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  • #1
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    Grand Vitara - óleo do motor - mais fino ou mais grosso ?




    Olá pessoal,


    Pelo que tenho lido, é recomendado óleo mais grosso (20w50) para carros com alta kilometragem. Também é recomendado óleo mais fino para carros que percorrem pouca distância diária pois dessa forma o óleo mais fino consegue lubrificar todas as partes do motor mais rápido.

    Pois bem, meu carro se encaixa nas duas realidades acima.

    É um grand vitara (99) com cerca de 154 mil km rodados. Porém moro numa cidade serrana com o clima mais frio e saio de casa de madrugada, rodo apenas 3 km e deixo o carro parado o dia todo.

    Sendo assim, pergunto:

    Existe algum óleo que possa atender essas duas situações ? Ou seja, que sirva para um motor bem rodado porém que roda pouco diariamente e numa região mais fria.

    Agradeço a ajuda.

    abraços.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #2
    Usuário Avatar de LFC
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    Castrol Magnatec 10w40 funciona bem.
    Abs,
    LFC

  • #3
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    Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    Castrol Magnatec 10w40 funciona bem.
    Abs,
    LFC
    Olá LFC, pelo que lí sobre esse óleo que você indicou o mesmo é semi sintético, certo ? Sempre usei no meu carro óleo mineral.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #4
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    Angelo, aqui você vai encontrar todo o tipo de opinião sobre esse assunto, uma totalmente oposta da outra.

    Eu formei minha opinião lendo textos técnicos referentes a engenharia automotiva. Cuidado como os especialistas de lojas de troca de óleo ou de "experiências".


    Só quero salientar que a rapidez que se necessita para lubrificar todas as partes do motor se refere ao instante da partida, questão de segundos. 3km é um tempo infinitamente maior quanto à essa questão, embora esse regime de trajetos curtos também exige bastante, pois não se atinge a temperatura ideal para manutenção do conjunto.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por marcelo_henrique Ver Post
    Angelo, aqui você vai encontrar todo o tipo de opinião sobre esse assunto, uma totalmente oposta da outra.

    Eu formei minha opinião lendo textos técnicos referentes a engenharia automotiva. Cuidado como os especialistas de lojas de troca de óleo ou de "experiências".


    Só quero salientar que a rapidez que se necessita para lubrificar todas as partes do motor se refere ao instante da partida, questão de segundos. 3km é um tempo infinitamente maior quanto à essa questão, embora esse regime de trajetos curtos também exige bastante, pois não se atinge a temperatura ideal para manutenção do conjunto.


    Pois é Marcelo, existem muitas opiniões mesmo. Eu queria tentar chegar mais perto de um óleo que tivesse a ver com a realidade do meu carro.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #6
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    Seu carro baixa óleo? Quanto?

  • #7
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    Citação Postado originalmente por marcelo_henrique Ver Post
    Seu carro baixa óleo? Quanto?

    Não baixa nada.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #8
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    Estou com 10w40 na Tracker, mas passarei a usar o 5w30 ou o 10w30 que é o óleo que vem nela de fábrica.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por marcelo_henrique Ver Post
    Estou com 10w40 na Tracker, mas passarei a usar o 5w30 ou o 10w30 que é o óleo que vem nela de fábrica.

    São óleos minerais ???
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #10
    Usuário Avatar de João Muraro
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    São óleos minerais ???
    São óleos semi sintético e sintético....mineral só 20W50

  • #11
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    Pois é ......

    continua na dúvida de qual óleo colocar na viatura.

    Sempre coloquei óleo mineral, será que é hora de passar para um óleo semi sintético ?
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  • #12
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Pois é ......

    continua na dúvida de qual óleo colocar na viatura.

    Sempre coloquei óleo mineral, será que é hora de passar para um óleo semi sintético ?
    As variáveis e opções são muitas e dependem de muitos fatores , opiniões e experiências diversas, (na minha opinião pessoal) não tem problema em usar mineral, melhor usar mineral e trocar corretamente por km ou prazo que usar sintético e ficar 20.000, 30.000 km ou 02, 03, 05 anos sem trocar, seu uso é considerado severo como já disseram, (troque sempre com antecedência), se quiser migrar e trocar de mineral p/ semi ou sintético, ok, porem devido ao tempo e tipo de uso, km, etc., há possibilidade de acumulo de borra, verniz, etc, então eu mudaria gradativamente, usando um mineral com api superior progressivamente (letra crescente após S, sj, sl, sm, sn) passando por semissintético, sintético, quanto a viscosidade,o brasil e um pais tropical e raros locais precisa um óleo multiviscoso ''fino'' (0w, 5w, 10w, winter) nos multiviscosos os primeiros números e letras determinam a viscosidade no inverso a temperaturas geralmente abaixo de 0°, e a segunda sequencia de números representa a viscosidade em temperatura de trabalho do motor (prox de 100° c), porem devido as novas normas de emissões de poluentes, consumo, folgas interna, etc., cada vez se usa óleos mais ''finos'' que sobem e lubrificam as partes altas mais rápido, mas cada motor é um motor ''diferente'' mesmo que seja do mesmo modelo (folgas, desgastes, pressão da bomba, tuchos hidráulicos) então o que pode ser bom para um, poder ser ruim p/ outro, mesmo o motor sendo do mesmo modelo, ex: a tracker gasolina 2.0, motor j20a, originalmente o manual recomenda . 5W30
    • 10W30
    • 10W40
    • 10W50
    • 15W40
    • 15W50
    • 20W50

    e ainda alguns usam 5w40 e 20w60 entre outras viscosidades chegando a umas 10 opções e mais variações de mineral, semi, sintético, api, porem alguns relatam ''problemas'', barulhos usando 20w50 ou 5w30, outros relatam que solucionou usando estes mesmos óleos neste mesmo modelo de motor e carro, a maioria usa 15w40 (eu usava) passei p/ 10w40 ficou melhor ainda, passarei ao 5w40 ou 5w30 se ocorrer algum perca em algum sentido, retornarei a viscosidade maior, também não se recomenda em alguns casos uma ''distancia'' muito grande entre o primeiro e ultimo numero da viscosidade (ex: simbólico, 0w50, 10w60 nem sei se existem) quanto mais próximos, melhor (ex:15w40),quando o óleo se ''estende'' por viscosidades muitos diferentes entre frio e quente pode se romper a tensão superior do filme de óleo, assim como óleo muito ''grosso'' pode não chegar a algumas cavidades ou muito fino a bomba com desgaste pode não dar pressão para pressurizar devidamente toda linha, não sou formado na área, compilei aqui o que absorvi em leituras por longos anos e experiência pessoal, espero ter contribuído em algo, caso contrario, me corrijam e desculpem as besteiras postadas, se houver um expert na área melhor ainda, enfim use o bom senso e encontre o melhor óleo no seu caso.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

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