x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1

    ABS no Off-road - melhor desligado!!!




    Estes dias eu tive uma surpreza quando tentei frear a minha Tracker em uma descida de cascalho. O ABS atuou não deixando as rodas travarem, só que o carro não parava nunca, pois as pedras sempre rolavam sob os pneus não deixando os freios atuarem. Cheguei a conclusão que em terrenos extremamente escorregadios, o ABS, pelo menos deste carro, não atua bem no off-road.

    Ouvi dizer que existe uma nova geração de ABS usado pela Mitsubishi que detecta o terreno off-road para atuar diferente sobre o freio. Fiz um teste drive em uma L200 naquelas pistas itinerantes da Mitsubishi e o ABS deles funciona realmente nestas condições.

    Para checar esta minha dúvida eu fiz um teste. Fui em uma estrada de terra batida com uma fina camada de saibro, mantive 50Km/h e marquei a distância em 3 situações:
    1º ABS LIGADO - percorri 15 metros para parar;
    2º ABS DESLIGADO (pé fincado no freio/rodas travadas)- 10 metros para parar;
    3º ABS DESLIGADO (tentei controlar o pé para não travar total)- 9 metros para parar.
    Repeti a medição em cada situação pelo menos duas vezes e o resultado se repetiu.

    Fiquei assustado com o resultado! De 10 para 15 metros, a diferença é muito grande!

    Fiz outras frenagens de emergência em locais mais escorregadios e em velocidades mais altas e o resultado é assustador. A conclusão é simples: Se voce precisar parar o carro em uma situação destas, esquece! O CARRO NÃO PÁRA!!! O máximo que voce pode fazer é tentar contornar o obstáculo, POIS ESTA SERÁ A ÚNICA VANTAGEM DESTE ABS NO OFF-ROAD.

    Para andar com o ABS desligado eu tirei o Fusível nº2 do compartimento do motor. Fiz isso com o carro desligado. Quando liguei o carro, a luz "ABS" e a luz de freio ficaram acesas no painel. Alguém saberia dizer se existe alguma outro meio de desativar o ABS sem precisar abrir o capô e sacar o fusível?

    Estou pensando seriamente em desativar o ABS sempre que for usar o carro em trechos longos no off-road, em rallys ou trilhas!

    Façam este teste! Muitas vezes podemos pensar que voce não vai precisar freiar forte e que voce sempre freia devagar e anda na boa, mas uma situação de emergência nunca é previsível.

    Ainda quero fazer um teste destes na lama ...
    ()s
    Daniel
    4X4 Brasil

  • #2
    Citação Postado originalmente por Daniel Castanho Ver Post
    Para andar com o ABS desligado eu tirei o Fusível nº2 do compartimento do motor. Fiz isso com o carro desligado. Quando liguei o carro, a luz "ABS" e a luz de freio ficaram acesas no painel. Alguém saberia dizer se existe alguma outro meio de desativar o ABS sem precisar abrir o capô e sacar o fusível?

    Estou pensando seriamente em desativar o ABS sempre que for usar o carro em trechos longos no off-road, em rallys ou trilhas!
    eu pegaria um fio e ligaria no plug original do fusível, com um interruptor no painel, e um novo plug para o fusível... se possível, interligaria o interruptor com a luz do abs para que fosse desligada junto, mas a luz do freio de mão não poderia ser apagada pq tb tem a função de diagnosticar falhas no sistema de freio, o que pode ser interpretado, inclusive, como inoperância do abs...

  • #3
    espero ter ajudado...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ABS no Off-road - melhor desligado!!!-esquema-de-adaptacao-para-desarmar-o-abs-da-tracker.jpg  

  • #4
    Cripple,
    Agradeço a sua sugestão, mas isso implicaria em perda da garantia.
    Tinha pensado em algo parecido, só que com um rele para ligar a este interruptor, visto que o fusível é de 50A.
    Por enquanto vou sacar o fusível quando precisar.
    Abraço,
    Daniel

  • #5
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Ola amigos,

    So um detalha que vale a pena lembrar. O ABS foi concebido para manter a dirigibilidade em situacoes de frenagem brusca ou em locais de baixa aderencia(neve, areia, cascalho, etc) e nao para diminuir a distancia de frenagem. A diminuição da distancia de frenagem é um fenomeno que ocorre somente em piso seco e em outras situações especificas (areia por exemplo). Tanto que todo carro com ABS vem com uma etiqueta avisando disso.
    Acredito que melhor do que usar os freios nessa hora, seria usar o freio motor junto com o abs atuando e contornar os obstaculos. Agora a ideia de desligar o abs de forma rapida e pratica seria muito bom, uma vez que poderias controlar sua atuação, como alguns carros com ESP que tem a opção de desligar para conseguir arrancar na neve por exemplo.

    []´s
    Rafael

  • #6
    Isso mesmo Rafael! Voce está corretíssimo.

    Resolvi fazer este ALERTA quando percebi que se precisasse parar eu não conseguiria. Em uma situação de emergência, se eu tiver como contornar um obstáculo, beleza! O problema começa se eu tiver que parar!!! ... tipo um carro, ou trator ou um animal atravessado na pista de forma que obstrua totalmente a passagem ... ai fudeu!

    Quanto a areia, fiz um teste (sem medição) e o ABS não pára mesmo. Quando as rodas travam o pneu afunda na areia fazendo o carro parar rapidamente. Já como o ABS o pneu fica "flutuando" sobre a areia e sem aderência não pára nunca!

    Fica o alerta.

    Só falta o teste no barro liso.

    Abraços,
    Daniel

  • #7
    quase um ano se passou... e os resultados dos testes na lama?

  • #8
    Olá!
    Fiquei interessado nos resultados dos testes.
    Posta ai as informações!

    Abraços
    Ricardo
    Feliz da vida...de Tracker!

  • #9
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel Castanho Ver Post
    Isso mesmo Rafael! Voce está corretíssimo.

    Resolvi fazer este ALERTA quando percebi que se precisasse parar eu não conseguiria. Em uma situação de emergência, se eu tiver como contornar um obstáculo, beleza! O problema começa se eu tiver que parar!!! ... tipo um carro, ou trator ou um animal atravessado na pista de forma que obstrua totalmente a passagem ... ai fudeu!

    Quanto a areia, fiz um teste (sem medição) e o ABS não pára mesmo. Quando as rodas travam o pneu afunda na areia fazendo o carro parar rapidamente. Já como o ABS o pneu fica "flutuando" sobre a areia e sem aderência não pára nunca!

    Fica o alerta.

    Só falta o teste no barro liso.

    Abraços,
    Daniel
    Teoria interessante... realmente, faz sentido o ABS não funcionar muito bem na areia.
    Para se evitar dores de cabeça com a garantia, pensei num "Pig-back" no lugar do fusível. Um aparato feito basicamente de um par de contatos, um fusível (com seu soquete) e um interruptor, tudo ligado em série. Bastaria se encaixar o par de contatos no lugar do fusível para poder se ligar e desligar o ABS no momento nescessário... Só não sei se não daria problema ligar o ABS com o carro ligado. Melhor não...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    16/02/2010
    Idade
    65
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    quase um ano se passou... e os resultados dos testes na lama?
    Como sempre morei em zona rural, tenho experiência enorme em matéria de lama e areia.

    Realmente, tenho desligado o ABS de meus carros porque acho que dessa maneira eu me sinto mais confortável pois dessa maneira fico realmente no comando da situação.

    Em muitas ocasiões é necessário alguma freiada mais brusca, como no caso da areia em que a parada é quase instantanea.

  • #11
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Teoria interessante... realmente, faz sentido o ABS não funcionar muito bem na areia.
    Para se evitar dores de cabeça com a garantia, pensei num "Pig-back" no lugar do fusível. Um aparato feito basicamente de um par de contatos, um fusível (com seu soquete) e um interruptor, tudo ligado em série. Bastaria se encaixar o par de contatos no lugar do fusível para poder se ligar e desligar o ABS no momento nescessário... Só não sei se não daria problema ligar o ABS com o carro ligado. Melhor não...
    Olá MRaizer!
    Também pensei em algo assim, mas parei exatamente nesta questão de desligá-lo ou ligá-lo com a ignição do carro ligada. Também achei melhor não arriscar.
    O que eu tenho feito é retirar o fusível, de fácil acesso no caso da Tracker, com a chave desligada, antes de entrar em alguma "bocada". O duro é quando voce só lembra quando já está no meio da estrada ou trilha!

    Até hoje não fiz os testes na lama, embora chuva não tem faltado por aqui. Vou tentar achar um lugar plano e reto por aqui para fazer novos testes, agora na lama, mas imagino que serão ainda piores que os testes feitos na areia.

    Abraços,
    Daniel

  • #12
    Usuário
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Foz do Iguaçu/PR
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    ABS na lama?!?

    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    quase um ano se passou... e os resultados dos testes na lama?

    Alguém?!?

    Estou reativando este tópico para saber dos resultados.

    Na areia, tive uma infelicidade ano passado. Andando em uma estradinha de areia, com curvas e apenas 1 pista, em uma curva encontrei um caminhão mercedes 1113. Tivemos menos de 20 metros de espaço de frenagem.

    Resultado: O motorista do caminhão desceu puto achando q eu não tinha freiado. O caminhão estava próximo de 60 km/h e ele afundou as rodas na areia. Eu de caminhonete (frontier), estava a uns 40km/h e fui realmente como se não houvesse freio.

    Conclusão: agora sempre q eu for pro lado Off, ABS desligado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade