x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0

    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado




    Pessoal, boa tarde.
    Aproveitando os poucos dias de tempo livre que alguns tem nessa época, andei fazendo alguma pesquisas sobre coisinhas que preciso fazer no meu Vitara.
    Foi quando encontrei este passo a passo muito interessante no grupo Suzuki-net feito pelo Marco para a limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado do Vitara.
    Segue abaixo:

    1. Retirar o porta luvas, soltando dois pequenos suportes de plásticos que fazem o porta luvas girar;

    2. Soltar 3 parafusos (dois em cima e 1 em baixo) da caixa branca onde fica o ventilador;

    3. Soltar o cabo que faz movimentar a "aleta de ar externo / ar interno";

    4. Soltar os cabos/conectores que seguram a caixa branca. Para ficar mais fácil, eu soltei apenas dois:
    a. o conector que ligar a resistência, olhando de frente, o mais a esquerda e que fica ligado a um suporte preto que entra na caixa baixa;
    b. e conector ligado a caixa branca por um suporte metálico, mediante a retirada de dois parafusos pela parte de baixo da caixa branca;

    5. Após a retirada da caixa branca, terá visão lateral da serpentina e com um pincel, escova de dente e aspirador faça o serviço de limpeza, tomando o devido cuidado para não amassar as aletas da resfriador;

    6. Por fim, alerto, também, para tomar cuidado com o conjunto de resistência que fica dentro da caixa branca, para não danificar ou amassá-las;

    7. Obs: No meu caso, como tenho conhecimento de motores elétricos, aproveitei para limpar o motor do ventilador;

    Material necessário:
    Ferramentas em geral, pincel, escova de dente velha, aspirador e fita dupla face/ feltro para substituir os velhos ressecados pelo tempo

  • #2
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Boa! Estou querendo dar uma geral no meu também.
    Agora de manhã desmontei o velocímetro pra dar uma geral na iluminação. Comprei umas lampadas de led branco, quando escurecer vou ver se ficou legal.
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #3
    Citação Postado originalmente por rbrunato Ver Post
    Pessoal, boa tarde.
    Aproveitando os poucos dias de tempo livre que alguns tem nessa época, andei fazendo alguma pesquisas sobre coisinhas que preciso fazer no meu Vitara.
    Foi quando encontrei este passo a passo muito interessante no grupo Suzuki-net feito pelo Marco para a limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado do Vitara.
    Segue abaixo:

    1. Retirar o porta luvas, soltando dois pequenos suportes de plásticos que fazem o porta luvas girar;

    2. Soltar 3 parafusos (dois em cima e 1 em baixo) da caixa branca onde fica o ventilador;

    3. Soltar o cabo que faz movimentar a "aleta de ar externo / ar interno";

    4. Soltar os cabos/conectores que seguram a caixa branca. Para ficar mais fácil, eu soltei apenas dois:
    a. o conector que ligar a resistência, olhando de frente, o mais a esquerda e que fica ligado a um suporte preto que entra na caixa baixa;
    b. e conector ligado a caixa branca por um suporte metálico, mediante a retirada de dois parafusos pela parte de baixo da caixa branca;

    5. Após a retirada da caixa branca, terá visão lateral da serpentina e com um pincel, escova de dente e aspirador faça o serviço de limpeza, tomando o devido cuidado para não amassar as aletas da resfriador;

    6. Por fim, alerto, também, para tomar cuidado com o conjunto de resistência que fica dentro da caixa branca, para não danificar ou amassá-las;

    7. Obs: No meu caso, como tenho conhecimento de motores elétricos, aproveitei para limpar o motor do ventilador;

    Material necessário:
    Ferramentas em geral, pincel, escova de dente velha, aspirador e fita dupla face/ feltro para substituir os velhos ressecados pelo tempo
    Bateu umas fotinhas não?

  • #4
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    Bateu umas fotinhas não?
    Bati, aqui estão!!!


    1. Retirar o porta luvas, soltando dois pequenos suportes de plásticos que fazem o porta luvas girar;
    Eles ficam na parte de trás, mais ou menos onde esta indicado no desenho, são pequenos pinos de pressão:
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-000.jpg
    2. Soltar 3 parafusos (dois em cima e 1 em baixo) da caixa branca onde fica o ventilador;
    Os dois de cima que estão indicados, podem ser retirados. O de baixo, aconselho apenas soltar sem retirar, pois pode servir de guia para a reinstalação da peça posteriormente:
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-001.jpg

    3. Soltar o cabo que faz movimentar a "aleta de ar externo / ar interno";
    No meu caso, descobri uma gambiarra que foi feita por algum mecanico no passado. O cabo estava desconectado o a aleta estava presa por um lacre preto, como se vê na parte lateral da peça.
    Quando fui reinstalar, aproveitei para corrigir isto.
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-00.jpg

    4. Soltar os cabos/conectores que seguram a caixa branca. Para ficar mais fácil, eu soltei apenas dois:
    a. o conector que ligar a resistência, olhando de frente, o mais a esquerda e que fica ligado a um suporte preto que entra na caixa baixa;
    b. e conector ligado a caixa branca por um suporte metálico, mediante a retirada de dois parafusos pela parte de baixo da caixa branca;

    5. Após a retirada da caixa branca, você poderá ter uma visão lateral da serpentina na caixa preta que permaneceu no carro. Com um pincel, escova de dente e aspirador faça o serviço de limpeza, tomando o devido cuidado para não amassar as aletas da resfriador.

    Outro dia e com mais tempo, acho que vou retirar esta caixa preta para limpar também.
    Antes vou pesquisar para não fazer M&rd@.

    6. Por fim, alerto, também, para tomar cuidado com o conjunto de resistência que fica dentro da caixa branca, para não danificar ou amassá-las;

    Abaixo algumas fotos do estado em que se encontrava a minha caixa branca e como ficou após a limpeza/revisão.

    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-01.jpg
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-02.jpg
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-03.jpg
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-04.jpg
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-05.jpg
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-06.jpg
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-07.jpg
    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-08.jpg

  • #5
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Show de bola! Acabei de desmontar a minha. As espumas já eram praticamente inexistentes. Amanhã compro pra terminar o serviço.
    Essa resistência aí, a minha está com uns pontos de solda quebrados. Acho que está igual a sua. Tem problema?


    Quanto ao velocímetro que falei antes, na troca por leds aconteceu o que eu esperava: a luz não espalha. Acabei deixando com lampadas originais novas, mas sem a capa verde, ficando então uma iluminação branca/amarela.
    Desmontei tudo e limpei. Quase faço merda e desalinho tudo hehehe... quando religuei, o ponteiro do contagiros pulou pra 3500, então recoloquei com ele já ligado. E uma coisa chata que descobri: meu hodômetro provavelmente já foi adulterado. Tem uma parte colada no eixo dos números. Mas foda-se. Ele marca 177 mil hoje. 177 mil ou 227 mil... tanto faz nessa altura do campeonato.
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #6
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por diegotmc Ver Post
    Show de bola! Acabei de desmontar a minha. As espumas já eram praticamente inexistentes. Amanhã compro pra terminar o serviço.
    Essa resistência aí, a minha está com uns pontos de solda quebrados. Acho que está igual a sua. Tem problema?


    Quanto ao velocímetro que falei antes, na troca por leds aconteceu o que eu esperava: a luz não espalha. Acabei deixando com lampadas originais novas, mas sem a capa verde, ficando então uma iluminação branca/amarela.
    Desmontei tudo e limpei. Quase faço merda e desalinho tudo hehehe... quando religuei, o ponteiro do contagiros pulou pra 3500, então recoloquei com ele já ligado. E uma coisa chata que descobri: meu hodômetro provavelmente já foi adulterado. Tem uma parte colada no eixo dos números. Mas foda-se. Ele marca 177 mil hoje. 177 mil ou 227 mil... tanto faz nessa altura do campeonato.
    Então Diego, as minhas resistências estavam boas, o problema foi mesmo a gambiarra feita em algum mecânico em algum momento da vida do Vitara, mas agora resolvi este problema.
    Talvez, se der coragem, no final de semana irei desmontar e limpar a caixa preta.
    Me pareceu meio complicada e aí fico com medo de fazer besteira, então irei antes dar uma pesquisada por algum tutorial na net.
    Quanto às espumas, as minhas também estava muito ressecadas, quando passava o dedo elas se desfaziam.
    Coloquei espumas novas, daquelas de som automotivo.
    Também já pensei em desmontar o painel, mas nunca tive coragem.
    O que estou pensando em fazer é espalhar alguns Leds no interior do carro para acenderem junto com a luz do teto afim de ajudar na iluminação quando estamos procurando algo.
    Vou procurar algum que seja discreto e bem peqeno, para colocar debaixo dos bancos e do painel, para iluminar todo o assoalho do carro.
    E também não acho que a Km do seu carro irá fazer alguma diferença neste momento.
    Se as velas, correias e barulhos do motor estiverem em dia/normais, não tem do que se preocupar.

  • #7
    Valeu Brunato!!!
    Show de boleta!

    Ae Diego, volta 1 dígito ou adiante 1, só pra você ter a sensação de controle e seja mais feliz. ahahah

    Espero sair do V6 agora e pegar o 2 portas. Só pra andar no barro.

    Abraços procês!

  • #8
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Vou zerar tudo quando eu refizer o motor

    Também não tive coragem de tirar a caixa preta. Mas essa limpeza tirando a caixa branca já vai dar uma boa diferença!
    Porém, pra completar o serviço tenho que ir numa loja que mexa com ar-condicionado. O meu perdeu o gás. O dono anterior disse que uma vez quebraram a linha do gás numa manutenção. Quando eu peguei o carro em agosto, estava sem gás. O cara levou pra dar uma carga antes de me passar. Acho que ainda deve ter vazamento. Esses dias fui ligar o ar e já era...
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #9
    Citação Postado originalmente por diegotmc Ver Post
    Vou zerar tudo quando eu refizer o motor

    Também não tive coragem de tirar a caixa preta. Mas essa limpeza tirando a caixa branca já vai dar uma boa diferença!
    Porém, pra completar o serviço tenho que ir numa loja que mexa com ar-condicionado. O meu perdeu o gás. O dono anterior disse que uma vez quebraram a linha do gás numa manutenção. Quando eu peguei o carro em agosto, estava sem gás. O cara levou pra dar uma carga antes de me passar. Acho que ainda deve ter vazamento. Esses dias fui ligar o ar e já era...
    Rio de Janeiro: Sensação de 50graus.

    Imagine andar em banco de couro SEM ar condicionado.

    Sinistro...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    09/09/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    75
    Agradecimentos: 0
    Mas.Marco,

    Em Brasília tb não deve ser muito diferente não!! ehhehe

    rbrunato,

    Show!! Me animou para fazer isso na minha TK, o problema é que tenho que ir para a casa do meu pai, fazer isso no estacionamento que paro vai ser f***

  • #11
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Brasília também tá um calor brabo! Mas longe dessa sensação de 50 graus.

    Na minha caixa usei uma espuma um pouco diferente:

    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-img_1766.jpg

    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-img_1767.jpg

    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-img_1768.jpg

    Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado-img_1769.jpg

    Também usei nas bordas da caixa branca e da preta, onde elas se juntam, pra não ficar vazando ar.
    E na entrada da caixa branca, fiz uma espécie de filtro de ar. Pena que esqueci de tirar mais fotos...

    Hoje resolvi o ar-condicionado. Agora sim ele gela bem! Pra finalizar vou usar um daqueles sprays de higienização de ar.
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Diego,

    Quando eu comprei o meu me atrevi a desmontar tudo, até o painel eu desmontei....mas pra tirar a caixa preta (evaporadora) tem que desconectar o cano do gás, como tinha reposto gás a pouco tempo, acabei não tirando.

    Mas o serviço fica filé! A tempo falei que ia adaptar um filtro nele, mas vai aparecendo outras coisas pra fazer (como um vazamento agora no retentor do conversor de torque) que acabo adiando!


    Citação Postado originalmente por diegotmc Ver Post
    Vou zerar tudo quando eu refizer o motor

    Também não tive coragem de tirar a caixa preta. Mas essa limpeza tirando a caixa branca já vai dar uma boa diferença!
    Porém, pra completar o serviço tenho que ir numa loja que mexa com ar-condicionado. O meu perdeu o gás. O dono anterior disse que uma vez quebraram a linha do gás numa manutenção. Quando eu peguei o carro em agosto, estava sem gás. O cara levou pra dar uma carga antes de me passar. Acho que ainda deve ter vazamento. Esses dias fui ligar o ar e já era...
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. L 200 - Limpeza sistema de ar condicionado
      Por serafa no fórum Mitsubishi
      Respostas: 11
      Última resposta: 19/08/2017, 19:02
    2. LImpeza ar-condicionado Ranger
      Por FRanger no fórum Ford
      Respostas: 58
      Última resposta: 19/06/2017, 23:09
    3. Respostas: 9
      Última resposta: 29/12/2010, 13:58
    4. Limpeza do ar condicionado da cherokee sport
      Por Dirceu D.Jr. no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/11/2009, 14:17
    5. Respostas: 3
      Última resposta: 30/04/2008, 01:46

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade