x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/09/2013
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    45
    Posts
    34
    Agradecimentos: 9

    Tracker 2.0 2008 - Estalos após acionar 4X4




    Fala pessoal, eu não sei se esse é o lugar correto para perguntar isso, mas vamos lá. Esse final de semana eu testei pela primeira vez o 4x4. Parei no sinal, pisei na embreagem e engatei o 4x4. A luz acendeu no painel normal e sai dirigindo normalmente. Porém ao fazer uma curva fechada eu ouvi uns estalos vindos de baixo do carro e imediatamente parei o carro no meio da curva. Alinhei as rodas e desengatei o sistema... após isso fiz a curva normalmente e voltei pra casa.

    Fiz alguma coisa de errado ou pode ser algum defeito?

    Abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    1,119
    Agradecimentos: 21
    Não se pode fazer curvas fechadas no asfalto com a 4x4 engatada. Não há um diferencial central para compensar a diferença de velocidade entre os eixos. Só se pode usar a 4x4 para fazer curvas em terrenos com pouco atrito, como areia e lama.
    Espero que não tenha danificado nada no carro.
    Abs,
    LFC

  • #3
    Usuário Avatar de jessen beraldo
    Entrada
    21/03/2013
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    58
    Posts
    156
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Corbellari Ver Post
    Fala pessoal, eu não sei se esse é o lugar correto para perguntar isso, mas vamos lá. Esse final de semana eu testei pela primeira vez o 4x4. Parei no sinal, pisei na embreagem e engatei o 4x4. A luz acendeu no painel normal e sai dirigindo normalmente. Porém ao fazer uma curva fechada eu ouvi uns estalos vindos de baixo do carro e imediatamente parei o carro no meio da curva. Alinhei as rodas e desengatei o sistema... após isso fiz a curva normalmente e voltei pra casa.

    Fiz alguma coisa de errado ou pode ser algum defeito?

    Abraços!
    Bom dia Amigo.

    É o seguinte, o 4X4 do Tracker é para ser utilizado somente em pisos sem aderência ou com poca aderência; terra, barro, cascalho, areia, etc.
    No manual e no próprio console tem um aviso sobre isso. Os estalos que você escutou foi pq o sistema tende a travar mesmo, quando utilizado de maneira indevida.
    Pega uma estrada de terra qualquer e testa novamente.
    Boa sorte com o carro e vamos em frente!
    GVIII 4X4 4S MT 2016
    Ex: GVIII 4X4 AT 2014, TRACKER 07 1" e GVIII MT 2012

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo Mig
    Entrada
    20/10/2016
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Bom dia, Corbellari,

    Também sou novato na Tracker, mas creio que posso ajudar.

    Não se aconselha usar o 4x4 da Tracker sobre pisos que tenham boa aderência, como o asfalto de cidades, pois como ela não tem diferencial central (entre os eixos dianteiro e traseiro), o sistema seria submetido a esforços prejudiciais nas curvas.

    Pelo barulho citado, o dono anterior pode ter feito a mesma coisa com alguma frequência, e danificado algum componente do sistema de 4x4.

    A recomendação é levar o carro a algum mecânico que entenda de Suzuki GV/Tracker para uma avaliação.

    Boa sorte!
    Tracker 2008 comprada em 18/10/2016

  • #5
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Corbellari, respondi aonde perguntou antes, para evitar essas situações, tenho o hábito de ler manuais, as vezes até de produtos que nem comprei ainda, mas a maioria não esta nem ai com a paçoca, (nada pessoal), mas as vezes comete-se erros primários no uso da intuitivo tentando acertar por tentativa e erro, nem sempre o resultado é positivo e não importa se é uma frigideira, ferrari ou um carrinho de picolé, a maioria dos manuais se encontra em sites dos fabricantes e ou pesquisas previas antes do uso.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #6
    Usuário
    Entrada
    03/09/2013
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    45
    Posts
    34
    Agradecimentos: 9
    Valeu galera, muito obrigado pelas respostas. Eu até tive a curiosidade de pegar o manual e dar uma olhada. Não cita em lugar nenhum que eu não posso fazer curvas com o sistema engatado. Vou procurar um local com pouca aderência pra fazer os testes melhor... acredito que não aconteceu nada porque eu estava a menos de 20km/h.

    Tenho tudo organizado para viajar com a viatura em junho de 2017 rumo a patagônia e quanto mais conhecimento, melhor.

    Obrigado a todos!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    08/11/2016
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    34
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Corbellari, você testou em um novo local? Levou a algum mecânico e teve algum diagnostico?
    A duas semanas tive de usar a tração do meu GV e apresentou esses mesmo estalos que você ouviu.
    Os estalos ocorreram justamente quanto estava com as rodas desalinhadas.

  • #8
    Usuário Avatar de luizcarlosw
    Entrada
    21/03/2017
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    190
    Agradecimentos: 21
    O manual da Tracker não é claro e pode induzir ao erro mesmo que o leia.

    Consta no manual que a tração pode ser alterada de 4x2 para 2x4 high em movimento contato que as rodas estejam alinhadas.
    Também consta no manual que não é indicado usar a tração 4x4 em terrenos de muita aderência, porém não proibido.

    Essas são as únicas dicas que o manual dá em relação à isso, em nenhum momento dele diz para "nunca faça curvas com a 4x4 engatada no asfalto".

    Assim os novatos e até eu mesmo quando adquiri do meu pai só descobri aqui pelo forum 4x4 deste detalhe da tracker e outros jipes como badeirante, CJ3, rural ...
    Até então achava que o sistema estava com problema por este detalhe das curvas engatado que o carro "emperrava" quando testei e comprei do meu pai achando que teria de mandar arrumar, e olha que ele ficou com ela 4 anos e só fui descobrir quando peguei dele rs....

    Coisa de estreante em 4x4 ... Só depois de entrar aqui no forum para ver se mais alguém tinha meu "problema" descobri sobre como funciona e como usar 4x4 part-time, 4x4 full, awd, blocante, que para desengatar alguns jipes tem de dar uma rezinha para soltar a roda livre etc ...

    Fora o próprio forum que é bem completo quanto a isso segue matéria externa mais generalista Andar com a tracao 4x4 no asfalto pode provocar quebra? | Quatro Rodas
    4X4 Brasil
    Tracker/Grand Vitara 2.0 08 - lift 1"

  • #9
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por luizcarlosw Ver Post
    O manual da Tracker não é claro e pode induzir ao erro mesmo que o leia.

    Consta no manual que a tração pode ser alterada de 4x2 para 2x4 high em movimento contato que as rodas estejam alinhadas.
    Também consta no manual que não é indicado usar a tração 4x4 em terrenos de muita aderência, porém não proibido.

    Essas são as únicas dicas que o manual dá em relação à isso, em nenhum momento dele diz para "nunca faça curvas com a 4x4 engatada no asfalto".

    Assim os novatos e até eu mesmo quando adquiri do meu pai só descobri aqui pelo forum 4x4 deste detalhe da tracker e outros jipes como badeirante, CJ3, rural ...
    Até então achava que o sistema estava com problema por este detalhe das curvas engatado que o carro "emperrava" quando testei e comprei do meu pai achando que teria de mandar arrumar, e olha que ele ficou com ela 4 anos e só fui descobrir quando peguei dele rs....

    Coisa de estreante em 4x4 ... Só depois de entrar aqui no forum para ver se mais alguém tinha meu "problema" descobri sobre como funciona e como usar 4x4 part-time, 4x4 full, awd, blocante, que para desengatar alguns jipes tem de dar uma rezinha para soltar a roda livre etc ...

    Fora o próprio forum que é bem completo quanto a isso segue matéria externa mais generalista Andar com a tracao 4x4 no asfalto pode provocar quebra? | Quatro Rodas
    Ele não fala nada sobre não usar o 4x4 em piso aderente?? No caso do manual do Jimny fala para não usar o 4x4 em piso aderente sob risco de danificar o sistema... ou seja, no asfalto (piso aderente) nunca usar o 4x4...
    mas é isso, em asfalto ou qualquer outro tipo de piso aderente, não a necessidade de acionar o 4x4, e fazer isso pode sim danificar o sistema...

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #10
    Usuário Avatar de luizcarlosw
    Entrada
    21/03/2017
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    190
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Ele não fala nada sobre não usar o 4x4 em piso aderente?? ...
    Pois é não claro desta forma como no Jimmi.

    Na verdade para quem vai comprar uma tracker, se o fizer de alguém que diz ser "carro de cidade, nunca pegou terra" cheque bem o sistema ! Se o vendedor nunca pegou terra não sabe nada de 4x4 e pode ter destruído o sistema sem querer pela falta de instrução clara do manual do proprietário.

    -manual-tracker.jpg

    Situação clássica é dia de chuva que tenho certeza que 95% dos donos de Tracker que nunca tiveram um 4x4 fazem ou fizeram.
    Asfalto molhado é uma situação de pista escorregadia tradicional, quase todos os manuais de carro dizem isso, porém para um 4x4 asfalto molhado é uma superfície de alta aderência e não deve ser usada a tração 4x4 se for part-time.

    Superfície de baixa aderência para um 4x4 Part-time é areia, lama, gelo quando a 4x2 realmente não vai dar conta ... isso não vem no manual da tracker, só quem começa a se interessar em fazer trilha aprende isso e começa a entender.
    4X4 Brasil
    Tracker/Grand Vitara 2.0 08 - lift 1"

  • #11
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por luizcarlosw Ver Post
    Pois é não claro desta forma como no Jimmi.

    Na verdade para quem vai comprar uma tracker, se o fizer de alguém que diz ser "carro de cidade, nunca pegou terra" cheque bem o sistema ! Se o vendedor nunca pegou terra não sabe nada de 4x4 e pode ter destruído o sistema sem querer pela falta de instrução clara do manual do proprietário.

    -manual-tracker.jpg

    Situação clássica é dia de chuva que tenho certeza que 95% dos donos de Tracker que nunca tiveram um 4x4 fazem ou fizeram.
    Asfalto molhado é uma situação de pista escorregadia tradicional, quase todos os manuais de carro dizem isso, porém para um 4x4 asfalto molhado é uma superfície de alta aderência e não deve ser usada a tração 4x4 se for part-time.

    Superfície de baixa aderência para um 4x4 Part-time é areia, lama, gelo quando a 4x2 realmente não vai dar conta ... isso não vem no manual da tracker, só quem começa a se interessar em fazer trilha aprende isso e começa a entender.
    Exatamente! e é comum essa ideia de ligar o 4x4 com piso molhado.... mas é lendo e vendo as experiência, como as inúmeras coisas que tem aqui no fórum, que aprendemos muito!

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/11/2008
    Idade
    64
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    Não se pode fazer curvas fechadas no asfalto com a 4x4 engatada. Não há um diferencial central para compensar a diferença de velocidade entre os eixos. Só se pode usar a 4x4 para fazer curvas em terrenos com pouco atrito, como areia e lama.
    Espero que não tenha danificado nada no carro.
    Abs,
    LFC
    Desculpe se estou perguntando no lugar errado mas aconteceu a mesma coisa comigo só que estava tracionado no primeiro engate 4x2? depois tem outro mais a frente 4x4? Tracker 2.0 16v gasolina. Obrigado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. homocinetica ta dando estalos da tracker
      Por fabiano tracker 2.0 no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 5
      Última resposta: 25/09/2017, 13:57
    2. "Pancada seca" depois de acionar a tração da tracker
      Por João Muraro no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 19/02/2014, 18:44
    3. Vendo Tracker 2008/2008 preta novíssima
      Por vini84 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 03/10/2013, 13:28
    4. Sportage 2008 não liga após acidente
      Por mbm4x4 no fórum Kia Sportage
      Respostas: 14
      Última resposta: 13/09/2013, 06:32
    5. Respostas: 12
      Última resposta: 22/02/2010, 10:16

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade