x
Convex Datacenter
Página 7 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 151
  • #73
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0



    Nava,
    Outro dia fiz esse teste no meu samuca, que é motor 93, e o meu tb não parou não.... Reduz bem a rotação do bixo, mas não morreu não....

    Agora não sei dizer se é normal ou não.... Ou qual deveria ser a resposta correta!!!!
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #74
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Segue manual de ajustes do motor!
    Melhorar rendimento motor Samurai EFI Arquivos Anexos
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #75
    manual de ajustes! Ai sim!

    Cara, teoricamente testamos o snorkel fechando o ar dele e o motor morrendo...é o que dizem!
    Mas no samuca não rolou....ele é apocaliptico....funciona sem ar, sem gasolina, sem oleo...nada pára o Sami! uhuuuuu
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #76
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    No vitara tem um dreno no filtro de ar, no samurai deve ter também. Não mexi nesse dreno e sempre andei em água e nunca entrou água por ele.
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #77
    O meu ta fechado com parafuso e silicone.

    Marvin, o que podemos fazer na tbi original para ganhar um UP? Me falara de retrabalho e aumento da borboleta, o que vc acha?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #78
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Meu respiro ta aberto e nunca me deu problemas!

    Nava,
    Sinceramente não sou expert em motores... Na verdade não sou expert em nda!
    Sou apenas um entusiasta aprendendo como todos os colegas do forum e compartilhando o pouco que aprendo no dia-a-dia.

    Se tiver que dar um pitaco nessa parte, acho que o simples fato de mexer na entrada de ar da TBi, ou seja, aumentar somente o fluxo de ar (sem mexer no bico) não resolveria em muita coisa! Acho que seria o msm de colocar um filtro esportivo onde alguns falam de ganhos e outros não! Penso que para se aproveitar desse aumento de fluxo (novamente, somente falando em entrada de ar do motor) seria necessário aumentar a cc do motor, ou seja, retrabalhar pistão/virabrequim/comando subindo a cc do motor. Ai sim o maior fluxo de ar seria consumido na combustão (lembrando que teriamos que usar um bico auxiliar nesse ultimo caso).
    Se for manter a cc original o melhor seria usar um turbo ou supercharger, pois ai sim teríamos aproveitamento real do aumento de fluxo de ar!

    Agora, se partimos para uma ideia mais rebuscada, existe uma pequena chance de ganho (mas não sei de quanto é o ganho) se fazermos o seguinte: Troca da TBi do samurai por uma Tbi de Gol/Kadett, ainda mantendo o sistema monoponto. Nessa caso como a entrada de ar e o injetor de gasolina são maiores, pode-se ganhar um aumento de potencia.... Porém a calibração seria pela central programável se não for mexer no motor! Mas novamente para realmente aproveitar tudo isso, o melhor mesmo seria, além de colocar essa TBi, dar uma aumentada nos cilindros e pistões e regular a taxa de compressão em função dessa mudança.
    4X4 Brasil
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #79
    Não rola o aumento de cc.
    Na parte de baixo do motor ok. Mas e junta e cabeçote? O cabeçote do samuca é zerado, não tem material para fazer nada.
    Veja se vc coloca menor restrição no ar, ganha volume e menor perda de carga = tbi grande.
    Mas grande quanto? o Motor tem 1300cc e a tbi do doador é para 1600cc. Ou seja, vc ta mexendo em somente 300cc. Acredito que nosso EFI dá conta desta vazão de ar incrementada com menor restrição na borboleta. Ele vai ler mais ar e vai mandar mais gasolina. Precisa só conferir na lambda se isso se comprova.

    Falei com um cliente ontem que rodava turbo 0,4 bar no motor original e disse que nunca teve problema e ficou excelente.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #80
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Concordo Nava, contigo.
    Pode ser que a leitura seja suficiente e a vazão da tbi menos restrita tb!
    Pode ser que nosso bico original tb tenha limitação de vazão, ou a ECM original tenha um limite de tempo programado para o tempo maximo de abertura do bico que não suprima essa leitura de entrada excessiva de ar. Ou seja, msm com uma leitura de maior fluxo de ar, pode ser que o sistema como um todo não dê conta do recado. Somente fazendo as leituras msm pra ter certeza da capacidade do sistema original!

    Na tbi de kadet podemos ter alimentação para sistema de 1800cc ou 2000cc, veja que a historia ai já vai pra algo entre 500cc a 700cc de diferença, e não mais as 300cc da TBi de 1600cc (baseada na de Gol)! Acho que ai o caminho começa a ficar interessante, não?! Temos menos restrição na entrada de ar, uma maior vazão de combustível pelo novo bico, o que nos resulta em um tempo de abertura do bico menor. Ou seja, algo mais próximo do original de fabrica, porém com maior alimentação no cilindro original do bloco!

    Seu cliente usava 0,4bar de turbo com bico auxiliar, correto?! Duvido que o bico original tenha suportado essa pressão... O bloco tudo bem não estar mexido (somente um junta de ferro pra suportar as compressão x explosão superior)....
    Tem um amigo aqui no forum que montou um superchager num Vitara com 0,6bar de pressão e precisou de bico auxiliar...
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #81
    Mas para mexer em bico tem de por uma fuel tech...dai prefiro partir direto para MPFI...risos

    Sim, teve de fazer o kit completo.

    Vi um vitara supercharger, fica bom também.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #82
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Reanimando o topico...

    Depois de quase 2,5 meses sem o Samuca, fui buscar ele no preparador na semana passada!
    Resultado melhor que o esperado! Deu outro animo ao jipinho.....

    Trabalho final ficou da seguinte forma:
    - Instalado a Aspro RF4 com Roda Fonica 60-2 e sensor Fiat 3 fios;
    - Bobina de Gol G3 (sem modulo de potencia interno) e cabos da Saveiro;
    - Sistema monoponto com Tbi (inclusive TPS) original do Samurai;
    - Sonda Lambda 4 fios linha VW;

    Não medi no dinamômetro para saber o ganho real, mas pode-se sentir a mudança no funcionamento do motor.
    Na estrada a 90km/h sobra folego pro bixo ir além..... Ainda sofre um pouco nas retomadas quando nas subidas (devido ao peso das modificações) pois na reta é só alegria! rs.s...... Mas msm nas subidas sente-se que o jipinho ganhou fôlego e um cadinho de força....

    Mudança aprovada!!!!
    Acho que valeu o investimento até agora!

    Depois tiro foto e posto aqui os resultados!

    Investimento finais, com MO do preparador e todas as peças usadas = R$ 3k
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #83
    Marvin, estou estudando bastante ainda as futuras mudanças.
    O motor do vitara 1.6 8V é o mesmo motor g13a nosso porém com 2 cm a mais no comprimento (curso maior).
    Bem o motor do vitara não tem a mesma potencia que o do swift gti (100cv) mas tem mais torque.
    Então penso em usar o cabeçote do motor 1.6 ja que o diametro de cilindro é igual e só muda curso. A ideia é aproveitar valvulas maiores se isso for real poi sainda nao achei esta informação.
    assim, injeção MI com valvulas maiores = melhor rendimento mas mantendo tudo suzuki.
    O que vc acha?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #84
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Grande Nava.

    Kra, não sabia desse lance de similaridade dos blocos G13A e G16A.

    De qualquer forma, pelas buscas que fiz não vi muito ganho pela simples mudança do cabeçote... na verdade existem algumas complicações.... De qualquer forma, seguem os resultados das buscas que fiz!

    PS: E como ta o projeto do fluante traseiro, já finalizou a montagem?!



    G13a block with G16a head. | New Zealand 4wd Forums Offroad Express

    The Facts on Suzuki Cylinder Heads! - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum



    Mais dados dos motores:
    1.3 G13BA
    Bore x Stroke 74mm x 75.5mm
    Compression Ratio 9.5:1
    Cylinder Block Deck Height 186.8mm
    Deck Clearance 0.2mm (above)
    Cylinder Head Volume 32.2cc
    Head Gasket Thickness (compressed) 1.2mm
    Minimum Combustion Chamber Volume 38.2cc
    Intake Valve O.D. 36mm
    Exhaust Valve O.D. 30mm
    Connecting Rod Length (between centers) 120mm
    Piston Comp Height 28.90mm
    Piston Clearance & Position (from Crown) 0.200 @ 45.80

    1.6 G16A
    Bore x Stroke 75mm x 90mm
    Compression Ratio 8.9:1
    Cylinder Block Deck Height 213.8mm
    Deck Clearance 0.9mm (below)
    Cylinder Head Volume 32.2cc
    Head Gasket Thickness (compressed) 1.2mm
    Minimum Combustion Chamber Volume 50.6cc
    Intake Valve O.D. 36.6mm
    Exhaust Valve O.D. 32.5mm
    Connecting Rod Length (between centers) 139.6mm
    Piston Comp Height 28.10mm
    Piston Clearance & Position (from Crown) 0.200 @ 48.00
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. como melhorar o conforto no samurai??
      Por gustavo 4x4 no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 17/08/2012, 20:20
    2. Melhorar motor troller gasolina
      Por Edgar Caldeira no fórum Troller
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/06/2012, 22:12
    3. Como melhorar o A/C do Samurai?
      Por Joao Baeta no fórum Suzuki
      Respostas: 21
      Última resposta: 23/11/2009, 14:16
    4. Respostas: 59
      Última resposta: 19/06/2009, 14:05
    5. Como melhorar meu cj5 com motor 6 cil original
      Por ivan.jmf no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/01/2008, 00:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade