Prezados colegas.
Estou testando um módulo que chamo CXT para termos 4x2 com reduzida ou o modo 2WD-L em asfalto ou qualquer tipo de piso sem danificar a transmissão. O funcionamento está explicado no vídeo a seguir:
Agora quero projetar e desenvolver um módulo do mesmo tipo para alarme, controle dos vidros, travamento das portas e eventualmente algum outro item de conforto. Será um módulo do tipo "plug and play" e instalação como no vídeo acima, sem cortar nenhum fio, soltando uns conectores e ligando outros, em minutos e sem perda da garantia.
Gostaria de receber sugestões, não só para o módulo 2WD-L do vídeo acima mas para este novo módulo.
O que estou imaginando como ponto de partida seria:
ALARME:
1) Ativado/desativado, pelo controle remoto das portas. Caso a porta seja aberta pela chave temos X segundos para colocar a chave na ignição caso contrário irá disparar. Também será ativado pelo fechamento da porta com chave. Ou seja, também funciona com a chave reserva.
2) Alerta sonoro, pela buzina original, e luminoso pelo pisca alerta.
3) Sensor para remoção da capa do estepe ou retirada deste. Acho que um parafuso atual do suporte do estepe pode ser trocado por outro, furado ao longo do eixo central, para a colocação do sensor. Fiação por dentro da porta traseira só até o botão de porta aberta.
4) Bloqueio do veículo pela interrupção da comunicação entre o imobilizador (ICM) e a injeção (ECU). Isto não permite ligar o motor e não há perigo de desligá-lo acidentalmente em movimento.
VIDROS:
1) Fechamento automático dos vidros quando da ativação do alarme.
2) Controle dos vidros habilitado em qualquer posição da chave de ignição. Acho particularmente irritante ter que ligar a chave para acionar os vidros.
3) Temporizador que ainda permite o acionamento dos vidros X segundos após remover a chave do contato.
TRAVA DAS PORTAS:
1) Travamento automático ao atingir a velocidade de X km/h.
2) Destravamento automático ao retirar a chave de ignição do contato.
A seguir algumas idéias (malucas?). Numa fase de projeto, ("brainstorm") é mais fácil retirar idéias malucas do que depois ter que acrescentar o necessário.
- Piscar a luz interna alternando com o pisca-alerta no caso de disparo?
- Sirene além da buzina?
- Som diferenciado tipo combinação de toques longo/curto alternado?
- Piscar o farol?
- Sensor para abertura do capo do motor?
- Destravamento das portas por um toque rápido no botão do pisca-alerta no centro do painel?
- Manter o rádio alimentado durante a partida? Irritante o fato de, por exemplo, o motor morrer e ao dar a partida a central multimídia perde a programação/muda tela do GPS, sai da música no USB e vai para rádio AM com música ........... (preencha aqui o estilo odiado).
Quaisquer comentários e sugestões serão bem recebidos. Especialmente de quem já tem um alarme e notou alguma deficiência ou tem alguma facilidade não lembrada aqui. Já recebi alguns comentários noutro post sobre outros assuntos e agradeço novamente a todos e em especial ao Wagner4wd.
Então... aguardo comentários, críticas e sugestões, grato...