x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 61
    Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimento: 1

Como andar na velocidade máxima da Via na Rodovia, com seu Jimny.

Antes de mais nada, os avisos:

Válido para o 4Sport, 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
    Stock, manutenção em dia.
    Respeite os limites de velocidade, os limites do carro e acima de tudo os limites de segurança!

Agora a parte interessante
    Quem tem Jimny já sabe o que ele faz, então eu só estou mostrando o como fazer para quem não tá acostumado a dirigir o Jimny, conversei com alguns colegas no Szk Adventure, e por mais incrédulos que o pessoal vai ficar lendo o tópico, é real, e eu fiz indo e voltando do Szk adventure.

A primeira coisa que eu fiz foi usar a calibragem mínima dos pneus ( que no caso dos Mud é 24 ), isso aumenta a área de contato do pneu e da mais estabilidade, sem falar que ele fica bem mais macio.

O Jimny tem um motor bem bravo e uma relação a altura, não importa o quanto critiquem os pequenos 85Hp, ele pode SIM e anda tranquilo na velocidade máxima da via.

A desvantagem dele é a retomada, mas não estamos falando de um carro esporte, é um Jipe, então a máxima do 0-100 em 15 minutos se aplica a nós. ( mas o Jimny faz isso mais rápido não se preocupe ).

Apesar da altura dele, ele é estranhamente estável nas curvas, eu fiz isso no trecho BH - SP - BH da Fernão Dias, então de curva eu entendo. Mas começe devagar, você tem que sentir o carro na curva e conhecer a curva é fundamental para conseguir fazer ela sem sustos, se você não conhece a estrada, não abuse, o Limite de velocidade é a referência segura da velocidade que você pode fazer a curva, e importante NÃO FREIE NA CURVA.

Nas curvas, ele tende a puxar um pouco a traseira, isso é normal se você faz as curvas acelerando por causa da tração traseira, o que eu recomendo, a tração vai te dar um pouco mais de controle. se você estiver num trecho de decidas, freie antes de entrar na curva. NÃO FREIE NA CURVA.

O segredo do Jimny é o Giro... ele se transforma acima dos 4000, então a faixa que você quer manter o motor para exigir o máximo dele é entre 3.5 e 5k, quando você vê aquela placa de "faixa adicional" pode jogar 4... pq a 5 não vai dar conta de manter a velocidade.

A aerodinâmica de TIJOLO, pode ser usada como vantagem. Muitos trechos você não precisa efetivamente usar os freios do carro, simplesmente parar de acelerar e o "freio aerodinâmico" vai diminuir sua velocidade.

Outra coisa muito importante de se ter em mente quando se dirige um Jipe ou qualquer carro na velocidade máxima da via é ANTECIPAÇÃO, é realmente importante que você esteja atento a estrada e ao que pode acontecer, estar sempre alerta além de manter o foco, te dá uma boa margem de frenagem que vai ajudar muito a performance quando você estiver bem treinado nesse quesito.

Eu sinto segurança no meu carro até 120km/h em 126km/h começo a sentir ele leve demais, a velocidade máxima que eu atingi com ele foi 136km/h mas começo a sentir muito os desníveis da pista e sentir falta de estabilidade.

Então resumindo:
    - ATENÇÃO, dirija com MUITA segurança, o seu carro não é preparado para situações que exijam respostas rápidas a velocidades altas.

- Mantenha o Giro alto, entre 3.5 e 5k, vai te dar o melhor resultado, não tenha dó de baixar a marcha do carro.

- Antecipe as frenagens, e se puder acelere levemente nas curvas para sentir a tração empurrando, quando acostumar com a tração traseira, vai ficar muito prazeiroso fazer curvas.

- NUNCA FREIE NAS CURVAS, isso vale para qualquer carro, freiar na curva, exigem mais controle do carro, e é perigoso, as versões com ABS ajudam a esse tipo de situação, mas o ideal é freiar ANTES da curva, só freie em curvas em caso de emergência e esteja alerta para corrigir o jogo do carro.

- Acostume-se com o carro, e aprenda seus limites, e progrida devagar, não é por que a velocidade indicada é 100km/h que você vai se sentir confortável em fazer a curva nessa velocidade, sinta o carro.

- Respeite os outros, principalmente os caminhões. ( Dê passagem e facilite ultrapassagens )

E POR FAVOR, SEJAM PRUDENTES NO TRANSITO, SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

Suzuki Samurai 93 - Tijolo

Usuário
    Entrada
    11/04/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Perfeito! é isso! não adianta correr para chegar e sentar na frente da TV!

Usuário Avatar de Leo BA
    Entrada
    30/06/2011
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 10
    Beleza Cocatriz!
    Costumo dizer que, com o Jimny aprendi a guiar devagar, apreciar a paisagem e achar tudo ótimo!
    Tenho notado em certas estradas, detalhes da paisagem que desconhecia, embora tenha passado por elas muitas vezes......de moto!
    OME Shocks / Super Pro Bushes.
    2,00 " lift / SAFARY Snorkel / K&N / VHF FT1900
    AT 225/75 - Manual 4X4 - 2012.

Dai Pessoal,

Bem assim, no meu Jimny a minha vel. de cruzeiro fica até 110 km/h, e mais me acustumei tanto com o meu Jimny que uma semana atrás fui ver a Grand Vitara e fiz o test-drive nela, mas resumindo: não tive coragem de trocar o meu Jimny, só troco por outro Jimny!!!!!
    kkkk!!!!! Um abraço!!!!

Feelipe

Usuário
    Entrada
    28/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Acho que isso vale para vários carros. Tenho um Vitara e embora o motor um pouco mais forte que do Jimny, tenho calço e pneus maiores. Nas estradas é a mesma coisa. Carro 1.0 passando pela esquerda, caminhão pela direita.. rs..
    A receita conhecer os limites do carro + antecipação + prudência = muitas trilhas pela frente.

Usuário Avatar de Biaaa
    Entrada
    02/02/2014
    Local
    Brasília/DF
    Gostei demais desses conselhos viu, ainda mais que eu não estou muito acostumada a dirigir carro assim... troquei agora meu "saudoso" uno sporting pelo jimny 4 sport e vou usa-lo inclusive no dia a dia... =)

Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Biaaa, o mais importante para você nessa transição é acostumar com a tração traseira. De resto é bem tranquilo, a suspensão dele é bem durinha, então ele faz bem curva, no começo alivia um pouco a aceleração... por que você pode ter a sensação da "traseira passando do lado" mas a hora que você acostumar... fica muito mais gostoso de dirigir...

E até ele se soltar, lá pelos 5000km, ele vai te segurar um pouco... qualquer dúvida também só perguntar.
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

Suzuki Samurai 93 - Tijolo

Usuário Avatar de Biaaa
    Entrada
    02/02/2014
    Local
    Brasília/DF
    Obrigada! Então, aproveitando.... rsrs...
    Eu só estranhei um pouco o freio dele, diferente de carro pequeno, demanda uma distância maior mesmo... mas e se no trânsito eu precisar frear numa distância curta?
    Numa via que eu pego, por exemplo, é muito comum o povo frear bruscamente em alguns trechos, e muito espertinho que se tiver brecha entre dois carros que o caiba, entra mesmo e ainda freia na sua frente...

Usuário Avatar de Ver@ Luci@
    Entrada
    30/01/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Cocatriz comentou sobre a calibragem dos pneus, no seu caso para um Jimny 4Sport 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
    E para o Jimny 4All 2013/2014 com os pneus de fábrica e cuja calibragem indicada é 23/26? Qual seria a calibragem ideal para se rodar na cidade com mais estabilidade e maciez?
    Vera
    Suzuki Jimny 4All 201
    3/14 - Cocada

Usuário Avatar de rogerjunior
    Entrada
    03/01/2013
    Local
    Contagem/MG
    Citação Postado originalmente por Biaaa Ver Post
    Obrigada! Então, aproveitando.... rsrs...
    Eu só estranhei um pouco o freio dele, diferente de carro pequeno, demanda uma distância maior mesmo... mas e se no trânsito eu precisar frear numa distância curta?
    Numa via que eu pego, por exemplo, é muito comum o povo frear bruscamente em alguns trechos, e muito espertinho que se tiver brecha entre dois carros que o caiba, entra mesmo e ainda freia na sua frente...
    Olá Biaaa...

Também estranhei o freio no início e hoje já me acostumei. O ideal é você manter uma distância razoável do veículo da frente e se estiver com via em fluxo mais intenso, manter ali os ideias 40km/h... assim você consegue parar o jipe sem problemas... é o que eu faço, só mantenho o carro na via rápida entre 60km/h a 70km/h se o fluxo estiver bem tranquilo...

Ah, assim como você, troquei meu "saudoso uno sporting" no Jimny 4 Sport e foi a melhor coisa que fiz.... pois aqui em MG tem muitas cachoeiras e o meu Uno sofria para chegar lá, por mais cuidado que eu ia...rs

Abraços
    RNJunior
    Suzuki Jimny 2013/2013 4Sport Red Bull
    PNEUS MUD BF GOODRICH TERRAIN 235/75/R15

Usuário Avatar de rogerjunior
    Entrada
    03/01/2013
    Local
    Contagem/MG
    Citação Postado originalmente por Ver@ Luci@ Ver Post
    Cocatriz comentou sobre a calibragem dos pneus, no seu caso para um Jimny 4Sport 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
    E para o Jimny 4All 2013/2014 com os pneus de fábrica e cuja calibragem indicada é 23/26? Qual seria a calibragem ideal para se rodar na cidade com mais estabilidade e maciez?
    Ver@,

Quanto menos calibragem por no pneu, mais maciez você sentirá ao dirigir, porém, seu pneus Dueler gastará mais rápido e consumirá mais combustível. Quando meu Jimny estava com os Duelers, eu usava 26 libras, cheguei a usar 22 libras uma vez e ficou bem gostoso de dirigir... mas, isso porque eu ia pegar uns 100km de estrada de terra...

Então, acaba que é uma escolha de cada um qual a calibragem do pneu... se visa a economia ou o conforto... ou tentar achar um meio termo aliado ao seu modo de dirigir...

Abraços
    RNJunior
    Suzuki Jimny 2013/2013 4Sport Red Bull
    PNEUS MUD BF GOODRICH TERRAIN 235/75/R15

Usuário Avatar de Biaaa
    Entrada
    02/02/2014
    Local
    Brasília/DF
    Obrigada pela dica Rogerjunior, vou tentar manter a velocidade mais baixa que os demais e muita distância.
    O "ruim" é que aqui em Brasília as vias são muito retas, curvas bem abertas, aí já sabe né, o povo falta passar por cima do seu carro. Mas to nem aí, a minha segurança prevalece sobre a pressa alheia...
    Eu também troquei o uno por dó dele, pegava estrada de terra em alguns finais de semana e inclusive deixava de ir a muitos lugares pra evitar judiar do bichinho... acho que do Jimny não preciso ter dó não né?! rs...
    Um abraço!

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Velocidade máxima com 4x4 H
    Por Hilux_VV no fórum Toyota
    Respostas: 16
    Última resposta: 31/05/2013, 06:59
  2. Velocidade máxima do GVIII
    Por talmud2008 no fórum Suzuki
    Respostas: 29
    Última resposta: 11/07/2011, 11:51
  3. Velocidade maxima vitara
    Por Marco/Kelly no fórum Suzuki
    Respostas: 44