x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: "Omar" Contatos

  • #1

    "Omar" Contatos




    Pessoal,
    Preciso de uma ajuda de vocês!
    Ao longo de apenas 5 meses de uso comigo, meu Vitara 3p 98 vem apresentando uma série de pequenas panes, aparentemente devido a mal contatos em diversos componentes elétricos:

    - Marcador de temperatura da água: aconteceu durante uma viagem - o marcador hora marcava a temperatura, ora não marcava (ficava embaixo do começo da escala). Diagnóstico: mal contato entre o contato do sensor de temperatura e o sensor propriamente dito. A fixação deles é através de uma espécie de rebite. Solução: amassei um pouco o contato que tem forma de L para que ele ficasse sempre em contato com o rebite.

    - Marcador de combustível do tanque: ainda não solucionado (não tive como desmontar o tanque para testar a bóia diretamente) - foi abaixo do início de escala (circuito aberto)

    - Luz espia da pressão do óleo - misteriosamente parou de funcionar hoje - procurei nos catálogos e manuais mais não achei a posição correta do sensor (cebolinha). Dando uma olhada rápida, creio que fica do lado esquerdo do bloco do motor, abaixo do coletor de escape.

    Então vamos as minhas dúvidas:

    Sensor da temperatura de água:

    - Algum similar nacional?

    Luz do óleo:

    - Onde fica o sensor de pressão?
    - Existe algum similar (procurei nas listas que conheço) mas não há informações - no catálogo da AC DELCO americana diz que o do Sportage serve (são iguais).

    Bóia do combustível:

    Existe similar?
    Onde interromper o circuito facilmente para testar a resistência da bóia sem ter que desmontar o tanque?

    Geral:

    Sou eu o azarado, ou essas falhas são comuns a todos os Vitaras?

    Por enquanto, todas essas panes são contornáveis, mas carro com injeção eletrônica, um mal contato pode te deixar na m... bem longe de qualquer socorro...


    Abraços para todos!

  • #2
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Como dizia meu velho amigo Jack o estripador... vamor por partes....

    - Marcador de temperatura da água: aconteceu durante uma viagem - o marcador hora marcava a temperatura, ora não marcava (ficava embaixo do começo da escala).....
    Amassar o contato ajuda mas naum resolve muito bem naum... coloque um pingo de silicine no contato que isso nunca mais encomoda...

    - Marcador de combustível do tanque: ainda não solucionado (não tive como desmontar o tanque para testar a bóia diretamente) - foi abaixo do início de escala (circuito aberto)
    Isso é desgaste normal da palheta da boila de combustível... as casas especializadas vendem um kit "genérico" com uma palheta nova... vc abre e troca só a palheta... é simples só dois pontinhos de solda e pronto...

    - Luz espia da pressão do óleo - misteriosamente parou de funcionar hoje - procurei nos catálogos e manuais mais não achei a posição correta do sensor (cebolinha). Dando uma olhada rápida, creio que fica do lado esquerdo do bloco do motor, abaixo do coletor de escape.
    Fica aí mesmo... mas ele dificilmente quebra... normalmente é o fio que se rompe em algum ponto pois ele cruza o motor de lado a lado.... teste o fio primeiro... se naum for o fio, acho que vc consegue barato na suzucar... se quiser adaptar... qualquer um com rosca similar deve servir (acho eu pois nunca precisei trocar isso) pois é um interruptor de pressão como o de qualquer carro, baixou a pressão, ele acende...


    Vc naum tem nem azar nem nada naum... tua viatura só precisa de um "banho de chave de fenda"... dá uma geral nos contatos, parafusos, braçadeiras, verifique encapamento de fios, fios raspando em algum canto, vedação de conexões, etc... tudo fácil de resolver....


    []s

  • #3
    Amigo Gasoso,

    Obrigado pelas dicas!

    Acabo de testar o sensor de pressão... é ele mesmo que está ruim, pois aterrando a fiação que vai para a lâmpada, a mesma acende. Procurarei um outro sensor. Estou fazendo uma pesquisa na internet para ver se encontro uma equivalente e já ir "na boa"...

    Aqui no RJ é a maior dificuldade de achar peças... só com muita paciência para aturar vendedor de loja que não quer gastar os dois neurônios para ajudar. Perguntam sempre "Para qual carro?"

    Por outro lado, como uso o carro diariamente, tanto deixar o carro em uma oficina para que resolvam o problema, quanto desmontar a peça e a levar para o "city-tour" em busca da substituição me causa um transtorno terrível, sem contar a grana que gastaria andando de táxi. Então, procuro fazer eu mesmo o que dá pra fazer, embora não tenha garagem em casa...

    Pensei sim, na Suzucar... é que dá pena comprar uma peça que deve custar 20 reais e pagar um frete de outros vinte... mas no final das contas, às vezes acaba sendo mais prático.

    Quem puder ajudar com mais alguma dica, fico agradecido!

  • #4
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Aproveite e compre outras coisinhas que vc sempre quis trocar e nunca teve coragem... agora vc tem um bom motivo para aliviar a consciência...
    ou, que tal comprar as peças da próxima manutenção preventiva, tipo pastilhas de freio, algum retentor, etc...

    Em carro de trilha nunca falta o que comprar...

    []s

  • #5
    Amigo Gasoso,
    Faço a revisão muito criteriosa do carro. Como viajo muito, a principal questão para mim é a confiabilidade!
    Por sorte, o antigo proprietário também era muito "chato" neste quesito. Vieram as notas fiscais de todos os serviços que ele realizaou no carro desde zero km. Então pude fazer o histórico completo!

    Logo quando comprei o carro fiz uma boa revisão: óleo, filtros de ar e óleo, cabos de vela, velas, correia dentada, esticador da correia, pastilhas e fluido de freio, pneus... Depois (5.000km na frete) troquei óleo do motor e das caixas (!!! - R$ 35 o litro do semi-sintético Shell), filtros...

    Recentemente troquei a sonda lambda (manutenção conforme o manual), agora são as correias de acionamento, o filtro de combustível, etc...

    Quer dizer, manutenção sempre faço... e é quase semanal!

    Aproveitando, troquei o sensor de pressão do óleo ontem!

    Para divulgar: marca 3RHO referência 3380. A rosca do sensor é 1/8" - 28 fios - BSPT. Atenção!!! Existem outros com rosca 1/8" - 27 fios - NPT - elas não são intercambiáveis!!! Podem até montar, mas...
    Preço: R$ 10,50.

    Um abraço!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade