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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Bonovox
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    Temperatura do Vitara




    Meu Vitara estava com problema de baixar o nível de água e acabei de fazer alguns reparos neste sentido: troca da junta de cabeçote, mangueiras, etc. Depois disso fiquei encanado com a leitura da temperatura do motor, que é mostrada no painel.
    Será que alguém pode me dizer:

    1- Qual é a posição do ponteiro em regime normal?
    2- Qual é a posição do ponteiro em regime pesado (subida de serra)?
    3- Se o carro não baixa o nível de água, poderia ser um problema na cebolinha apenas?

    Valeu!!

  • #2
    Bonovox, o problema pode estar na cebolinha ou até mesmo no p´roprio sensor de temperatura
    Suzuki Jimny 2002

  • #3
    Usuário Avatar de mir000
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    O problema pode estar ainda na válvula termostática. É comum ela emperrar aberta. O meu está sem ela e marca bem no início (normalmente) e antes do meio (em situações pesadas).
    O normal seria marcar no meio a temperatura normal e antes do vermelho em regime pesado.

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #4
    Usuário Avatar de Andre Sousa
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    O meu marca um puquinho antes do meio no uso normal.
    Em trilha (areal com giro alto em dia quente) já subiu pra um puquinho acima do meio. Nunca nem encostou no vermelho.

    Já pensou em radeador furado, ou com entupimento em parte da serpentina?
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #5
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    Só pra lembrar....
    Trocar juntas sem revisar o cabeçote quanto a empenos é furada naum adianta nada.... vc mandou verificar isso?
    Outros lembretes...
    Carro fora de ponto ( atrasado) pode esquentar até estourar tudo... se ainda naum fez, verifique o ponto do seu.
    Valvulas desreguladas, comando desgastado, óleo reiêra, também contribuem pro aquecimento.
    Mangotes mal apertados também são especialista em fazer a água baixar, principalmente nos pontos de difícil acesso pois alí é dificil apertar até pro mecânico....
    Ademais....nos três vitaras que já tive, todos a GNV, o ponteiro raramente saiu do meio e, quando o fez, foi por milímetros e por pequenos instantes nas dunas em dias muito quentes.... 8)
    Pra mim funciona assim, se o ponteiro passou do meio é porque o bichano tá com sede....
    []'s

  • #6
    olá a todos. no meu a temperatura fica em 1/4 do mostrador em condições normais. no uso extremo, chega a passar um pouco do 1/2.

  • #7
    Usuário Avatar de mir000
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    olá a todos. no meu a temperatura fica em 1/4 do mostrador em condições normais. no uso extremo, chega a passar um pouco do 1/2.
    Igual o meu. Ele fica assim desde que vc o comprou???
    Pode estar com a válvula termostática emperrada ou sem ela (é o meu caso)... Qualquer coisa tem muitas paralelas...
    D10 motor perkins 6cil (82º => a mesma temperatura da original)
    Fiat 147, Uno/Prêmio 1.3, gol/escort CHT... (77º, pode usar sem medo)

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #8
    Usuário Avatar de Bonovox
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    Agora sim!!

    Galera,

    Muito obrigado pelas dicas. Juntei todas as informações e troquei a válvula termostática. Só pra esclarecer, quando o meu Vitara começou a baixar água, levei logo no mecânico e várias coisas foram feitas:

    - Retífica do cabeçote e troca de junta;
    - Retífica do coletor e troca de junta;
    - Colocou-se aditivo no sistema de arrefecimento.

    Mesmo assim o FDP ainda baixava a mesma quantidade de água sem se perceber vazamento, volta pra oficina. Reviramos o motor inteiro em busca de vazamento e percebemos, que com ele bem quente, existia uma trinca no bloco do motor, logo abaixo do coletor, um "ferimento" de + ou - 1 polegada. Tiramos o motor fizemos uma solda e recolocamos. Rodei uns 3 dias e percebi a temperatura meio estranha, conforme falei neste tópico. Como a cebolinha era novinha, mandei trocar a válvula termostática. Realmente estava no final de vida.

    Agora estou rodando com o carro e a faixa de temperatura me parece adequada ao que estão relatando neste tópico: em regime bem leve fica em 1/4 antes do meio, em regime um pouco mais pesado chega no meio e volta um pouquinho pra trás quando dá uma folga, e em regime bem pesado, sobe o equivalente duas vezes à espessura do próprio ponteiro.

    Acho que agora tá bom!!!

  • #9
    Usuário Avatar de mir000
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    Juntei todas as informações e troquei a válvula termostática
    Qual válvula vc colocou??? Original ou de outro carro???

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #10
    Usuário Avatar de Bonovox
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    Não sei se é original. O pessoal da oficina colocou e eu nem vi, mas custou R$ 60,00.

  • #11
    Usuário Avatar de aryrj
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    Gente, tô com vontade de colocar um relogio de temperatura mecânico! Como se faz a instalaçao? Ele vem com um sensor pra ser colocado no bloco...mas onde??? Estou sem marcador de temperatura no vitara e isso me dá medo! o relógio do painel deu tilt, e a temp não sai do primeiro risco. Será problema de termostática? Já troquei o sensor que fica perto da valvula termostática, mas não teve jeito...continua no primeiro risco! Alguem ajuda?
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

  • #12
    Usuário Avatar de mairo
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    Citação Postado originalmente por aryrj Ver Post
    Gente, tô com vontade de colocar um relogio de temperatura mecânico! Como se faz a instalaçao? Ele vem com um sensor pra ser colocado no bloco...mas onde??? Estou sem marcador de temperatura no vitara e isso me dá medo! o relógio do painel deu tilt, e a temp não sai do primeiro risco. Será problema de termostática? Já troquei o sensor que fica perto da valvula termostática, mas não teve jeito...continua no primeiro risco! Alguem ajuda?
    amigo, eu tenho no meu vitara, estou devendo uma foto pra um amigo forista, minha namorada levou a câmera e fiquei devendo, hj a tarde sem falta postarei as fotos da instalação!!!

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