x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    501
    Agradecimentos: 0

    GV2 AT, ano 2001, 1.6, 16V, Saia de Pistão Batendo




    Estou com uma dúvida e peço ajuda aos "universitários": comprei um Grand Vitara 1.6, 16v. 2001, duas portas, automático. Pela manhã, quando frio, tem uma batida no motor que, à medida que o motor aquece, some completamente fazendo com que o funcionamento fique igual um relógio suiço, perfeito. Não queima nada de óleo. Levei em dois mecânico de oficinas diferentes e de bom conceito, ambos diagnosticaram como batida de saia de pistão, provavelmente em razão de algum superaquecimento que possa ter ocorrido (o radiador foi feito novo). Argumentei que estava avaliando a hipótese de retificar o motor ao que, os dois me afirmaram ser desnecessário, pois meu único incomodo será ter que ouvir o "tec tec" enquanto o motor está frio. O barulho some por completo após aproximadament 2 a 3 minutos de funcionamento. Bem, aí vem dúvida: estes mecânicos estão certos? Agradeço aos foristas que se dispuserem a dar suas opiniões
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

  • #2
    Usuário
    Entrada
    19/06/2013
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    40
    Posts
    140
    Agradecimentos: 4
    Meu camarada, da uma verificada nas velas, ponto da ignição e enche o tanque com uma gasolina sem álcool pra ver. Qual o óleo que vc ta usando? Pode ser que quando frio esteja muito viscoso e oferecendo uma restrição ao movimento do pistão. Como todo o conjunto pistão, virabrequim, rolamentos, juntas de desgaste, já tão com uma folguinha, fazem esse barulho.
    Pode ser que os mecânicos tenham simplificado a conversa mas, esses pistões não tem saia, eles são curtinhos, por isso to falando que a batida vem da folga entre os componentes. E outra, se fosse o tempo todo era outra história mas, é só quando ta frio, tem chance de estar relacionado ao ajuste do avanço da ignição que a ECU faz pra compensar a temperatura.
    Vitara 97 Metal Top

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    501
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, Vellasco, comprei este GV a coisa de 1 mês, o óleo havia sido recem trocado, não sei as especificações, observei que o manual recomenda 20w50. Troquei velas e os cabos e não foi verificado ponto, injeção ou qualquer outra regulagem. Pelo que entendi, você acha que pode ser a ECU adiantando o ponto enquanto o motor está frio e, em razão disto, as folgas naturais de um motor já com quilometragem de média pra alta, este GV marca 130.000 km, acabam aparecendo. Compreendi corretamente?

  • #4
    Usuário
    Entrada
    19/06/2013
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    40
    Posts
    140
    Agradecimentos: 4
    kkk explicou melhor do que eu.. é isso mesmo meu amigo. Veja bem, é opinião de um curioso viu mas, de qualquer forma, acho que são coisas relativamente simples de testar antes de mandar abrir o motor.
    Mais uma coisa, acho bastante interessante, quando compro um carro, trocar óleos, filtros e pelo menos dar uma olhada nas correias, independente do que o antigo dono tenha falado.
    Vitara 97 Metal Top

  • #5
    Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    501
    Agradecimentos: 0
    Positivo, Vellasco, só não troquei o óleo do motor que como constatei realmente está completamente limpo. Óleos da caixa de câmbio, dos diferenciais e da caixa de transferência foram trocados. Correias do comando e micro v estão novas. Filtros também foram trocados. Vou fazer inspeções na ignição e injeção seguindo teu conselho. Fiz uma cotação de retífica completa e me apresentaram um orçamento de R$ 4.000,00, com peças compradas na Suzukar.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Saia de pistão batendo.
      Por Annibal no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 29/09/2015, 19:52
    2. Saia do Pistão
      Por Wat no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 3
      Última resposta: 07/04/2010, 11:35
    3. Urgente! Samurai batendo pistão
      Por 503! no fórum Suzuki
      Respostas: 23
      Última resposta: 27/11/2009, 16:59
    4. barulho saia do pistão
      Por Barão Vermelho no fórum JPX
      Respostas: 1
      Última resposta: 01/05/2009, 14:11
    5. batendo saia
      Por Diego Fleury no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2
      Última resposta: 19/11/2008, 04:23

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade