x
Convex Datacenter
Página 11 de 25 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112131415161718192021 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 132 de 292
  • #121
    Usuário
    Entrada
    09/04/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    45
    Posts
    136
    Agradecimento: 1



    Este tópico é show! vou fazer um relato pra enriquecer seu conteúdo.

    Tenho um GVIII 2008/2009 manual há quase 3 anos. Tive muita sorte pois comprei um carro em excelente estado e que praticamente não dá problema, é econômico (média 10km/l da cidade), confortável, robusto e tudo mais.

    Eu sigo a orientação no manual de utilizar gasolina comum, mas há pouco mais de um ano decidi completar o tanque com gasolina aditivada (foi a única vez que fiz isso), Rodando alguns quilômetros com a aditivada a luz da injeção acendeu.

    Como tenho um scanner ODB2 xing ling (comprei pelo aliexpress por menos de U$ 5), fiz a leitura do erro (uso o programa ODb Check Torque) que acusou P0171.

    Em pesquisa na internet conclui que, no meu caso, o problema mais provável seria motivado pela sujeira que a gasolina aditivada, com seus detergentes e dispersantes, soltou do tanque. Essa sujeira deve ter obstruído o filtro de combustível e talvez até chegado aos bicos injetores, o que motivou a leitura de erro pelo sistema de injeção.

    Ressalto que minha viatura estava com quase 150.000 km rodados, ou seja, se fosse seguida a orientação da fábrica, o filtro de combustível já deveria ter sido trocado.

    Cheguei a desconectar os cabos da bateria pra resetar o sistema. A luz de erro na injeção apagava mas voltava a acender depois de alguns quilômetros.

    Já tinha pesquisado o preço do filtro de combustível e sabia que por ser vendida junto com a bomba, tinha um preço bem salgado, então antes de comprar um conjunto novo, busquei alguma solução que ofendesse menos o meu bolso.

    Levei o carro numa oficina perto de casa pra limpar os bicos e acabei dando sorte, pois um dos mecânicos conhecia bem o carro, já que seu pai tinha um GVIII em que ele mesmo fazia a manutenção. É um cara novo e como naturalmente utiliza a internet pra buscar informações e soluções, está um passo a frente de muita gente por aí.

    Quando relatei o caso, ele chegou a mesma conclusão que eu, mas antes de propor a troca do conjunto filtro/bomba, fez uma leitura da pressão na linha de combustível, que tinha uma queda em relação à pressão padrão mas, segundo ele, ainda dentro da tolerância. Seu diagnóstico era de que naquele momento não seria necessária a troca do filtro/bomba e que provavelmente a limpeza dos bicos resolveria, por um tempo, o problema.
    Naquele momento, o mecânico quando disse que estava estudando uma solução pra baratear o custo com a troca do conjunto filtro/bomba, fazendo uma adaptação de um filtro externo ou algo do tipo, então quando futuramente fosse fazer a troca, poderia procura-lo.

    Na retirada dos bicos pra limpeza vimos que a borracha dos retentores estava ressecada e, assim, foram todas substituídas.

    De fato, a problema foi solucionado e só agora, mais de um ano depois, a luz de injeção acendeu novamente. O erro apontado pelo scanner é o mesmo; P0171.

    Enfim, agora voltarei à oficina (espero que o mecânico ainda trabalhe lá) e veremos no que vai dar. Não sou muito a favor de adaptações, mas talvez seja necessário recorrer a esta solução.

    Detalhe é que ao longo de todo esse tempo, apesar dos erros acusados e tudo mais, nem o desempenho e nem o consumo da viatura tiveram variação significante.

    Porém, algo estranho acontece há um tempo (mesmo antes do problema P0171): durante muito tempo, a leitura do consumo médio do carro (aprox.. 10 km/l) era bem precisa, variando no máximo 0,1 km/l, pra mais ou pra menos. Com o tempo, o consumo caiu pra aproximadamente 8,5 km/l.

    A principio fiquei preocupado, mas, utilizando métodos alternativos pra medir o consumo, como o clássico "encher o tanque, rodar, reabastecer e ver a quantidade de litros consumidos pra distância rodada", tinha o mesmo consumo anterior, de aproximadamente 10 km/l.

    O mais estranho é que usando o scanner e o programa Torque, a leitura acusa os mesmos 10km/l. A situação toda não me preocupa muito, pois o mais importante é que o carro continua econômico, mas gostaria de entender o motivo pra este erro de leitura no consumo. Se um dia descobrir, aviso aqui.

    Abraços.
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
    GVIII 2008/2009 Manual

  • #122
    Usuário
    Entrada
    02/04/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    37
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelo relato, Neilson! Poderia dizer qual é a oficina/mecânico? Estou montando uma listinha de gente que saiba trabalhar bem com o GV aqui em Brasília.

  • #123
    Usuário
    Entrada
    09/04/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    45
    Posts
    136
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por frankhpc Ver Post
    Obrigado pelo relato, Neilson! Poderia dizer qual é a oficina/mecânico? Estou montando uma listinha de gente que saiba trabalhar bem com o GV aqui em Brasília.
    O nome da oficina é Atual Soluções Automotivas, em fica em Águas Claras. Infelizmente não lembro o nome do mecânico, mas acho que é Felipe. Quando for lá descubro e aviso aqui.
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
    GVIII 2008/2009 Manual

  • #124
    Usuário
    Entrada
    22/12/2012
    Local
    Recife/PE
    Idade
    45
    Posts
    243
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Este tópico é show! vou fazer um relato pra enriquecer seu conteúdo.

    Tenho um GVIII 2008/2009 manual há quase 3 anos. Tive muita sorte pois comprei um carro em excelente estado e que praticamente não dá problema, é econômico (média 10km/l da cidade), confortável, robusto e tudo mais.

    Eu sigo a orientação no manual de utilizar gasolina comum, mas há pouco mais de um ano decidi completar o tanque com gasolina aditivada (foi a única vez que fiz isso), Rodando alguns quilômetros com a aditivada a luz da injeção acendeu.

    Como tenho um scanner ODB2 xing ling (comprei pelo aliexpress por menos de U$ 5), fiz a leitura do erro (uso o programa ODb Check Torque) que acusou P0171.

    Em pesquisa na internet conclui que, no meu caso, o problema mais provável seria motivado pela sujeira que a gasolina aditivada, com seus detergentes e dispersantes, soltou do tanque. Essa sujeira deve ter obstruído o filtro de combustível e talvez até chegado aos bicos injetores, o que motivou a leitura de erro pelo sistema de injeção.

    Ressalto que minha viatura estava com quase 150.000 km rodados, ou seja, se fosse seguida a orientação da fábrica, o filtro de combustível já deveria ter sido trocado.

    Cheguei a desconectar os cabos da bateria pra resetar o sistema. A luz de erro na injeção apagava mas voltava a acender depois de alguns quilômetros.

    Já tinha pesquisado o preço do filtro de combustível e sabia que por ser vendida junto com a bomba, tinha um preço bem salgado, então antes de comprar um conjunto novo, busquei alguma solução que ofendesse menos o meu bolso.

    Levei o carro numa oficina perto de casa pra limpar os bicos e acabei dando sorte, pois um dos mecânicos conhecia bem o carro, já que seu pai tinha um GVIII em que ele mesmo fazia a manutenção. É um cara novo e como naturalmente utiliza a internet pra buscar informações e soluções, está um passo a frente de muita gente por aí.

    Quando relatei o caso, ele chegou a mesma conclusão que eu, mas antes de propor a troca do conjunto filtro/bomba, fez uma leitura da pressão na linha de combustível, que tinha uma queda em relação à pressão padrão mas, segundo ele, ainda dentro da tolerância. Seu diagnóstico era de que naquele momento não seria necessária a troca do filtro/bomba e que provavelmente a limpeza dos bicos resolveria, por um tempo, o problema.
    Naquele momento, o mecânico quando disse que estava estudando uma solução pra baratear o custo com a troca do conjunto filtro/bomba, fazendo uma adaptação de um filtro externo ou algo do tipo, então quando futuramente fosse fazer a troca, poderia procura-lo.

    Na retirada dos bicos pra limpeza vimos que a borracha dos retentores estava ressecada e, assim, foram todas substituídas.

    De fato, a problema foi solucionado e só agora, mais de um ano depois, a luz de injeção acendeu novamente. O erro apontado pelo scanner é o mesmo; P0171.

    Enfim, agora voltarei à oficina (espero que o mecânico ainda trabalhe lá) e veremos no que vai dar. Não sou muito a favor de adaptações, mas talvez seja necessário recorrer a esta solução.

    Detalhe é que ao longo de todo esse tempo, apesar dos erros acusados e tudo mais, nem o desempenho e nem o consumo da viatura tiveram variação significante.

    Porém, algo estranho acontece há um tempo (mesmo antes do problema P0171): durante muito tempo, a leitura do consumo médio do carro (aprox.. 10 km/l) era bem precisa, variando no máximo 0,1 km/l, pra mais ou pra menos. Com o tempo, o consumo caiu pra aproximadamente 8,5 km/l.

    A principio fiquei preocupado, mas, utilizando métodos alternativos pra medir o consumo, como o clássico "encher o tanque, rodar, reabastecer e ver a quantidade de litros consumidos pra distância rodada", tinha o mesmo consumo anterior, de aproximadamente 10 km/l.

    O mais estranho é que usando o scanner e o programa Torque, a leitura acusa os mesmos 10km/l. A situação toda não me preocupa muito, pois o mais importante é que o carro continua econômico, mas gostaria de entender o motivo pra este erro de leitura no consumo. Se um dia descobrir, aviso aqui.

    Abraços.
    Tenho um GV III 2.0 AT, e percebi essa diferença de consumo a exatos 20.000km, quando a Suzuki mudou o óleo para 5w40, mas ainda também não consegui identificar a real causa do erro da leitura do computador de Bordo, e o programa Torque informa o consumo real com a bomba. E antigamente até os 60.000km o consumo da bomba batia com o computador de bordo. Agora marca um erro em torno de -1km/l.
    e
    Grand Vitara 2013 4x2 Auto
    Ex Sportage 2009 4x2 Auto

  • #125
    Usuário
    Entrada
    07/05/2016
    Local
    Natal/RN
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Após duas limpezas de bico, que apenas me deram momentâneo alívio, assim como limpeza da bomba, também ineficaz, decidi trocar a peça. Tentei primeiro procurar em oficinas pelo Brasil, sem sucesso. Igualmente, nada de encontrar nas sucatas um viatura com PT para comprar a bomba. Resultado: adquiri na concessionária, caríssimo, e tive que esperar um mês a sua chegada.
    A troca foi feita há duas semanas, a luz da injeção apagou e o consumo melhorou demais, média de 7,2 no primeiro tanque.
    Refletindo sobre o tema, na condição de leigo em mecânica, faço o meu palpite: com o tempo, o filtro acoplado a bomba não somente fica saturado como libera partículas que se acumulam no bico da injeção, levando a perda de potência, aumento de consumo e a famigerada luz da injeção acesa. Por essa razão não adiantaria limpar bicos.
    Enfim, há quem tenha tido sucesso com a mera limpeza da bomba de combustível, e outros, como eu, trocaram a peça. O importante é que o problema está resolvido.
    Hoje meu carro está com 137mil km. Rumo aos 200mil!

  • #126
    Usuário
    Entrada
    09/04/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    45
    Posts
    136
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por arlysonmark Ver Post
    Tenho um GV III 2.0 AT, e percebi essa diferença de consumo a exatos 20.000km, quando a Suzuki mudou o óleo para 5w40, mas ainda também não consegui identificar a real causa do erro da leitura do computador de Bordo, e o programa Torque informa o consumo real com a bomba. E antigamente até os 60.000km o consumo da bomba batia com o computador de bordo. Agora marca um erro em torno de -1km/l.
    e
    Engraçado esse problema. No último fds viajei. Ao invés de levar o carro na oficina pra ver o problema com a luz de injeção ligada, desconectei a bateria pra apagar o erro peguei a estrada. Rodei 700km e na luz da injeção não acendeu. Quanto à leitura do consumo no painel, me assustei pois tinha aumentado muito, indo pra 7,8km/l, porém, ao fazer a medida após reabastecer o tanque, deu 10,2km/l. O erro tá aumentado mas vou tentar descobrir o que é.
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
    GVIII 2008/2009 Manual

  • #127
    Usuário
    Entrada
    01/09/2016
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    40
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, amigos.
    Também estou com a luz da injeção acesa, estava fazendo 4km/L
    Eu tenho um GVIII 09/10 comprado recentemente com 45mil rodados.
    Sábado passado troquei velas, óleo, filtro de ar, e o meu mecânico ao escanear o carro e dar o erro p0171 viu que a segunda sonda lambida não estava funcionando. Segundo ele era só reprogramar o carro e a sonda voltaria ao normal.
    Assim ele fez. Reprogramou, a luz apagou, ele botou um aditivo no tanque e mandou eu abastecer o carro com aditivada.

    Ao sair da oficina rodei exatos 200 metros e a luz voltou a acender. Como era sábado, fiquei de voltar à oficina depois.
    Só vou poder parar o carro nesse próximo sábado pra ver o que é. O GV melhorou um pouco o consumo.. creio eu que por conta das novas velas e filtro. Mas está com um cheiro forte de gasolina do lado de fora do carro. Noto o cheiro principalmente quando desço do carro, do lado direito.

    Provavelmente o mecânico vai querer fazer limpeza de bico...

    Alguém está com esse mesmo problema? Cheiro de gasolina e luz de injeção acesa?

  • #128
    Usuário
    Entrada
    09/04/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    45
    Posts
    136
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Thiagofranklin Ver Post
    Boa tarde, amigos.
    Também estou com a luz da injeção acesa, estava fazendo 4km/L
    Eu tenho um GVIII 09/10 comprado recentemente com 45mil rodados.
    Sábado passado troquei velas, óleo, filtro de ar, e o meu mecânico ao escanear o carro e dar o erro p0171 viu que a segunda sonda lambida não estava funcionando. Segundo ele era só reprogramar o carro e a sonda voltaria ao normal.
    Assim ele fez. Reprogramou, a luz apagou, ele botou um aditivo no tanque e mandou eu abastecer o carro com aditivada.

    Ao sair da oficina rodei exatos 200 metros e a luz voltou a acender. Como era sábado, fiquei de voltar à oficina depois.
    Só vou poder parar o carro nesse próximo sábado pra ver o que é. O GV melhorou um pouco o consumo.. creio eu que por conta das novas velas e filtro. Mas está com um cheiro forte de gasolina do lado de fora do carro. Noto o cheiro principalmente quando desço do carro, do lado direito.

    Provavelmente o mecânico vai querer fazer limpeza de bico...

    Alguém está com esse mesmo problema? Cheiro de gasolina e luz de injeção acesa?
    Pela quilometragem do seu carro, não creio que o conjunto filtro/bomba esteja sujo o suficiente pra motivar a troca. Porém, o cheiro de gasolina pode até ter um motivo relacionado a esse conjunto. Peça pro mecânico verificar a pressão da bomba pra certificar que o sistema de alimentação está ok.

    Acredito que uma limpeza de bico deve resolver o problema com a luz da injeção. Aproveite pra verificar se as borrachas retentoras dos bicos estão em bom estado. Se for o caso substitua.

    Se puder te dar uma dica, não utilize gasolina aditivada, pois o manual do GV recomenda usar somente a comum. Os detergentes da aditivada não devem ser saudáveis pro GV.
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
    GVIII 2008/2009 Manual

  • #129
    Usuário Avatar de GV3-2014
    Entrada
    04/05/2014
    Local
    campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    463
    Agradecimentos: 9
    Thiago, o cheiro de gasolina pode ser devido a má vedação do tanque pela tampa, e isto também ocasiona o acendimento da luz da injeção. Confira se o fechamento do tanque esta correto e se todas as mangueiras estão conectadas corretamente no evap-canister,

    abs

    Ricardo

    Citação Postado originalmente por Thiagofranklin Ver Post
    Boa tarde, amigos.
    Também estou com a luz da injeção acesa, estava fazendo 4km/L
    Eu tenho um GVIII 09/10 comprado recentemente com 45mil rodados.
    Sábado passado troquei velas, óleo, filtro de ar, e o meu mecânico ao escanear o carro e dar o erro p0171 viu que a segunda sonda lambida não estava funcionando. Segundo ele era só reprogramar o carro e a sonda voltaria ao normal.
    Assim ele fez. Reprogramou, a luz apagou, ele botou um aditivo no tanque e mandou eu abastecer o carro com aditivada.

    Ao sair da oficina rodei exatos 200 metros e a luz voltou a acender. Como era sábado, fiquei de voltar à oficina depois.
    Só vou poder parar o carro nesse próximo sábado pra ver o que é. O GV melhorou um pouco o consumo.. creio eu que por conta das novas velas e filtro. Mas está com um cheiro forte de gasolina do lado de fora do carro. Noto o cheiro principalmente quando desço do carro, do lado direito.

    Provavelmente o mecânico vai querer fazer limpeza de bico...

    Alguém está com esse mesmo problema? Cheiro de gasolina e luz de injeção acesa?
    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

  • #130
    Usuário Avatar de GV3-2014
    Entrada
    04/05/2014
    Local
    campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    463
    Agradecimentos: 9
    Use gasolina aditivada sim!!! Esta é a melhor gasolina que podemos usar, se possível da shell ou br.

    os carros japoneses e outros importados tem o sério problema de falar sobre a gasolina aditivada sem mencionar quando são traduzidos para o portugues, que o tal aditivo é o chumbo (Pb), usado antigamente aqui no Brasil para aumentar a octanagem da gasolina, não sei se ainda é usado mundo afora.

    acontece que hoje no Brasil a elevação da octanagem é feita pelo alcool adicionado na gasolina. os aditivos da gasolina no brasil hoje não afetam o catalisador (o que o Pb fazia), mantém o sistema de injeção limpo, dificultam a carbonização e melhoram a queima.


    Citação Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Pela quilometragem do seu carro, não creio que o conjunto filtro/bomba esteja sujo o suficiente pra motivar a troca. Porém, o cheiro de gasolina pode até ter um motivo relacionado a esse conjunto. Peça pro mecânico verificar a pressão da bomba pra certificar que o sistema de alimentação está ok.

    Acredito que uma limpeza de bico deve resolver o problema com a luz da injeção. Aproveite pra verificar se as borrachas retentoras dos bicos estão em bom estado. Se for o caso substitua.

    Se puder te dar uma dica, não utilize gasolina aditivada, pois o manual do GV recomenda usar somente a comum. Os detergentes da aditivada não devem ser saudáveis pro GV.
    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

  • #131
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    51
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa Noite! Sou novo no grupo, porém tenho acompanhado os posts durante um tempo. Comprei uma GV 2009 4x4 AT no começo do ano. O carro é fantástico, porém estou com o mesmo problema, luz da injeção acesa... Foi apagada 3 vezes e ela insistia em acender após alguns km. Por conta de um barulho no que eu achava que seria um silenciador e na verdade é o segundo catalisador, levei em um amigo que trabalha com escapamentos. Para minha tristeza, a cerâmica do catalisador estava toda derretida... E para piorar, do primeiro também. Pois bem, fazer a troca por outras originais, sem condições. Então segui a ideia de colocar catalisadores de alta vazão respeitando as dimensões dos originais. O serviço foi muito bem feito e até as chapas de proteções foram colocadas novamente. Passado o scanner para reservar a falha, ela não voltou mais, a luz apagou e continua apagada. Segundo meu amigo, uma das causas do derretimento da cerâmica, seria o aumento excessivo de temperatura dentro do catalisador, e isso poderia ter acontecido por excesso combustível, gerando uma segunda queima dentro do mesmo. No meu caso, isso provavelmente aconteceu pq resolvi lavar o motor depois de alguns passeios com muito barro e logo após lavar, liguei o motor. Falhando muito, resolvi deixar em marcha lenta para secar toda a água. De fato isso aconteceu, porém enquanto falhava, não queimava todo combustível que os bicos injetavam, falhava por causa da água nas bobinas e o excesso de combustível foi parar nos catalisadores... Na mesma semana a luz acendeu e começou minha saga... Enfim, aos colegas que estão com o mesmo problema e já gastaram e não tiveram resultado, verifiquem os catalisadores! A falha que aparecia era de pouca eficiência dos catalisadores.

    Abraços!

  • #132
    Usuário
    Entrada
    01/09/2016
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    40
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GV3-2014 Ver Post
    Thiago, o cheiro de gasolina pode ser devido a má vedação do tanque pela tampa, e isto também ocasiona o acendimento da luz da injeção. Confira se o fechamento do tanque esta correto e se todas as mangueiras estão conectadas corretamente no evap-canister,

    abs

    Ricardo

    Eu fui novamente à oficina esse sábado. O meu mecânico passou o computador e disse q ele acusou q a sonda lambda não estava funcionando. Que teria que trocar por uma nova. E o cheiro de gasolina era devido estar injetando mais gasolina do que o necessário.

    Ele me disse pra ir trocar a sonda na suzuki, pois só vale a pena trocar lá pela original. Impressionantes R$ 1.500,00 fora a mão de obra.

    Não fui ainda fazer o serviço. Estou pensando em pegar uma segunda opinião de outro mecânico

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Grand Cherokee WJ problema no câmbio e luz de injeção acesa.
      Por marciotamarindo no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6
      Última resposta: 08/01/2020, 21:11
    2. Grand Vitara - erro na injeção após GNV
      Por Geckhardt no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 17/12/2018, 12:22
    3. Luz BREAK Grand Vitara 2014 Acesa.
      Por Willys Jr no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 07/12/2018, 19:01
    4. Luz da injeção - grand vitara iii
      Por MVSEIXAS no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 01/03/2016, 22:17
    5. Respostas: 15
      Última resposta: 22/08/2008, 15:55

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade