x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/07/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Samurai :: Check Engine (51-Falha no circuito do sis. de recirculação de gases (EGR))




    Fala pessoal, tranquilidade?

    Bom, antes de começar queria dizer que eu pesquisei exaustivamente aqui no forum sobre a check engine e nos diversos tópicos que encontrei, nenhum me ajudou exatamente... Mas haviam varias informações de como fazer o teste de check engine etc.

    Como o titulo diz, eu tô com o meu samuca 97/98 (metal) acusando o código 51 quando faço o teste de check engine.

    Vergonhosamente eu preciso admitir que eu estou com esse problema a quase 2 anos agora, isso por que eu levei em diversos mecanicos aqui em BH, todos conseguiam identificar o codigo 51 mas todos tambem disseram não saber resolver o problema e pasmem, todos tambem disseram que o problema não estava atrapalhando o desempenho da viatura... Que de fato segue normal, a não ser por algumas variações na aceleração da marcha lenta.

    Com esse problema se extendendo e eu não conseguindo ter ajuda dos mecanicos que eu consultei, resolvi tentar a abordagem mais caseira agora, heheeheh

    O problema da aceleracao variando foi resolvido com aquela regulagem no parafuso da TBI e tambem com a inserção de uma mangueirinha com um parafuso em um dos tubos que suspostamente são dessa valvula EGR, eu digo supostamente por que me disseram isso e não sei se estou acreditando mesmo.

    Então, depois dessa introdução toda aqui vai as minhas duvidas, que eu acho que voces com bem mais experiencia podem me ajudar:

    Eu queria saber o que é e a onde exatamente fica essa valvula EGR que o código 51 acusa, se alguem ja teve o mesmo o problema e alguma possivel solução que voces conhecam... Caso possa haver algum tipo de reparo na valvula, eu tenho conhecimentos legais em elétrica/eletronica e etc..

    ps: eu fiz algumas fotos e um videozinho para voces verem a onde eu suponho que seja o problema, seguem anexos

    aquele abraço, valeu galera!

    https://www.dropbox.com/s/68u12v9jlx...o_problema.jpg

    https://www.dropbox.com/s/rfhcekk54b...heckengine.jpg

    https://www.dropbox.com/s/rk5xu9pji9rma7e/egr%3F.jpg

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -egr-.jpg   -ativar_checkengine.jpg   -a_onde_eu_acho_que_eh_o_problema.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Idade
    48
    Posts
    4,587
    Agradecimento: 1
    Dalton ai em BH tem o Fabil que tem uma oficina e entende muito de Suzuki . AV BERNARDO VASCONCELOS 1824 Bairro Cachoeirinha BH tel 3424 9232 tecnotrilha.com.br

    Abraço

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/07/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ricardo Passoni Ver Post
    Dalton ai em BH tem o Fabil que tem uma oficina e entende muito de Suzuki . AV BERNARDO VASCONCELOS 1824 Bairro Cachoeirinha BH tel 3424 9232 tecnotrilha.com.br

    Abraço

    Opa Ricardo!

    Valeu pela dica... já ouvi falar muito bem do Fabil mesmo... alguns amigos meus já até levaram lá nele.

    De qualquer forma eu queria conhecer melhor o problema, acredito que talvez não seja tão simples já que eu já fui em alguns bem conhecidos aqui em BH tambem, oficinas especializadas...

    Ainda tô com a esperança de alguem aqui no forum ter alguma informação especial pra mim!

  • #4
    Usuário Avatar de marcusjal
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    37
    Posts
    213
    Agradecimentos: 0
    daltonsena,

    neste tópico tem uma foto da válvula EGR. Inclusive a que aparece na foto é minha, tenho guardada aqui. Caso precise me manda uma mensagem inbox que conversamos.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post2032847

    Flw!
    Samurai 97
    GM 2.4 + Câmbio/TCase Hilux Jap. + Dana 44 + Bloqueio Macrotorque + 35" + Guincho 12.000

  • #5
    Usuário
    Entrada
    19/07/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcusjal Ver Post
    daltonsena,

    neste tópico tem uma foto da válvula EGR. Inclusive a que aparece na foto é minha, tenho guardada aqui. Caso precise me manda uma mensagem inbox que conversamos.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post2032847

    Flw!

    Porra Marcus! Que bacana velho... valeu, inclusive eu ja tinha dado uma olhada nessa valvula quando pesquisei, mas o mecanico maluco me mandou pra outra direção! Era isso que eu queria saber, a onde exatamente ela ficava porque eu tinha pesquisado e tal, mas outras pessoa me falaram que ela ficava em outro lugar!

    Agora que vc me indicou, eu dei uma mexida na minha. Retirei a valvula do motor e abri a parte eletrica dela, não tem muita coisa que da pra mexer nela, apenas lubrifiquei com WD-40 e voltei a fechar a parte eletrica, então eu voltei com a parte que fica no motor (parte mecanica que tem uma especie de pistão com mola) e liguei o carro para ver se a parte eletrica fazia algum movimento etc (chequei com o multimetro e está chegando eletricidade nela). Eu fiz um videozinho de como a coisa toda está acontecendo!

    ps: quase no fim do video, tem uma mangueirinha de ar que vai numa especie de valvula com um parafuso branco de plastico (para regular o volume de ar/aceleracao) o meu está quebrado, não se porque ressecou ou se foi a mão pesada do mecanico ruim, se alguem puder me indicar o nome dessa peça e alguma alternativa para reparar isso vai ser otimo!

    Ai marcusjal, não estou conseguindo te enviar msg privada.. não se estou vacilando aqui ou se estou sem privilegios...


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Recirculação de Gases - A hora da verdade.
      Por nepomuk no fórum Suzuki
      Respostas: 26
      Última resposta: 25/02/2012, 22:18
    2. Samurai Check Engine: 14, 21, 23, 31, 44 e 51
      Por cacanakagi no fórum Suzuki
      Respostas: 17
      Última resposta: 08/01/2012, 21:39
    3. ZJ falha 51 Check Engine aceso
      Por eduardoped no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/01/2011, 21:11
    4. Check Engine Samurai apagado - dúvidas...
      Por Maurício Vitara no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 18/09/2010, 14:06
    5. ajuda check engine, samurai nao segura ligado
      Por rremelous no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 28/11/2009, 19:10

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade