Estou com uma duvida cruel para um projeto futuro,
Tenho um Grand Vitara 3p 1.6 16v 1' lift e pneus 235/70 all e ele está com 167mil km e fiz todo motor com 165mil km. (sim, DEVERIA ter botado um Ap)
Estou querendo ter um pouco mais de potencia em retomadas, ou seja, torque em baixa rotação (ando com o jipe dia a dia e passeios).
A minha dúvida é a seguinte: será que vale a pena chipar, ou instalar um supercharger ou até turbinar o bixo?
Um investimento imediato será filtro de ar K&N.
Alem do metodo escolhido (chipar, supercharger ou turbina) a questão é como vai ficar a vida util do motor a curto prazo e a longo prazo.
Valeuu galera
Suzuki Grand Vitara 1.6 16v - Lift 1' - BF Goodrich All Terrain
Por conta da mudança na porcentagem de etanol na gasolina, desde a época em que o carro foi fabricado, e o próprio desgaste do motor, venho testando acertos de ponto diferentes do de fábrica. A sugestão é adiantar em uns 2 ou 3 graus o ponto, vc vai ganhar torque em baixa. Não sei se vai atender suas expectativas mas acho q pelo preço vale fazer um teste.
Depende de quanto vc quer gastar e qual a sua expectativa em relação a melhoria de desempenho do carro.
Como o LFC falou, uma redução maior de diferencial pode te ajudar em relação aos pneus maiores. Essa troca não vai aumentar a potência, só alterar o jeito que essa potência/torque são utilizados. Resumindo, vc vai ganhar aceleração e perder velocidade final.
O problema é que seu carro já sai de fábrica com a relação mais reduzida dos Vitaras originais (a não ser que seja um automático), que é a 5,125:1
Existe no mercado redução da 4xfourart de 5,72:1 e 5,85:1. http://www.4xfourart.com/Products/14...ra.aspx?Page=2
A empresa é da Turquia, não tenho referências pra te recomendar, mas custa 350 Euros cada.
Com isso chegamos à segunda opção.
Com R$2.500,00 (preço da redução sem contar frete nem impostos) é viável turbinar seu motor com uma pressão de 0,8 bar que vai deixá-lo aproximadamente com 50% a mais de potência e torque, sem afetar muito o consumo e a durabilidade do motor.
O supercharger também é uma boa, sendo de instalação mais simples e te dá torque mais em baixas rotações, mas perde em eficiência.
Eu acredito que sobrealimentar o motor seja uma melhor opção para atender suas expectativas, falando em custo/benefício.
Em relação ao chip, nem perca seu tempo. Só dá resultado em motores turbo e olhe lá. Em carros aspirados até hoje não vi nenhuma empresa comprovar que muda alguma coisa.