x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    55
    Posts
    31
    Agradecimento: 1

    Question Duvida sobre pneus maiores




    Pessoal,

    desculpem se isso ja foi discutido aqui mas não achei respostas para todas as minhas duvidas...

    Alguem ja teve problemas com seguro ou fiscalização por estar com lift ou pneus maiores?

    Nao pretendo fazer nada absurdo, fiz um lift de 40mm na minha GV3 e estou em um dilema sobre trocar os pneus 225/65r17 pelos 245/65r17 (os mesmos da gv3 4 sport) ou 235/65r17

    Alem da questão "legal" tem também o fato de que os pneus 245 pedem tala de 7" no minimo ,o GV3 tem tala de 6,5" e o indice de velocidade do 245 é um pouco menor - pelo que vi na ficha tecnica do 4sport as rodas são tala 6,5" e os pneus 111T (scorpion ATR). Se a fabrica homologou para o 4sport será que é possivel considerar isso para outras versões?

    Como outro dia eu quase fiquei na mao em uma subida com um pouco de lama com os meus atuais Scorpion ATR vou acabar trocando de pneus de qualquer forma e devido á pouca disponibilidade dessas medidas para pneus AT e as caracteristicas de uso da minha viatura a escolha vai se restringir ao Geolander G015 ou Michelan LTX force

    Agradeço se alguém puder palpitar.

    Abraço

    Carlos

  • #2
    Usuário
    Entrada
    04/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    55
    Posts
    31
    Agradecimento: 1
    Ah, esqueci de perguntar.. alguem poderia informar a calibragem recomendada para o gv3 4sport?

    Obrigado.

  • #3
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Carlos.

    Pela lei vc não pode aumentar o diâmetro dos pneus (existe uma tolerância, mas não me recordo ao certo). Em relação à largura, os pneus não podem ultrapassar os limites da carroceria (ficar pra fora dos para-lamas).
    As alterações de suspensão já podem ser regularizadas, apesar de que 99% do pessoal não faz isso.

    Na prática, as alterações que vc quer fazer são tão pequenas que ninguém vai implicar com vc por conta delas.

    Além disso, em relação ao diâmetro do pneu, existe uma brecha grande na lei.
    Como a medida de referência é a medida do pneu original, precisaria existir uma fonte oficial de informação que diga qual é o diâmetro original do pneu de cada veículo. A questão é que esta fonte não existe.
    Alguns podem até argumentar que o tamanho do pneu é citado no manual do veículo, mas este manual não é citado como fonte oficial de informação, e também não é item de posse obrigatória. Ou seja, se for seguir ao pé da letra, a lei orienta quem quer segui-la, mas não tem embasamento suficiente para acusar quem descumprir.
    Rafael Maurici

  • #4
    Usuário
    Entrada
    04/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    55
    Posts
    31
    Agradecimento: 1
    Rafael,

    obrigado pela resposta. Pois é, mas eu sei de pelo menos um caso em que o veiculo foi rebocado (a diferença para o original era muito grande) e ou outro em que o documento ficou retido até a regularização, mas como argumentar com a autoridade?

    Sobre a tolerância, existe uma convenção internacional entre os fabricantes que admite como medida equivalente conjunstos roda-pneu que tenham uma diferença de - 3 a + 3 %. Já "ouvi dizer" que para as autoridades brasileiras o permitido seria de +/- 1% mas nunca encontrei esta informação em nenhum lugar..

  • #5
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por carlos.nvj Ver Post
    Rafael,

    obrigado pela resposta. Pois é, mas eu sei de pelo menos um caso em que o veiculo foi rebocado (a diferença para o original era muito grande) e ou outro em que o documento ficou retido até a regularização, mas como argumentar com a autoridade?

    Sobre a tolerância, existe uma convenção internacional entre os fabricantes que admite como medida equivalente conjunstos roda-pneu que tenham uma diferença de - 3 a + 3 %. Já "ouvi dizer" que para as autoridades brasileiras o permitido seria de +/- 1% mas nunca encontrei esta informação em nenhum lugar..
    Infelizmente é esse mesmo nosso problema, Carlos. A lei não tem embasamento para "incriminar" quem usa pneus maiores, mas quem aplica a lei pode achar o contrário, e muitas vezes não está aberto para discussões e tem um ego muito grande pra considerar que pode estar errado.
    O importante é termos o máximo de informação possível e lidar com a situação da maneira mais amigável para tentar escapar.
    Rafael Maurici

  • #6
    Usuário
    Entrada
    08/02/2017
    Local
    aracaju/SE
    Idade
    54
    Posts
    18
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por carlos.nvj Ver Post
    Ah, esqueci de perguntar.. alguem poderia informar a calibragem recomendada para o gv3 4sport?

    Obrigado.
    A calibragem é 29 psi sem carga em todos pneus, mas eu uso 29 na frente e 24 atrás e 10 a 20% em viagem com carro carregado.

  • #7
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Conforme relatos aqui no fórum mesmo, houve situações, não sei em qual estado, em que os policiais rodoviários estavam munidos de informações, acho que via internet , ou arquivo fixo, das especificações de todos os carros e aplicavam multas e até guinchavam os carros fora das especificações de fábrica. Com o avanço da internet e a facilidade de obter informações, até via celular, que todo mundo tem, vai ficar cada vez mais fácil o acesso aos dados. E é sempre bom lembrar que estamos no Brasil e algumas "otoridades" se acham acima da lei. O prejudicado que se vire e arque com as consequências. Abs. Válter
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Senhores se me permite uns pitacos. Para regularizar a suspensão tem toda a norma do Inmetro a seguir essa norma por exemplo não contempla calços, ou seja calços não passam pela vistoria de forma alguma.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #9
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Senhores se me permite uns pitacos. Para regularizar a suspensão tem toda a norma do Inmetro a seguir essa norma por exemplo não contempla calços, ou seja calços não passam pela vistoria de forma alguma.
    Nas apreensões que rolaram por aqui em MG e que tiraram fotos das autuações, nunca vi nada de suspensão, é sempre pneu maior que o descrito no manual (no caso dos Troller, todos tinham isso, e não é difícil ter acesso ao manual, por parte da PRF, para autuar), ou pneus para fora do limite do para-lama, descarga sem abafador e películas nos vidros... a questão é que parece que tudo começa com os pneus maiores.. aí procuram o resto para terminar o "serviço".. mas o que tem pegado sempre por aqui são os pneus mesmo.... complicado.

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #10
    Usuário
    Entrada
    04/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    55
    Posts
    31
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por bunhoel Ver Post
    A calibragem é 29 psi sem carga em todos pneus, mas eu uso 29 na frente e 24 atrás e 10 a 20% em viagem com carro carregado.
    Obrigado. É a mesma calibragem dos GV "normais", eu achei que seria um pouco mais baixo, tipo 27.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    04/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    55
    Posts
    31
    Agradecimento: 1
    Eu não sabia que os calços não podem ser regularizados, pelo que eu tinha entendido bastava ir a uma empresa de vistoria credenciada pelo inmetro com as notas das peças e do serviço e com a autorização prévia do detran para regularização.

    Sobre a fiscalização, me parece então que são parados os veículos que chamam a atenção pelo fato da alteração ser muito evidente (pneus bem maiores que o normal). Daqui a pouco vamos ter que andar com uma carretinha com os pneus de trilha e só trocar quando sair do asfalto.... lamentável isso.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    55
    Posts
    31
    Agradecimento: 1
    Finalmente achei alguma informação sobre a tolerância.

    Existe varias calculadoras on line de pneus mas nesta aqui tem a seguinte informação:
    Tolerância ALAPA para diâmetro externo
    Até 3% em pneu de passeio
    Até 2% em camionetas

    Fui ver o que é a tal da ALAPA e achei isto: .: : : ALAPA : : :., tem algumas informações interessantes lá.

    Não se trata de legislação, apenas de uma norma técnica de uma associação de fabricantes, mas pode ser útil para argumentação.

    Edit:
    Tá ficando quente...achei mais esta portaria do inmetro http://www.inmetro.gov.br/legislacao...RTAC000218.pdf
    Me chamou a atenção a tabela III na pag 12.
    A portaria é de 96, resta saber se existe alguma mais atual.

    Resta ainda uma questão de interpretação: a tolerancia é para pneus diferentes mas com a mesma medida nominal (tolerancia de fabricação) ou valeria para substituição do conjunto roda-pneu?
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Duvida sobre medida de pneus
      Por Jhonatan Jho Jho no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 19/08/2011, 14:56
    2. Dúvida sobre pneus
      Por robsonpsantos no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/03/2011, 23:44
    3. Duvida sobre rodas e pneus
      Por MaGao no fórum Suzuki
      Respostas: 20
      Última resposta: 12/10/2008, 14:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade