Postado originalmente por
rogerjunior
Grande Elton,
Eu retirei o carro com as três proteções! Do tanque, da caixa de transmissão/redução e cárter/radiador. A do tanque e da cx transmissão/redução ficaram ótimas e já ajudaram bem em vários trajetos que fiz.
Entretanto, não gostei da chapa de proteção que foi colocada para o cárter/radiador. Sei que o cárter já fica protegido mais pelo eixo rígido dianteiro do que pela chapa, porém ela é essencial para proteger o radiador quando se entra em lugares alagados.
O que poderia ter ficado melhor?
Acontece que essa chapa é a mesma utilizada no Jimny 4All e 4Sun, estes dois modelos tem ângulos de ataque menor do que o 4 Sport. E justamente nisso que eu tive um pequeno "problema", meu Jimny tem ângulo de ataque para subir em determinados lugares, porém a chapa de proteção bate por ter ficado num ângulo menor do que do carro. Aí se for subir um degrau num afloramento rochoso, a chapa bate e com isso desloca ela um pouco e vai amassando, já que ela não é totalmente rígida, ela fica pressa por suportes no fundo e na frente, sendo que na frente é fixada com arruela/parafuso e porca.
Se subo um barranco de terra, costuma a "viatura" retirar terra e grama ou só terra do lugar, terra que fica entre a chapa e o eixo rígido...
O que poderia ser feito?
Bom, reparei que nos Jimnys By DDs, a preparação foi bem pensado e levaram este incoveniente em conta. Eles simplesmente utilizaram a mesma fixação e contorno angular do skid plate que fica logo ali na frente da longarina e manilhas... e lá no fundo não sei bem como fixaram. Mas, além de ficar "rígida" a chapa obedece o ângulo de ataque do modelo 4Sport...
No meu caso, além de ter a chapa já empenada/amassada nos suportes (o que fica até muito dificil de desmontar) ela deslocou para trás e com isso, ao passar no quebra-molas/lombadas/saliência a suspensão trabalha e a ponta da chapa raspa no facão/braço de articulação da suspensão...
Nesse negócio de atritar, retirou um pouco de material do facão que é de ferro fundido, material menos duro do que a chapa... muito pouco mesmo, nada que comprometa a peça, alí é só lixar um pouquinho e lançar um spray oxiblack de proteção que fica novo novamente...
Eu penso, juntamente com um bom caldereiro/serralheiro, fazer uma em prática parecido com o Jimny By DDS... só estou mesmo esperando arrumar um tempinho, pois ando trabalhando muito, quando não trabalho, estou passeando de Jipe...rsrs
Ah, eu paguei aqui em BH, na concessionária Suzuki, R$440,00 em cada chapa...
Abraços,
Roger