x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/09/2014
    Local
    silvânia/GO
    Idade
    38
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0

    Melhor sequencia de upgrades no Suzuki Samurai




    Bom Dia/Tarde/Noite pessoal,
    Sou um feliz proprietário de um Suzuki Samurai 1997 metal top há alguns meses, e estou com alguns upgrades em vista.
    Mas não sei qual a sequencia devo seguir, qual upgrade tem melhor custo beneficio e me traga melhores performances no offroad no inicio.
    Utilizo o carro para passeios curtos na cidade/deslocamentos e trilhas leves(por enquanto) e não quero monstrificá-lo.
    Os upgrades são:
    Xcrawler 2.65(utilizo pneus AT 235/75 r15, comentem sobre a necessidade de reduzi-lo mais)
    Bloqueio traseiro(pra evitar a compra de um guincho)
    Pneus MUD(sem ser muito agressivos, pois também utilizo o carro no asfalto, e este upgrade quero deixar por ultimo já que meus pneus estão 100%)
    parachoque de ferro(este seria o primeiro, mas um lanterneiro amigo meu fez uns ajustes no parachoque original e o pneu não pega mais nada!)
    Guincho


    e aí, com estes upgrades acredito que já vou me virar bem por ai, mas qual seria a sequencia que vcs aconselhariam?


    desde já agradeço!

    Obrigado!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    13/10/2008
    Local
    Bom Jardim/RJ
    Idade
    46
    Posts
    722
    Agradecimentos: 0
    Na minha humilde opinião de qum nao tem samurai.
    Se você quer usar o carro no dia a dia, acho que um guincho leve seria melhor que um bloqueio, pois os bloqueios automáticos podem dar aqueles estalos que causam desconforto para algumas pessoas. A menos que coloque um selecionável (bem mais caro).
    Sem o bloqueio e com guincho, se vc sentir que não vai passar é só amarrar e puxar.
    Quanto aos outros ups deixo aos colegas opinarem.
    Cherokee Shrek (Sujo e fedorento, mas todo mundo gosta)

  • #3
    Usuário Avatar de GustavoR
    Entrada
    06/06/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    37
    Posts
    58
    Agradecimentos: 2
    Eu colocaria na seguinte ordem:

    1. Pneus Mud ou recapados. Eu recapei a mesma medida dos seus pneus em vj900 e estou bastante feliz com o resultado. Eu tbm uso o jipe diariamente.
    2) tenho xcrawler e acho ótimo o resultado e o custo beneficio. Muita gente não guenta algumas subidas íngremes com o vitara/samurai, porque falta motor, e o xcrawler resolve isso.
    3) Todas as proteções inferiores possíveis.
    4) Guincho.
    5) snorkel, se for o caso.
    6) Bloqueio por último. O bloqueio te leva mais longe no enrosco, o guincho te tira de lá!
    Vitara 1997, motor ap 2.0 injetado 4 bicos, 4" lift de suspensão e 2" de lift de carroceria, semi eixos dianteiro hillux srv 1996.

  • #4
    Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Posts
    717
    Agradecimentos: 15
    Concordo com Gustavo. Mas acho que para colocar o item dois (xcrawler) vc tem que ter pneus maiores, tipo uns 31". Se não as relações de marchas não ficariam boas. Assim acho que em primeiro item eu levantaria o carro (e ai o método pode variar muito, body lift, spoa, jumelos etc) dai seguiria na ordem...
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #5
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    bomtempo, isoladamente eu acredito que em qualquer carro os fatores que mais influenciam no desempenho pra trilha são os pneus e bloqueio.
    Pra trilhas leves (usando a reduzida) o Xcrawler não vai ser muito necessário, você vai sentir a necessidade dele mais na estrada.
    Em relação aos pneus, cuidado ao procurar o meio termo entre pneu bom de asfalto e de trilha. Quanto melhor em um, pior no outro, então considere ter dois jogos de pneu/roda pra trocar conforme o uso. Um recapado e agressivo pra trilha e o seu AT atual pra cidade. Vc vai se sentir muito mais confiante quando quiser avançar pra uma trilha mais pesada.
    O bloqueio é o que vai fazer a maior diferença na trilha, pra você chegar mais longe. Pra usar em um carro de cidade, considere o bloqueio selecionável pra não te atrapalhar, como foi mencionado.
    E em relação ao guincho, considerando que vc faça trilhas com outros carros, coloco por último. Se você for fazer trilha sozinho, ele passa pra primeiro.
    No geral, segue abaixo a sequência que eu faria.

    Pneus MUD
    Bloqueio traseiro
    Xcrawler 2.65
    Parachoque de ferro
    Guincho
    Rafael Maurici

  • #6
    Também concordo com pneus e bloqueio, tinha uma sportage com pneus armadillo da colossus e bloqueio dianteiro, nunca fiquei no barro, agora meu samuka os pneus estão meia vida e estou sem bloqueio, a hora que uma roda fica fora do chão ou em X, o bichinho para mesmo, não tem jeito, mesmo com o pouco peso, altura do chão que está com lift suspensão e carroceria.
    Samurai 94, pneus maggion 7.50x15, x-crawler, guincho 8500
    EX - Sportage 97 AP carburada alcool


  • #7
    Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,987
    Agradecimentos: 16
    Prezado bomtempo, tenho um Samurai 97 desde 2004, e creio que posso opinar a respeito. Os upgrades que fiz, nos momentos que fiz, acredito terem sido perfeitos e com excelente relação custo benefício. Nunca gastei com um upgrade antes de precisar (se bem que no caso do X-Crawler foi, pois foi paixão à primeira vista, rsrs), e te recomendo fazer o mesmo.

    A primeira coisa que fiz foi colocar protetor de tanque e da tcase. Kit de socorro (cinta e anilhas) eu já tinha. Me diverti às favas com o jipinho assim.

    Até que um dia caiu um toró de chuva durante uma trilha, e finda esta, meu jipe não subia uma rua de terra na saída da trilha, que nem era tão inclinada assim. Um colega com jipe idêntico ao meu, porém com pneus recapados, me cintou e fomos embora. À partir daquele momento, precisei de pneus, antes não. Comprei pneus recapados na mesma medida dos que eu usava (205/75 R15) e vendi os meus meia vida. Pouco depois notei os gomos dos pneus recapados beliscando os paralamas quando a suspensão comprimia, então coloquei um lift de 2" para parar de pegar. Me diverti mais um bocado com o jipe assim.

    Depois, como eu e meus amigos começamos a ficar um pouco mais atrevidos nas trilhas, para evitar de quebrar os parachoques de plástico, parti para os de chapa, sendo o dianteiro com base para guincho. Me diverti mais um bocado com o jipe assim.

    Depois veio um guincho, caminho natural pois o parachoque já estava lá, então era plugar e brincar.

    Depois veio um bloqueio automático Lockright, sinceramente, o melhor upgrade até então. A condução e a confiança no jipe melhoraram demais. Era apontar o jipe para uma direção na trilha e ter certeza que ele iria exatamente para lá. O barulho do bloqueio no trânsito não me incomodou, ao contrário, sempre achei o máximo virar uma esquina e escutá-lo funcionar. Há de se levar em consideração que não comprei o bloqueio iludido, já sabia o que era e o que mudaria na condução, e era isso o que eu queria. Uso este bloqueio até hoje.

    Depois, fiquei conhecendo o xcrawler, e me apaixonei. Meu estilo de condução (as trilhas aqui são de morro e pedras) é devagar e sempre, acelerar nunca, então casou perfeito igual dedo no nariz. Na época não tinha para tcase de corrente, então troquei a tcase por engrenagens com xcrawler 4.16. Ficou reduzidasso na trilha, um espetáculo, e na cidade também, rsrsrs (note, eram pneus 205/75!). Para trânsito urbano, problema algum. Na estrada, no máximo 90km/h. Para meu uso, não foi problema.

    Quando os pneus recapados estavam podres de velhos e surrados, eu praticamente não estava fazendo trilhas (filhos pequenos) e para não gastar dinheiro com pneus para o jipe, gastei com pneus novos para minha camionete e passei os meia vida dela para o Samurai. Neste momento, o Samurai saltou de 205/75 para 225/75 e a relação final ficou bem mais agradável, como era de se esperar.

    Bom, esta sequência atendeu minhas necessidades e, como disse, sempre cheguei no limite da funcionalidade antes de fazer o upgrade. Espero que este relato ajude nas suas tomadas de decisão.

    Tem muitos anos que não atualizo o meu site, mas ainda há fotos bacanas deste passado de trilhas com meu Samuca em http://samuraitatu.alotspace.com.

    Atenciosamente,
    Gustavo.
    Land Cruiser 105 (Stormtrooper), SW4 94 (Raposa Vermelha), SW4 97 (Pantera Negra), Samurai 97 (Tatuí), Samurai 92 (Tatu)

  • #8
    Usuário Avatar de andre veiga
    Entrada
    02/12/2004
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,416
    Agradecimentos: 0
    X2 para o Supercharger.

    Jipes identicos situações e sequencias identicas... exceto que não tenho guinho...
    As trilhas que o tatuí fez fez faz são a prova de que nada mais certo existe...


    Mas está com um 4link e pneus 33" agora né? Sequencia natural de evolução (Darwin?) kkkk
    Abraços amigo
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/10/2023
    Local
    SÃO PEDRO/SP
    Idade
    40
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Boa noite. Tenho um samurai 97/98, já com lift e guincho. Sinto q as vezes falta força nas trilhas. Já pesquisei mas.nunca encontrei xcrawler pra ele, mas para os 95 para trás... Alguém sabe se existe e se tem alguma outra alternativa pra melhorar a redução?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sequencia cabos de vela vortec 4.3 v6
      Por danelhuk no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/10/2014, 15:27
    2. Sequência de aperto do cabeçote
      Por Fabiano Oliveira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 04/10/2012, 12:53
    3. Qual é o melhor SUZUKI SAMURAI pra trilha ???
      Por B4R4T4-6X6 no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 20/01/2011, 11:00
    4. Sequência dos cabos do Opala 4cc
      Por Gildo Cappatti no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 4
      Última resposta: 19/10/2007, 13:55

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade