x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 65
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/11/2011
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Jimny com problema no engate do 4x4.




    Pessoal, tenho um jimny HR 2010 com tração acionada por botão no painel. Sempre foi muito confiável, mas ultimamente ao acionar a ignição a tração engata sozinha sem que se toque em nada. Da primeira vez que isso aconteceu eu já tinha andado uns 10 km quando me dei conta, agora tenho que prestar atenção sempre que for sair para arriscar danificar o 4x4. Alguém já passou ou ouviu falar de um caso assim?

  • #2
    Usuário Avatar de rogerjunior
    Entrada
    03/01/2013
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    46
    Posts
    286
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde Gasf_df!A roda livre pneumática é constituída de duas posições, avanço (locker) e retorno (unlocker), ambos movimentados por ar comprimido. Acredito que há ainda uma mola de compressão para ajudar no trabalho de retorno. Se o movimento das partes mecânicas chegarem na posição estabelecida, cessa o ciclo de comando. Porém, se por algum motivo não for atingido a posição inicial ou final, a válvula de comando de duplo solenóide continuará a enviar o comando de movimento. Neste caso, o barulho nas rodas dianteiras serão um alerta. Recomenda-se parar o veículo e acionar o botão no painel para certificar que a roda livre chegue à posição de travamento.Se isso ocorrer de forma involuntária de modo acender a luz de 4×4H no painel, então o problema deve ser da válvula solenóide que pode ter um problema elétrico. Movimentar o carro por longas distâncias com o "acionamento incompleto" do comando, ou seja, nem na posição locker nem na unlocker, trará avarias as rodas livres.Um bom eletricista cpnsegue verificar se o solenóide está dando movimento elétrico involuntário. Espero ter ajudado. Se alguém mais tiver um conhecimento mais amplo da questão, favor completar.Abraços, Roger.
    4X4 Brasil Razão: correção ortográfica
    RNJunior
    Suzuki Jimny 2013/2013 4Sport Red Bull
    PNEUS MUD BF GOODRICH TERRAIN 235/75/R15

  • #3
    Citação Postado originalmente por Gasf_df Ver Post
    Pessoal, tenho um jimny HR 2010 com tração acionada por botão no painel. Sempre foi muito confiável, mas ultimamente ao acionar a ignição a tração engata sozinha sem que se toque em nada. Da primeira vez que isso aconteceu eu já tinha andado uns 10 km quando me dei conta, agora tenho que prestar atenção sempre que for sair para arriscar danificar o 4x4. Alguém já passou ou ouviu falar de um caso assim?
    Gasf,

    Aconteceu mesmo problema com um colega meu, o pessoal encontrou o defeito no problema dos botões de acionamento do 4x4. Trocado o mesmo o Jeep ficou perfeito!!!

    Um abraço!!

  • #4
    Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Posts
    717
    Agradecimentos: 15
    Deve ser mal contato no botão de comando. Tente reparar isso logo, pois em 4x4 você força a T-case do carro e ainda deixa a direção dura, um risco em curvas.

    Não esqueça de colocar a solução pra gente!
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #5
    Usuário
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Idade
    38
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Ajuda. Tenho um Jimny 2011. Meu carro está com um barulho nas rodas dianteiras, começa na roda esquerda, sempre em 4x2, parece que a roda livre solta e fica querendo bloquear sozinha. Faz um barulho tipo de engrenagem raspando (traaa, traa, traa). Se eu coloco no 4x4, as rodas livres acionam normalmente e nao faz mais nehum barulho em movimento. Aí, quando volto pra 4x2 e passo em um buraco com a roda esquerda, faz um barulho de alguma coisa soltando e começa o barulho de novo. Ja levei em 2 mecânicos, e agora meu carro ta na Suzuki há 4 dias fazendo testes e não acha o problema. Se alguem já teve esse problema ou sabe a resolução do mesmo, favor me ajudar!!! OBS: quando faz o barulho, não acende luz nenhuma no painel. O 4x4 hi e 4x4 lo, estão funcionando perfeitamente. O barulho só ocorre no 4x2 em movimento. Obrigado!!!!!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    10/01/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    156
    Agradecimento: 1
    Ferreirinha,

    Meu Jimny é 2012, peguei um buraco no Domingo e aconteceu justamente o que você relatou, porém no meu caso eu acionei a tração ao ouvir os barulhos em velocidade bem baixa, no asfalto mesmo e logo que ela entrou eu desliguei, nisso o barulho parou até a chegada em casa.
    Não voltei a sair com ele durante a semana, mas amanhã vou sair...espero que o barulho não volte.
    Por favor, assim que a concessionária reportar com uma solução, compartilhe ela com a gente, pois eu cheguei a ver mais reclamando desse problema...
    Obrigado,
    att
    Rafael.
    Citação Postado originalmente por Ferreirinha Ver Post
    Ajuda. Tenho um Jimny 2011. Meu carro está com um barulho nas rodas dianteiras, começa na roda esquerda, sempre em 4x2, parece que a roda livre solta e fica querendo bloquear sozinha. Faz um barulho tipo de engrenagem raspando (traaa, traa, traa). Se eu coloco no 4x4, as rodas livres acionam normalmente e nao faz mais nehum barulho em movimento. Aí, quando volto pra 4x2 e passo em um buraco com a roda esquerda, faz um barulho de alguma coisa soltando e começa o barulho de novo. Ja levei em 2 mecânicos, e agora meu carro ta na Suzuki há 4 dias fazendo testes e não acha o problema. Se alguem já teve esse problema ou sabe a resolução do mesmo, favor me ajudar!!! OBS: quando faz o barulho, não acende luz nenhuma no painel. O 4x4 hi e 4x4 lo, estão funcionando perfeitamente. O barulho só ocorre no 4x2 em movimento. Obrigado!!!!!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Idade
    38
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Problema solucionado!

    O problema estava nas solenoides que fazem o vácuo, é uma peça que fica do lado esquerdo do motor, presa na carroceria, em baixo de uma caixa de fusíveis. A solenoide estava travando e não conseguia prender totalmente a roda livre no lugar, com isso ela soltava e ficava raspando, tentando engatar. Paguei R$ 600,00 na peça e R$ 300 de mão de obra. Achei puxado, mas resolveu o problema. Obrigado, Abs!!!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    10/01/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    156
    Agradecimento: 1
    Obrigado por compartilhar a solução Ferreirinha!

    Realmente, se trantando de uma solenoide é bem caro...eu acho os preços das peças bem caro na Suzuki, principalmente para o Jimny...Mas...


    Citação Postado originalmente por Ferreirinha Ver Post
    Problema solucionado!

    O problema estava nas solenoides que fazem o vácuo, é uma peça que fica do lado esquerdo do motor, presa na carroceria, em baixo de uma caixa de fusíveis. A solenoide estava travando e não conseguia prender totalmente a roda livre no lugar, com isso ela soltava e ficava raspando, tentando engatar. Paguei R$ 600,00 na peça e R$ 300 de mão de obra. Achei puxado, mas resolveu o problema. Obrigado, Abs!!!

  • #9
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por Brüner Ver Post
    Obrigado por compartilhar a solução Ferreirinha!

    Realmente, se trantando de uma solenoide é bem caro...eu acho os preços das peças bem caro na Suzuki, principalmente para o Jimny...Mas...
    Se o problema for só a roda livre, não sei como é o sistema do Jimny, se a solenoide for apenas para "ligar" a RL... vale muito mais a pena colocar a roda livre manual... Tive um problema com a RL automática de um Vitara, mas o problema foi nela mesmo, que não destravava, aí coloquei manual e nunca mais tive problemas... as manuais são muito mais confiáveis...

    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/01/2013
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    45
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, to precisando de ajuda. Minha mulher chegou em casa e disse que ao fazer a curva para entrar na garagem a direção ficou dura e jogando para o lado e que ai ela percebeu uma luz "estranha" verde no painel. Fui na garagem e batata, estava com a tração acionada. Ela jura que não mexeu nos botões da tração. Bom, tentei passar para 4x2 e a luz no painel piscava mas não desengatava o 4x4. Liguei o carro e desliguei novamente e consegui passar para 4x2 e dei ré para sair da vaga e andar um pouco com o carro e nesse momento fez um estalo grande, como se tivesse desacoplando. Depois parado acionei novamente a tração em 4x4 e tb na reduzida e depois voltei em 4x2 e no painel ficou tudo normal. Algumas vezes, eu ao acionar o 4x4 e depois ao voltar para 4x2 fazia esse barulho, tipo um estalo, já tinha perguntado uma vez na css e falaram que era normal. Pergunto a vcs, é normal? Voces escutam esse barulho as vezes tb? Bom, o problema tb é que eu não sei a quanto tempo minha mulher estava rodando com o carro em 4x4, não sei se danificou algo e por isso pergunto aos mais experientes, como eu posso agora testar o sistema de tração e ver se esta tudo funcionando, ver se ao acionar o 4x4 ele realmente esta em 4x4 e funcionando, ver se ta tudo bem com a caixa de transferência.
    Obrigado

  • #11
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por Dlemos Ver Post
    Pessoal, to precisando de ajuda. Minha mulher chegou em casa e disse que ao fazer a curva para entrar na garagem a direção ficou dura e jogando para o lado e que ai ela percebeu uma luz "estranha" verde no painel. Fui na garagem e batata, estava com a tração acionada. Ela jura que não mexeu nos botões da tração. Bom, tentei passar para 4x2 e a luz no painel piscava mas não desengatava o 4x4. Liguei o carro e desliguei novamente e consegui passar para 4x2 e dei ré para sair da vaga e andar um pouco com o carro e nesse momento fez um estalo grande, como se tivesse desacoplando. Depois parado acionei novamente a tração em 4x4 e tb na reduzida e depois voltei em 4x2 e no painel ficou tudo normal. Algumas vezes, eu ao acionar o 4x4 e depois ao voltar para 4x2 fazia esse barulho, tipo um estalo, já tinha perguntado uma vez na css e falaram que era normal. Pergunto a vcs, é normal? Voces escutam esse barulho as vezes tb? Bom, o problema tb é que eu não sei a quanto tempo minha mulher estava rodando com o carro em 4x4, não sei se danificou algo e por isso pergunto aos mais experientes, como eu posso agora testar o sistema de tração e ver se esta tudo funcionando, ver se ao acionar o 4x4 ele realmente esta em 4x4 e funcionando, ver se ta tudo bem com a caixa de transferência.
    Obrigado
    Dlemos....
    os estalos ao engatar e desengatar a tração são normais... as vezes até são um pouco mais fortes dependendo da situação que vc engatar.... já tive um Vitara que estava com a roda livre automática e também fazia barulho ao engatar e desengatar....
    quanto ao teste... já vi meu mecânico subindo no meio-fio meio na diagonal para testar a tração... mas não sei bem qual era o procedimento.... Se alguém souber explicar melhor!!!

    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #12
    Usuário
    Entrada
    19/01/2013
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    45
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Beleza Jorgeffn, andei muito com o carro hoje e fiz alguns testes, inclusive em 4x4 e ao que parece tudo Ok. por enquanto, tudo não passou de um susto. Mas vou levar no mecânico na próxima terça para garantir a minha conclusão. Abcs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problema capota Jimny Canvas
      Por jbialli no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 21/11/2017, 18:18
    2. Problema com tração 4x4 Jimny
      Por MateusBrito no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 18/11/2017, 20:00
    3. Respostas: 8
      Última resposta: 24/10/2014, 21:57
    4. Problema com o velocímetro jimny 00 01
      Por lucas xxx no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/09/2014, 06:20
    5. Problema 4x4 engate Automatico F-250 2007
      Por Henker no fórum Ford
      Respostas: 9
      Última resposta: 01/07/2013, 20:15

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade