x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 47
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/01/2006
    Local
    São Pedro do Ivaí/PR
    Idade
    47
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0

    Question Barulho no motor após troca óleo




    Amigos,

    Quando peguei a Tracker 2.0 16v gas. no último final de semana, tinha passado quase 2.000km da última troca e a dona não sabia qual óleo usava.

    Então, depois e ler bastante por aqui e ficar muito confuso quanto tipo de óleo usar na TK, eu optei por usar o ACDELCO 5W30 semi-sintético e o filtro de óleo Tecfil PSL 145.

    E como havia um barulho no tensor o mecânico trocou o rolamento do tensor da correia (o que fica na parte superior) a correia não troquei porque não tinha, mas já estou providenciando e a troca fica para quando chegar.

    Depois desse fato, a TK está fazendo um barulho no motor (parece diesel), o mecânico aqui da cidade é muito bom e disse ser das correntes do comando, mas que não preciso me preocupar, porque ela aguenta muito e meu carro está agora com 43.200km.

    Mas como não conheço o barulho "certo" desse motor gostaria que os mais experientes pudessem me ajudar.

    Agora após a troca do óleo, quando está frio ele faz um pequeno e rápido estalo de lata na primeira partida e sempre acima dos 1000rpm e depois de um tempo fica na rotação normal e com esse barulho que foi gravado.

    Segue o som que gravei com o motor na temperatura normal.
    Arquivos Anexos

  • #2
    Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Idade
    48
    Posts
    4,587
    Agradecimento: 1
    Alex parecem ser os tuchos , como eles "carregam " com o oleo e vc esta usando um oleo fino , durante a parada eles ( tuchos) podem " descarregar" e faz este barulho ao ligar , lembre-se sao 5,2 litros de oleo com o filtro ( se nao me engano ) , abaixo faz barulho tambem . Como estou no tablet nao abriu , vejo amanhã no computador.
    Abraço.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/01/2006
    Local
    São Pedro do Ivaí/PR
    Idade
    47
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Ricardo,

    Quando fui ver o carro na hora da compra, ele estava com um barulho mais forte de chiado (rolamento do tensor) que começou, segundo a ex-dona, depois que ela mandou lavar o carro e o cara lavou o motor.

    Não sei se essa lavagem do motor tem alguma influência no barulho (velas, etc), estou informando apenas para ajudar ou descobrir algo.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Alex SPI Ver Post
    Amigos,

    Quando peguei a Tracker 2.0 16v gas. no último final de semana, tinha passado quase 2.000km da última troca e a dona não sabia qual óleo usava.

    Então, depois e ler bastante por aqui e ficar muito confuso quanto tipo de óleo usar na TK, eu optei por usar o ACDELCO 5W30 semi-sintético e o filtro de óleo Tecfil PSL 145.

    E como havia um barulho no tensor o mecânico trocou o rolamento do tensor da correia (o que fica na parte superior) a correia não troquei porque não tinha, mas já estou providenciando e a troca fica para quando chegar.

    Depois desse fato, a TK está fazendo um barulho no motor (parece diesel), o mecânico aqui da cidade é muito bom e disse ser das correntes do comando, mas que não preciso me preocupar, porque ela aguenta muito e meu carro está agora com 43.200km.

    Mas como não conheço o barulho "certo" desse motor gostaria que os mais experientes pudessem me ajudar.

    Agora após a troca do óleo, quando está frio ele faz um pequeno e rápido estalo de lata na primeira partida e sempre acima dos 1000rpm e depois de um tempo fica na rotação normal e com esse barulho que foi gravado.

    Segue o som que gravei com o motor na temperatura normal.
    Alex, acho que seria interessante antes de tudo, voce aumentar a viscosidade deste oleo, como vc não sabia que oleo era usado antes, tente usar um 15w40, ou 10w40 para ver se vai atenuar esse barulho agudo. Vc não falou se este som é com o motor em temperatura normal ou frio. Se em temperatura normal piorar o som agudo, provavelmente o oleo que era usado neste motor era bem mais viscoso.
    GV AT prata 11/12

  • #5
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Aparentemente o óleo que vc escolheu está abaixo da especificação do fabricante. Segue em anexo parte do manual da Tracker que cita os óleos que podem ser usados.
    Apesar disso, não acredito que o problema será solucionado com o óleo.
    Pelo som realmente parece algum problema nos tuchos, mas não arrisco nenhum palpite adicional.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -oleo.jpg  
    Rafael Maurici

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/01/2006
    Local
    São Pedro do Ivaí/PR
    Idade
    47
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Eder: esse som é com a temperatura normal.

    Rafael: resolvi usar o 5w30 porque muitos do forum usam e recomendam e como eu não sabia qual óleo era usado resolvi por esse, enfim é um a confusão o lance de qual óleo usar na tracker, cada um usa um, rss.
    Espero encontrar o tipo/especificação ideal, vamos ver, vai sair caro essas trocas.

    Se trocar o óleo, tenho que pegar outro filtro também?

    Outras dúvidas:
    - Pra ver se é tucho tem que abrir a parte de cima (tampa clara)?
    - Se for tucho tem que trocar ou faz limpeza e caso tenha que trocar é fácil achar tuchos?
    - ao abrir a tampa, tem que por alguma junta especial (vi que tem uma borracha preta)?

    Tomara que eu consiga resolver isso, to com medo de ser algo mais caro.

  • #7
    Alex, se esta quilometragem for real, eu acho muito dificil um motor desses dar problemas com corrente e tensores, eu acho que não é tucho, pois não está batendo não. Se fosse um carro mais rodado, suspeitaria das correntes e tensores. Como eu te disse, aumente a viscosidade do oleo, se não melhorar, o ideal é levar em um mecanico que conheça de motor suzuki.
    GV AT prata 11/12

  • #8
    Usuário
    Entrada
    12/01/2006
    Local
    São Pedro do Ivaí/PR
    Idade
    47
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Ok Eder, vou tentar providenciar a troca do óleo pelo 15w40 ou 10w40.
    Já se foi R$160,00 de óleo e deve ir mais isso nos outros também, haja real.

    Antes da troca vou conversar novamente com o mecânico, pois ele disse antes de abrir o capo, que o barulho poderia ser tucho e também óleo vencido/velho passando pela corrente.
    Quando abriu o capo ele descartou os tuchos pelo estado do motor e pela Km do carro onde eu disse que realmente é original, pois conhecia o carro.

    O óleo tem que ser sintético ou semi? 10w40 ou 15w40? ou taco logo um 20w50 SJ mineral?

    Essa dúvida ainda me deixa muito confuso.

    Alguém pode indicar um mecanico que conheça de motor suzuki em Maringá, Apucarana ou Londrina (locais mais próximos para mim de 60 a 120Km).

    Estou até pensando antes de fazer a troca do óleo, fazer o que o m.bispo fez no post 8 e 16 desse link no carro dele:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...45-mil-km.html (motor tracker 2009 - 2.0 gasolina batendo com menos de 45 mil km)
    O problema é local e ferramentas.
    4X4 Brasil

  • #9
    Alex, essa dúvida do óleo, acho que todos tiveram ou ainda tem. Pelo fato do manual disponibilizar de várias especificações de oleo. Já estou com minha tracker a dois anos, e como você, não sabia a especificação que o antigo dono utilizava. Então quebrei a cabeça por muito tempo, cheguei a utilizar 10w40, 20w50, mas agora, seguindo orientação de mecanico especializado em suzuki aqui em bh, já estou rodando há algum tempo com o 15w40 tecno da petrobrás. Ele falou que pela quilometragem do carro, e pelo estado do motor, é o mais indicado. Cheguei a usar o 20w50, mas realmente, acho muito viscoso para este motor. Só se fosse um motor com seus 250, 300mil km. A duvida é que alguns usuarios aqui indicam, o 20w50, outros o 5w30, etc. E acaba enchendo a nossa cabeça de dúvidas. Sinceramente, meu motor com o 15w40 se deu bem. Então vou continuar com essa especificação. Eu particularmente, acho o 5w30 muito fino.
    GV AT prata 11/12

  • #10
    Usuário
    Entrada
    12/01/2006
    Local
    São Pedro do Ivaí/PR
    Idade
    47
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Achei por indicação de um amigo aqui da cidade uma boa oficina em Maringá-PR, liguei pro mecanico indicado e ele disse pra eu levar o carro para ele ver.

    Ele já adiantou que peças para tracker/Grand Vitara com esse motor não são tão faceis de achar nas auto peças da região, mas na internet eu acho fácil, então após o diagnóstico eu compro as peças necessários e levo pra ele trocar.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Idade
    48
    Posts
    4,587
    Agradecimento: 1
    Alex começa pelo básico , troca a viscosidade do óleo do motor , por um 10/15w 40 por exemplo , ai se continuar verifica rolamento etc, como falado acima corrente e com esta quilometragem acho mais difícil .
    Abraço

  • #12
    E se for o pior e mais caro, que são as correntes e tensores, aqui em bh na concessionaria via natsu da suzuki, você encontra as peças(correntes, tensores e guias), mais barato que nessas lojas especializadas em suzuki, tipo alternativa e suzucar. Eu troquei o kit, comprado na via natsu com uma difença de quase 600 reais. Fica a dica para todos, se for trocar o kit de corrente do motor j20a, tá muito mais em conta na concessionaria suzuki. Sem falar que voce pode comprar pelo telefone, e com poucos dias eles te enviam.
    GV AT prata 11/12

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. TRACKER - ruido no motor após troca de oleo.
      Por eder oliveira no fórum Suzuki
      Respostas: 39
      Última resposta: 31/05/2014, 08:35
    2. l200 barulho estranho no motor apos a troca de oleo socorro
      Por elton andrade no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 19/05/2012, 18:14
    3. sw4 baixando óleo após troca do cabeçote
      Por righi no fórum Toyota
      Respostas: 11
      Última resposta: 26/10/2010, 13:36
    4. Problema após troca de óleo
      Por Marcos W no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/01/2009, 19:29
    5. Vazamento de óleo após a troca
      Por Onezimo Ribeiro no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 14/04/2008, 18:03

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade