x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    35
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0

    Question Ar condicionado só gela com o carro em movimento - GV 1.6 2P




    Fala ai, pessoal!

    Já de uns tempos pra cá tenho sofrido com o calor do RJ. Quando o carro está parado o ar simplesmente não gela! Quando eu ando com ele, ele dá uma geladinha.

    Levei em um mecanico e ele me disse que a serpentina do ar condicionado está furada. A questão é achar essa serpentina!! Alguém pode me dar uma luz?

    Abçssss

  • #2
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    se estivesse furada, simplesmente nao gelaria nada NUNCA.

    o gas vai embora muito rapido.

    podem haver muitas coisas, por internet eh dificil dizer... mas discutimos esses dias num topico qualquer sobre exatamente esse problema, procurenos meus posts q vc vai achar.

    o ar condicionado atual é inteligente, ele "desliga" quando o carro esta parado ou necessitando de potencia, ou seja, qdo sobe o rpm repentinamente.

    assim o motor sofre menos e o rpm sobe mais rapido.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/06/2013
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    40
    Posts
    140
    Agradecimentos: 4
    Meu caro se a serpentina a que ele se refere é o evaporador eu tenho a impressão que ele está enganado. Se tivesse algum vazamento não era pra gelar nada, absolutamente.
    O meu tmb tem esse problema e ainda não consegui encontrar a solução. To começando a achar que é o condensador, original de fábrica, que já não troca calor com tanta eficiência mais, porque compressor, filtro secador e gás são novos e ainda assim só gela quando anda.
    Vitara 97 Metal Top

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/10/2009
    Local
    maceio/AL
    Idade
    68
    Posts
    1,135
    Agradecimentos: 17
    Recomendo verificar se seu carro tem uma segunda ventoinha que é acionada ao ligar o ar, ou se só tem uma com a embreagem multiviscosa, que aumenta a velocidade ao ligar o ar. Em qq dos dois casos podem não estar "funcionando"! Outra recomendação é a troca do filtro (se tiver) e a lavagem da cx evaporadora.
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/TCross 2020

  • #5
    Aposto no eletroventilador. Veja se ele não está queimado ou emperrado por excesso de sujeira.

    Sem ele, a serpentina do ar não é resfriada.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Eu também aposto no eletroventilador ou hélice de acoplamento viscoso (sem funcionar).
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #7
    Usuário
    Entrada
    11/11/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    39
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    O meu furou aquele tubo do lado esquerdo, que vai no condensador, mas não gela nada. Tenho q mandar soldar o furo e colocar gás novamente.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    19/06/2013
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    40
    Posts
    140
    Agradecimentos: 4
    Iai Leo, descobriu o problema?
    Vitara 97 Metal Top

  • #9
    Usuário
    Entrada
    16/05/2009
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Eu vou postar neste tópico, pois pode ajudar outras pessoas.

    Tive um problema um pouco parecido com meu grand vitara (2012). Quando parava o carro, o ar deixava de esfriar... Pressionando um pouco o acelerador, mesmo com o carro parado, o ar ficava frio de novo. Esse problema aconteceu junto com outro problema, que por vezes o carro morria quando estava parado.

    Descobri que era simplesmente a marcha lenta que estava muito baixa e fazia o ar condicionado desligar quando o carro estava parado. Possivelmente na troca da bateria houve uma desconfiguração do computador ( ECU ) do veículo.

    Resolvi eu mesmo o problema, coisa simples:

    1. Retirar os cabos da bateria e conectar um ao outro por 15 segundos (isso descarrega os capacitores e dá um reset no sistema - sensor da borboleta, etc)
    2. Reconectar os cabos na bateria.
    3. Ligar o veículo (sem acionar o motor). Esperar pelo menos uns 5 a 10 segundos pela checagem do sistema. (Ignorar a mensagem no rádio, que nunca vai desaparecer por conta própria).
    4. Dar partida no motor e deixar o carro parado, sem acelerar, sem ligar o ar cond, etc. Deixar parado por uns 10 minutos, período no qual o veículo fará automaticamente a reconfiguração dos sensores. Depois pode dar uma volta no quarteirão para ver se resolveu.

    Outras coisas que podem ser feitas na mesma oportunidade:
    1. Pode-se aproveitar para limpar o corpo da borboleta (TBI) (throttle body) - isso exigirá spray descarbonizante e uma escova de dentes... procurar na internet como fazer. Vai gerar mais economia de combustível.
    2. Alternativamente, só remover o cabo do sensor que vai ao corpo da borboleta (TBI) e recolocar, para garantir a recalibração do sensor. O cabo na verdade fica bem em cima do compartimento onde fica o filtro de ar. Não é difícil de encontrar.

    Outras considerações... Há outras formas de dar o reset (a que eu apresentei é a mais rápida). Mas pode-se retirar só o negativo da bateria, por exemplo, e deixar uma luz acessa por uns minutos. Ou simplesmente desconectar a bateria e deixar uma noite inteira desconectado, acho que funcionaria também.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ar Condicionado Gela mas n tem fluxo de ar
      Por caefmedeiros no fórum Mitsubishi
      Respostas: 6
      Última resposta: 19/05/2014, 19:21
    2. Ar condicionado só funciona com o carro em movimento
      Por GLEISON NOGUEIRA no fórum Troller
      Respostas: 28
      Última resposta: 22/06/2011, 23:22
    3. Ar Condicionado não gela
      Por Marquinhoss no fórum Ford
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/03/2011, 21:16
    4. Ar Condicionado na 110 - Gela??
      Por rodrigoboscardin no fórum Land Rover
      Respostas: 5
      Última resposta: 23/03/2010, 14:46
    5. Ar condicionado de Ranger não gela
      Por Miguels no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 27/12/2006, 21:17

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade