
Postado originalmente por
Elton GR
Sou novo por aqui, assim como no mundo 4x4, mas vou passar a minha impressão: adquiri um Jimny no início de dezembro e já andei por vários lugares interessantes (atoleiros, subidas cheias de erosão com piso de barro escorregadio e também de pedra, subidas e descidas bem íngremes, e o carrinho só me surpreende. Quando penso: "aqui ele não passa", eis que o obstáculo é superado com uma tranquilidade e suavidade impressionante. Porém, nestas situações mais críticas, vou na reduzida mesmo, e não tem conversa. Em outras eu usei só a 4x4 e o Hulk também se mostrou valente pra caramba. Agora... moro num morro, o mesmo durante toda a minha vida, e diga-se de passagem: o Jimny não sobe, em marcha normal, com a mesma desenvoltura de Uno Mille, por exemplo, que tenho em minha firma. O "Uninho", em marcha normal é muito mais "agressivo" que o Jimny, assim como é também bem mais que o Uno Vivace de minha esposa, também 1.0 (este sim se assemelha ao Jimny).
Por que digo isso? Não sou especialista em mecânica ou motores, mas a percepção que tenho é de que optou-se por usar uma relação no Jimny, na 4x2, que prima pela economia e suavidade, deixando-o mais suave para o uso urbano. Mas quando o piso piora... saem de cena o Uninho, porque o "bicho pega", e o Jimny encara... e encara legal. E quanto pior o piso, mais você percebe a robustez de chassi, de suspensão, e a força. Então, acredito que esta "sensação" de pouca força, salvo algum problema ou ajuste fino, seja proveniente desta situação. Acho que o Vitara, assim como o Jimny, não foram concebidos para esbanjar força na 4x2. Eles guardam toda sua competência para os momentos e situações que isso seja realmente exigido, e aí, muda-se a configuração de tração, e "vãosimbora".
Enfim: adorando a experiência.