x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/06/2015
    Local
    Natal/RN
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Question Trocar Tracker 2008 por Grand Vitara 2012.




    Pessoal do fórum. Estou com uma proposta de trocar meu Tracker 2008 2.0 16v por um Suzuki Grand Vitara 2012 2.0 4x4 16v manual. Gostaria de opiniões de quem possui um Grand Vitara sobre aspecto conforto, consumo, manutenção. Recomendam a troca?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Oi Freitas,

    Estou numa situação parecida, mas vou manter a Tracker. Estou quase trocando um outro carro por um GV3 tb, só que mais velhinha, 2009.

    Tenho algumas de suas duvidas tb. Há um tópico com mais de 500 páginas e já estou na 60, mas tá osso de achar alguma informação mais direta por lá. Assim se alguem puder aqui ajudar eu tb agradeço!!

    Comparando a Tracker com a GV3, e considerando que os anos do carro só a mudaram esteticamente principalmente por fora, acho, vejo como dois carros parecidos em parrudez e finalidade, mas dirigindo achei bem diferentes.

    A GV3 2.0 anda um pouco mais que a tracker. O motor parece ser o mesmo mas a central eletronica e outros componentes mudaram os cavalos. O conforto da GV3 tb é bem superior; apesar de ser um jeep e pular um pouco tb como tal, tem o conforto de uma suv 4x2 simples de mercado. Na questão de interior é um carro bem mais equipado e completo. Só nem todas tem teto solar e outras coisas superfluas. Dependendo do ano a central multimidia não toca mp3.. mas besteira.

    Manutenção estou crendo que é que nem a Tracker ou a GV2: suzuki não quebra! kkk Os carros são bem dimensionados mesmo. Se houver manutenção com certeza vai ser mais cara que um corsa, ou carro mais simples.

    Se vc não faz brincadeiras mais interessantes no barro ou areia com a Tracker, recomendo a troca sim! A GV3 é uma evolução da Tracker/GV2. Mas para trilha média ou pesada a GV3 pra mim está descartada.

    Sobre o consumo estou um pouco preocupado, jq que com a tracker, considerando e adaptando os números como se meu carro fosse original ela faz uns 10 por litro com gasolina decente, alguns itens mecanicos melhor ajustados (bobina, velas, filtros). As GV3 que procurei são todas automágicas e essa é minha meta, mais um item primordial ao conforto, mas claro em detrimento a um consumo um pouco mais elevado. Talvez nem tanto pelo tipo de câmbio que tem fama de gastão em qquer carro, mas que há controvérsias, mas sim pelo fato do carro andar em 4x4 integralmente, sem possibilidade de se usar em 4x2, como a tracker por exemplo.

    Até aí eu apreciaria um consumo de uns 8km/l, mas a média que estive pesquisando é de 6,5 km/l. Isso na cidade, em estrada a media melhora um pouco. Se vc viaja muito com o carro nem vai sentir tanta diferença de consumo. Se a usar na cidade o bolso vai perceber sim. Nesse assunto, tb procurarei melhorar alguns itens para melhorar o consumo do carro, mas acho que não será tão siginificativo quanto na Tracker.

    Eu gostaria de saber dados de seguro em SP e IPVA tb, se alguem puder informar.
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #3
    Usuário Avatar de jessen beraldo
    Entrada
    21/03/2013
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    58
    Posts
    156
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Freitas W Ver Post
    Pessoal do fórum. Estou com uma proposta de trocar meu Tracker 2008 2.0 16v por um Suzuki Grand Vitara 2012 2.0 4x4 16v manual. Gostaria de opiniões de quem possui um Grand Vitara sobre aspecto conforto, consumo, manutenção. Recomendam a troca?
    Boa tarde Freitas e Chuva!

    Eu tenho um TK 2007 com lift de 1 polegada e pneus pirelli ATR medida original. o consumo é 7 cidade e até 10 km/l na estrada andando 100 - 110 km/h.
    Tenho também um GV 3 2014 automática, já tive uma 2012 mec. as duas originais e com consumo bem parecido. Uso a GV mais na estrada, tem valores de consumo bem parecidos com a TK, 7 na cidade e 9 a 11 na estrada, sempre com pé leve, andando de 100 a 120 km/h. Mas isso sempre varia um pouco de carro para carro.

    Comparando os dois, como já sabemos um é a evolução do outro. a TK é bem mais divertida, mais dura e instável do que a GV3, mas nada absurdo.
    A GV3 é maior, mais confortável, anda um pouco mais e tem consumo semelhante.
    Tenho o TK desde 2012, para qualquer buraco que eu vá, ele vai e me trás de volta. Carro impressionante.
    Tinha intenção de vender quando comprei a primeira GV3. Já troquei de GV e continuo com a TK, que alias, é o carro do dia a dia da patroa, por aí dá para saber como é bom e resistente!!!
    Com a primeira GV3, 2012 Mec, fomos e voltamos do Uruguai em 2013, rodamos com 5 pessoas lá e 3 pessoas na viagem de ida e volta. A única coisa de ruim é que o GV "não é resistente a pedras no parabrisas", quando voltei tive que mandar trocar, rss. fora isso, meus amigos, nada a relatar. Ou seja, também não quebra!
    Tem relatos aqui no forum de foristas que foram para Patagônia, Chile, Peru, rodaram a A. do Sul inteira, tanto com Tracker/GV2 quanto com GV3, o que prova que são muito resistentes e não dão manutenção por qq coisa.
    Se quer um carro mais estradeiro, a GV3 é superior no conforto e espaço, muito pelo fato do tipo de construção, que favorece nesse aspecto.
    Agora se for para preparar, acho que a TK, por ter chassis, favorece mais.

    O IPVA é 4% do valor do carro, não tem o que dizer, carro mais caro, imposto mais caro.
    Já o seguro, no meu caso, o das GV3s tem sido mais barato ou proporcionalmente mais baratos do que o da TK.

    GV3 2012 no ano de 2014 - R$ 1.700,00 com 1 motorista até 25 anos.
    GV3 2014 - +/- R$3.500,00 com dois motoristas até 25 anos.
    Tracker +/-R$2.300,00 com dois motoristas até 25 anos.

    Espero não ter atrapalhado!
    4X4 Brasil
    GVIII 4X4 4S MT 2016
    Ex: GVIII 4X4 AT 2014, TRACKER 07 1" e GVIII MT 2012

  • #4
    Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Idade
    48
    Posts
    4,587
    Agradecimento: 1
    Minha duvida também , embora tenha lido aqui no fórum alguns problemas chatos da injeção , que a luz não esta apagando por nada , mas as css são extremamente incompetentes de resolver, ficam trocando peças e nada.... tem um tópico aqui falando sobre isso . Só para terem uma ideia minha mulher sempre que vê uma diz , olha nosso próximo carro , eu dou uma risada , mas ..... nada resolvido quando olho a TK na garagem mesmo suja .Consumo não me preocupo pois sei que vai fazer 7 a 8 km/l na cidade e no máximo 11 na estrada rs!
    Abraços e acompanhando

  • #5
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Valeu Jessen e Xará!!

    Uma outra dúvida: o carro tem 4 posições no botão 4x4. Uma é Neutro, outra a 4x4 padrão integral, outra a 4x4 reduzida. Até ai blz, mas tem uma última tal de LOCKER.. entendo que trava os diferenciais. Essa posição só entre com o carro inclinado ou em situação muito adversa? Trava os dois diferenciais? Pergunto pq não sei se o botão é mesmo travado pra teste já que não consegui testar (carro parado no plano, pedal freio pisado e tal).

    Vlws
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/06/2015
    Local
    Natal/RN
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Obrigado Chuva, Jessen e Ricardo pelas dicas.

    Estou com uma dúvida cruel. A TK é fantástica, qualquer coisa que eu fale sobre suas característica é redundante, vcs realmente conhecem a qualidade do carro. Como disse, estou com essa proposta. De um lado, não queria me desfazer de um carro tão confiável como minha TK 2008. Por outro, comecei a pensar no conforto da minha família nas estradas.

    Quando comprei a danada, curtia muito fazer uma trilhinha ou praias mais longíquas (Moro em Natal/RN). Porém, com o tempo, perdi o interesse por esse tipo de programa. Uso mais na estrada e viajando para o interior, onde temos um sítio. Pego muito barro e lama. De vez em quando faço uma trilha, mas não na mesma intensidade de antes.

    Todavia, quem possuiu um 4x4 de verdade, não quer mais voltar para hatches ou sedan, acho que não me acostumo mais. Agora, como uso mais na estrada, penso também no conforto, principalmente de minha filha que sempre viaja no banco de trás. O tracker é um pouco desconfortável. Acredito que da GV3 tenha muito mais conforto.

    A estabilidade da tracker é razoável, mas me incomoda um pouco aqueles pulinho. O GV3 também tem essa característica?

    De todo modo, agradeço imensamente a suas respostas.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Idade
    48
    Posts
    4,587
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Valeu Jessen e Xará!!

    Uma outra dúvida: o carro tem 4 posições no botão 4x4. Uma é Neutro, outra a 4x4 padrão integral, outra a 4x4 reduzida. Até ai blz, mas tem uma última tal de LOCKER.. entendo que trava os diferenciais. Essa posição só entre com o carro inclinado ou em situação muito adversa? Trava os dois diferenciais? Pergunto pq não sei se o botão é mesmo travado pra teste já que não consegui testar (carro parado no plano, pedal freio pisado e tal).

    Vlws
    Mestre se não me engano o LOCK é um bloqueio central, pois como ela é 4x4 full time , quando ligada esta função ela manda a força para a roda que esta no solo, em um X a roda que esta no ar gira e não sai ai o LOCK acionado ajuda , creio ser isso , pois na maioria dos carros full time funciona assim . E vc so vai conseguir acionar este botão em piso liso de baixíssima aderência neve /barro , asfalto nem pensar rs!
    Abraço


    Freitas W meu uso também esta como o seu , por isso engrossei o caldo por aqui de duvidas rs , mas como temos outro carro da Dona da Pensão , penso e não deixar o 4x4 com eixo rígido etc... , pesquiso muito sobre o Jimny pois já tive um Samurai e sei como é a tocada rs! .
    Abraço e vamos no falando

  • #8
    Usuário Avatar de jessen beraldo
    Entrada
    21/03/2013
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    58
    Posts
    156
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Freitas W Ver Post
    Obrigado Chuva, Jessen e Ricardo pelas dicas. Estou com uma dúvida cruel. A TK é fantástica, qualquer coisa que eu fale sobre suas característica é redundante, vcs realmente conhecem a qualidade do carro. Como disse, estou com essa proposta. De um lado, não queria me desfazer de um carro tão confiável como minha TK 2008. Por outro, comecei a pensar no conforto da minha família nas estradas. Quando comprei a danada, curtia muito fazer uma trilhinha ou praias mais longíquas (Moro em Natal/RN). Porém, com o tempo, perdi o interesse por esse tipo de programa. Uso mais na estrada e viajando para o interior, onde temos um sítio. Pego muito barro e lama. De vez em quando faço uma trilha, mas não na mesma intensidade de antes. Todavia, quem possuiu um 4x4 de verdade, não quer mais voltar para hatches ou sedan, acho que não me acostumo mais. Agora, como uso mais na estrada, penso também no conforto, principalmente de minha filha que sempre viaja no banco de trás. O tracker é um pouco desconfortável. Acredito que da GV3 tenha muito mais conforto. A estabilidade da tracker é razoável, mas me incomoda um pouco aqueles pulinho. O GV3 também tem essa característica?De todo modo, agradeço imensamente a suas respostas.
    Não! A GV não tem essa caracteristica, e bem mais confortável para os passageiros do banco de trás. Inclusive possui isofix para cadeira infantil.Estou anexando uma fixa técnica que baixei do site da Suzuki, acredito que as cararcteristicas para MT 4x4 sejam as mesmas.abç!
    Trocar Tracker 2008 por Grand Vitara 2012. Arquivos Anexos
    4X4 Brasil
    GVIII 4X4 4S MT 2016
    Ex: GVIII 4X4 AT 2014, TRACKER 07 1" e GVIII MT 2012

  • #9
    Usuário Avatar de jessen beraldo
    Entrada
    21/03/2013
    Local
    Taubate/SP
    Idade
    58
    Posts
    156
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Valeu Jessen e Xará!!

    Uma outra dúvida: o carro tem 4 posições no botão 4x4. Uma é Neutro, outra a 4x4 padrão integral, outra a 4x4 reduzida. Até ai blz, mas tem uma última tal de LOCKER.. entendo que trava os diferenciais. Essa posição só entre com o carro inclinado ou em situação muito adversa? Trava os dois diferenciais? Pergunto pq não sei se o botão é mesmo travado pra teste já que não consegui testar (carro parado no plano, pedal freio pisado e tal).

    Vlws

    Chuva,

    a posição 4x4 lock bloqueia o diferêncial central, assim fica semelhante a Tracker quando engatada o 4X4, ou seja, 50-50,
    e uso somente em piso com pouca aderência. O 4x4 loW é reduzida e bloqueio do diferêncial central. O neutro desacopla tudo e deve ser usado se for necessário rebocar o veículo. Já o 4X4 High é a opção de uso continuo do carro, ou seja,
    4X4 permanente.
    No anexo tem um campo que mostra isso.

    Já que voce falou que quer um GV até 2010, talvez seja legal também dar uma olhada na V6 (2010 último ano no BR).
    O V6 tem uma série de itens que o 2.0 não tem, principamente câmbio AT 5 marchas, controle de estabilidade e motor muito mais potente com consumo semelhante ao 2.0, isso segundo os relatos aqui no forum.

    abç
    Trocar Tracker 2008 por Grand Vitara 2012. Arquivos Anexos
    4X4 Brasil
    GVIII 4X4 4S MT 2016
    Ex: GVIII 4X4 AT 2014, TRACKER 07 1" e GVIII MT 2012

  • #10
    Usuário
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Serrana/SP
    Posts
    49
    Agradecimentos: 3
    Caro Freitas,

    Nosso amigo Chuva foi bastante feliz em suas explicações, mas gostaria de contribuir um pouco mais com a minha experiência.
    Hoje sou proprietário de uma TK2008/2009 de uma GV2011/2012 4x4automática, a TK comprei zero no final de 2008 e a GV comprei semi nova em novembro de 2013 (historinha curta abaixo).

    Até novembro de 2013, além da TK eu tinha um Fiesta que usava em viagens a trabalho e a TK ficava com minha esposa, nesta época a TK estava com lift de 2" e pneus General Graber AT e de vez em quando fazíamos umas trilhas leves.

    Mas minha esposa e eu sempre que víamos uma GV os nossos olhos brilhavam. Aí falei para ela que poderíamos vender o Fiesta para comprar uma GV, manter a TK (minha paixão, da minha esposa já não era mais), desde que tomássemos algumas medidas financeiras para suportar esta troca e gastos a mais que viriam. Bem, ela topou na hora.

    Depois de um ano e meio com as duas tenho as seguintes impressões, situações e números:

    A TK tive que voltar para configuração original para poder usar em minhas viagens a trabalho com o pneu AT e e suspensão alta ela fazia no máximo 8Km/l na estrada e balançava muito mais em função da altura maior;

    Pontos positivos da GV - O conforto da GV é muito, mas muito maior mesmo em comparação com a TK, ela é suspensão independente nas 4 rodas (não dá pulinhos), nível de ruido muito menor que a TK e espaço interno também maior. Eu tenho 1,80m e não preciso colocar o banco da GV todo para traz, sobra espaço para o passageiro de traz. Também tem maior segurança, freios a disco nas 4 rodas, 4x4 permanente, além do bloqueio central e da reduzida. Porta malas bem maior. 100% confiável.

    Pontos negativos da GV - perde velocidade em subidas, mas aí vc pisa e ela sobe muito bem, mas o consumo também sobe e o nível de ruido na cabine também sobe, acredito que vc se acostuma com isso, pois na TK que é manual isso não é muito diferente.

    Consumo TK - 8Km/l na cidade e 10Km/l na estrada andando sem forçar. 8,7Km/l na estrada se forçar.
    Consumo GV - 7,4Km/l no computador entre cidade e estrada. Em viagem com malas, três adultos e uma criança fez 9,4Km/l. Na estrada com dois adultos e sem malas chegou a 9,8Km/l. Sempre em estradas boas.

    Seguro interior de SP:
    TK - por volta de R$1800,00
    GV - por volta de R$2300,00 vou renovar agora em 20/07.

    IPVA 2015:
    TK - R$1350,00
    GV - R$2144,00

    No offroad confesso que nunca tive coragem de fazer algo mais pesado com a GV, só andei com ela em algumas estradas de terra normal. Agora a TK passa a impressão de maior robustez e capacidade offroad, com a TK já andei em alguns lugares difíceis e ela passou mesmo na configuração original, TK é animal!!!

    Abraço,
    Edmundo

  • #11
    Usuário
    Entrada
    27/06/2015
    Local
    Natal/RN
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Valeu jessen. Tô analisando a ficha técnica. Abçs.
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário
    Entrada
    27/06/2015
    Local
    Natal/RN
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Edmundo, obrigado por sua contribuição. Aqui no RN o IPVA da TK está mais baixo, custa cerca de R$ 950,00. Agora a cotação do seguro está mais cara que a do GV. Paguei 2.700,00 no ano passado. Vou renovar em setembro $$$$$$. Infelizmente meu orçamento não dá para ficar com os dois. Mas, com as informações aqui, estou me balançado pelo GV. Se mais alguém quiser colaborar, por favor fiquem a vontade.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tr4 2010 / grand vitara 2010 é ou tracker 2008
      Por André 1943 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/02/2015, 13:31
    2. Acessórios para a Tracker 2008 (Grand Vitara)
      Por simaomp no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 28/03/2014, 11:07
    3. Respostas: 19
      Última resposta: 06/11/2013, 18:07
    4. Transponder Tracker 2008 (grand vitara)
      Por kiwisyto no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 19/01/2010, 23:10

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade