x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    35
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0

    Question [ajuda] Preparação Grand Vitara 1.6 para grande expedição




    Boa noite, queridos amigos do fórum.

    A partir do próximo mês começarei a preparar o meu querido Marcelinho (GV 1.6 16V) para ir até o Alaska. A viagem ainda não tem data marcada, mas ainda terei pelo menos um ano pra resolver tudo com bastante calma. A princípio eu iria comprar uma kombi e adaptá-la com cama, cozinha e etc, mas um amigo me convenceu de que seria mais jogo zerar o suzukinho e puxar um daqueles mini trailers tipo esse:

    Treiler Turiscar Eldorado - Ano 1980 - 1 km - em Mercado Livre

    Com a mudança de planos me sobraram aproximadamente R$15.000,00 para fazer a reforma do Marcelinho e deixar ele o mais zerinho possível para o projeto.

    A primeira dúvida que eu tenho é:

    1- Refaço motor e câmbio. (O motor já não está uma maravilha e o câmbio tem me preocupado, pois a ré não tem engatado de manhã com o carro frio)

    2- Meto um motor AP e refaço o câmbio;

    3- Motor da tracker 2.0 é possível? De qualquer forma não seria zerado. Acho que o gasto seria muito alto;

    Não sei se existe alguma outra opção. Aliás, não sou expert em carros, mas estou procurando me aprofundar. Até pra poder me virar na estrada.

    Grande abraço!!

  • #2
    Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    1,119
    Agradecimentos: 21
    O motor 1.6 16v não deve dar conta do peso do trailer. Um motor de Tracker já seria melhor.
    Mas creio que melhor ainda seria vc comprar um Tracker e fazer como vi um cara do grupo Grand Vitara/Tracker do Facebook, tem cama, cozinha, banheiro e até painel solar. Se chama Almir Almeida.
    Abs
    LFC
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -fb_img_1472348738528.jpg  
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    35
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    O motor 1.6 16v não deve dar conta do peso do trailer. Um motor de Tracker já seria melhor.
    Mas creio que melhor ainda seria vc comprar um Tracker e fazer como vi um cara do grupo Grand Vitara/Tracker do Facebook, tem cama, cozinha, banheiro e até painel solar. Se chama Almir Almeida.
    Abs
    LFC

    Opa! Obrigado pela resposta, LFC.

    Pois é. Estou preocupado com o desempenho da viatura, mas estou pendendo a dar uma geral boa no motor e câmbio, comprar o trailer e testar. Se eu perceber que o carro não está aguentando o tranco, estudo a possibilidade de vendê-lo pra tentar pegar um 2.0. Diesel seria o ideal, mas sei que é um motor mais complicado.

    Eu sei que os motores peugeot possuem alguns problemas crônicos, mas será que se eu pegasse um mais inteiro e refizesse ele todo seria mais jogo do que ir com a minha viatura atual?

    Ter o trailer separado do carro para mim ainda é o melhor dos mundos, pois consigo chegar em meus destinos, montar acampamento e rodar com o carro separadamente. Fora que a comodidade nem se compara.

    Obrigado !!!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/08/2004
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    57
    Posts
    148
    Agradecimentos: 0
    Se for para puxar trailer com um !.6, eu iria de mini trailer tipo teardrop: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-teardrop.html (Jimny com Mini Trailer (Teardrop))

  • #5
    Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    1,119
    Agradecimentos: 21
    Sobre o Diesel, estude bem, há muito material aqui no Forum. Eu nunca acompanhei os debates sobre eles, mas a fama não é muito boa, pois há uma certa dificuldade na manutenção.
    Se vc for partir para um carro a diesel, considerando o seu objetivo de chegar ao Alaska, talvez seja o caso de vc estudar a compra de um Toyota, pela robustez e economia.
    Boa sorte.
    Abs,
    LFC

  • #6
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por leobitencourt Ver Post
    Opa! Obrigado pela resposta, LFC.

    Pois é. Estou preocupado com o desempenho da viatura, mas estou pendendo a dar uma geral boa no motor e câmbio, comprar o trailer e testar. Se eu perceber que o carro não está aguentando o tranco, estudo a possibilidade de vendê-lo pra tentar pegar um 2.0. Diesel seria o ideal, mas sei que é um motor mais complicado.

    Eu sei que os motores peugeot possuem alguns problemas crônicos, mas será que se eu pegasse um mais inteiro e refizesse ele todo seria mais jogo do que ir com a minha viatura atual?

    Ter o trailer separado do carro para mim ainda é o melhor dos mundos, pois consigo chegar em meus destinos, montar acampamento e rodar com o carro separadamente. Fora que a comodidade nem se compara.

    Obrigado !!!
    Os motores Peugeot e Mazda da tracker e suzuki não são ruins, eu mesmo tenho um mazda e digo, o problema não é o motor e sim a Mão de obra a que eles foram submetidos, os motores Peugeot vinham equipados com common rail system, o que eram um avanço para sua época, mas, ao chegarem aqui foram completamente destruídos por mexanicos. Meu mazda agora que estou conseguindo colocar em dia e ainda peno em algumas coisas, principalmente por falta de conhecimento das "manhas" do motor e olha que lá se vão 1 ano e pouco.

    Se você entender de mecânica básica deste tipo de motor, eu diria que vale a pena investir, caso contrário fuja, porque senão estará vendido e seu bolso furado. Mesmo refazendo todo o motor tem que ser com alguém que entende, já vi trocarem o lado de retentor da tampa de válvula (atrás do bloco) por que o mecânico pensou que não tinha lado correto e meter silicone porque não parava de vazar (e realmente os lados são idênticos, tem um pequeno detalhe em uma ranhura mínima). Já vi até coisas absurdas como usar pistão que não era do motor, ou comprar virabrequim errado (do mazda da sportage a ponta é cônica do mazda da Suzuki é reta) e por ai vai. Tem pouca gente que entende desta motor (o Sr. Miguel em RS foi mecânico da Kia no Uruguai) o Gelson (esse entende muito e mais um pouco, fica no paraná na fronteira, alias, ele também prepara cada máquina, imagina uma Sportage com motor V6 Diesel da ML 320i com 380cvs?) Mas estes caras são raridade a maioria vai fazer o motor e lhe entregar e depois descer o cassete dizendo que o motor não presta.

    Enfim, voltando ao foco, eu iria na sugestão do LFC, porque não pega uma Hilux turbo diesel intercoolada usada? Vai ganhar em robustez e espaço, a questão que vejo complicada (mas não muito) seria só o diesel na América do Norte, não sei como é a distribuição por lá.

    Do mais, excelente projeto.

    PS: Trocar o motor creio que não compensa, mais fácil você comprar outro veiculo, ainda mais porque tem que estar bem regularizado, senão transitará pelos demais países onde é exibido seguro.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #7
    Usuário
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    35
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    MUUUUITO obrigado por todas as respostas, galera!

    Conversei com o Ramiro, mecanico conhecido aqui no RJ e ele me deu exatamente as mesmas dicas. Estou pendendo a mudar a viatura mesmo para o projeto.

    Estou pesquisando as opções dentro do orçamento. A questão do espaço seria o de menos, já que levaria um trailer. E eu sou chato...eu ODEIO carro grande.. só gosto de 2p

    Motor diesel em carro menor a oferta já fica bem mais escassa. Adoraria ter uma pajerinho gls-b 2.8 diesel 2 portas

    De qualquer forma estou considerando as pickups também.. veremos as cenas dos próximos capítulos!

    Abs

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/01/2017
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    68
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Mitsubishi 2005 diesel faz 11 na cidade e 15 na estra e custa em volta de 55.000,00. E não quebra. Qto ao Tracker 2.0 Turbo Diesel, entrega 108 cv, e não tem dado problema. As peças são um pouco mais difíceis, mas no geral vai muito bem Obrigado. 12km/l na cidade e 16 km/l na estrada. E praticamente não dá oficina, qdo a manutenção é bem feita.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Novo Grand Vitara III - Preparação para trilhas
      Por Andre Sousa no fórum Suzuki
      Respostas: 763
      Última resposta: 05/03/2023, 02:37
    2. Vendo Grand Vitara com preparação
      Por Ramon Lara no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 28/12/2015, 15:30
    3. Padrão Preparação zj, ajuda para iniciante
      Por angelo_klein no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 8
      Última resposta: 20/07/2015, 12:48
    4. Opiniões, sugestões e dicas compra - Grand Vitara.
      Por Vitor Cardoso no fórum Suzuki
      Respostas: 12
      Última resposta: 21/01/2014, 16:32
    5. Compro vitara ou grand vitara 3P MANUAL...Rio Grande do Sul
      Por chuvinho4x4 no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 07/08/2011, 18:50

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade