Tenho um Jimny 2001 e em minha última viagen presenciei um fato estranho.
Conforme vinha dirigindo na estrada o motor começou a falhar e ao mesmo tempo o sinal "engine" no painel acendeu, porém já em seguida o motor retomou a rotação e a luz apagou.
Durante a semana na cidade esta situacão não mais se repetiu e ao checar o manual lá informava que quando isto acontece trata-se do ''sistema de controle de emanações'' do veículo.
Um amigo me informou que este sistema controla o fluxo de combustivel da injeção eletrônica e portanto explicaria a falha do motor.
Com isto pergunto :
Caso este dispositivo precise ser trocado, encontramos similares de outros veiculos aqui no Brasil?
Existe alguma outra possível explicação para este comportamento do carro?
Cara é 99% de ser o sensor de rotação do virabrequim que está com defeito !! Isso já aconteceu com o meu quando ele tinha 23000 Km e o sintoma é o seguinte : em velocidades acima de de 80 Km/h, o motor fica cortando e a luz do "check engine" fica piscando direto, ele só faz isso em velocidades constantes,já no transito normal ele roda direitinho.Ser o seu carro for acima de 2001 como o meu,o sensor fica no bloco perto do alternador e para trocar é bem simples! Cuidado com os "picaretas" que não entendem ficam inventando problemas nas velas,cabos,bomba de comb.,etc..O problema é o sensor, até porquê isso já aconteceu também com alguns jimnys aqui em Fortaleza e na época só quem resolveu meu problema (e de outros), foi a concessionária Suzuki Novotempo.Ah,na época gastei 180,00 c/ o sensor e mais 20,00 de m-de-obra!
Abra,cos, Ricardo.
Também acho que o tal sensor do virabrequim.
Aconteceu o mesmo com meu jimny e se você der uma olhada com calma neste forum verá que isso é um problema comum nos pequenos