x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/01/2016
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    40
    Posts
    65
    Agradecimentos: 0

    Água - Passa ou não passa?




    Bom dia,apesar de novato no mundo 4x4 sempre estou assistindo vídeos de trilhas e vendo os Trollers e outras viaturas parecendo barcos atravessando alagados e enxurradas.

    Pois bem, acabei de comprar uma Tracker e esses dias, após uma chuva forte, me deparei com esse alagamento (fotos), a primeira coisa que me veio a mente: Será que minha viatura original conseguiria passar? Até onde realmente aguenta passar os GV/Tracker? Notei que a entrada de ar é bem protegida (se comparada com outros carros) e que as velas e bobinas ficam bem altas também. Quem se aventurou na água, até onde da pra ir? Chega a entrar água no interior?

    Na ocasião eu estava com a patroa e no carro dela (um UP!) e quando comentei com ela, ela só me olhou feio e disse:
    -Vini,você nem pensa nisso...

    Até porque se tentasse passar com o carrinho dela,além de alagar o carro, ele flutuaria e morreríamos afogados

    Mas e a Tracker,como se comportaria? Faz mais de semana que estou com essa dúvida na cabeça.


    -img-20160218-wa0041.jpg-img-20160218-wa0042.jpg
    -----------------------------------------------------
    Jeepinho - Tracker 2008 - Rivotril

  • #2
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Citação Postado originalmente por Viniii_vps Ver Post
    Bom dia,apesar de novato no mundo 4x4 sempre estou assistindo vídeos de trilhas e vendo os Trollers e outras viaturas parecendo barcos atravessando alagados e enxurradas.

    Pois bem, acabei de comprar uma Tracker e esses dias, após uma chuva forte, me deparei com esse alagamento (fotos), a primeira coisa que me veio a mente: Será que minha viatura original conseguiria passar? Até onde realmente aguenta passar os GV/Tracker? Notei que a entrada de ar é bem protegida (se comparada com outros carros) e que as velas e bobinas ficam bem altas também. Quem se aventurou na água, até onde da pra ir? Chega a entrar água no interior?

    Na ocasião eu estava com a patroa e no carro dela (um UP!) e quando comentei com ela, ela só me olhou feio e disse:
    -Vini,você nem pensa nisso...

    Até porque se tentasse passar com o carrinho dela,além de alagar o carro, ele flutuaria e morreríamos afogados

    Mas e a Tracker,como se comportaria? Faz mais de semana que estou com essa dúvida na cabeça.


    Não conheço a Tracker, então minha resposta vai pela metade.

    Ma minha humilde opinião, alagamentos em cidades só devem ser encarados em casos de extrema necessidade. Pois é indiscutivelmente um risco. Asfalto que cede por baixo d'água, grandes buracos formados por abertura de galerias fluviais, pontes que "estavam" lá. Aí o menor prejuízo será a perda do carro. Melhor esperar como se estivesse em Up ou contornar e usar outro caminho.

    Em trilhas, normalmente você contará com o apoio de outros no passeio. Mas, ainda assim, é bom que tenha alguém que saiba o que há por baixo da água ali; que conheça a região.

    Na verdade, a escolha entre prudência e loucura é bem pessoal.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #3
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Como o colega sitou, melhor ter cuidado, se precisar mesmo passar é bom conhecer o lugar, se passar um caminhão/onibus primeiro e ele não foi engolido, ok, precisa tambem ter conhecimento de teoria e pratica em como conduzir em alagamentos, com base em tudo isso, se precisar passar e souber o que esta fazendo, originalmente a tracker passa por 60 cm facil e perigosamente por 70/80 cm, se tiver lift e snorkel isso aumenta bastante, mas tudo tem limite, mas se souber gerar a onda a frente e andar no vacuo no ponto certo atras da onda é possivel passar por 01 metro mesmo original, porem se precisar parar ou vir alguem no sentido oposto, f*d*u, assim como se entrar em 30 cm e não souber o que esta fazendo vai dar M, se não tem experiencia, pesquise, aprenda, só passe se precisar mesmo, mesmo experiente é melhor não arriscar mais que a altura do pneu, o que já é bastante, a entrada de ar fica na altura do pisca, tem uma enorme caixa de ressonância e ar que permite alguns abusos, quanto a entrar agua depende de como estão as vedações e tempo que permanecer submerso, mas a partir de certa profundidade ou flutua ou entra agua, sempre lembrar de desligar o ar condicionado e outras praticas recomendadas.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Cara, eu ja entrei num tunel cheio dágua e barro com agua até metade da porta. O carro tem lift e pneu maior.

    Não entrou uma gota dentro, muito bem vedado o carro. Desde que aqueles borrachoes do assoalho estejam lá e bem colocados.

    Originalmente a altura nao ajuda e se vc pegar uma guia ou ilha não vai passar, pode enroscar no diferencial, ou seja, como os amigos disseram só se conhecer o lugar.

    Com o carro alto passa até naquelas tartarugas altas amarelas de via.

    Sobre agua no motor vedadas as velas/bobinas e as caixas elétricas tá td certo.

    O problema é a falta de snorkel. A altura de entrada de ar fica mais ou menos a altura da metade do farol. Dá pra fazer um pqno snorkel interno e colocar mais alto na altura do capo.

    Estando assim eu arriscaria até o capô, devagarzinho, acelerando. Só não sei se quase as 2 ton vai boiar..

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #5
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    [QUOTE=Chuva;2355768]Cara, eu ja entrei num tunel cheio dágua e barro com agua até metade da porta. O carro tem lift e pneu maior.

    Não entrou uma gota dentro, muito bem vedado o carro. Desde que aqueles borrachoes do assoalho estejam lá e bem colocados.
    é muito bem vedado mesmo
    Originalmente a altura nao ajuda e se vc pegar uma guia ou ilha não vai passar, pode enroscar no diferencial, ou seja, como os amigos disseram só se conhecer o lugar.

    Com o carro alto passa até naquelas tartarugas altas amarelas de via.

    Sobre agua no motor vedadas as velas/bobinas e as caixas elétricas tá td certo.

    O problema é a falta de snorkel. A altura de entrada de ar fica mais ou menos a altura da metade do farol.
    a entrada é um pouco mais baixa na altura do pisca, quase no final do conjunto farol/pisca, entra ali no para-la em uma enorme caixa que ocupa quase todo o para lama por dentro e vai do rodapé da porta até o farol, por isso mesmo a agua dando umas passadas rapidas sobre o capo não vai pro motor, precisa uns 08 a 15 litros pra encher todo o compartimento antes de chegar ao filtro

    Dá pra fazer um pqno snorkel interno e colocar mais alto na altura do capo.

    Estando assim eu arriscaria até o capô, devagarzinho, acelerando. Só não sei se quase as 2 ton vai boiar..
    não esqueça que os suspiros de cambio, tranferencia e diferenciais estão na altura das velas + ou -
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #6
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    E toda a elétrica é muito bem vedada, mas não é um troller, obvio, porem é um bom jipe.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/01/2016
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    40
    Posts
    65
    Agradecimentos: 0
    Estou curtindo demais esse fórum. Com certeza estou aprendendo muito com vocês. Coloquei essa questão porque sempre tive dúvidas sobre como ela se comporta na água, não só ela mas as viaturas no geral.

    Acabei de pegar minha viatura e mesmo se estivesse com ela realmente só passaria em caso de vida ou morte, mas que a parte do juízo tentaria ir embora e que daria vontade de passar não posso negar. Kkkkkkk

    Passo todo dia por esse lugar, Do lado do ônibus tem um buraco enorme e mais a direita é um corrego.onde o ônibus tentou passar é a parte mais funda,pela outra mão de direção o nível da água é bem mais baixo.
    Obrigado por responderem, vocês são fera.

    Além do snorkel,quais outros acessórios usam para proteger as partes vitais da viatura?
    4X4 Brasil
    -----------------------------------------------------
    Jeepinho - Tracker 2008 - Rivotril

  • #8
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Citação Postado originalmente por Viniii_vps Ver Post
    Estou curtindo demais esse fórum. Com certeza estou aprendendo muito com vocês. Coloquei essa questão porque sempre tive dúvidas sobre como ela se comporta na água, não só ela mas as viaturas no geral.

    Acabei de pegar minha viatura e mesmo se estivesse com ela realmente só passaria em caso de vida ou morte, mas que a parte do juízo tentaria ir embora e que daria vontade de passar não posso negar. Kkkkkkk

    Passo todo dia por esse lugar, Do lado do ônibus tem um buraco enorme e mais a direita é um corrego.onde o ônibus tentou passar é a parte mais funda,pela outra mão de direção o nível da água é bem mais baixo.
    Obrigado por responderem, vocês são fera.

    Além do snorkel,quais outros acessórios usam para proteger as partes vitais da viatura?
    Sobre sua última pergunta, ainda falando de travessias na água ou no geral?

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #9
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Viniii_vps Ver Post
    Estou curtindo demais esse fórum. Com certeza estou aprendendo muito com vocês. Coloquei essa questão porque sempre tive dúvidas sobre como ela se comporta na água, não só ela mas as viaturas no geral.

    Acabei de pegar minha viatura e mesmo se estivesse com ela realmente só passaria em caso de vida ou morte, mas que a parte do juízo tentaria ir embora e que daria vontade de passar não posso negar. Kkkkkkk

    Passo todo dia por esse lugar, Do lado do ônibus tem um buraco enorme e mais a direita é um corrego.onde o ônibus tentou passar é a parte mais funda,pela outra mão de direção o nível da água é bem mais baixo.
    Obrigado por responderem, vocês são fera.

    Pelo que falou, a tracker passaria ali em 4x2 com os 02 pés na costas,MAS NÃO O INCENTIVO A FAZE-LO, SE DÁ M, O PREJU É GRAAANNNDEEEEEEEEEEEEE.

    Além do snorkel,quais outros acessórios usam para proteger as partes vitais da viatura?
    Protetores de carter, cambio, tanque, se for tratoriza-la a lista é grande.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/01/2016
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    40
    Posts
    65
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Sobre sua última pergunta, ainda falando de travessias na água ou no geral?

    Abraço,

    Miranda
    Em Travessias na água Miranda_MG...
    -----------------------------------------------------
    Jeepinho - Tracker 2008 - Rivotril

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/01/2016
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    40
    Posts
    65
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    Protetores de carter, cambio, tanque, se for tratoriza-la a lista é grande.
    Obrigado Arildo Eletricista...

    ...Qual pneu você está usando na sua viatura (a sua tem lift "1 né?). E sabe dizer se os pneus 225/70 cabem na TK original ?
    -----------------------------------------------------
    Jeepinho - Tracker 2008 - Rivotril

  • #12
    Bom dia pessoal. Eu tenho um Jimny com suspensão original, porém equipado com Snorkel. Vou relatar duas situações acho que pode ajudar a se pensar nesses casos também.
    Em janeiro eu atravessei uns 150 metros de uma estrada de terra alagada, com água batendo nos faróis do Jimny e em alguns trechos aonde a água cobria o capô. Eu estava puxando uma carretinha com 500 kg e o jipe estava carregado de carga. A água estava calma e sem correnteza. A travessia foi tranquila, 1a reduzida e andando de boa.
    Ontem aqui na minha cidade uma estrada de terra ficou alagada. Uns 150 metros alagados, água na altura do capô e o carro vazio sem puxar nenhuma carretinha. Nesse segundo caso, foi mais tenso que o primeiro por causa da forte correnteza. Mesmo sem carga eu usei a 1a reduzida e tive que acelerar bem mais para vencer a grande força da água.
    Resumindo: além da preparação necessária do jipe e da profundidade da água (na dúvida desce do carro e confere in loco), observe também a força da correnteza!!!! E sempre que tiver dúvida NÃO VÁ!!! Preserve sua vida e seu jipe!!!!
    Abraços e boas aventuras!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 1
      Última resposta: 19/05/2014, 07:34
    2. onde passa jeep passa gaiola e baja?
      Por Ninja4x2 no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 140
      Última resposta: 18/10/2012, 18:54
    3. samurai falhando passa na agua
      Por gustavo 4x4 no fórum Suzuki
      Respostas: 19
      Última resposta: 06/10/2012, 10:57
    4. Passa 15
      Por w@ldo no fórum Trilhas
      Respostas: 10
      Última resposta: 25/04/2006, 22:19

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade