Aí Suzukeiros: postei neste fórum ha algum tempo, inúmeros problemas no comportamento do motor do meu Vitara, como marcha lenta variando, desempenho ruim, luz do check engine acendendo e apagando, engasgos, etc, etc, etc. Pois bem, após trocar o TPS todos os problemas foram sanados. O código inicial era 45, apontando para possível problema no módulo (queriam trocar o meu módulo!!) e depois passou a ser 22, dando a pista para o TPS. Comprei a peça, fiz o ajuste conforme manual técnico (bem fácil), dei a partida e "tchan, tchan, tchan!!!!!!" Motor perfeito, marcha lenta normal e estável, desempenho perfeito.
Outro dado. O freio também estava apresentando problemas (travando) e varios mexânicos indicaram trocar o cilindro mestre. Assustado com o preço e dificuldade para encontrar a peça, botei a mão na massa. Troquei todo o fluido 2 vezes, através de sangrias que fazem o cilindro trabalhar bastante e adinvinhem, acabou o problema. Era apenas fluído velho.
O proximo passo é a troca do cabo de embreagem e já encontrei uma nova solução para adaptar o suporte da caixa para o cabo da Towner. Assim que for concluído o serviço divulgo para todos.