x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/07/2012
    Local
    Cotia/SP
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Multimídia e computador de bordo (baratinho) no Jimny.




    Desde que comprei meu Jimny, fico inconformado com as economias porcas que a montadora faz em detrimento da satisfação do seu consumidor. Um 4Sport custa a mesma coisa que um Honda Fit top de linha e não entrega nada parecido em itens de conforto. Pelo contrário, entrega alto-falantes de papelão e sonega até mesmo filtro de cabine do seu sistema de ar condicionado, coisas que custam menos de R$ 150 em lojas e sites de autopeças (filtro mais 4 alto-falantes tri-axiais decentes). O que para as montadoras deve custar uns R$ 50...

    Dentre as coisas que eles não entregam, mesmo existindo infraestrutura na viatura, são aquelas informações que a central de comando do motor emite para diagnóstico. Isso só vem nos modelos mais sofisticados, com computador de bordo. Mas com um transmissor bluetooth (que deve estar custando uns R$ 50 a 60 no Mercado Livre – eu paguei R$ 35, mas foi antes dessa disparada do dólar) você tem acesso a todas elas. Pode-se ter informações de velocidade, giros do motor, consumo instantâneo, temperatura do motor, inclinômetro, tempo de viagem andando, parado e total, autonomia estimada de acordo com a média de consumo, etc., etc. Muita coisa mesmo. Tudo num tablet ou no smartphone Android, com o aplicativo TORQUE PRO (R$ 11,95 na Play Store).


    -elm327.jpg-torque.jpg

    O ELM 327 é simplesmente plugado numa tomada meio escondida abaixo do volante e ele, devidamente pareado com seu tablet ou smartphone, transmite os dados disponíveis para o Torque Pro lhe mostrar.

    O seu velho tablet pode ainda guardar um arsenal gigante de músicas e transmiti-las para seu rádio original também via bluetooth. Pode funcionar como GPS com programas como o Sygic, IGO ou mesmo o ‘gratuito’ Waze (seu tablet wi-fi pode usar a internet do seu celular). Pode ter filmes também – o que não recomendo. Para quem é chegado nas trilhas, pode-se deixar instalado o Wikiloc ou o Twonav. Muito mais do que os multimídias de R$ 3 mil nos dariam.

    Incomodado com os suportes para tablet existentes – que deixam seu aparelho torrando sob o sol – resolvi construir um suporte apoiado no buraco que fica abaixo do rádio original (gambiarra projetada para compensar a moldura do painel tamanho DIN 2 com o rádio tamanho DIN 1. Assim, o tablet fica na frente do rádio, que passaria a funcionar apenas como amplificador. Importante que a montagem não fecha as saídas nem os comandos do ar condicionado.

    -fechamatic.jpg
    Meu projeto parte de uma dobradiça com mola chamada Fechamatic, soldada em duas chapas. Uma delas fica calçada no buraco abaixo do rádio. A outra vai servir de suporte para o tablet, aderido a ela com fitas de velcro. A mola da dobradiça vai pressionar a chapa do tablet contra o painel, acima da entrada do CD. Por isso colei atrás dessa chapa uma pastilha de borracha para fazer a função de distanciador e também de protetor.

    -suporte_tablet.jpg

    Toda vez que queira ou precise mexer nos comandos do rádio, basta baixar o tablet, como uma portinhola. A dobradiça puxa ele de volta e o mantém na vertical. O buraco pode receber também o excedente do cabo de alimentação ligado na tomada do acendedor de cigarros.

    Se quiser sofisticar mais a instalação, pode-se utilizar algum app de automação no tablet, ligando e desligando programas e telas automaticamente, quando se liga o carro, por exemplo. Não explorei ainda essa possibilidade.
    Enfim, o resultado está aí compartilhado. Quase profissional. E bastante satisfatório.

    -tablet1.jpg

    -tablet2.jpg

    -tablet3.jpg

    -tablet4.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de Machado
    Entrada
    02/07/2006
    Local
    Corumbá / MS | BH //MG
    Idade
    38
    Posts
    117
    Agradecimentos: 0
    Silvio.

    Muito top essa informação sua tenho um Jimny All e sempre quis ter mais informações do veiculo. Vou fazer no meu também.
    Quanto ao som colocou qual alto falantes?
    Valeu brother.
    Felipe F Machado
    Jimny 4All 14/15 TATU - BF215/75-R15 - Protetor de cárter e reduzida New Track/ Baofeng UV-5R,Snorkel OGZ.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    08/07/2012
    Local
    Cotia/SP
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Eu não fiz uma instalação de som. Só troquei os alto-falantes. Comprei 2 triaxiais Bravox de 4" (B3X40X) para a dianteira e 2 de 5" (B3X50X) para a traseira. Apenas suficiente para não me sentir tão infeliz quanto estava com os originais. Paguei menos de R$ 120 os quatro na connectparts.com.br. E mais R$ 40 para instalar.

    Se quiser se aventurar a fazer você mesmo, pode seguir os tutoriais:
    http://www.danbp.org/w/index.php?tit...inais_do_Jimny e http://www.danbp.org/w/Instalando_os...eiros_no_Jimny.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    24/09/2011
    Local
    São João do Polêsine/RS
    Idade
    37
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    Com o Jimny é assim, tem que relevar as coisas que "faltam" nele, viva o DIY.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    03/04/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Aproveitando o tópico, informo aos Suzukeiros que, como vendi meu Jimny, estou vendendo a Central Multimidia que veio nele, instalada pela concessionária, quando o comprei. Foi pouco usada, está em perfeito estado e tem TV digital, GPS, Bluetoof, CD etc... acompanha caixa e todos os cabos, faltando apenas a câmera de ré, que foi junto com o carro ( a câmera custa barato ..) Apenas R$ 1.100,00 . Fotos por email ( rdoubek@terra.com.br ) e contatos por fone 041 91917892 Robson . Estou em Curitiba.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    13/04/2015
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    41
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Silvio,

    Seria pedir muito a foto de onde você ligou o Torque Pro (tomada meio escondida abaixo do volante e ele)?

    Abs,

  • #7
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Nobreak Ver Post
    Aproveitando o tópico, informo aos Suzukeiros que, como vendi meu Jimny, estou vendendo a Central Multimidia que veio nele, instalada pela concessionária, quando o comprei. Foi pouco usada, está em perfeito estado e tem TV digital, GPS, Bluetoof, CD etc... acompanha caixa e todos os cabos, faltando apenas a câmera de ré, que foi junto com o carro ( a câmera custa barato ..) Apenas R$ 1.100,00 . Fotos por email ( rdoubek@terra.com.br ) e contatos por fone 041 91917892 Robson . Estou em Curitiba.
    Robson, qual a marca e modelo? Att.

  • #8
    Usuário Avatar de J Carlos
    Entrada
    18/05/2010
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    54
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    MFUJIKAWA, a tomada é aqui -img_1982.jpg -fullsizerender.jpg
    José Carlos
    4Sport
    PU7 AJC

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/07/2012
    Local
    Cotia/SP
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MFUJIKAWA Ver Post
    Silvio,

    Seria pedir muito a foto de onde você ligou o Torque Pro (tomada meio escondida abaixo do volante e ele)?

    Abs,
    Vou tentar fotografar e posto na sequência.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    13/04/2015
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    41
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Valeu pelas fotos José Carlos!!!! Estou avaliando se fale a pena pelo custo do tablet (eu terei que comprar um por exemplo) e não sou fã de android, mas concordo que a solução é bacana. Existe o kit para plataforma apple mas o custo é mto algo e inviabiliza. Confesso que estou bem tendencioso a fazer isso na samambaia (tuscon) que fica lá na garagem...o painel é mto tosco....mas estou vendo se faço um pacote e compro 2 kits, por exemplo....pensando.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    04/08/2017
    Local
    Taguatinga/DF
    Idade
    29
    Posts
    201
    Agradecimentos: 6
    Recomendo o uso de um equipamento físico, como o TurboGauge, UltraGauge ou Autool X50. Eles podem ficar instalados no veiculo com a vantagem de ligarem e desligarem automaticamente durante o uso do veiculo. Eu ia comprar um celular velho para fazer isso, no entanto tive uns problemas com meu adaptador bluetooth que hora ou outra travava e comprei o UltraGauge. Segue foto dele instalado na minha TR4.
    -1.jpg

    Vídeo dele em funcionamento:

    https://www.youtube.com/watch?v=QTsoRRt49fk

  • #12
    Usuário
    Entrada
    15/10/2019
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    21
    Agradecimentos: 4
    Alguem aqui usa este aparelho ou similar no Jimny?
    Funciona bem?
    Pode causar algum problema no Jimny?
    JIMNY 4ALL 2014

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 8
      Última resposta: 13/02/2018, 00:31
    2. JK - Computador de bordo
      Por Fernando.cesar no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2
      Última resposta: 11/03/2014, 14:32
    3. Computador de Bordo da Ranger 3.0
      Por Gouveia no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 12/11/2008, 19:48
    4. Computador de Bordo da Ranger
      Por MarBO no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 16/02/2007, 11:07
    5. Computador de Bordo
      Por pedrodoniva no fórum Niva
      Respostas: 20
      Última resposta: 29/12/2006, 05:49

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade