x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/04/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    37
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Exclamation GVIII 2009 c/ Estranho Ruído ao Dar Partida com Motor FRIO.




    Olá pessoal, sou recém chegado ao fórum e fico infinitamente grato pela riqueza de conteúdo que já venho encontrando por aqui, é realmente incrível.

    Pois bem, tenho uma GVIII 2009 com manutenção toda em dia e, recentemente observei que ao dar partida logo pela manhã com o motor FRIO ele faz um barulho estranho, como se fosse algo relacionado a correia ou pouca lubrificação de alguma peça, é um barulho que vem realmente do motor, sendo que o barulho NÃO permanece, ou seja, só faz quando dou partida no carro... e ao rodar alguns KM pela cidade, desligo o carro normalmente e, ao religá-lo com o motor já QUENTE o barulho não é mais apresentado, ou seja, me dando fortes indícios de ser algo relacionado a "pouca lubrificação" de alguma peça pois o carro só apresenta o barulho quando fica muito tempo desligado, o que vocês acham? Tenho receio de ser uma peça importante que esteja sendo desgastada por não estar sendo bem lubrificada.

    Alguém já teve problema semelhante por aqui?

    Desde já agradeço.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/03/2012
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    47
    Posts
    441
    Agradecimentos: 0
    Tiago, eu estou com um problema parecido, não sei se é igual. Quando dou partida ouço um barulho como de motor de arranque arranhando, faz o barulho por menos de um segundo e passa, e também não é sempre que acontece.

    Caso seja igual também estou precisando de uma dica e vou pegar carona no seu post.

    Abraços.

  • #3
    Usuário Avatar de MVSEIXAS
    Entrada
    13/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    479
    Agradecimentos: 0
    Pode parecer óbvio, mas verificou nível e estado do óleo do motor?
    Como está o arrefecimento do motor?
    Já pensou em colocar um tanque de podium?

    Citação Postado originalmente por tiagoweb Ver Post
    Olá pessoal, sou recém chegado ao fórum e fico infinitamente grato pela riqueza de conteúdo que já venho encontrando por aqui, é realmente incrível.

    Pois bem, tenho uma GVIII 2009 com manutenção toda em dia e, recentemente observei que ao dar partida logo pela manhã com o motor FRIO ele faz um barulho estranho, como se fosse algo relacionado a correia ou pouca lubrificação de alguma peça, é um barulho que vem realmente do motor, sendo que o barulho NÃO permanece, ou seja, só faz quando dou partida no carro... e ao rodar alguns KM pela cidade, desligo o carro normalmente e, ao religá-lo com o motor já QUENTE o barulho não é mais apresentado, ou seja, me dando fortes indícios de ser algo relacionado a "pouca lubrificação" de alguma peça pois o carro só apresenta o barulho quando fica muito tempo desligado, o que vocês acham? Tenho receio de ser uma peça importante que esteja sendo desgastada por não estar sendo bem lubrificada.

    Alguém já teve problema semelhante por aqui?

    Desde já agradeço.
    Engesa FII
    Grand Vitara V6
    Lincoln Continental... no papel de parede do computador!

  • #4
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por tiagoweb Ver Post
    Olá pessoal, sou recém chegado ao fórum e fico infinitamente grato pela riqueza de conteúdo que já venho encontrando por aqui, é realmente incrível.

    Pois bem, tenho uma GVIII 2009 com manutenção toda em dia e, recentemente observei que ao dar partida logo pela manhã com o motor FRIO ele faz um barulho estranho, como se fosse algo relacionado a correia ou pouca lubrificação de alguma peça, é um barulho que vem realmente do motor, sendo que o barulho NÃO permanece, ou seja, só faz quando dou partida no carro... e ao rodar alguns KM pela cidade, desligo o carro normalmente e, ao religá-lo com o motor já QUENTE o barulho não é mais apresentado, ou seja, me dando fortes indícios de ser algo relacionado a "pouca lubrificação" de alguma peça pois o carro só apresenta o barulho quando fica muito tempo desligado, o que vocês acham? Tenho receio de ser uma peça importante que esteja sendo desgastada por não estar sendo bem lubrificada.

    Alguém já teve problema semelhante por aqui?

    Desde já agradeço.

    Se o motor for 2.0 16v j20a, ''SIMILAR'' ao da minha tracker, eu iria seguir nestes caminhos subsequentes, (depende do ''barulho'') sefor outro motor, desconsidere ou não,

    1° motor de arranque, se o barulho for tipo ''arranhando, raspando'' na partida, independente motor frio ou quente, ocorre por falta de lubrificação ou umidade, lama
    (solução, retirar motor de arranque, desmontar, limpar, engraxar, remontar e reinstalar)

    2° óleo, alterou viscosidade, tipo, marca, na ultima troca? pode estar demorando a encher os tuchos e acionar os esticadores da corrente de comando, descrição do barulho (raaaatata bem rápido 02 a 10 segundos geralmente, somente na primeira partida ou após longo repouso)
    (solução, mudar tipo, marca e principalmente a viscosidade do óleo, diminuir ou aumentar depende do que esta usando)

    3° filtro, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser o filtro, se não estiver usando original, ex: tecfil psl 134 ''branco'' fazia, depois usei psl 134 ''preto'' parou (não sei se mudou só a cor ou alterou o produto internamente) provocam isso por problema na válvula de pressão ou anti retorno, incompatibilidade com motor, dizem que o MANN W7 MULTI 3/4-S é o melhor (usarei na prox. troca)
    (solução, trocar filtro, marca, modelo, especificação)

    4° válvula (de pressão ou anti retorno, presente no bloco ou cabeçote) ''não me lembro'', se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser essa válvula, mas isso já é mais raro ocorrer,
    (solução, descobrir aonde fica, onde compra e quem troca essa válvula)

    5° corrente, engrenagens ou acionadores, esticadores hidráulicos da corrente de comando, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, é mais raro mas pode ser isso, geralmente se tiver uma km alta, mas se fosse corrente ou engrenagens, provavelmente apresentaria barulho em outras rotações,
    (solução, achar aonde comprar (suzucar, alternativa), aonde trocar, quem vai trocar, e boa sorte)

    se não for nada disso, f..eu, desculpe não ter ajudado, de qualquer modo, volte aqui e mantenha, atualize as informações e depois post a solução ou não do problema.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #5
    Citação Postado originalmente por tiagoweb Ver Post
    Olá pessoal, sou recém chegado ao fórum e fico infinitamente grato pela riqueza de conteúdo que já venho encontrando por aqui, é realmente incrível.

    Pois bem, tenho uma GVIII 2009 com manutenção toda em dia e, recentemente observei que ao dar partida logo pela manhã com o motor FRIO ele faz um barulho estranho, como se fosse algo relacionado a correia ou pouca lubrificação de alguma peça, é um barulho que vem realmente do motor, sendo que o barulho NÃO permanece, ou seja, só faz quando dou partida no carro... e ao rodar alguns KM pela cidade, desligo o carro normalmente e, ao religá-lo com o motor já QUENTE o barulho não é mais apresentado, ou seja, me dando fortes indícios de ser algo relacionado a "pouca lubrificação" de alguma peça pois o carro só apresenta o barulho quando fica muito tempo desligado, o que vocês acham? Tenho receio de ser uma peça importante que esteja sendo desgastada por não estar sendo bem lubrificada.

    Alguém já teve problema semelhante por aqui?

    Desde já agradeço.
    Tiago, esse é um problema cronico nos motores J20A, já foi muito discutido aqui e não se obteve um veredito. Eu não esquento mais, já tive 2 grand vitara e agora estou com uma tracker, e sempre ouço este ruido ao ligar pela manhã.
    GV AT prata 11/12

  • #6
    Usuário
    Entrada
    24/04/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    42
    Posts
    65
    Agradecimentos: 0
    A Minha tracker 08/08 também faz esse barulho ao dar a partida com o motor frio. Mas o barulho aumentou e ficou alguns segundos mais longo depois que baixei a viscosidade do óleo e troquei o filtro. Inclusive eu troquei a viscosidade pra testar se resolvia o barulho, mas piorou. Não sei se prejudica alguma coisa.
    Chevrolet Tracker 08/08 Preta / Kit Lift 7'' by Daniel Simon / Proteções inferiores RC4x4 / Pneus AT / Estribos RC4x4

  • #7
    Não sei se tem alguma influencia da viscosidade do oleo, mas depois que passei a utilizar o 20w50, raramente está fazendo este ruido ao ligar pela manhã. Quando estava usando o 15w40 raramente não fazia. Como meu carro ultrapassou os 100 mil, decidi aumentar a viscosidade e confesso que não está fazendo mais.
    GV AT prata 11/12

  • #8
    Usuário
    Entrada
    27/04/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    37
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo,

    O óleo do carro está no nível (nem no máximo, nem no mínimo). Está indicando na metade.

    Foi utilizado o óleo original fornecido pela própria Suzuki, o antigo proprietário do meu carro é quem o utilizou, mas não sei exatamente a referência exata do óleo.

    Com relação ao arrefecimento do motor, como consigo verificar esta questão rapidamente?

    Ainda não fiz a experiência de colocar um tanque de Podium, você se refere a encher o tanque do carro somente com este tipo de combustível?

    Desde já agradeço pelas respostas.

    Citação Postado originalmente por MVSEIXAS Ver Post
    Pode parecer óbvio, mas verificou nível e estado do óleo do motor?
    Como está o arrefecimento do motor?
    Já pensou em colocar um tanque de podium?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    27/04/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    37
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Olá Eder,

    Este tipo de óleo também pode ser utilizado na GRAND VITARA 09 ? O meu está com 94 mil rodados, será que já pode ser indicado utilizar um óleo de maior viscosidade afim de tentar eliminar este ruído? Qual a referência do óleo com maior viscosidade?

    Abraço.

    Citação Postado originalmente por eder oliveira Ver Post
    Não sei se tem alguma influencia da viscosidade do oleo, mas depois que passei a utilizar o 20w50, raramente está fazendo este ruido ao ligar pela manhã. Quando estava usando o 15w40 raramente não fazia. Como meu carro ultrapassou os 100 mil, decidi aumentar a viscosidade e confesso que não está fazendo mais.

  • #10
    Tiago,

    No manual da gm, tem várias opções de oleo, inclusive este que passei a utilizar agora, o 20w50. Como o motor é o mesmo, e já está bem rodado, tente na próxima troca experimentar o 20w50. Tem vários aqui no forum que está usando e recomenda.
    GV AT prata 11/12

  • #11
    Usuário
    Entrada
    27/04/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    37
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Bacana, Eder.

    Obrigado pela indicação, na próxima troca vou utilizá-lo, você tem ideia de preço do litro deste tipo de óleo 20w50 ? Dei uma rápida pesquisa aqui no Google e achei o "Óleo Mobil 20W-50 para motores gasolina", seria este?

    Está por 12 reais o litro na loja virtual que achei aqui.

    Citação Postado originalmente por eder oliveira Ver Post
    Tiago,

    No manual da gm, tem várias opções de oleo, inclusive este que passei a utilizar agora, o 20w50. Como o motor é o mesmo, e já está bem rodado, tente na próxima troca experimentar o 20w50. Tem vários aqui no forum que está usando e recomenda.

  • #12
    Aqui em BH, paguei 12,00 também o litro. Só que da petrobras, lubrax 20w50.
    GV AT prata 11/12

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pajero Sport - Ruído no motor ao dar partida
      Por tiagosapucaia no fórum Mitsubishi
      Respostas: 21
      Última resposta: 22/01/2023, 15:59
    2. Respostas: 9
      Última resposta: 31/12/2013, 15:33
    3. dificuldade na partida de motor frio
      Por Felipe Ramires no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/06/2011, 08:38
    4. Explorer V6 4.0 - Motor com ruido estranho
      Por Orleans no fórum Ford
      Respostas: 16
      Última resposta: 17/02/2009, 14:28
    5. Partida com o motor frio da L-200
      Por gabriellara no fórum Mitsubishi
      Respostas: 32
      Última resposta: 06/03/2006, 20:20

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade