x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 68
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5

    4Jimny - Alarme, controle dos vidros, travamento das portas e outros - Sugestões




    Prezados colegas.

    Estou testando um módulo que chamo CXT para termos 4x2 com reduzida ou o modo 2WD-L em asfalto ou qualquer tipo de piso sem danificar a transmissão. O funcionamento está explicado no vídeo a seguir:



    Agora quero projetar e desenvolver um módulo do mesmo tipo para alarme, controle dos vidros, travamento das portas e eventualmente algum outro item de conforto. Será um módulo do tipo "plug and play" e instalação como no vídeo acima, sem cortar nenhum fio, soltando uns conectores e ligando outros, em minutos e sem perda da garantia.

    Gostaria de receber sugestões, não só para o módulo 2WD-L do vídeo acima mas para este novo módulo.

    O que estou imaginando como ponto de partida seria:

    ALARME:

    1) Ativado/desativado, pelo controle remoto das portas. Caso a porta seja aberta pela chave temos X segundos para colocar a chave na ignição caso contrário irá disparar. Também será ativado pelo fechamento da porta com chave. Ou seja, também funciona com a chave reserva.

    2) Alerta sonoro, pela buzina original, e luminoso pelo pisca alerta.

    3) Sensor para remoção da capa do estepe ou retirada deste. Acho que um parafuso atual do suporte do estepe pode ser trocado por outro, furado ao longo do eixo central, para a colocação do sensor. Fiação por dentro da porta traseira só até o botão de porta aberta.

    4) Bloqueio do veículo pela interrupção da comunicação entre o imobilizador (ICM) e a injeção (ECU). Isto não permite ligar o motor e não há perigo de desligá-lo acidentalmente em movimento.

    VIDROS:

    1) Fechamento automático dos vidros quando da ativação do alarme.

    2) Controle dos vidros habilitado em qualquer posição da chave de ignição. Acho particularmente irritante ter que ligar a chave para acionar os vidros.

    3) Temporizador que ainda permite o acionamento dos vidros X segundos após remover a chave do contato.

    TRAVA DAS PORTAS:

    1) Travamento automático ao atingir a velocidade de X km/h.

    2) Destravamento automático ao retirar a chave de ignição do contato.


    A seguir algumas idéias (malucas?). Numa fase de projeto, ("brainstorm") é mais fácil retirar idéias malucas do que depois ter que acrescentar o necessário.

    - Piscar a luz interna alternando com o pisca-alerta no caso de disparo?

    - Sirene além da buzina?

    - Som diferenciado tipo combinação de toques longo/curto alternado?

    - Piscar o farol?

    - Sensor para abertura do capo do motor?

    - Destravamento das portas por um toque rápido no botão do pisca-alerta no centro do painel?

    - Manter o rádio alimentado durante a partida? Irritante o fato de, por exemplo, o motor morrer e ao dar a partida a central multimídia perde a programação/muda tela do GPS, sai da música no USB e vai para rádio AM com música ........... (preencha aqui o estilo odiado).

    Quaisquer comentários e sugestões serão bem recebidos. Especialmente de quem já tem um alarme e notou alguma deficiência ou tem alguma facilidade não lembrada aqui. Já recebi alguns comentários noutro post sobre outros assuntos e agradeço novamente a todos e em especial ao Wagner4wd.

    Então... aguardo comentários, críticas e sugestões, grato...
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #2
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Sassagudo, parabéns pelas ideias e iniciativa!!! show de bola mesmo...

    esse modo 2WD-L é muito interessante! pode ser bastante útil em determinadas situações..... já estava acompanhando suas ideias desde o outro tópico..... não sei se eu usaria para trânsito essas coisas, mas já passei por situações que esse modo seria muito útil, até para poupar um pouco da embreagem... principalmente para arrancar em condições um pouco mais adversas, já parei o carro em estradinhas de terra em algumas situações que para sair de 4x2 foi um esforço... e vc acaba pensando, não vou ligar 4x4 e reduzida só para isso.. e nisso a embreagem sente né.... hehehe

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Sassagudo, parabéns pelas ideias e iniciativa!!! show de bola mesmo...

    esse modo 2WD-L é muito interessante! pode ser bastante útil em determinadas situações..... já estava acompanhando suas ideias desde o outro tópico..... não sei se eu usaria para trânsito essas coisas, mas já passei por situações que esse modo seria muito útil, até para poupar um pouco da embreagem... principalmente para arrancar em condições um pouco mais adversas, já parei o carro em estradinhas de terra em algumas situações que para sair de 4x2 foi um esforço... e vc acaba pensando, não vou ligar 4x4 e reduzida só para isso.. e nisso a embreagem sente né.... hehehe

    abs!
    Bom dia Jorge.

    Obrigado pelas suas palavras!

    O modo 2WD-L tem sido útil também para rebocar carretinha com moto ou jet-sky. Fica muito fácil manobrar e dirigir em subidas e descidas. Lento, tranquilo, com a força de um trator e sem forçar nada.

    Nas descidas a reduzida dobra o freio motor e facilita a condução, segurança e poupa muito os freios.

    E descobri que poupa combustível. Pelo seguinte, estou estudando o motor para construir um módulo para aumentar a potência. O Swift 1.3, mesmo motor, tem 92 HP. Fazendo umas medições descobri que a ECU corta a injeção quando se tira o pé do acelerador e a rotação do motor está acima de 2000 RPM, abaixo disto volta a injetar. Então usando o 2WD-L e marcha apropriada é mais fácil manter o motor acima disso, ou seja, sem injeção de combustível e economizando.

    Aliás fica a dica aos colegas do fórum: sempre que estivermos parando, qualquer que seja o modo da tração, pé fora do acelerador, reduzir as marchas e manter o motor acima de 2000 RPM enquanto possível. Poupa combustível e freios.

    Abs.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #4
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Bom dia Jorge.

    Obrigado pelas suas palavras!

    O modo 2WD-L tem sido útil também para rebocar carretinha com moto ou jet-sky. Fica muito fácil manobrar e dirigir em subidas e descidas. Lento, tranquilo, com a força de um trator e sem forçar nada.

    Nas descidas a reduzida dobra o freio motor e facilita a condução, segurança e poupa muito os freios.

    E descobri que poupa combustível. Pelo seguinte, estou estudando o motor para construir um módulo para aumentar a potência. O Swift 1.3, mesmo motor, tem 92 HP. Fazendo umas medições descobri que a ECU corta a injeção quando se tira o pé do acelerador e a rotação do motor está acima de 2000 RPM, abaixo disto volta a injetar. Então usando o 2WD-L e marcha apropriada é mais fácil manter o motor acima disso, ou seja, sem injeção de combustível e economizando.

    Aliás fica a dica aos colegas do fórum: sempre que estivermos parando, qualquer que seja o modo da tração, pé fora do acelerador, reduzir as marchas e manter o motor acima de 2000 RPM enquanto possível. Poupa combustível e freios.

    Abs.
    Muito interessante!!! parabéns novamente pelo empenho em melhorar o nosso já excelente jipe!!!!

    desse jeito, daqui a pouco a Suzuki vai te contratar.... heheheeheh eles precisam de gente assim... que entende e quer melhorar o Jimny com soluções simples!!!

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/04/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Prezados colegas.

    Estou testando um módulo que chamo CXT para termos 4x2 com reduzida ou o modo 2WD-L em asfalto ou qualquer tipo de piso sem danificar a transmissão. O funcionamento está explicado no vídeo a seguir:

    Agora quero projetar e desenvolver um módulo do mesmo tipo para alarme, controle dos vidros, travamento das portas e eventualmente algum outro item de conforto. Será um módulo do tipo "plug and play" e instalação como no vídeo acima, sem cortar nenhum fio, soltando uns conectores e ligando outros, em minutos e sem perda da garantia.

    Gostaria de receber sugestões, não só para o módulo 2WD-L do vídeo acima mas para este novo módulo.

    O que estou imaginando como ponto de partida seria:
    Muito bacana, me põe na lista de clientes! Vou dar minha opinião nos itens abaixo.

    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    ALARME:
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post

    1) Ativado/desativado, pelo controle remoto das portas. Caso a porta seja aberta pela chave temos X segundos para colocar a chave na ignição caso contrário irá disparar. Também será ativado pelo fechamento da porta com chave. Ou seja, também funciona com a chave reserva.

    2) Alerta sonoro, pela buzina original, e luminoso pelo pisca alerta.
    Estes itens acima não seriam a minha prioridade.

    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    3) Sensor para remoção da capa do estepe ou retirada deste. Acho que um parafuso atual do suporte do estepe pode ser trocado por outro, furado ao longo do eixo central, para a colocação do sensor. Fiação por dentro da porta traseira só até o botão de porta aberta.

    4) Bloqueio do veículo pela interrupção da comunicação entre o imobilizador (ICM) e a injeção (ECU). Isto não permite ligar o motor e não há perigo de desligá-lo acidentalmente em movimento.
    Aqui já gostei, achei bem interessante.

    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    VIDROS:

    1) Fechamento automático dos vidros quando da ativação do alarme.

    2) Controle dos vidros habilitado em qualquer posição da chave de ignição. Acho particularmente irritante ter que ligar a chave para acionar os vidros.

    3) Temporizador que ainda permite o acionamento dos vidros X segundos após remover a chave do contato.
    Meus vidros fecham automaticamente, acho bem útil. 2 e 3 também são úteis, apesar de que talvez 2 gaste muita bateria ao longo do tempo.

    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    TRAVA DAS PORTAS:
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post

    1) Travamento automático ao atingir a velocidade de X km/h.

    2) Destravamento automático ao retirar a chave de ignição do contato.
    1 é essencial, acho. 2 bom, mas menos importante.

    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    A seguir algumas idéias (malucas?). Numa fase de projeto, ("brainstorm") é mais fácil retirar idéias malucas do que depois ter que acrescentar o necessário.

    - Piscar a luz interna alternando com o pisca-alerta no caso de disparo?

    - Sirene além da buzina?

    - Som diferenciado tipo combinação de toques longo/curto alternado?

    - Piscar o farol?

    - Sensor para abertura do capo do motor?

    - Destravamento das portas por um toque rápido no botão do pisca-alerta no centro do painel?

    - Manter o rádio alimentado durante a partida? Irritante o fato de, por exemplo, o motor morrer e ao dar a partida a central multimídia perde a programação/muda tela do GPS, sai da música no USB e vai para rádio AM com música ........... (preencha aqui o estilo odiado).

    Quaisquer comentários e sugestões serão bem recebidos. Especialmente de quem já tem um alarme e notou alguma deficiência ou tem alguma facilidade não lembrada aqui. Já recebi alguns comentários noutro post sobre outros assuntos e agradeço novamente a todos e em especial ao Wagner4wd.

    Então... aguardo comentários, críticas e sugestões, grato...
    Estas ideias são meio "avançadas" demais. Gosto de manter o rádio ligado enquanto dá a ignição, mas acredito que isto não ocorra para não dar um pico de energia e queimar o rádio durante o momento de ligar o carro.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    23/08/2015
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    36
    Posts
    77
    Agradecimentos: 2
    Sassagudo bem bacana suas ideias. Eu instalei na CSS o alarme e módulo de travamento de portas. Confesso que não gostei muito do funcionamento. Digo isso, pois o módulo de travamento age de modo estranho, até indaguei na CSS, mas me disseram que é normal dessa forma. Quando entro no carro e giro a chave, sem dar partida, só ligando a parte elétrica ele tranca as portas, mas quando eu giro, dando partida, as portas se destravam e travam novamente. Outra coisa, se eu ligar o carro com porta aperta e fechar a porta e andar com ele, tenho que travar manualmente, pois não trava automaticamente. Detalhe, foram cortados fios pela CSS para executar esse serviço.
    Quer acompanhar minhas aventuras? Basta me seguir no Instagram @decomedrj

  • #7
    Usuário Avatar de wagner4wd
    Entrada
    02/11/2007
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    254
    Agradecimentos: 4
    [QUOTE=Sassagudo;2331754]Prezados colegas.

    Estou testando um módulo que chamo CXT para termos 4x2 com reduzida ou o modo 2WD-L em asfalto ou qualquer tipo de piso sem danificar a transmissão. O funcionamento está explicado no vídeo a seguir

    Esse modulo CXT pelo que pude perceber pelo video ficou ótimo, não acho que precise mudar nada

    Agora quero projetar e desenvolver um módulo do mesmo tipo para alarme, controle dos vidros, travamento das portas e eventualmente algum outro item de conforto. Será um módulo do tipo "plug and play" e instalação como no vídeo acima, sem cortar nenhum fio, soltando uns conectores e ligando outros, em minutos e sem perda da garantia.

    Gostaria de receber sugestões, não só para o módulo 2WD-L do vídeo acima mas para este novo módulo.

    O que estou imaginando como ponto de partida seria:

    ALARME:

    1) Ativado/desativado, pelo controle remoto das portas. Caso a porta seja aberta pela chave temos X segundos para colocar a chave na ignição caso contrário irá disparar. Também será ativado pelo fechamento da porta com chave. Ou seja, também funciona com a chave reserva.

    Ótima ideia, tenho um alarme positron que tem mais ou menos essa função, se vc desativar o alarme pelo controle, vindo do mercado por exemplo e abrir o porta malas pra colocar as compras E NÃO ABRIR NENHUMA PORTA depois de X segundos o alarme se auto aciona sozinho mas não dipara...acho interessante além de acionar -travar as portas- disparar tambem pq indica uma ação não usual

    2) Alerta sonoro, pela buzina original, e luminoso pelo pisca alerta.

    3) Sensor para remoção da capa do estepe ou retirada deste. Acho que um parafuso atual do suporte do estepe pode ser trocado por outro, furado ao longo do eixo central, para a colocação do sensor. Fiação por dentro da porta traseira só até o botão de porta aberta.

    Esse sensor seria ligado ao alarme? tipo: o jipe está estacionado e alarme acionado, se tentarem retirar o estepe o sensor em tese nele instalado acionaria o alarme com sinal sonoro/luminoso e consequentemente bloqueio da operação do jipe?

    4) Bloqueio do veículo pela interrupção da comunicação entre o imobilizador (ICM) e a injeção (ECU). Isto não permite ligar o motor e não há perigo de desligá-lo acidentalmente em movimento.

    Acho que esse tipo de bloqueio é o mais indicado, visto que o corte da alimentação da bomba de combustivel não é recomendável para bloqueio do veículo ( pelo menos os fabricantes de bloqueadores não recomendam)
    Eu sou fã do famosos botões secretos que funciona com os interruptores de porta, que vc entra no carro dá a partida e, se não acionar, o veiculo é bloqueado X segundos depois, ACHO QUE ESSE ITEM SERIA MUITO INTERESSANTE NO SEU PROJETO, `so acho que o temporizador dessa função deveria ser um pouco maior do que os bloqueadores atuais permitem, numa situação de roubo a mão armada até o ladrão te render entrar no carro e sair o bloqueador ja disparou e bloqueou o carro não dando tempo pra vc fugir e vc correndo o risco de levar um tiro...

    VIDROS:

    1) Fechamento automático dos vidros quando da ativação do alarme.

    É de praxe..aliás acho que todo carro que sai de fabrica com alarme deveria subir o vidros, acho absurdo comprar um carro 0km com alarme e travamento central e não subir os vidros, ai vc instala um modulo de subida numa loja de acessorios e ele conflita com outras funções do carro. Por ex, no meu fit quando comprei tinha um alarme positron que não é original do carro, ai mandei instalar o modulo, depois disso o botão que trava/destrava as portas não destrava mais só trava..

    2) Controle dos vidros habilitado em qualquer posição da chave de ignição. Acho particularmente irritante ter que ligar a chave para acionar os vidros.

    Eu tambem odeio ter que virar a chave pra operar os vidros,

    3) Temporizador que ainda permite o acionamento dos vidros X segundos após remover a chave do contato.

    Eu tive um omega 94 que era assim, depois de desligar o carro e tirar o chave os botões permaneciam energizados durante x segundos, mas se vc já tem um alarme que sobe os vidros depois de acionado pra que um temporizador? vc desce do carro aciona o alarme e os vidros sobem, visto que na opção 2 vc já menciona que os botoes do vidros vão ficar energizados ininteruptamente se a chave permanecer inserida.

    TRAVA DAS PORTAS:

    1) Travamento automático ao atingir a velocidade de X km/h.

    concordo

    2) Destravamento automático ao retirar a chave de ignição do contato.

    concordo tambem

    A seguir algumas idéias (malucas?). Numa fase de projeto, ("brainstorm") é mais fácil retirar idéias malucas do que depois ter que acrescentar o necessário.

    - Piscar a luz interna alternando com o pisca-alerta no caso de disparo?

    Boa ideia

    - Sirene além da buzina?

    Acho que a buzina é suficiente e no caso do Jimny já é bem alta

    - Som diferenciado tipo combinação de toques longo/curto alternado?

    - Piscar o farol?

    ajuda tambem

    - Sensor para abertura do capo do motor?

    acho bom..

    - Destravamento das portas por um toque rápido no botão do pisca-alerta no centro do painel?

    O Jimny já não tem um botão de trava/destrava das portas? É serio não reparei isso nos jimnys que vi testei...

    - Manter o rádio alimentado durante a partida? Irritante o fato de, por exemplo, o motor morrer e ao dar a partida a central multimídia perde a programação/muda tela do GPS, sai da música no USB e vai para rádio AM com música ........... (preencha aqui o estilo odiado).

    acho que isso tem a ver com a saude da bateria tambem, no meu fit quando a bateria era novinha eu dava a partida e a central multimidia nao desligava, depois de uns meses/ano de vida da bateria percebi que a central já desliga quando dá a partida, lembrando que minha central está ligada no alarme positron que instalei, quando desaciono o alarme e entro no carro para dar a partida o a central já está ligada...ai dou a partida e ela desliga e volta instantes depois ( mas volta na tela que estava não muda nada )

    Quaisquer comentários e sugestões serão bem recebidos. Especialmente de quem já tem um alarme e notou alguma deficiência ou tem alguma facilidade não lembrada aqui. Já recebi alguns comentários noutro post sobre outros assuntos e agradeço novamente a todos e em especial ao Wagner4wd.

    Obrigado pela menção

    Então... aguardo comentários, críticas e sugestões, grato...
    4X4 Brasil
    Wagner Pinho
    Jimny 2012 Street Bf Goodrich All Terrain 215/75/15

  • #8
    Usuário
    Entrada
    16/11/2015
    Local
    Guaíba/RS
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa noite pessoal, minha primeira postagem no fórum!

    Segue minha contribuição de idéias...

    Alguns carros (ex: da Fiat), possuem um sistema de abertura dos vidros, mantendo o botão do chaveiro de abertura das portas pressionados por alguns (segundos?). Legal para dias quentes, onde próximo ao carro (com segurança claro), é bem valido já ir abrindo os vidros para retirar o "bafo" quente de dentro.

    No mais, parabéns Sassagudo pelas ótimas idéias e iniciativas.

    []'s
    Gustavo

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/09/2015
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    40
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Puxa man, parabéns pelo trampo e pela iniciativa, por enquanto sou apenas um admirador desse universo mas atitudes cm a sua nos inspiram. Acompanhando e aguardando mais novidades. Abraços
    "O trabalho deve servir à vida, não a vida ao trabalho"

  • #10
    Usuário
    Entrada
    06/11/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    32
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Eu nem tenho o Jimny ainda, só fiz o TD e quero comprar um, mas já fico interessado nesses seus módulos ai hehehe.

    São todas ideias excelentes, mas essa do estepe é sensacional, deveria vir aplicado em todo carro que o estepe fica na tampa!

    Uma ideia, li aqui no fórum que o freio ABS atrapalha nas trilhas... Se atrapalhar mesmo, seria interessante poder desligar ele hein...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por GRU_SP Ver Post
    Eu nem tenho o Jimny ainda, só fiz o TD e quero comprar um, mas já fico interessado nesses seus módulos ai hehehe.

    São todas ideias excelentes, mas essa do estepe é sensacional, deveria vir aplicado em todo carro que o estepe fica na tampa!

    Uma ideia, li aqui no fórum que o freio ABS atrapalha nas trilhas... Se atrapalhar mesmo, seria interessante poder desligar ele hein...
    Obrigado pelas palavras Bruno e GRU!

    Estou fechando o projeto do alarme e tem mais duas idéias: controlar a chave de ignição para não dar nova partida em cima do motor já girando (absurdo a falta dessa trava na chave) e uma temporização do farol para iluminar o pedaço durante X segundos após o travamento com um toque longo.

    Quanto ao ABS nunca tive problemas nas minhas andanças. Muitas motos de trilha tem a opção de desligar.

    Mas descobri um jeito de desliga-lo no Jimny. Acho que em outros Suzuki deve ser parecido. No manual de serviço, parte elétrica, reparei que o módulo ABS tem um sensor no interruptor da lampada do freio para confirmar o funcionamento do sensor principal no pedal de freio. Funciona da seguinte forma: se na partida o freio não está acionado mas existe informação de luz do freio acesa, portanto um conflito entre sensores, a luz do ABS no painel acende e o ABS fica inativo. Não é erro permanente, num próximo ciclo de condução se a condição de falha não existir a lampada apaga e o ABS volta.

    Pois bem, diodos e resistor adequadamente colocados pode provocar essa falha ao dar partida desabilitando o ABS. Quando não quiser desliga-lo é só dar partida pisando no freio. Pode-se também colocar uma chavinha num fio do chicote ou retirar o fusível do ABS.

    Abs.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #12
    Usuário
    Entrada
    09/11/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    36
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Opa! Quando começar a vender avisa aqui no tópico!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 14/05/2022, 00:39
    2. Controle alarme/ portas defender 110 2003
      Por Miecz no fórum Land Rover
      Respostas: 30
      Última resposta: 07/10/2017, 05:22
    3. Desativando travamento de portas na Hilux
      Por FTCDS no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/04/2014, 22:37
    4. Respostas: 6
      Última resposta: 09/10/2013, 09:50
    5. Respostas: 26
      Última resposta: 16/07/2013, 17:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade