x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 68
  • #25
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5



    Citação Postado originalmente por HBO Ver Post
    Sassagudo, estou começando a ler seus posts, me interessei pelo 4x2L, e pelo modulo de potencia, poderia dar mais detalhes dos custos e se vc já tem para venda?
    Boa tarde HBO.

    O módulo para o 4x2 LOW (reduzida só com tração traseira para uso em asfalto) e o PiscaFreio (para evitar colisão traseira) já estão bem testados e vendo-os no MercadoLivre:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ida-4jimny-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...reio-jimny-_JM

    Terminei um alarme de pressão de óleo e um modulador de farol para evitar colisões dianteiras. Logo posto um vídeo aqui.
    O alarme de pressão se fez necessário pelo seguinte: reparei que quando o óleo esta ainda pouco acima do mínimo, quando de uma descida muito íngreme, a pressão do óleo caia acendendo a lampada momentaneamente. Mas sem chamar muito a atenção pois estava com a atenção voltada a conduzir o carro. Provavelmente nestes momentos o pescador de óleo no cárter aspirava ar. Dai o alarme.

    Agora estou desenvolvendo um alarme completo, plug and play, sem cortar fios com sugestões de colegas aqui neste post. Obrigado à todos novamente.

    Quanto a um módulo de potência, também plug and play, já comecei a projetar. Mas ainda estou medindo variáveis do motor M13A e etc. O objetivo inicial seria de 92 HP (igual ao Swift 1.3 com mesma taxa de compressão). Aproximadamente 10 % a mais dos originais 83 HP (o Jimny NÂO tem os 85 HP declarados). No limite gostaria de chegar aos 100 HP.

    O módulo também terá uma opção econômica onde se troca o ganho de potência por mais economia de combustível.
    Descobri, mas não sei pq, o motor do Jimny tem um comportamento diferente de outros motores abaixo de 2300 RPM com o pé fora do acelerador. Não tenho previsão ainda mas acho que até o final do primeiro semestre começo a testar.

    Agradeço o interesse e qualquer sugestão que possam dar.

    Até + ...

    Zé.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #26
    Usuário
    Entrada
    05/12/2014
    Local
    Joao Pessoa/PB
    Posts
    23
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Boa tarde HBO.


    Quanto a um módulo de potência, também plug and play, já comecei a projetar. Mas ainda estou medindo variáveis do motor M13A e etc. O objetivo inicial seria de 92 HP (igual ao Swift 1.3 com mesma taxa de compressão). Aproximadamente 10 % a mais dos originais 83 HP (o Jimny NÂO tem os 85 HP declarados). No limite gostaria de chegar aos 100 HP.

    O módulo também terá uma opção econômica onde se troca o ganho de potência por mais economia de combustível.
    Descobri, mas não sei pq, o motor do Jimny tem um comportamento diferente de outros motores abaixo de 2300 RPM com o pé fora do acelerador. Não tenho previsão ainda mas acho que até o final do primeiro semestre começo a testar.

    Agradeço o interesse e qualquer sugestão que possam dar.

    Até + ...

    Zé.
    Oi Sassagudo,

    Seus projetos estao cada vez mais interessantes. Estou acompanhando sempre por aqui.

    Tenho umas duvidas aqui:

    1. Sobre a potencia - Se o motor do jimny eh o mesmo do Swift, por que os dois tem potencias diferentes? Outra coisa: a potencia declarada seria com um giro muito alto. Considerando que anda-se em media entre 2000 e 3000 giros no dia a dia, voce saberia dizer qual a potencia despejada pelo motor nesse caso?

    2. Sobre a economia - eu percebi que o meu jimny fica mais consumidor se eu rodar com ele por volta dos 2000 giros. Quando vai chegando aos 3000 ele fica menos pinguço. Voce saberia dizer qual a faixa de rotaçao que daria uma maior economia no jipinho?

  • #27
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Bacanex Ver Post
    Oi Sassagudo,

    Seus projetos estao cada vez mais interessantes. Estou acompanhando sempre por aqui.

    Tenho umas duvidas aqui:

    1. Sobre a potencia - Se o motor do jimny eh o mesmo do Swift, por que os dois tem potencias diferentes? Outra coisa: a potencia declarada seria com um giro muito alto. Considerando que anda-se em media entre 2000 e 3000 giros no dia a dia, voce saberia dizer qual a potencia despejada pelo motor nesse caso?

    2. Sobre a economia - eu percebi que o meu jimny fica mais consumidor se eu rodar com ele por volta dos 2000 giros. Quando vai chegando aos 3000 ele fica menos pinguço. Voce saberia dizer qual a faixa de rotaçao que daria uma maior economia no jipinho?
    Olá Bacanex, obrigado pelo incentivo das palavras...

    1) Sobre a potência: os motores são iguais, uma pequena diferença entre os coletores de admissão e escapamento pq no Swift o motor é montado transversalmente. No mais tudo igual tipo/; bico injetor, pressão de combustível etc. Como o Swift tem outra finalidade, on road, suspensão independente, mais baixo etc. pode ter potência maior por ser mais, digamos, "seguro".
    Lendo com atenção os manuais de serviço dos dois tenho certeza de que a principal diferença em relação a potência está "apenas" na programação da injeção (ECU).
    O Jimny tem 83 HP/6000 RPM e o Swift 91 HP/5800 RPM.

    Nunca consegui o gráfico/curva de potencia x RPM dos motores mas vale, aproximadamente, uma regra de três. As 2000 ou 3000 RPM são 1/3 e 1/2 da rotação de potência máxima. Então o Jimny gera mais ou menos 28 HP/2000 RPM e 42 HP/3000 RPM.

    2) Sobre a economia: quanto ao consumo a 2000 ou 3000 RPM. Teoricamente deveria ser o contrário, menos rotação, menos velocidade e menos resistência aerodinâmica (Jimny tem a aerodinâmica de um tijolo). Mas existe um detalhe que descobri agora que estou fazendo uma eletrônica para aumentar a potência. Quando vc tira o pé do acelerador a ECU corta a injeção até o motor cair a 2000 RPM. Dai volta a injetar. Quando vc está a 3000 RPM e tira o pé então consumo ZERO até o motor chegar a 2000 RPM. Já quando está a 2000 RPM e tira o pé, nunca acontecerá esse momento de economia.
    Outro fator: talvez, ainda não medi, a vávula EGR, que joga parte da saída do escapamento de volta ao motor, esteja mais aberta a 3000 RPM do que a 2000 RPM. Então como o motor recebe menos ar puro é injetado menos combustível.
    Talvez isso explique a economia a 3000 RPM.

    Acho que em mesmo percurso, velocidade constante sempre, 2000 RPM seria mais econômico.

    Estou com um osciloscópio no carro medindo algumas coisas, tentarei medir o consumo nestas duas condições.

    Não saberia dizer qual rotação/velocidade acontece o pico de economia. São muitos fatores envolvidos. Mas poderia aproveitar o osciloscópio e medir sucessivas passagens no mesmo dia e lugar a 2000, 3000 RPM, e etc para levantar uma tabela.

    Até +
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #28
    Usuário Avatar de J Carlos
    Entrada
    18/05/2010
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    54
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    Estou utilizando o PiscaFreio em um Jimny/16 e um Fit/14 .
    Parabéns Sassagudo.
    José Carlos
    4Sport
    PU7 AJC

  • #29
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por J Carlos Ver Post
    Estou utilizando o PiscaFreio em um Jimny/16 e um Fit/14 .
    Parabéns Sassagudo.
    Olá José Carlos.

    Muito obrigado pelo seu comentário!

    Assim que tiver pronto o alarme da pressão de óleo, durante o mês de fevereiro, envio um para seu Jimny.

    Uma boa semana à todos!
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #30
    Usuário
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Sassagudo, apenas para complementar:

    Tenho um Turbo Gauge conectado no carro e ele me dá informações sobre consumo instantâneo, dentre outras coisas. Não é 100% preciso, mas percebi que o motor é mais econômico em giros mais elevados.
    Só não sei responder sobre a confiabilidade do aparelho para esses dados de consumo.

  • #31
    Usuário Avatar de J Carlos
    Entrada
    18/05/2010
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    54
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    Ok obrigado.
    José Carlos
    4Sport
    PU7 AJC

  • #32
    Usuário
    Entrada
    15/04/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rfsilva Ver Post
    Sassagudo, apenas para complementar:

    Tenho um Turbo Gauge conectado no carro e ele me dá informações sobre consumo instantâneo, dentre outras coisas. Não é 100% preciso, mas percebi que o motor é mais econômico em giros mais elevados.
    Só não sei responder sobre a confiabilidade do aparelho para esses dados de consumo.
    Será ? Isto é um indicativo a favor do módulo 4x2L do Sassagudo. Ele disse que faz 13km/l na cidade e usa muito a reduzida. Será que tem há ver ? Eu atualmente não gosto nem de fazer a conta do consumo para não ficar deprimido, vou levar o carro para uma revisão em breve.

  • #33
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por rfsilva Ver Post
    Sassagudo, apenas para complementar:

    Tenho um Turbo Gauge conectado no carro e ele me dá informações sobre consumo instantâneo, dentre outras coisas. Não é 100% preciso, mas percebi que o motor é mais econômico em giros mais elevados.
    Só não sei responder sobre a confiabilidade do aparelho para esses dados de consumo.
    Boa noite.

    Eu não conheço o Turbo Gauge. Procurei no Google e só vi manômetro/vacuômetro. Gostaria de conhecer mais. Talvez seja útil como ferramenta de ajuda no desenvolvimento de um módulo de potência.

    Qual o fabricante e modelo? É ligado no conector OBD?

    Grato,
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #34
    Usuário
    Entrada
    04/08/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    57
    Posts
    113
    Agradecimentos: 0
    Sassagudo, deve ser esse aqui:

    http://www.scangauge.com/


    Ford Ranger 20/20 XLS 4x4 +BF AT 275/65R17
    Ex Jimny 4Sport 16/16
    Ex TR4 13/14


  • #35
    Usuário
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Sassagudo, dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-no-jimny.html (Turbo gauge no Jimny)

    O aparelho é um tipo de computador de bordo que fica ligado direto na OBD. É um genérico do Scangauge citado pelo colega acima.

    Abraço

  • #36
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por rfsilva Ver Post
    Sassagudo, dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-no-jimny.html (Turbo gauge no Jimny)

    O aparelho é um tipo de computador de bordo que fica ligado direto na OBD. É um genérico do Scangauge citado pelo colega acima.

    Abraço
    Roger e RFSilva,

    Muito obrigado vou dar uma olhada!

    Abs,
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 14/05/2022, 00:39
    2. Controle alarme/ portas defender 110 2003
      Por Miecz no fórum Land Rover
      Respostas: 30
      Última resposta: 07/10/2017, 05:22
    3. Desativando travamento de portas na Hilux
      Por FTCDS no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/04/2014, 22:37
    4. Respostas: 6
      Última resposta: 09/10/2013, 09:50
    5. Respostas: 26
      Última resposta: 16/07/2013, 17:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade