x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Posts
    717
    Agradecimentos: 15

    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo




    Ar Condicionado no Suzuki Samurai 94

    Bem estou criando esse tópico para detalhar a instalação do ar condicionado num Suzuki samurai que não tinha ar de fabrica.
    Primeiro eu optei por instalar um ar original. Isso depois de ver vários relatos que o ar universal instalado por lojas não gelava.
    Primeiro passo então: comprar um ar original de alguém que tinha tirado do samurai. No meu caso precisava ser de um samurai 92 a 95. Visto que após 95 muda o modelo do samurai e também do ar.
    Conseguir o ar foi a tarefa mais difícil, depois de pesquisar muito e colocar anúncios no “compra peças” aqui no fórum só apareciam ar incompleto. Ou seja, sempre faltava alguma coisa.
    Então racionalizei. Listei as peças do ar condicionado e verifiquei quais obrigatoriamente tinha que ser originais e quais não deveria ser usadas , sob pena de não funcionar bem.

    Segue e a lista:

    1. Caixa condensadora – precisa ser original para manter a originalidade dentro do carro;
    2. Controle do painel – idem item acima;
    3. Chicote elétrico com Centralina – precisa ser original para fazer o carro não morrer com o ar ligado em baixas rotações.
    4. Válvula VSV – Ela fica localizada na parede corta fogo, atras da TBI, quando o ar é ligado ela desvia uma quantidade maior de ar diretamente para a TBI o que faz aumentar a rotação em marcha lenta. (essa peça é fundamental para o carro funcionar o ar bem me marcha lenta)
    5. Filtro secador – não é recomendável ser usado pois podem estar sujo. (parti para um universal)
    6. Condensador – não encontrei original em bom estado (muitos estão amassados ou muito sujos. (parti para um universal)
    7. Compressor e mangueiras. (Comprei usado em bom estado, mas o compressor é igual ao do uno 1.0 até o ano 2000) . Levei as mangueiras numa loja especializada para trocar a borracha que estava ressecada e para adaptar as conexões ao novo condensador.
    8. Ventoinha – com o condensador novo também comprei uma nova, universal que no futuro será de fácil reposição.

    Com as peças listadas parti para a compra: Chicote e Centralina só achei no eBay, outras peças não valiam comprar pelo eBay devido ao elevado peso, que encarece muito o frete.
    Caixa condensadora, compressor e mangueiras comprei usado.
    Condensador (Condensador Behr Universal 11,5 x 19 x 16) , ventoinha comprei novos no site da Netair.com.br.
    Adaptação das mangueira fiz numa loja especializada em bonsucesso aqui no Rio de Janeiro.

    Com tudo comprado só restava instalar o ar. Para facilitar consegui um manual de instalação detalhado do ar.

    Seguem as fotos:

    Primeiro retirei o painel - não é necessário, mas eu fiz para poder limpara todo o sistema de ventilação. Estava muito sujo. Feito isso foi apenas conectar o chicote, instalar o comando do ar, e a caixa condensadora. É necessário marcar bem para fazer os furos das mangueiras para a caixa condensadora.
    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc06997_1115x836.jpgInstalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc06999_1115x836.jpg

    Feito isso só montar o painel no lugar.
    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07006_1115x836.jpg

    Agora era partir para o compartimento do motor.
    Retirei o radiador e montei o evaporador como o original.
    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07237_1115x836.jpgInstalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07242_1115x836.jpg
    Fiz os suporte com chapa de aço galvanizado.
    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07239_1115x836.jpgInstalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07240_1115x836.jpg
    Depois de verifiquei se tudo encaixava perfeitamente.
    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07242_1115x836.jpg
    Montei o radiador no lugar com o evaporador. A ventoinha entra depois, tem que retirar agrade fronta para monta-la.
    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07245_1115x836.jpgInstalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07249_1041x738.jpg
    Montando o compressor. Primeiro identifiquei o lugar. Montei os suportes que foram previamente pintados com tinta preta fosco. Usei parafusos de inox, são mais caros mais duram muito.
    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07252_1115x836.jpgInstalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07253_1115x836.jpgInstalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07255_1115x836.jpg
    Depois conectei a válvula VSV na TBi e conectei o chicote elétrico. ( o chicote do ar é dividido em duas partes, uma que fica dentro da cabine e outra que fica no cofre do motor. É necessário ajustar a abertura da valvula VSV, para isso é preciso medir a rotação do motor em marcha lenta. Com o carro em marcha lenta, aquecido SEM ar ligado a rotação deve ser de aproximadamente 800 RPM. Ligando o ar a válvula é aberta e a rotação deve ficar em torno de 1000 RPM, se não estive assim basta ajustar na própria válvula VSV no parafuso.

    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07011_1115x836.jpg
    Conectei as mangueiras e o filtro secador
    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07264_1115x836.jpgInstalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-xx.jpg

    A única peça que não consegui foi o interruptor de temperatura do água (foto abaixo) No meu carro no lugar dele tem um sensor de temperatura da água para um mostrador no painel. O interruptor original não pode ser substituído por sensores de temperatura como alguns fazem, visto que sua função é outra. Ele desliga o ar sempre que a temperatura do motor passa de 113oC. Para que o ar condicionado funcione eu conectei o fio a parafuso do coletor, quando eu conseguir o interruptor eu coloco no lugar.
    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-dsc07009_1115x836.jpg

    Feito tudo levei o carro para dar carga de gás e colocar o lubrificante no sistema. O ar funciona perfeitamente. Segue o manual em PDF para instalação: manual istalação ar condicionado suzuki samurai.pdf
    4X4 Brasil
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #2
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Que show!!!! Meus parabéns pela empreitada e principalmente por compartilhar de forma tão didática aqui no fórum. Abraço.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/01/2015
    Local
    Pedreira/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Cara parabéns! Eu tenho um samuca teto auto 91, sera que as adaptações sao as mesmas? To pensando em colocar no meu tambem. Aqui em SP ta muito quente.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    19/01/2015
    Local
    Pedreira/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Ah... esqurci de pergunta. Qual preço medio de tudo instalado sem mao de obra so pra eu ter ideia. Abraço.

  • #5
    Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Posts
    717
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por smagarss Ver Post
    Ah... esqurci de pergunta. Qual preço medio de tudo instalado sem mao de obra so pra eu ter ideia. Abraço.
    Olá Smagarss. Acho que minha instalação ficou por uns 1200 reais. Eu mesmo instalando. Você pode comprar um kit completo de alguém que tirou do Samurai mais barato que isso. Mas qualquer técnico em ar vai dizer que uma instalação deve trocar o filtro secador e o evaporador. A principio dá pra adaptar quase tudo. Mas não deve deixar de instalar uma válvula VSV (item 4 da minha lista e foto 14), pois é ela que vai aumentar a rotação na marcha lenta quando o ar condicionado estiver ligado. Essa válvula você também pode tirar do ar do Suzuki swift mais fácil de achar num ferro velho. A caixa do condensador é bom ser original pra encaixar direito embaixo do painel. O reto é só adaptar, inclusive o botão que liga e deliga basta você comprar um genérico quadradinho (acha no Mercadolivre) . vlw
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #6
    Usuário
    Entrada
    11/06/2006
    Local
    Campo Largo/PR
    Idade
    50
    Posts
    228
    Agradecimentos: 0
    Show de bola a empreitada. Sabe dizer qual é o interruptor de temperatura do água que dá certo para adaptar, tentei ligar, o meu tbém está direto, tentei ligar no normal do marcador de temperatura mas não funciona.
    Valeu.

  • #7
    Usuário Avatar de Fsraulino
    Entrada
    17/03/2006
    Idade
    58
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0

    Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo

    Excelente este tópico. A disponibilização do manual de manutenção de AC será de grande serventia.
    Estava dando uma geral na TBI e no coletor de admissão e também acabei quebrando o interruptor térmico do AC. Uma parte ficou dentro do coletor de admissão, em consequência passei uma broca e fiz rosca com um macho M10 a fim de colocar um sensor de temperatura comercial.
    O sensor não serviu de nada, então tive que aterrar o fio desse sensor para o AC continuar funcionando.
    O correto é colocar o interruptor térmico original, de 1 Pino, mas na Suzucar está custando R$ 195.
    Pelo que entendi, é um interruptor do tipo "Normalmente Fechado" que abre o contato quando a temperatura atinge 113ºC. O AC do Samurai somente funciona enquanto o fio estiver aterrado (fechado).
    Procurei muito, mas realmente não existe equivalente igual no comércio.
    No catálogo da MTE-Thomson encontrei o Interruptor Térmico código 743 ( 2 pinos - rosca M10 - abre com 107ºC) que julgo ser o mais próximo do modelo do Samurai. Como é de 2 pinos, um deles teria que ser aterrado.
    Nas imagens, a primeira contém o interruptor original e, na outra, o MTE-Thomson 743, que está custando R$ 42,00 no Mercadolivre.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-sensor2.jpg   Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-interruptortermico.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de Fsraulino
    Entrada
    17/03/2006
    Idade
    58
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0

    Interruptor Térmico código 743

    Para completar o conteúdo do post anterior, coloco a foto do Interruptor Térmico código 743 instalado no coletor de admissão do Samuca. A foto foi tirada com celular e está meio desfocada, mas dá para entender.
    O fio vermelho, que tem um acabamento amarelo, é que está aterrando um dos terminais do interruptor. O interruptor custou em torno de R$ 45.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-img0132a.jpg   Instalando A/C no Suzuki Samurai - passo-a-passo-img0133a.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Muito bom!!!
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #10
    Usuário
    Entrada
    18/10/2018
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Pessoal, uma dúvida que tenho a respeito do ar condicionado do samurai:

    Meu ar condicionado parece que tem um mal contato naquela chave deslizante de regulagem de temperatura. Volta e meia o rele do compressor fica desarmando, aí eu dou uma mexida nessa chave deslizante e ele arma de novo. Eu achava que essa chave apenas liberava a água quente para o aquecedor, mas parece que tem alguma iteração elétrica com o ar condicionado. Alguém pode confirmar? No manual que o @MATOSWR disponibilizou, item 7 e figura 14 é citado um "temperature control resister". Seria ele que pode estar dando problema?

    Outra dúvida é se o ar de vocês consegue dar vazão com o carro parado em marcha lenta. Nessa situação em dia quente o meu ar não serve praticamente para nada...

  • #11
    Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Posts
    717
    Agradecimentos: 15
    Oi. Ali dentro tem um pequeno interruptor, que desliga o ar condicionado quando você aciona o ar quente. Pode ser mau contato nele. Para tirar essa peça é facil, basta tirar o botão e puxar ela. Se ela tiver quebrada pode fazer um ligação direta, mas tem que lembrar de desligar o ar condicionado quando desligar o ar quente. Mas não tem mistério ali não.

    Com dia quente como aqui do Rio, com o carro parado não esfria mesmo não. O melhor mesmo é levar numa oficina especializada, que testa o compressor, faz uma limpeza na linha. E tem que usar uma ventoinha na frente do condensador.




    Citação Postado originalmente por ivancs Ver Post
    Pessoal, uma dúvida que tenho a respeito do ar condicionado do samurai:

    Meu ar condicionado parece que tem um mal contato naquela chave deslizante de regulagem de temperatura. Volta e meia o rele do compressor fica desarmando, aí eu dou uma mexida nessa chave deslizante e ele arma de novo. Eu achava que essa chave apenas liberava a água quente para o aquecedor, mas parece que tem alguma iteração elétrica com o ar condicionado. Alguém pode confirmar? No manual que o @MATOSWR disponibilizou, item 7 e figura 14 é citado um "temperature control resister". Seria ele que pode estar dando problema?

    Outra dúvida é se o ar de vocês consegue dar vazão com o carro parado em marcha lenta. Nessa situação em dia quente o meu ar não serve praticamente para nada...
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cabine de Fibra Pra Minha Band longa. Construção passo a passo.
      Por Arnoldo Junior no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 692
      Última resposta: 08/05/2023, 16:27
    2. SNORKEL FEITO EM CASA COM MENOS DE R$200,00 P CHEROKEE SPORT (passo a passo)
      Por FabricioSoares no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 17
      Última resposta: 19/05/2020, 11:19
    3. Respostas: 14
      Última resposta: 19/09/2016, 09:51
    4. Respostas: 25
      Última resposta: 01/09/2016, 15:03
    5. [Passo-a-Passo]Adaptaçao Cambio Clark 240f - Motor Opala 4cc
      Por Caieta no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 30
      Última resposta: 02/07/2015, 18:03

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade