Postado originalmente por
arildo eletrecista
Se o motor for 2.0 16v j20a, ''SIMILAR'' ao da minha tracker, eu iria seguir nestes caminhos subsequentes, (depende do ''barulho'') sefor outro motor, desconsidere ou não,
1° motor de arranque, se o barulho for tipo ''arranhando, raspando'' na partida, independente motor frio ou quente, ocorre por falta de lubrificação ou umidade, lama
(solução, retirar motor de arranque, desmontar, limpar, engraxar, remontar e reinstalar)
2° óleo, alterou viscosidade, tipo, marca, na ultima troca? pode estar demorando a encher os tuchos e acionar os esticadores da corrente de comando, descrição do barulho (raaaatata bem rápido 02 a 10 segundos geralmente, somente na primeira partida ou após longo repouso)
(solução, mudar tipo, marca e principalmente a viscosidade do óleo, diminuir ou aumentar depende do que esta usando)
3° filtro, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser o filtro, se não estiver usando original, ex: tecfil psl 134 ''branco'' fazia, depois usei psl 134 ''preto'' parou (não sei se mudou só a cor ou alterou o produto internamente) provocam isso por problema na válvula de pressão ou anti retorno, incompatibilidade com motor, dizem que o MANN W7 MULTI 3/4-S é o melhor (usarei na prox. troca)
(solução, trocar filtro, marca, modelo, especificação)
4° válvula (de pressão ou anti retorno, presente no bloco ou cabeçote) ''não me lembro'', se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser essa válvula, mas isso já é mais raro ocorrer,
(solução, descobrir aonde fica, onde compra e quem troca essa válvula)
5° corrente, engrenagens ou acionadores, esticadores hidráulicos da corrente de comando, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, é mais raro mas pode ser isso, geralmente se tiver uma km alta, mas se fosse corrente ou engrenagens, provavelmente apresentaria barulho em outras rotações,
(solução, achar aonde comprar (suzucar, alternativa), aonde trocar, quem vai trocar, e boa sorte)
se não for nada disso, f..eu, desculpe não ter ajudado, de qualquer modo, volte aqui e mantenha, atualize as informações e depois post a solução ou não do problema.