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Hybrid View

  • #1
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    20/12/2013
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    Realizei um sonho de um 4x4 !!!!!




    Galera comprei um vitara 94/95 muito bem conservado, mas não sei bem alguns macetes do carro tipo sobre diferencial, calibragem de pneus e muitas outras, se alguém puder me dar umas dicas fico muito agradecido.... abraços e aguardo contato de alguém!!!!


  • #2
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    20/12/2013
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    Quando eu comprei o carro o ex-dono disse ter feito o motor há seis meses, mas quando vou subir dunas as vezes acho ele meio sem forças nas subidas... outras dúvidas a aceleração dele é muito inconstante, hora é 10.000 giros e hora é 15.000 e as vezes dá até 20.000, isso tá fazendo ele beber muito na média de 6km a 7km por litro....

  • #3
    Bem vindo, Márcio!

    Você vai gostar do vitarinha. É uma viatura fantástica.

    O manual recomenda 23 libras nos quatro pneus. Quanto à rotação, corte um zero na sua leitura dos números. As RPM são 1.000, 1.500 e 2.000. É normal que a rotação em marcha lenta seja mais alta enquanto a viatura esquenta. Sua oscilação depois disso pode ter causas distintas. Sugiro uma escaneada na injeção eletrônica. Dependendo do que for, pode ser a explicação para a falta de força nas subidas e o alto consumo. Mas a falta de força pode também ser impressão sua, que ainda está se acostumando, e o consumo é influenciado por fatores como tipo de piso no uso predominante, tamanho dos pneus, qualidade do combustível, peso do pé do motorista etc.

    Dê uma olhada e do que mais precisar, o fórum tá lotado de informação e de gente pra ajudar.

    Posta fotos da viatura aí pra admirarmos!

    Abraço
    Paulo Roberto - MG
    Vitara 1.6 8V 97

  • #4
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
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    Bem vindo amigo,

    Também adquiri um Vitara recentemente e fui subir umas dunas em Mangue Seco/Ba. Ele não é nada fraco, na reduzida é um monstrinho.
    Quando puder passe suas impressões sobre o carro e também as soluções que porventura venha a encontrar.
    Pra qualquer dúvida estamos aí...
    Boas trilhas!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #5
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    Sou novo por aqui, assim como no mundo 4x4, mas vou passar a minha impressão: adquiri um Jimny no início de dezembro e já andei por vários lugares interessantes (atoleiros, subidas cheias de erosão com piso de barro escorregadio e também de pedra, subidas e descidas bem íngremes, e o carrinho só me surpreende. Quando penso: "aqui ele não passa", eis que o obstáculo é superado com uma tranquilidade e suavidade impressionante. Porém, nestas situações mais críticas, vou na reduzida mesmo, e não tem conversa. Em outras eu usei só a 4x4 e o Hulk também se mostrou valente pra caramba. Agora... moro num morro, o mesmo durante toda a minha vida, e diga-se de passagem: o Jimny não sobe, em marcha normal, com a mesma desenvoltura de Uno Mille, por exemplo, que tenho em minha firma. O "Uninho", em marcha normal é muito mais "agressivo" que o Jimny, assim como é também bem mais que o Uno Vivace de minha esposa, também 1.0 (este sim se assemelha ao Jimny).
    Por que digo isso? Não sou especialista em mecânica ou motores, mas a percepção que tenho é de que optou-se por usar uma relação no Jimny, na 4x2, que prima pela economia e suavidade, deixando-o mais suave para o uso urbano. Mas quando o piso piora... saem de cena o Uninho, porque o "bicho pega", e o Jimny encara... e encara legal. E quanto pior o piso, mais você percebe a robustez de chassi, de suspensão, e a força. Então, acredito que esta "sensação" de pouca força, salvo algum problema ou ajuste fino, seja proveniente desta situação. Acho que o Vitara, assim como o Jimny, não foram concebidos para esbanjar força na 4x2. Eles guardam toda sua competência para os momentos e situações que isso seja realmente exigido, e aí, muda-se a configuração de tração, e "vãosimbora".

    Enfim: adorando a experiência.
    Elton Guedes / Itaperuna-RJ
    Jimny "Hulk" 4Sport - MUD 215-75/R15
    www.viajandodemotoporai.com.br

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Elton GR Ver Post
    Sou novo por aqui, assim como no mundo 4x4, mas vou passar a minha impressão: adquiri um Jimny no início de dezembro e já andei por vários lugares interessantes (atoleiros, subidas cheias de erosão com piso de barro escorregadio e também de pedra, subidas e descidas bem íngremes, e o carrinho só me surpreende. Quando penso: "aqui ele não passa", eis que o obstáculo é superado com uma tranquilidade e suavidade impressionante. Porém, nestas situações mais críticas, vou na reduzida mesmo, e não tem conversa. Em outras eu usei só a 4x4 e o Hulk também se mostrou valente pra caramba. Agora... moro num morro, o mesmo durante toda a minha vida, e diga-se de passagem: o Jimny não sobe, em marcha normal, com a mesma desenvoltura de Uno Mille, por exemplo, que tenho em minha firma. O "Uninho", em marcha normal é muito mais "agressivo" que o Jimny, assim como é também bem mais que o Uno Vivace de minha esposa, também 1.0 (este sim se assemelha ao Jimny).
    Por que digo isso? Não sou especialista em mecânica ou motores, mas a percepção que tenho é de que optou-se por usar uma relação no Jimny, na 4x2, que prima pela economia e suavidade, deixando-o mais suave para o uso urbano. Mas quando o piso piora... saem de cena o Uninho, porque o "bicho pega", e o Jimny encara... e encara legal. E quanto pior o piso, mais você percebe a robustez de chassi, de suspensão, e a força. Então, acredito que esta "sensação" de pouca força, salvo algum problema ou ajuste fino, seja proveniente desta situação. Acho que o Vitara, assim como o Jimny, não foram concebidos para esbanjar força na 4x2. Eles guardam toda sua competência para os momentos e situações que isso seja realmente exigido, e aí, muda-se a configuração de tração, e "vãosimbora".

    Enfim: adorando a experiência.
    tens q ver q o uninho tem roda 13 e pneu corta pizza, enquanto o Jimny tem roda 15 com pneu beeeeemmm maior, e a potencia de motor de um pra outro aumenta pouco...
    Diz a propaganda do Jimny que a reduzida dobra o torque, ou seja, seria como se fosse um carro 2.6 +/-.
    Eu fui ver o Jimny 4Sport e achei que tem mta coisa debaixo do carro, ali na frente tem umas mangueiras amostra, debaixo tem akeles braços estabilizadores...pergunto a vc, isso não engata nas pedras, barro e outras coisas nas trilhas mais pesadas?

    Abraços

  • #7
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    Citação Postado originalmente por EdioSC Ver Post
    Eu fui ver o Jimny 4Sport e achei que tem mta coisa debaixo do carro, ali na frente tem umas mangueiras amostra, debaixo tem akeles braços estabilizadores...pergunto a vc, isso não engata nas pedras, barro e outras coisas nas trilhas mais pesadas?
    Abraços
    Caro Edio, fiz trilhas bem maneiras mas não tão pesadas, e até o presente momento não tive qualquer problema. Apesar disso, pretendo confeccionar e instalar no próximo mês algumas proteções para as partes inferiores, e também do radiador.
    Elton Guedes / Itaperuna-RJ
    Jimny "Hulk" 4Sport - MUD 215-75/R15
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  • #8
    Usuário Avatar de rogerjunior
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    Citação Postado originalmente por EdioSC Ver Post
    tens q ver q o uninho tem roda 13 e pneu corta pizza, enquanto o Jimny tem roda 15 com pneu beeeeemmm maior, e a potencia de motor de um pra outro aumenta pouco...
    Diz a propaganda do Jimny que a reduzida dobra o torque, ou seja, seria como se fosse um carro 2.6 +/-.
    Eu fui ver o Jimny 4Sport e achei que tem mta coisa debaixo do carro, ali na frente tem umas mangueiras amostra, debaixo tem akeles braços estabilizadores...pergunto a vc, isso não engata nas pedras, barro e outras coisas nas trilhas mais pesadas?

    Abraços
    Edio,nada ligado ao chassi atrapalha na trilha. Os tubos rígidos que viu são a alimentação pneumático da roda livre, que próximo à elas já deixam de setem tubos rígidos e se tornam mangueiras flexíveis. Aí vejo uma pequena possibilidade de se ter um problema. Caso na trilha um galho ou quaisquer outra coisa que enrosca nessa mangueira de modo fazer com que se solte, o Jimny petdrria a tração na dianteira e isso é perigoso. É uma possibilidade mínima de acontecer, mas se existe, tem que ser considerado.

    É por isso que num eventual pproblema na alimentação pneumática da roda livre, seja desgaste ou mesmo problemas no compressor ou válvulas 5/2 vias (eu acho) com duplo comando solenóide, eu ao invés de substituir o equipamento, colocaria um par de roda livre mecânica que é 100% confiável. A barra estabilizadora está lá para aumentar a margem de segurança quanto a estabilidade, porém muitos tiram para aumentar o curso da suspensãona trilha.

    Elton, eu retirei o meu Jimny já com as proteções e elas são extremamente necessárias. Quando der, não deixa de por no seu Jimny. Já para a proteção do radiador, penso em utilizar o mesmo esquema de proteção do Jimny DDS. Procure imagens no Google que vai ter uma melhor compreensão sobtr o que falo.

    No mais, é isso Galera!

    Feliz Ano Novo.

    Roger
    RNJunior
    Suzuki Jimny 2013/2013 4Sport Red Bull
    PNEUS MUD BF GOODRICH TERRAIN 235/75/R15

  • #9
    Usuário Avatar de Elton GR
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    Citação Postado originalmente por rogerjunior Ver Post
    Elton, eu retirei o meu Jimny já com as proteções e elas são extremamente necessárias. Quando der, não deixa de por no seu Jimny. Já para a proteção do radiador, penso em utilizar o mesmo esquema de proteção do Jimny DDS. Procure imagens no Google que vai ter uma melhor compreensão sobtr o que falo.
    Beleza Roger, vou providenciar sim, o mais rápido possível. Mas, aproveitando sua dica: quais as proteções que você tem na sua viatura? Esta do radiador, o que já tenho percebido em algumas fotos que tenho visto, é uma grade daquela cheia de furos redondos (provavelmente em aço inox) na frente do mesmo. Seria isso mesmo???

    Vlw
    Elton Guedes / Itaperuna-RJ
    Jimny "Hulk" 4Sport - MUD 215-75/R15
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  • #10
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    ontem tbm realizei meu sonho de +/- 10 anos, comprei meu primeiro 4x4. Um Vitara 98 impecavel....todo original e com tudo funcionando, ate o AC....dirigi ele por 140km desde a cidade onde busquei ate em casa, peguei asfalto e calçamento, o carro tem algumas coisas esquisitas, de jipe, demora a embalar e demora a freiar....tem mto torque em baixa, e as marchas sao longas, na 5ª dá pra andar tranquilamente a 2000 rpm....no calçamento parece que vai desmontar e pula como um cabrito!!!! mas a posição de pilotagem eh excelente!!!!! no final achei ele show de bola, agora é aproveitar o brinquedo!!!!

    Abraços

  • #11
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    Citação Postado originalmente por EdioSC Ver Post
    ontem tbm realizei meu sonho de +/- 10 anos, comprei meu primeiro 4x4. Um Vitara 98 impecavel....todo original e com tudo funcionando, ate o AC....dirigi ele por 140km desde a cidade onde busquei ate em casa, peguei asfalto e calçamento, o carro tem algumas coisas esquisitas, de jipe, demora a embalar e demora a freiar....tem mto torque em baixa, e as marchas sao longas, na 5ª dá pra andar tranquilamente a 2000 rpm....no calçamento parece que vai desmontar e pula como um cabrito!!!! mas a posição de pilotagem eh excelente!!!!! no final achei ele show de bola, agora é aproveitar o brinquedo!!!!

    Abraços
    Parabéns pela aquisição!
    É importante que você poste sempre suas impressões sobre a viatura e as soluções que você encontra.
    Se tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar.
    Abração!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
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