Postado originalmente por
RafaBeagá
Olá Richard!
Eu comprei o meu 4Sport 2013 Modelo 2014 a seis meses atrás. Na época me foi informado que era o último disponível em Minas e justamente por isso, comprei por um bom preço depois de muita negociação...
Optei pelo Modelo 2014 porque sairia bem mais em conta que o Modelo 2015, o qual já tinha pesquisado sobre as mudanças, mas que eu não fazia questão. A principal delas são os Airbags e os freios ABS.
Se você não faz questão desses importantes equipamentos de segurança nas Cidades e Rodovias, pode ir tranquilo de 2014, porque soube mais tarde por intermédio do pessoal da Suzuki nas provas que fiz pelo Suzuki Aventure, que algumas mudanças, apesar de serem muitas vezes estéticas, não foram tão bem vindas assim...
Primeiro, segundo esse pessoal, os para-lamas e os para-choques (que agora são modulares e não inteiriços como nos Modelos 2014), não são mais feitos com Fibra de Vidro. São de Plásticos ABS, ou seja, se amassar ou quebrar, não tem recuperação como os de Fibra de Vidro, só comprando outro nas CSS, pelo menos, por serem modulares, dependendo da batida não precisa-se comprar o para-choque inteiro... Para uma versão que tem um grande apelo pro Off-Road, isso pode ser um detalhe importante.
Segundo, vem a questão do Step ter se deslocado para o centro da porta e do para-choque traseiro como nas outras versões. Se por um lado ganha-se uma melhor visibilidade traseira, perde-se em robustez, pois nos Modelo de 2014, além do Step ser apoiado por um suporte reforçado, é também posicionado mais próximo às dobradiças da porta, forçando bem menos o conjunto e portando, menos sujeito a vibrações, mais apropriado para os pneus Mud que são mais pesados e ainda deixa um espaço que permite por exemplo, adaptar um suporte para um Galão de Gasolina entre o Step e maçaneta da porta traseira.
Em terceiro, tem um detalhe no para-choque traseiro que pode fazer a diferença quando existe a necessidade de fazer um contra-peso ao subir em cima do mesmo para apoiar um pneu traseiro que esteja sem tração numa situação de pêndulo por exemplo, principalmente com chuva e lama. Pois o mesmo além de ser liso, não é plano e parece ser mais estreito que nos Modelos 2014.
Depois, tem outras questões menos importantes ou mais estéticas, como os pneus Mud não serem mais da BFGoodrich, as mudanças no Snorkel sem nenhum sentido aparente (mudaram a tela da entrada de ar e tiraram o baixo relevo do 4x4), tiraram também as saias laterais nas portas que formavam um belo conjunto com os para-lamas, umas das características do visual dos Jimnys... Mas a frente ficou menos pelada, mais encorpada e o apoio lateral para os pés é bem vindo.
Não sei se a razão dessas mudanças foram por questões de mercado, técnica ou de custo mesmo. O fato é que as preferências dependem muito das necessidades e do gosto de cada um...
Um abraço e boa sorte na sua escolha...