico para ver qual erro dá? O procedimento é muito simples. Com o carro desligado faz um jump no terminal e liga só o contato. A luz do check engine começa a piscar. Dá umas piscadas rápidas, pausa curta, piscadas rápidas, pausa maior e recomeça de novo. Se o código for 23, por exemplo: 2 piscadas rápidas, pausa curta, 3 piscadas rápidas, pausa longa.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -diagnostico1.jpg  
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #5
    Usuário Avatar de GV3-2014
    Entrada
    04/05/2014
    Local
    campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    463
    Agradecimentos: 9
    Marcos,

    sem o código do erro vc vai ficar gastando dinheiro a toa, e mesmo com o código é preciso encontrar alguém que realmente entenda.

    postei os manuais de serviço no tópico:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149236-manual-de-servico-novo-grand-vitara-09-gv-2-0-e-gv-3-2-a.html

    neles vc poderá encontrar os códigos de erro. já li pela internet que até a variação da pressão da bomba de combustível pode gerar erro, pois resultará numa queima diferente da padrão, mas é necessário investigar com cautela, procure na internet "malfunction indicator lamp" ou "light" e grand vitara, vc encontrará muita coisa diferente. O forum australiano "http://www.suzuki-forums.com/" é muito bom!!,

    boa sorte,

    abs

    Ricardo

    Citação Postado originalmente por marcos.rio Ver Post
    Olá Amigos,
    Sou um feliz proprietário de um Suzuki GrandVitara 2009 2.0 Gasolina 4X4. Cerca de 2 meses atras a luz da injeção acendeu no painel. Resolvi parar para fazer um diagnostico e apresentou erro no estagio 1 da sonda Lambda. Comprei a sonda de um suzuki GV no Sul, em um ferro velho e ao instalar a sonda... a luz não apagou !!!!!! Pensei que fosse necessário fazer um reset do TBI... então Levei em outra oficina mesmo fazendo o reset a luz voltou a acender. A oficina aconselhou trocar a sonda por outra universal da Boshe e para minha surpresa a luz também não apagou.
    Alguém teria alguma ideia do que pode ser ? Na leitura dá erro na sonda, como se ela estivesse travada.

    Sintomas:
    Luz Injeção Acesa
    Alto consumo do carro
    Engasga as vezes na primeira vez que é ligado no dia
    Cambio lento nas trocas de marcha

    O que já foi feito:
    Troca da sonda lambda - Não funcionou;
    Limpeza dos Bicos - Não funcionou;
    Reset TBI - A Luz apagou e voltou a acender;


    Peço a ajuda dos amigos pois não sei mais o que fazer.....

    Obrigado !!
    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/02/2016
    Local
    JOão Pessoa/PB
    Idade
    53
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Amigos, tenho um suzuki grand vitara 2009/2010, 4x4, que a luz acendeu com 130 mil km. Fui na concessionária e condenaram o catalisador. Consegui um cara em Natal que colocou um jogo de catalisador genérico por R$ 1.300,00 e o carro começou a fazer 9km com um litro, melhor do que novo. Fiquei tão animado quedeixei de trocar e resolvi passar mais tempo com ele trocando amortecedores, freios e pneus. Rodou bem uns quatro meses; mas, voltou a dá defeito. Voltei para a oficina em Natal e ele trocou o primeiro catalisador novamente. Mas aí a luz voltou a acender.. e agora outro analista diz que é sonda lambda pré que custa R$1.700,00. Alguém sabe onde compra um similar? A bosh genérica serve?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por giovanni Porto Ver Post
    Amigos, tenho um suzuki grand vitara 2009/2010, 4x4, que a luz acendeu com 130 mil km. Fui na concessionária e condenaram o catalisador. Consegui um cara em Natal que colocou um jogo de catalisador genérico por R$ 1.300,00 e o carro começou a fazer 9km com um litro, melhor do que novo. Fiquei tão animado quedeixei de trocar e resolvi passar mais tempo com ele trocando amortecedores, freios e pneus. Rodou bem uns quatro meses; mas, voltou a dá defeito. Voltei para a oficina em Natal e ele trocou o primeiro catalisador novamente. Mas aí a luz voltou a acender.. e agora outro analista diz que é sonda lambda pré que custa R$1.700,00. Alguém sabe onde compra um similar? A bosh genérica serve?
    Olá Giovanni.

    Para saber ao certo verifique com um scanner o número/código do erro. Existem scanners muito baratos no MercadoLivre. Procure, por exemplo, por "ELM327".

    Existem duas sondas lambdas. Uma antes do catalisador que é usada pela ECU para "ajustar" o motor. Outra sonda está depois do catalisador para conferir seu funcionamento pois certos países são mais rigorosos com as normas ambientais. Não conheço a GV mas muitas vezes as sondas são diferentes. Nem sempre uma genérica serve. Tem sondas com conectores diferentes e 2, 4 e 5 pinos/fios.

    Com o código fornecido pelo scanner saberá se o problema é realmente sonda/catalisador ou outra coisa. A sonda pós catalisador pode ser retirada, é fácil enganar a ECU. É o que se faz quando se retira o catalisador para ganhar potência. Mas isso não é legal com o meio ambiente. A sonda pré catalisador não deve ser alterada.

    Resumindo: arranje um scanner (barato e servirá para qualquer auto) e obtenha o código. Aí veremos num manual ou tabela. Depois, se for numa oficina, já vai sabendo do que se trata.

    Boa semana!
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #8
    Usuário Avatar de clovisirenio
    Entrada
    07/10/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Pessoal

    Estou com o mesmo problema, a luz acendeu e como eu já tinha o scanner comprado no mercado livre descobri que é o catalisador que foi para o saco, não era por menos, desde último suzuki offRoad em nov 2015 em Brotas começou um barulho de pedrinhas dançando sobre um compartimento de ferro, só foi deitar debaixo do carro e descobrir que era o catalisador.

    Simplesmente a cerâmica que faz o trabalho de reter as partículas poluentes se dês fez ou despedaçou.

    Resumindo, apaguei a luz através do aplicativo torque que comunica com a ECU e estou rodando desde então, o único incomodo e o barulho de pedrinhas pulando dentro do catalisador, mas isso só em baixa rotação, quando o motor vibra um pouco mais.

    Fui atrás de um novo catalisador, sem chance, o original 7mil na CCS, um paralelo instalado 900 reais.

    Ainda não fiz, estou pensando, a luz volta a cada 30 dias ou na estrada quando passa do 100 km por hora, isso depois de algumas horas rodando sem parar.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    23/10/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    36
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Amigo, Tem o contato do cara ou descricao tecnica ou fabricante do catalisador generico?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    15/03/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    93
    Agradecimentos: 4
    Amigos existe outro topico sobre este assunto, leiam na ultima pagina como resolvi Ontem o problema da Luz Amarela

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-acesa-18.html

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Luz da Injeção Eletrônica Acesa
      Por vinicius_bmendes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 9
      Última resposta: 05/11/2023, 13:06
    2. Luz da injecao acesa e o carro nao funciona
      Por Joao Leao no fórum Troller
      Respostas: 79
      Última resposta: 15/12/2014, 15:28
    3. luz da injeção acesa
      Por VITINHORJ no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 13/04/2011, 11:50
    4. Luz da injecao acesa e o carro nao funciona
      Por Joao Leao no fórum Troller
      Respostas: 8
      Última resposta: 10/10/2006, 21:37

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade