x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/03/2016
    Local
    Jundiai/SP
    Idade
    32
    Posts
    10
    Agradecimentos: 2

    Lightbulb AJUDA - Regulagem de velocímetro do Jimny




    Olá pessoal,

    Tenho um Jimny com pneus BF MUD 235/85R16 e rodas 16x8. Nas trilhas ele virou um monstro, porém o diâmetro das rodas está em 31,7", e isso causa uma grande diferença no velocímetro. Quando estou a 100 Km/h no GPS o velocímetro marca apenas 85 Km/h, ou seja, 18% de erro (de 85 para 100).

    A Suzuki (Pro Auto) não faz a regulagem do velocimetro, e uma loja de Jundiaí (Aimoré) diz que não tem como, pois é digital.

    Até agora a única solução que me apresentaram foi colocar um velocímetro no painel, porém essa seria a última alternativa.

    Alguém tem alguma ideia de como regular o velocimetro original?

    Obrigado!
    L200 Triton Savana 2015

  • #2
    Usuário Avatar de Leo cascao
    Entrada
    15/12/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    43
    Agradecimento: 1
    desmonta o painel, imprime outro "fundo" do velocímetro em adesivo e cola sobre esse ai.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    28/03/2016
    Local
    Jundiai/SP
    Idade
    32
    Posts
    10
    Agradecimentos: 2
    Pensei em fazer isso, mas a iluminação do painel ficaria muito ruim...
    L200 Triton Savana 2015

  • #4
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Talvez troca da engrenagem do sensor de velocidade, troca do sensor, acrescentar resistência ao circuito, procure pelo usuario Sassagudo e pergunte em algum tópico dele, ele conheçe bem a elétrica/eletrônica do jimny e pode te dar ideias.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #5
    Usuário Avatar de GWC
    Entrada
    06/01/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    150
    Agradecimentos: 3

    Realmente a iluminação original já não é das melhores, mas já pensou em fazer um esquema como carros que possuem velocimetro com Milhas e km/h? um contact com a nova impressão do velocímentro com diâmentro menor do que o original... pode ser mais simples...Tbm vi em algum lugar do fórum alguém que trocou a iluminação original por leds e ficou muito melhor....
    Caso isso não te agrade faça como o Arildo disse, procure o Sassagudo e pergunte pra ele!
    Boa sorte com sua busca aí e nos informe do resultado!


    Abs
    Wagner


    Citação Postado originalmente por Caiokv Ver Post
    Pensei em fazer isso, mas a iluminação do painel ficaria muito ruim...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/03/2016
    Local
    Jundiai/SP
    Idade
    32
    Posts
    10
    Agradecimentos: 2
    Achei um loja em São Paulo (Velobakar) que coloca um filtro depois do sensor, que altera o sinal conforme necessário, mas custa 400 reais.
    Vou procurar o Sassagudo pra ver se ele tem alguma dica também!
    L200 Triton Savana 2015

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/09/2016
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Olá Caiokv, me desculpe por reviver este tópico mas não posso ainda enviar mensagens particulares.

    Gostaria de saber se você conseguiu solucionar este problema e, em caso afirmativo, qual foi a solução.

    Obrigado,

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por jabbur Ver Post
    Olá Caiokv, me desculpe por reviver este tópico mas não posso ainda enviar mensagens particulares.

    Gostaria de saber se você conseguiu solucionar este problema e, em caso afirmativo, qual foi a solução.

    Obrigado,
    Bom dia Amigos!

    Entre diversos outros projetos para o Jimny, meio que em multitarefa... bom, terminei o modulador de farol e um alarme para pressão de óleo, útil em situações de inclinação extrema. Logo posto aqui imagens e descrição.

    O alarme ainda sendo desenvolvido e o módulo de potencia na fila. Este será mais demorado. Está sendo muito subjetivo avaliar o ganho de potência.

    Estou começando a desenvolver a desenvolver um corretor de velocimetro/odometro para o Jimny.
    Existe um sensor Hall na caixa de transferência que gera um certo número de pulsos por volta do eixo. O painel dos Jimny é ajustado para o pneu 215 e qualquer outro fora disto da leituras erradas para mais ou menos.

    O módulo corretor será universal e aceitará uma boa gama de pneus. O fator de correção será escolhido por uma rápida sequencia de liga/desliga da chave de ignição. Quando isto acontecer o módulo entra no modo de configuração e gera pulsos na velocidade de 10, 20, 30, ... km/h, uns 5 segundos em cada velocidade, o velocímetro mostrará essa velocidade. A cada velocidade corresponde a um tipo de pneu. Na velocidade correspondente ao pneu instalado desligamos a chave e a memória não volátil do corretor memorizará o tipo de pneu.

    Penso num outro módulo para ativar/desativar o ABS. A ativação/desativação também será por liga/desliga da chave de ignição.
    Gostaria da opinião dos colegas sobre este módulo.

    Uma boa seman a todos!
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #9
    Usuário
    Entrada
    28/03/2016
    Local
    Jundiai/SP
    Idade
    32
    Posts
    10
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por jabbur Ver Post
    Olá Caiokv, me desculpe por reviver este tópico mas não posso ainda enviar mensagens particulares.

    Gostaria de saber se você conseguiu solucionar este problema e, em caso afirmativo, qual foi a solução.

    Obrigado,
    Olá!

    A loja Velobakar em São Paulo parece ter a solução, mas não sei se funciona. Infelizmente não tenho mais o Jimny, e nunca testei a solução.

    O nosso amigo Sassagudo também parece ter uma solução interessante!

    Abraços!
    L200 Triton Savana 2015

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/09/2016
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Obrigado a ambos pela resposta.

    Sassagudo, este corretor de velocidade seria uma "mão na roda". Você tem uma previsão de quando estará completo o projeto?

  • #11
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Bom dia Amigos!

    Entre diversos outros projetos para o Jimny, meio que em multitarefa... bom, terminei o modulador de farol e um alarme para pressão de óleo, útil em situações de inclinação extrema. Logo posto aqui imagens e descrição.

    O alarme ainda sendo desenvolvido e o módulo de potencia na fila. Este será mais demorado. Está sendo muito subjetivo avaliar o ganho de potência.

    Estou começando a desenvolver a desenvolver um corretor de velocimetro/odometro para o Jimny.
    Existe um sensor Hall na caixa de transferência que gera um certo número de pulsos por volta do eixo. O painel dos Jimny é ajustado para o pneu 215 e qualquer outro fora disto da leituras erradas para mais ou menos.

    O módulo corretor será universal e aceitará uma boa gama de pneus. O fator de correção será escolhido por uma rápida sequencia de liga/desliga da chave de ignição. Quando isto acontecer o módulo entra no modo de configuração e gera pulsos na velocidade de 10, 20, 30, ... km/h, uns 5 segundos em cada velocidade, o velocímetro mostrará essa velocidade. A cada velocidade corresponde a um tipo de pneu. Na velocidade correspondente ao pneu instalado desligamos a chave e a memória não volátil do corretor memorizará o tipo de pneu.

    Penso num outro módulo para ativar/desativar o ABS. A ativação/desativação também será por liga/desliga da chave de ignição.
    Gostaria da opinião dos colegas sobre este módulo.

    Uma boa seman a todos!


    Professor,

    Uma coisa é certa, o jimny NÃO é ajustado para pneu 215/75-15.

    Qualquer veículo original marca:

    1- Velocidade um pouco acima do real (entre 5 e 10%)
    2- Quilometragem no hodômetro, marca bem próximo do real.

    Meu Jimny HR 2011 (japonês) todo original, mas com a porcaria de pneu Pirelli ATR 215/75-15, colocado aqui no Brasil por conta da nossa representante, marca errado no hodômetro. A velocidade marca cravado com o GPS (e qualquer outro tipo de medição que queira fazer), mas o hodômetro marca a menos... Quando faço a medição de consumo, tenho que jogar 4% a mais na quilometragem rodada, se me lembro o certo seria 3,8% - valor pego na prática...

    Pelo mundo a fora e mesmo aqui no Brasil o jimny "virgem", vem com pneu 205/70-15.
    Não tenho experiência com Jimny usando pneu 205, mas acredito que a velocidade nesse caso deve marcar uns 7% a mais e o hodômetro deve marcar bem próximo do real...

    Todos os veículos marcam, no painel, a velocidade um pouco maior que a real, mas o hodômetro é sempre fiel a realidade.

    De qualquer forma ficamos ansiosos pelas soluções apresentadas, afinal o painel poderia ser calibrado para qq tamanho de pneu... certo?!

    Aliás, nessa sua solução, no caso de troca de redução na caixa para uso de pneus maiores, ele seria capaz de corrigir tb?! Ou teria que recalibrar seu módulo?!


    T+

  • #12
    Usuário
    Entrada
    16/05/2018
    Local
    MOSSORÓ/RN
    Idade
    37
    Posts
    72
    Agradecimento: 1
    Duvida...

    Tenho um JIMNY 2010/11 (japonês), esse está com pneus 215/75R15 e um pouco de lift na suspensão (pouco mesmo)..

    Sou de Mossoró - RN e fui a Tibau - RN, cerca de 40km a 42km de distancia... Nesse trajeto o hodômetro do meu jimny está marcando entre 33km e 36km...

    Será que essa diferença entre a distancia marcada e a distancia real está sendo gerada por eu estar usando pneus maiores?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Jimny - Embreagem perdendo regulagem
      Por Gileno no fórum Suzuki
      Respostas: 13
      Última resposta: 12/07/2017, 14:42
    2. Problema com o velocímetro jimny 00 01
      Por lucas xxx no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/09/2014, 06:20
    3. Regulagem Velocímetro Frontier com Pneu 32x11,5
      Por tchelotchelo no fórum Nissan
      Respostas: 21
      Última resposta: 13/02/2012, 12:05
    4. Regulagem de volante Jimny
      Por gugabh no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 06/09/2011, 23:42

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade