x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0

    Vitara fazendo estalos na frente em 4x2: quebrou a roda-livre ou homocinética?




    Bom dia pessoal,

    Ontem, do nada, sem ter forçado o carro e sem ter usado 4x4 (apenas andando normalmente na rua), meu Vitara começou a dar uns estalos iguais quando aciona a roda-livre. Vou andando e fica estalando, as vezes para um pouco, as vezes fica bastante.
    Fiz várias vezes os procedimentos de engatar e desengatar o 4x4 pra acoplar e desacoplar a roda-livre, mas o barulho persiste.

    Alguma idéia do que pode ter acontecido? Existe alguma mangueira de vácuo que aciona a roda-livre do Vitara, e que pode ter escapado?
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #2
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    45
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Cara..

    Na teoria todo o conjunto do diferencial dianteiro fica desligado com a alavanca na posição 4x2 e se o carro tiver rodas livres automáticas.. A não ser que as rodas livres estragaram e não estão desengatando.

    Estranho fazer barulho no 4x2.. Pode ser outra coisa.. Rolamentos de roda, pastilhas, etc..

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #3
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Pois é, e o mais estranho é que eu estava andando normalmente em 4x2, nao engatei 4x4, e de repente esse barulho apareceu.

    Rolamentos são todos zero, troquei no fim do ano passado e devem ter rodado 2000km no máximo. Pastilhas e discos tem 10000km.

    Procurei ver se tinha algo preso, algum arame, galho... mas não tinha nada.
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #4
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por diegotmc Ver Post
    Bom dia pessoal,

    Ontem, do nada, sem ter forçado o carro e sem ter usado 4x4 (apenas andando normalmente na rua), meu Vitara começou a dar uns estalos iguais quando aciona a roda-livre. Vou andando e fica estalando, as vezes para um pouco, as vezes fica bastante.
    Fiz várias vezes os procedimentos de engatar e desengatar o 4x4 pra acoplar e desacoplar a roda-livre, mas o barulho persiste.

    Alguma idéia do que pode ter acontecido? Existe alguma mangueira de vácuo que aciona a roda-livre do Vitara, e que pode ter escapado?
    Eu tive um problema com a roda livre automática no Vitara uma vez, mas foi após voltar de 4x4 para 4x2.. a roda livre não desengato e ficou fazendo barulho... tive que troca-la... coloquei AVM Manual...
    mas no seu caso não me parece ser elas, já que não chegou a ativar.... como o colega acima disse... pode ser rolamentos, por exemplo. Ou alguma coisa ligada ao sistema da tração dianteira... que pelo seu relato, pode estar "tentando" engatar... o ideal é levantar o carro... girar as rodas para ver se o barulho vem delas ou de alguma outra parte do diferencial dianteiro... Homocinética também não parece ser... ela teoricamente sem trabalhar não iria quebrar do nada.... você fez alguma trilha recente?

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #5
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Jorge, andei em um trecho com erosões e pedras no final de semana passado, onde eu usei 4x4. Um trecho que exige cuidado pra passar, mas nada de ficar preso nem forçando.
    Depois só voltei a usar o carro na sexta, rodei 80km no asfalto, sem problemas.
    Meu plano amanhã é esse mesmo: levantar o carro e girar as rodas pra ouvir direito.
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #6
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por diegotmc Ver Post
    Jorge, andei em um trecho com erosões e pedras no final de semana passado, onde eu usei 4x4. Um trecho que exige cuidado pra passar, mas nada de ficar preso nem forçando.
    Depois só voltei a usar o carro na sexta, rodei 80km no asfalto, sem problemas.
    Meu plano amanhã é esse mesmo: levantar o carro e girar as rodas pra ouvir direito.
    Entendi Diego..... é o jeito é levantar mesmo para tentar achar o que pode ter sido
    no caso de ser a roda livre automática, eu tenho as que tirei do Vitara, a que deu problema foi do lado esquerdo, ou seja, a do lado direito está boa, posso te enviar ela.... estão paradas aqui!

    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/02/2014
    Local
    Canoas/RS
    Posts
    138
    Agradecimentos: 0
    Sem tração ligada deve ser a roda livre autoamatica, o meu problema era esse. Pra estalar homocinetica, interna ou da roda, acho qeu so com tração, que é o problema que esta ocorrendo no meu Vitara atualmente.

  • #8
    Usuário Avatar de GustavoR
    Entrada
    06/06/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    37
    Posts
    58
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por diegotmc Ver Post
    Bom dia pessoal,

    Ontem, do nada, sem ter forçado o carro e sem ter usado 4x4 (apenas andando normalmente na rua), meu Vitara começou a dar uns estalos iguais quando aciona a roda-livre. Vou andando e fica estalando, as vezes para um pouco, as vezes fica bastante.
    Fiz várias vezes os procedimentos de engatar e desengatar o 4x4 pra acoplar e desacoplar a roda-livre, mas o barulho persiste.

    Alguma idéia do que pode ter acontecido? Existe alguma mangueira de vácuo que aciona a roda-livre do Vitara, e que pode ter escapado?
    O vitarinha não tem nenhum tipo de compressor para acionamento da 4x4. Muito embora você tenha trocado os rolamentos externos, você trocou os rolamentos de agulha da luva de encaixe da ponteira da homocinetica? Geralmente eles não são trocados. Custam barato, algo em torno de 70 reais e mais uns 100, no máximo, de mão de obra. É difícil de encontra, mas o pessoal no makoto sabe onde. Veja lá.

    Tive um problema similar e era meu rolamento de agulha.
    Vitara 1997, motor ap 2.0 injetado 4 bicos, 4" lift de suspensão e 2" de lift de carroceria, semi eixos dianteiro hillux srv 1996.

  • #9
    Usuário Avatar de Renan Gustavo
    Entrada
    16/09/2013
    Local
    Picada Café/RS
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Sem ouvir o barulho é difícil dizer qual o problema. Mas pelo seu relato é a Homocinética!
    Samurai MT 95 / Troller T4 2011 / Polaris 570 2015
    Amigos da Noite 4x4

  • #10
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Ontem levantei a frente do carro e girei as rodas com a mão, não ouvi nada. Tirei as rodas, não achei nada de errado.
    Curiosamente o barulho parou!
    Vou sair com ele agora pra ver se continua ok.
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #11
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Bom, não tinha resolvido sozinho não. E achei o problema: roda livre esquerda (lado do motorista).

    Acho que vou partir pras manuais mesmo. Alguém indica um lugar pra comprar?
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/02/2014
    Local
    Canoas/RS
    Posts
    138
    Agradecimentos: 0
    Comprei as minhas no mercado livre, a high performance AVM.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Roda livre sw4 japa fazendo barulho
      Por wagão no fórum Toyota
      Respostas: 2
      Última resposta: 20/04/2012, 11:38
    2. Homocinética Trailgear Dirty30 - 30 estrias + Roda Livre WARN - Troller Toyota
      Por dudarj no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 10/11/2011, 02:02
    3. Roda Livre ou Homocinética ?? Uma mãozinha companheiros !
      Por Cleyson Guimarães no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 29/09/2009, 17:55
    4. Roda livre AVM com estalos
      Por Fernando Costa no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/02/2007, 11:04
    5. Respostas: 7
      Última resposta: 21/01/2007, 21:19

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade