Em relação ao carpete, existe sim uma proteção que pode ser feita. No meu Jimny, fiz todo o assoalho revestido em um plástico resistente. Tive que remover os bancos, etc, para cobrir todo o carpete! Agora ta muito fácil limpar o carro. Pode entrar com o pé sujo de barro... é só remover os tapetes, passar um pano no plástico e ta tudo novo.
O único porém dessa proteção, no meu modo de ver, é em relação a água! Se molhar o carpete por baixo (numa travessia de rio por exemplo) você pode não perceber e acabar com mau cheiro. Mas, no geral, estou satisfeito com o serviço! E mesmo que molhe o carpete...você pode remover o plástico, remover o carpete e lavar tudo! Depois reinstalar! Simples!
Gastei 480 reais nessa forração. Vou tirar umas fotos e postar aqui pra galera depois.
Os bancos eu penso que a melhor opção é colocar couro. Como já tenho 2 anos de Jimny e os bancos continuam novos, vou manter original. O dia que sujar muito, manchar, rasgar, etc...aí coloco de couro! Por enquanto é ter cuidado!