x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    06/10/2013
    Local
    Angra dos Reis/RJ
    Idade
    36
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    problema MUITO estranho motor vitara




    Pessoal, ja faz tempo que acompanho o fórum, mas esta é uma das primeiras vezes que posto alguma coisa...

    Tenho uma vitara ja faz mais ou menos um ano, e só alegria até pouco mais de um mês atras.

    Começou uma barulheira no motor, fui ver era folga axial no virabrequim. Até aí tudo bem, o motor ja esta com 200k, então aproveitei e fiz o motor todo de uma vez, pq ja estava na hora mesmo.

    Peguei o carro de volta faz 3 semanas. Na primeira semana tudo certo, nenhum problema. Aí a m#$% começou:
    Um belo dia chegando no trabalho o motor começou a dar umas engasgadas, exatamente como quando uma vela falha. Como ja estava no estacionamento, desliguei o carro e fui trabalhar, "depois eu vejo isso" pensei.

    No fim do dia liguei o carro normalmente e fui pra casa. Imaginei que fosse problema com o encaixe de algum cabo de vela.

    No outro dia, no meio do caminho ao arrancar para cruzar uma preferencial engasgou da mesma forma que no dia anterior, e aí eu percebi que soltava uma fumaceira. Encostei o carro e fiquei prestando atençao na fumaça, que era apenas vapor.
    Bom, deve ser gasolina batizada. Como o tanque estava quase vazio, esgotei ele e completei novamente com gasolina do posto que sempre abasteço (o posto é realmente confiavel). Mas o problema persistiu nos proximos dias, sempre da mesma forma: de repente começa uma falhadeira, sai MUITO vapor (mas muito mesmo, fica tudo branco parecendo fumaça), depois de algum tempo volta ao normal.

    Ao olhar a agua do radiador, vi que o nivel baixa consideravelmente, mas apenas quando da essa falhadeira. Nos periodos que ele roda normal nao baixa.

    Meu mecanico nao faz ideia do que seja isso. Fizemos todos os testes para ver se era junta e nao acusou nada. Mas na oficina o carro nunca falha, sempre esta normal, parece que faz de proposito. Mas se fosse junta mesmo o problema nao ficaria intermitente dessa forma.

    Será que alguém tem alguma idéia do que possa ser isso??

  • #2
    Usuário
    Entrada
    06/10/2013
    Local
    PELOTAS/RS
    Idade
    47
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Qual a temperatura do motor quando começa a dar problema? Será que não é alguma junta que, quando esquenta, dilata e preenche o espaço?

    Tem óleo na água do radiador?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    06/10/2013
    Local
    Angra dos Reis/RJ
    Idade
    36
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Não tem óleo na água nem água no óleo.
    Ja aconteceu ao ligar o carro com motor frio e tembém depois de o motor estar quente. É bem aleatório, de repente começa a falhar, solta a fumaceira de vapor e depois de 1 minuto ou 2 volta ao normal. E só abaixa a água quando falha, nos periodos que nao falha nao baixa. Parece que da uma borrifada de agua em algum pistão e depois volta ao normal. Muito estranho mesmo.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    06/10/2013
    Local
    PELOTAS/RS
    Idade
    47
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Muito estranho mesmo... deve estar na garantia da retífica, quem sabe eles já viram isso antes.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/02/2014
    Local
    Natal/RN
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    O meu está com um problema parecido. Antes ele ligava de primeira, agora, ele liga na terceira tentativa. A água que você falou, o meu também colocava para fora pelo escapamento em forma de pingos, e quando eu acelerava saia um vapor também. Com tudo isso ainda, quando estico um marcha até os quase 4000 rpm ele fica falhando e pipoca...

    Hoje, faz uma semana que está no mecânico para saber porque não pega mais, e, quando pega, é totalmente embaralhado...

    Pode ser a junta com pequenas falhas em sua composição.Depois que esquenta, percebe-se uma melhora, mas em alto giro ele falha como se fosse velas ou os cabos.

    Só uma coisa: fazendo um exame mais detalhado, percebi que tem muita carbonização, está tudo preto por dentro.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    06/10/2013
    Local
    Angra dos Reis/RJ
    Idade
    36
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Problema é que o meu tem horas que fica completamente normal, não sai vapor, nao gasta água, não falha, enfim, tudo ok.
    Aí de repente começa a falhar, sai vapor, etc... Mas nao ta dificil de pegar nem nada.

    Fato é que, pelos sintomas, está entrando agua em algum cilindro, de alguma forma e sob alguma condição especifica que não conseguimos identificar.

    Encostei ele hoje, vou desmontar o motor todo de novo no fim de semana e começar a procurar por defeitos na junta, trincas no cabeçote, bloco, etc, pois ja esgotamos as opções. Segundo o cara que fez a retifica estava tudo certo, mas...

  • #7
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Deve ser um pequeno vazamento de água que vai preenchendo aos poucos o cilindro, até um ponto em que engasga e o vapor é expelido pela descarga. Minha sugestão é que leve no mecânico que fez o motor e troque a junta. Esses kits de juntas que vendem por aí no Mercado Livre (e até na Suzucar) são de qualidade duvidosa. Não dá pra confiar mesmo.

    Abraço!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #8
    Usuário Avatar de TiagoTM
    Entrada
    15/01/2014
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    42
    Posts
    170
    Agradecimentos: 0
    Cara passei por algo semelhante, verifique se nesse tempo não começou a enferrujar nenhuma vela, isso também pode ser sintoma de que a agua esta passando pelas juntas.

    Concordo com o Nanito, é a junta, pode até não parecer, pode ser que não esteja dando diferença na compressao do motor...

    Quando liga o carro em dias frios pode até ser normal umas gotinhas sairem pela descarga, mas vapor não, vapor pela descarga é junta indo pro saco!

    observe se nao tem bolhas de agua na vareta do óleo (ou entao uma borra/espuma branca), ou mesmo embaixo da tampa do óleo, isso vai ajudar no diagnóstico.

    boa sorte depois conte para a gente!
    Vitara JLX 1.6 1997

  • #9
    Usuário
    Entrada
    06/10/2013
    Local
    Angra dos Reis/RJ
    Idade
    36
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Enfim desmontei essa joça...
    Visualmente não havia problema nenhum, nem trinca, nem junta queimada, nenhum sinal nas velas... a unica coisa que deu pra notar é que o 3º pistao estava limpinho enquanto os demais estavam com aquela fuligem escura caracteristica... Ou seja, tava entrando agua nesse 3º cilindro. Levei na retifica, foram feitos todos os testes de trinca e nada, até que resolvemos ver a planicidade do cabeçote e voilà, achamos maldito problema.
    Agora não sei como o cabeçote empenou assim do nada, logo depois da retifica (como disse antes, o problema apareceu logo depois de fazer o motor). Ou foi cagada da retifica ou foi cagada na montagem...
    Bom, vai pra plaina amanhã, até o proximo fds eu monto de novo e vou ver se resolveu, espero que seja isso, pois não achei mais porcaria nenhuma que pudesse ser.
    Falando nisso, alguém sabe o torque correto de aperto dos parafusos do cabeçote?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    16/11/2013
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    não tenho profundo conhecimento em mecanica de motores, mas trabalhei 10 anos com usinagem. E acredito que se deram mto pau na hora de retificar os furos do bloco pode ter empenado o cabeçote. O certo seria terem dado um passe em cima dps de terem retificado os furos!!!!! tenho quase certeza q é cagada de retifica!!!!

    Abraços
    Vitara Metal Top 97/98.

  • #11
    Usuário Avatar de MARCANGIANE
    Entrada
    02/07/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    46
    Posts
    211
    Agradecimentos: 10
    bom dia amigo

    verifique a junta do cabeçote,pode ser ela passando água para um ou mais cilindros,mande seu mecânico verificar e reapertar o cabeçote

  • #12
    Usuário
    Entrada
    01/10/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Bom dia, tenho pouca experiência com mecânica, mas o que pode ter ocasionado esse empeno, também pode ter sido na hora da montagem, pois se der o aperto total em um dos parafusos e deixar os outros soltos, com certeza vai empenar. Isso é um trabalho básico, mas acontece.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 25/06/2020, 11:31
    2. Muito estranho! 3.0
      Por Fxavier no fórum Troller
      Respostas: 7
      Última resposta: 03/07/2011, 00:33
    3. Barulho Estranho No Motor Do Vitara
      Por nanito no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/08/2007, 11:01
    4. Defeito muito estranho
      Por aavr1010 no fórum Suzuki
      Respostas: 7
      Última resposta: 02/04/2007, 14:41
    5. Respostas: 6
      Última resposta: 05/11/2005, 08:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade