hmateus,
apenas para te deixar completamente na dúvida, eu tenho um Gran Vitara automático, o qual é usado 80% terra e 20% asfalto e não tenho reclamação alguma. Apenas, quando dá vontade de forçar um pouco mais faz falta o cambio mecanico...eheheh... Com o automático eu acabo ficando mais COMPORTADO.
Minha GV é automática e é uma maravilha. Sou apaixonado pelo carro.
Uso mais no asfalto mas pelo que leio aqui no fórum o desempenho na terra é o mesmo do câmbio manual... só que mais confortável.
Não sei como é no 95 mas no 2000 o câmbio tem 3 velocidades mais overdrive, que pode ser desligado manualmente num botão junto ao câmbio. Além disso tem a função POWER que estica as marchas dando puxadas mais fortes. Por fim vc tem as opções 4x4 e reduzida...
Em resumo, o automático quando bem usado, faz tudo... só não cantou pneu até agora!
Dá uma olha nos carros de Trial atuais para ver o que tem para a troca de marchas.... 8) Quer mais radical que isso ?!?
E o preço de manutenção de um cambio manual do Vitara é praticamente o mesmo do Automatico.. DESDE QUE... vc não deixe de trocar o óleo do Auto conforme especificação do fabricante ou até antes disso...
[ ] s
PS.: se quiser comprar um mecanico, tem um amigo vendendo um Vitara 94, canvas em EXCELENTE estado !! :P