x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/01/2013
    Local
    Eusébio/CE
    Idade
    40
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Roda Livre Automática: Dúvida!




    Amigos seguinte, tenho um vitara 1997 metal top 02 portas todo original.
    Ando fazendo algumas trilhas leves pela praia, dunas, etc... Lá vai as dúvidas..
    1 - Estou com o 4x4 engatado e saio da areia e entro no asfalto, mas logo a frente vou pegar areia denovo. Tem necessidade de voltar pro 4x2 e desengatar a roda livre automatica? Ou posso continuar com o 4x4 pelo asfalto normal, tem algum problema?
    2 - No caso se referindo a ultima pergunta, posso apenas voltar pro 4x2 e não desengatar a roda livre automática?
    3 - Me falaram que eu com a roda livre engata e estando no 4x2, se eu quiser mudar pra 4x4 em movimento pode. Procede?

    Obrigado pela as ajudas!!!

  • #2
    PHenrique, a roda livre é automatica ou manual? Se for automatica, ela engata e desengata conforme a tração é engatada. Se ela for manual, ai poderia deixar ela engatada (4x4 lock) e desengatar a alavanca do 4x4 no asfalto e somente engatar a alavanca 4x4 na terra/areia. Deve-se evitar o 4x4 em terrenos com aderência, porque vai dar uma forçada no sistema, mas também nada que vá "explodir tudo" se andar na manha...
    Abraços

  • #3
    Usuário Avatar de Buno Ventura
    Entrada
    30/01/2010
    Local
    Nova almeida Serra/ES
    Idade
    40
    Posts
    116
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Led Ver Post
    PHenrique, a roda livre é automatica ou manual? Se for automatica, ela engata e desengata conforme a tração é engatada. Se ela for manual, ai poderia deixar ela engatada (4x4 lock) e desengatar a alavanca do 4x4 no asfalto e somente engatar a alavanca 4x4 na terra/areia. Deve-se evitar o 4x4 em terrenos com aderência, porque vai dar uma forçada no sistema, mas também nada que vá "explodir tudo" se andar na manha...
    Abraços
    So um detalhe a roda livre automática para desengatar tem de dar re se ela foi engatada para frente, então mesmo se ele voltar para 4x2 e não der ré ela vai permanecer engatada.

    No meu eu mudo para 4x2 e permaneço com a roda livre engatada mesmo durante a trilha e volto a 4x4 diversas vezes durante o trajeto sem ocorrer avarias só desengato a roda livre quando vou aumentar a velocidade acima de 60 km/h ou no final do passeio..

    Abraços

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/01/2013
    Local
    Eusébio/CE
    Idade
    40
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Então no caso eu deixo a roda livre engatada no 4x2 e na hora de usar o 4x4 novamente posso passar com o carro em movimento?

  • #5
    Usuário Avatar de mackjunqueira
    Entrada
    31/10/2003
    Local
    Jaboticabal/SP
    Posts
    148
    Agradecimentos: 0
    Não há problemas andar com o 4x4 no asfalto. Eu tem um GV 2000 e mesmo em asfalto com chuva e costumo ligar o 4x4. Da mais aderência e segurança!
    E assim vou levando a vida!
    Grand Vitara - 2.0 16v - 2'', BF All 235/70 16

  • #6
    Usuário Avatar de Buno Ventura
    Entrada
    30/01/2010
    Local
    Nova almeida Serra/ES
    Idade
    40
    Posts
    116
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por PHenriqueCE Ver Post
    Então no caso eu deixo a roda livre engatada no 4x2 e na hora de usar o 4x4 novamente posso passar com o carro em movimento?
    Não e aconselhado mas pode sim em baixas velocidades.

  • #7
    Usuário Avatar de Buno Ventura
    Entrada
    30/01/2010
    Local
    Nova almeida Serra/ES
    Idade
    40
    Posts
    116
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por mackjunqueira Ver Post
    Não há problemas andar com o 4x4 no asfalto. Eu tem um GV 2000 e mesmo em asfalto com chuva e costumo ligar o 4x4. Da mais aderência e segurança!
    O GV não tem roda livre o acionamento e pneumático mas tbm não se deve acionar com o veiculo em movimento., no asfalto com baixa aderência (fortes chuvas) pode usar a tração mas no ceco o risco de forçar o conjunto e grande....

  • #8
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por PHenriqueCE Ver Post
    Então no caso eu deixo a roda livre engatada no 4x2 e na hora de usar o 4x4 novamente posso passar com o carro em movimento?
    Henrique,

    Se a roda livre é automática no manual diz para não engatar a tração em movimento. Acredito que depois de desligar a tração mesmo sem dar ré a roda livre pode desengatar.
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #9
    Usuário
    Entrada
    28/01/2013
    Local
    Eusébio/CE
    Idade
    40
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Certo, entendi. MUITO OBRIGADO.
    Só tenho mais uma dúvida: No caso há algum problema eu andar com a roda livre engatada no 4x2? Pergunto isso porque pra não ter que ficar dando ré sempre que for mudar pro 4x2. Fazemos muitas trilhas mistas aqui e chegou a ter vezes que tive que dá a ré pra desengatar a roda livre umas 8 vezes... kkk

  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Pode haver alguns problemas:
    Mesmo que vc desligue a tração na alavanca de acionamento, como a roda livre está acionada, o conjunto dianteiro continua rodando...
    Pra não ter problemas, não andar acima de 60 km/h com a roda livre engatada, e não andar por longos trechos assim...pra não forçar o conjunto...
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Eu troquei a roda livre automática por uma manual da AVM...na segunda trilha de barro aqui, quando precisei dela, a danada não acionou....
    Uso da seguinte forma, chego na trilha, travo as borboletas da roda em 4x4, e durante a trilha mudo várias vezes de 4x2 para 4x4, sempre não passando de 50 km/h; para ligar ou desligar a tração, paro o caro, coloco no neutro e aciono a alavanca.
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #12
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por tjflorindo Ver Post
    Pode haver alguns problemas:
    Mesmo que vc desligue a tração na alavanca de acionamento, como a roda livre está acionada, o conjunto dianteiro continua rodando...
    Pra não ter problemas, não andar acima de 60 km/h com a roda livre engatada, e não andar por longos trechos assim...pra não forçar o conjunto...
    Na verdade não tem problema andar com a roda livre engatada...
    A roda livre serve apenas para poupar o sistema de eixos dianteiros de desgaste desnecessário já que na maior parte do tempo não está sendo usado. Também diminui a resistência ao deslocamento do veiculo já que, com a roda livre desengatada, o sistema de eixos dianteiros não gira.
    De fato é melhor desengatar a roda livre para um trecho longo sem tração. Mas quanto a velocidade não vejo problemas.

    P.S.
    Tava lendo o manual agora e descobri uma informação conflitante.
    Na seção "utilizando a alavanca de transferência" diz o seguinte:
    "Se o veículo for equipado com rodas-livres de acionamento automático, certifique-se de parar completamente o veículo antes de efetuar mudanças entre 2H e 4H."

    Mas na seção "Roda Livre de Acionamento Automático" tem um item que diz o seguinte:
    "Quando as rodas de acionamento automático estiverem acionadas, você poderá alternativamente operar em 4x2 ou 4x4, posicionando a alavanca de transferência em "2H" ou "4H" com o veículo em movimento, se estiver em trajetória retilínea."

    Agora não sei mas de nada... rsrsrsrs
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Roda Livre Automatica AVM
      Por Carlos_bass no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 27
      Última resposta: 04/04/2011, 09:30
    2. Roda Livre AVM Automatica- CJ5
      Por nino-ed no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/05/2010, 18:58
    3. Roda livre automatica
      Por ericteles54 no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 06/02/2007, 13:29
    4. roda livre automática AVM
      Por Nilton Mattos da Silva no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 06/07/2004, 08:37
    5. RODA-LIVRE AUTOMÁTICA>>>>>>>>>>
      Por Jameson Andrade no fórum Jeep Willys
      Respostas: 51
      Última resposta: 27/04/2004, 15:08

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade