x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 68
  • #37
    Usuário
    Entrada
    27/10/2015
    Local
    Osasco/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0



    Uma pergunta bem besta: vc consegue controlar a frenagem das rodas pelo sistema de ABS? Tem informação da rotação de cada roda (não sei se tem sensor pra isso, imagino que tenha por causa do ABS). Fico pensando se não da pra montar um sistema blocante inteligente como o do jeep wrangler (não pra comercializar, mas mais pra brincar mesmo)

  • #38
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por odelot Ver Post
    Uma pergunta bem besta: vc consegue controlar a frenagem das rodas pelo sistema de ABS? Tem informação da rotação de cada roda (não sei se tem sensor pra isso, imagino que tenha por causa do ABS). Fico pensando se não da pra montar um sistema blocante inteligente como o do jeep wrangler (não pra comercializar, mas mais pra brincar mesmo)
    Olá Odelot.

    Não é pergunta besta não, muito pelo contrário.

    Daria para controlar sim e o novo Jimny japonês, com um novo ABS, faz isso como controle de estabilidade.

    O nosso Jimny tem um ABS mais primitivo de três canais. As rodas traseiras são controladas juntas, as dianteiras separadas. E não é só isso. O ABS "nacional" só alivia o freio para a roda não travar. Não tem, como o japonês, a possibilidade de aplicar o freio. Existem sensores nas quatro rodas.
    Se tivesse, aí sim, daria para implementar sua ideia. O controle de estabilidade funciona assim e junto com o controle do motor.

    Não conheço o blocante do Wrangler. Vou ver. Valeu a dica.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #39
    Usuário
    Entrada
    27/10/2015
    Local
    Osasco/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Que pena! Queria brincar com um arduininho controlando um dos eixos quando, eventualmente, eu ligasse o sistema da cabine.

    Tem uma explicação legal do BLD (brake locking differencial) nesse vídeo aqui em 16 minutos de video (já coloquei no link a parte exata)

  • #40
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por odelot Ver Post
    Que pena! Queria brincar com um arduininho controlando um dos eixos quando, eventualmente, eu ligasse o sistema da cabine.

    Tem uma explicação legal do BLD (brake locking differencial) nesse vídeo aqui em 16 minutos de video (já coloquei no link a parte exata)
    Tem muita coisa que dá prá brincar com o arduíno.

    Andei vendo a ligação do cabo do freio de mão nas panelas traseiras. Acho que dá para colocar um atuador linear ou rotativo em cada ramificação do cabo, e controlar com o micro.
    Existem sensores do ABS nas duas rodas traseiras fornecendo informação.

    Obrigado pela dica do vídeo!

    Até +
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #41
    Usuário
    Entrada
    09/05/2011
    Idade
    41
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Estou testando um módulo que chamo CXT para termos 4x2 com reduzida ou o modo 2WD-L em asfalto ou qualquer tipo de piso sem danificar a transmissão.

    Agora quero projetar e desenvolver um módulo do mesmo tipo para alarme, controle dos vidros, travamento das portas e eventualmente algum outro item de conforto. Será um módulo do tipo "plug and play" e instalação como no vídeo acima, sem cortar nenhum fio, soltando uns conectores e ligando outros, em minutos e sem perda da garantia.

    Gostaria de receber sugestões, não só para o módulo 2WD-L do vídeo acima mas para este novo módulo.
    Olá colega,
    Obrigado pela sua vontade em ajudar, curiosidade, por todo o conhecimento. Ainda não pude vender o meu veículo atual (Tracker) para comprar um Jimny japonês (2009 a 2012), mas já estou lendo e estudando o que posso.

    Tenho uma pergunta não relacionada e algumas sugestões sobre os seus projetos.
    Será que não tem como instalar as bolsas de Airbag, módulo do Airbag e ABS dos Jimnys modernos nos modelos japoneses? O ABS seria mais complicado pelos sensores e fiação, mas fiquei realmente interessado nos Airbags, já que, na minha ótica leiga, "bastaria" trocar o painel e o volante e instalar o módulo sem ligação com a ECU (ele deve funcionar de forma independente, apesar de não ter feedback da ECU). Mas voltando ao assunto do tópico, algumas sugestões:
    • Não fechar totalmente os vidros ou permitir desativar temporariamente a função de elevação de alguma forma. Em áreas mais seguras gosto de deixar uma fresta nas janelas para deixar sair o ar quente. Isso se torna mais viável ainda ao usar o vulgo quebra-vento/calha de chuva. Não é muito importante.
    • Seria possível ligar o alarme a algum tipo de rastreador? Há rastreadores que têm conexão para alarme de forma a "sentir" quando o alarme foi disparado e enviar mensagens pré-programadas.
    • Frequência intermitente da buzina informando "SMS" em código morse: “ . . . - - - . . . “. (Ponto é som curto, traço é som longo). Opcionalmente essa frequência poderia ser usada ao apertar um botão interno de pânico.
    • O alarme teria um temporizador razoável, por exemplo, 30 segundos, e caso não seja "desarmado" dentro de 5 minutos voltar a soar por mais 30 segundos, etc.? Em lugares remotos os ladrões esperam tranquilamente o alarme desativar sozinho.
    • Ainda não tenho o Jimny, então peço desculpas se esta sugestão não fizer sentido (dificuldade de acesso), mas destravar as portas não poderia ser feito em tandem ao destravar manualmente apenas a do motorista? Seria mais intuitivo para pessoas que desconhecem o veículo ao vender, emprestar, etc.


    Um forte abraço e reforço a minha gratidão pela sua iniciativa.

  • #42
    Usuário
    Entrada
    09/05/2011
    Idade
    41
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    E descobri que poupa combustível. Pelo seguinte, estou estudando o motor para construir um módulo para aumentar a potência.
    Eu tenho curiosidade sobre os geradores de hidrogênio que, quando bem feitos e instalados, não só reduzem significativamente o consumo de combustível como também diminuem muito a poluição causada pelos combustíveis fósseis e cuidam melhor da saúde do motor. Não tenho muita experiência neste fórum e não consegui mandar uma mensagem particular, então peço desculpas pela mensagem off-topic. Mas há vários circuitos eletrônicos que, já considerando o hidrogênio, permitem diminuir a injeção de combustível de forma programada e sob demanda ao alterar os sinais do sensor da sonda lambda, já que, ao perceber um excesso de oxigênio (o gerador de hidrogênio produz duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, com isso a proporção de oxigênio nos gases de escapamento é maior do que a que ele está programado para controlar), o sensor acusa mistura pobre a ECU injeta mais combustível. Pois bem. Entre o gerador, o Efie (como não consegui mandar mensagens particulares vou me abster de poluir a mensagem com links de exemplo) e o chip de potência seria possível ter muita economia ou muita força / economia média, tudo isso sem por em risco a saúde do motor com misturas pobres, etc.
    Quero com isso dizer que há outras pessoas que, como você, têm iniciativas com um potencial incrível, e gostaria de contribuir com o que já pesquisei sobre o assunto.
    Quanto às diferenças de rendimento e potência entre o motor do Swift e do Jimny, além das diferenças físicas de coletores etc. há também uma reprogramação diferente para ter mais torque (off-road, cidade, etc - Jimny) e potência (velocidade, diferencial alongado - Swift). Isso pode explicar o alto consumo em baixas rotações, uma vez que, por ter 16V (e apesar do sistema VVT compensar em parte essa limitação), o motor tem pouco torque e a engenharia programou um volume maior de injeção em baixas rotações. Isso pode ser bom para o uso versátil do dia-a-dia e pode ser desnecessário ao saber dirigir com mais técnica e paciência, ainda mais tendo o 2WD-L disponível para contornar a falta de torque.

    Abraço!

  • #43
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por nomad Ver Post
    Olá colega,

    Tenho uma pergunta não relacionada e algumas sugestões sobre os seus projetos.
    Será que não tem como instalar as bolsas de Airbag, módulo do Airbag e ABS dos Jimnys modernos nos modelos japoneses? O ABS seria mais complicado pelos sensores e fiação, mas fiquei realmente interessado nos Airbags, já que, na minha ótica leiga, "bastaria" trocar o painel e o volante e instalar o módulo sem ligação com a ECU (ele deve funcionar de forma independente, apesar de não ter feedback da ECU). Mas voltando ao assunto do tópico, algumas sugestões:
    • Não fechar totalmente os vidros ou permitir desativar temporariamente a função de elevação de alguma forma. Em áreas mais seguras gosto de deixar uma fresta nas janelas para deixar sair o ar quente. Isso se torna mais viável ainda ao usar o vulgo quebra-vento/calha de chuva. Não é muito importante.
    • Seria possível ligar o alarme a algum tipo de rastreador? Há rastreadores que têm conexão para alarme de forma a "sentir" quando o alarme foi disparado e enviar mensagens pré-programadas.
    • Frequência intermitente da buzina informando "SMS" em código morse: “ . . . - - - . . . “. (Ponto é som curto, traço é som longo). Opcionalmente essa frequência poderia ser usada ao apertar um botão interno de pânico.
    • O alarme teria um temporizador razoável, por exemplo, 30 segundos, e caso não seja "desarmado" dentro de 5 minutos voltar a soar por mais 30 segundos, etc.? Em lugares remotos os ladrões esperam tranquilamente o alarme desativar sozinho.
    • Ainda não tenho o Jimny, então peço desculpas se esta sugestão não fizer sentido (dificuldade de acesso), mas destravar as portas não poderia ser feito em tandem ao destravar manualmente apenas a do motorista? Seria mais intuitivo para pessoas que desconhecem o veículo ao vender, emprestar, etc.


    Um forte abraço e reforço a minha gratidão pela sua iniciativa.
    Boa tarde Nomad.

    Obrigado pelas suas palavras e incentivo.

    O módulo ABS conversa com a ECU e o controle de transmissão (TCM). Então acredito que a programação dda ECU e do TCM sejam diferentes nos veículos com ou sem ABS. Ao acrescentar o ABS acho que seria necessário trocar esses módulos.

    Já o Air Bag funciona sózinho. Acredito que instalando tudo funcionaria sem problemas.

    Quanto ao alarme mudei umas características:

    - Vidros: Se o controle remoto for acionado duas vezes seguidas os vidros descerão para sair aquele "bafo quente" quando do veículo estacionado sob sol intenso. Mas infelizmente não tem como deixar uma fresta (eu faço isso pois tenho calha).

    - Rastreador: deixei um fio de saída que quando do disparo do alarme gera um pulso que pode ser ligado a função de pânico que alguns rastreadores tem. Estes rastreadores, sem mensalidade, enviam um SMS quando da violação.

    - Som da buzina: exatamente! A buzina "toca" o SOS do código Morse e o pisca acende na mesma cadência. Assim fica fácil localizar o veículo no escuro num estacionamento enorme por exemplo.

    - Rearme: será repetitivo. Uma vez disparado a buzina para depois de um tempo. As setas não. Depois de um intervalo a buzina volta a soar. Isso será repetido 5 vezes.

    - Trava das portas: o Jimny destrava as portas quando da abertura manual da porta do motorista.

    Quanto ao assunto, muito interessante, do gerador de Hidrogênio responderei depois. Estou levantando uns dados sobre isso.

    Quanto ao Jimny você não se arrependerá. Além do custo/benefício único vc terá muitas outras alegrias.

    Grato novamente pelas palavras,

    Até +
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #44
    Usuário
    Entrada
    04/08/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    56
    Posts
    113
    Agradecimentos: 0
    Sassagudo, vc que é o nosso Professor Pardal, diga se acha possível, e principalmente viável, bolar uma forma de manter a iluminação do painel de instrumentos acesa o tempo todo, ao invés de somente ao ligar os faróis, pois num dia muito claro quase não enxergo os instrumentos. Senti muita falta desse recurso quando passei da TR4 pro Jimny.

    Um abraço meu caro,
    4X4 Brasil
    Ford Ranger 20/20 XLS 4x4 +BF AT 275/65R17
    Ex Jimny 4Sport 16/16
    Ex TR4 13/14


  • #45
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Roger_RJ Ver Post
    Sassagudo, vc que é o nosso Professor Pardal, diga se acha possível, e principalmente viável, bolar uma forma de manter a iluminação do painel de instrumentos acesa o tempo todo, ao invés de somente ao ligar os faróis, pois num dia muito claro quase não enxergo os instrumentos. Senti muita falta desse recurso quando passei da TR4 pro Jimny.

    Um abraço meu caro,
    Bom dia Roger.

    Muito obrigado pelas palavras!
    É um grande estímulo...

    Sabe que é uma excelente idéia?
    Eu mesmo já reclamei com os botões muitas vezes sobre isso. Ainda mais com a visão piorando pela idade.
    Pensei um pouco a respeito e acho que no alarme que estou desenvolvendo é possivel acrescentar a função.

    Vou refletir sobre essa forma de iluminação como um acessório simple a parte.
    Como o PiscaFreio aqui mostrado e anunciado no MercadoLivre.

    Grato novamente e abraços,

    Zé.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #46
    Usuário
    Entrada
    30/04/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    160
    Agradecimentos: 0
    José, por favor, é possível fazer um alarme de RPM, tocaria com 5.5oo rpm e com 6.300?
    Abraços
    Nascimento
    Jimny 4sun - Laranja Mecanica

  • #47
    Usuário Avatar de Laranjinha
    Entrada
    14/12/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    38
    Posts
    108
    Agradecimentos: 3
    José, tem alguma novidade sobre o desenvolvimento dos módulos?
    Léo - Jimny 4Sport (LARANJINHA)

  • #48
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por aviasom Ver Post
    José, por favor, é possível fazer um alarme de RPM, tocaria com 5.5oo rpm e com 6.300?
    Abraços
    Nascimento
    Olá Nascimento.
    Andei longe do fórum ultimamente.
    Sim. É possível. O único problema seria encontrar e comprar os conectores do painel.
    Para fazer instalação "plug and play" sem cortar fios.
    Abs.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 14/05/2022, 00:39
    2. Controle alarme/ portas defender 110 2003
      Por Miecz no fórum Land Rover
      Respostas: 30
      Última resposta: 07/10/2017, 05:22
    3. Desativando travamento de portas na Hilux
      Por FTCDS no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/04/2014, 22:37
    4. Respostas: 6
      Última resposta: 09/10/2013, 09:50
    5. Respostas: 26
      Última resposta: 16/07/2013, 17:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade