x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
    Usuário
    Entrada
    08/07/2012
    Local
    Cotia/SP
    Agradecimentos: 0

Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.

Desde que comprei meu Jimny, fico inconformado com as economias porcas que a montadora faz em detrimento da satisfação do seu consumidor. Um 4Sport custa a mesma coisa que um Honda Fit top de linha e não entrega nada parecido em itens de conforto. Pelo contrário, entrega alto-falantes de papelão e sonega até mesmo filtro de cabine do seu sistema de ar condicionado, coisas que custam menos de R$ 150 em lojas e sites de autopeças (filtro mais 4 alto-falantes tri-axiais decentes). O que para as montadoras deve custar uns R$ 50...

Dentre as coisas que eles não entregam, mesmo existindo infraestrutura na viatura, são aquelas informações que a central de comando do motor emite para diagnóstico. Isso só vem nos modelos mais sofisticados, com computador de bordo. Mas com um transmissor bluetooth (que deve estar custando uns R$ 50 a 60 no Mercado Livre – eu paguei R$ 35, mas foi antes dessa disparada do dólar) você tem acesso a todas elas. Pode-se ter informações de velocidade, giros do motor, consumo instantâneo, temperatura do motor, inclinômetro, tempo de viagem andando, parado e total, autonomia estimada de acordo com a média de consumo, etc., etc. Muita coisa mesmo. Tudo num tablet ou no smartphone Android, com o aplicativo TORQUE PRO (R$ 11,95 na Play Store).

Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-elm327.jpgMultimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-torque.jpg

O ELM 327 é simplesmente plugado numa tomada meio escondida abaixo do volante e ele, devidamente pareado com seu tablet ou smartphone, transmite os dados disponíveis para o Torque Pro lhe mostrar.

O seu velho tablet pode ainda guardar um arsenal gigante de músicas e transmiti-las para seu rádio original também via bluetooth. Pode funcionar como GPS com programas como o Sygic, IGO ou mesmo o ‘gratuito’ Waze (seu tablet wi-fi pode usar a internet do seu celular). Pode ter filmes também – o que não recomendo. Para quem é chegado nas trilhas, pode-se deixar instalado o Wikiloc ou o Twonav. Muito mais do que os multimídias de R$ 3 mil nos dariam.

Incomodado com os suportes para tablet existentes – que deixam seu aparelho torrando sob o sol – resolvi construir um suporte apoiado no buraco que fica abaixo do rádio original (gambiarra projetada para compensar a moldura do painel tamanho DIN 2 com o rádio tamanho DIN 1. Assim, o tablet fica na frente do rádio, que passaria a funcionar apenas como amplificador. Importante que a montagem não fecha as saídas nem os comandos do ar condicionado.

Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-fechamatic.jpg
    Meu projeto parte de uma dobradiça com mola chamada Fechamatic, soldada em duas chapas. Uma delas fica calçada no buraco abaixo do rádio. A outra vai servir de suporte para o tablet, aderido a ela com fitas de velcro. A mola da dobradiça vai pressionar a chapa do tablet contra o painel, acima da entrada do CD. Por isso colei atrás dessa chapa uma pastilha de borracha para fazer a função de distanciador e também de protetor.

Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-suporte_tablet.jpg

Toda vez que queira ou precise mexer nos comandos do rádio, basta baixar o tablet, como uma portinhola. A dobradiça puxa ele de volta e o mantém na vertical. O buraco pode receber também o excedente do cabo de alimentação ligado na tomada do acendedor de cigarros.

Se quiser sofisticar mais a instalação, pode-se utilizar algum app de automação no tablet, ligando e desligando programas e telas automaticamente, quando se liga o carro, por exemplo. Não explorei ainda essa possibilidade.
    Enfim, o resultado está aí compartilhado. Quase profissional. E bastante satisfatório.

Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-tablet1.jpg

Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-tablet2.jpg

Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-tablet3.jpg

Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-tablet4.jpg

Usuário Avatar de Machado
    Entrada
    02/07/2006
    Local
    Corumbá / MS | BH //MG
    Silvio.

Muito top essa informação sua tenho um Jimny All e sempre quis ter mais informações do veiculo. Vou fazer no meu também.
    Quanto ao som colocou qual alto falantes?
    Valeu brother.
    Felipe F Machado
    Jimny 4All 14/15 TATU - BF215/75-R15 - Protetor de cárter e reduzida New Track/ Baofeng UV-5R,Snorkel OGZ.

Usuário
    Entrada
    08/07/2012
    Local
    Cotia/SP
    Eu não fiz uma instalação de som. Só troquei os alto-falantes. Comprei 2 triaxiais Bravox de 4" (B3X40X) para a dianteira e 2 de 5" (B3X50X) para a traseira. Apenas suficiente para não me sentir tão infeliz quanto estava com os originais. Paguei menos de R$ 120 os quatro na connectparts.com.br. E mais R$ 40 para instalar.

Se quiser se aventurar a fazer você mesmo, pode seguir os tutoriais:
    http://www.danbp.org/w/index.php?tit...inais_do_Jimny e http://www.danbp.org/w/Instalando_os...eiros_no_Jimny.

Usuário
    Entrada
    24/09/2011
    Local
    São João do Polêsine/RS
    Com o Jimny é assim, tem que relevar as coisas que "faltam" nele, viva o DIY.

Usuário
    Entrada
    03/04/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Aproveitando o tópico, informo aos Suzukeiros que, como vendi meu Jimny, estou vendendo a Central Multimidia que veio nele, instalada pela concessionária, quando o comprei. Foi pouco usada, está em perfeito estado e tem TV digital, GPS, Bluetoof, CD etc... acompanha caixa e todos os cabos, faltando apenas a câmera de ré, que foi junto com o carro ( a câmera custa barato ..) Apenas R$ 1.100,00 . Fotos por email ( rdoubek@terra.com.br ) e contatos por fone 041 91917892 Robson . Estou em Curitiba.

Usuário
    Entrada
    13/04/2015
    Local
    Osasco/SP
    Silvio,

Seria pedir muito a foto de onde você ligou o Torque Pro (tomada meio escondida abaixo do volante e ele)?

Abs,

Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Nobreak Ver Post
    Aproveitando o tópico, informo aos Suzukeiros que, como vendi meu Jimny, estou vendendo a Central Multimidia que veio nele, instalada pela concessionária, quando o comprei. Foi pouco usada, está em perfeito estado e tem TV digital, GPS, Bluetoof, CD etc... acompanha caixa e todos os cabos, faltando apenas a câmera de ré, que foi junto com o carro ( a câmera custa barato ..) Apenas R$ 1.100,00 . Fotos por email ( rdoubek@terra.com.br ) e contatos por fone 041 91917892 Robson . Estou em Curitiba.
    Robson, qual a marca e modelo? Att.

Usuário Avatar de J Carlos
    Entrada
    18/05/2010
    Local
    Maceió/AL
    MFUJIKAWA, a tomada é aqui Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-img_1982.jpg Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-fullsizerender.jpg
    José Carlos
    4Sport
    PU7 AJC

Usuário
    Entrada
    08/07/2012
    Local
    Cotia/SP
    Citação Postado originalmente por MFUJIKAWA Ver Post
    Silvio,

Seria pedir muito a foto de onde você ligou o Torque Pro (tomada meio escondida abaixo do volante e ele)?

Abs,
    Vou tentar fotografar e posto na sequência.

Usuário
    Entrada
    13/04/2015
    Local
    Osasco/SP
    Valeu pelas fotos José Carlos!!!! Estou avaliando se fale a pena pelo custo do tablet (eu terei que comprar um por exemplo) e não sou fã de android, mas concordo que a solução é bacana. Existe o kit para plataforma apple mas o custo é mto algo e inviabiliza. Confesso que estou bem tendencioso a fazer isso na samambaia (tuscon) que fica lá na garagem...o painel é mto tosco....mas estou vendo se faço um pacote e compro 2 kits, por exemplo....pensando.

Usuário
    Entrada
    04/08/2017
    Local
    Brazlandia/DF
    Agradecimentos: 6
    Recomendo o uso de um equipamento físico, como o TurboGauge, UltraGauge ou Autool X50. Eles podem ficar instalados no veiculo com a vantagem de ligarem e desligarem automaticamente durante o uso do veiculo. Eu ia comprar um celular velho para fazer isso, no entanto tive uns problemas com meu adaptador bluetooth que hora ou outra travava e comprei o UltraGauge. Segue foto dele instalado na minha TR4.
    Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.-1.jpg

Vídeo dele em funcionamento:

https://www.youtube.com/watch?v=QTsoRRt49fk
    - Mitsubishi Pajero TR4 06/06 Long Range, Teyena

Usuário
    Entrada
    15/10/2019
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Alguem aqui usa este aparelho ou similar no Jimny?
    Funciona bem?
    Pode causar algum problema no Jimny?
    JIMNY 4ALL 2014

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Última resposta: 13/02/2018, 00:31
  2. JK - Computador de bordo
    Por Fernando.cesar no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
    Respostas: 2
    Última resposta: 11/03/2014, 14:32
  3. Computador de Bordo da Ranger 3.0
    Por Gouveia no fórum Ford
    Respostas: 0
    Última resposta: 12/11/2008, 19:48
  4. Computador de Bordo da Ranger