x
Convex Datacenter
Página 5 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 151
  • #49



    Mrvin, acho mais viavel fabricar um coletor dimensionado.

    Olha esse cara, ele pega o seu e copia...ja com as alterações!

    " . B I N H O . E S C A P A M E N T O S . "
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #50
    Usuário
    Entrada
    24/12/2013
    Local
    CUritiba/PR
    Idade
    34
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    só 10Cv? faz um coletor de escape dimensionado, dê um passe no cabeçote pra aumentar a taxa de compressão(até uns 10,5:1 roda tranquilo com gasolina boa) e use uma TBi maior, ou retrabalhe a sua.

    Se a injeção estiver boa, ela consegue se adequar a isso.

    Algum problema em usar álcool no carro? com adequação da taxa de compressão e reprogramação da injeção aposto que vc consegue ganhar 15cv...

  • #51
    Estive conversando com um amigo preparador de carro de arrancada, a gente trabalhou junto uma época e ele manja bem.
    Ele veio olhar o motor qu eu comprei aqui para trocar o meu. Elogiou todo o sistema de injeção e dutos de admissão.

    Me sugeriu o seguinte para ter um custo x beneficio razoável
    - escape 4x1
    - bobina e booster de ignição MSD com cabos 10mm e velas iridium.

    O custo ficaria dentro de uns 1000 reais e ganharia segundo ele até uns 20cv fora a desenvoltura melhor do carro.

    No site da lowrange vc encontra as seguintes modificações de performance para o samurai sem a troca do motor:
    - pistão plano
    - came de comando retrabalhado
    - bobina MSD
    - cabos e velas NGK iridium.
    - escape 4x1

    Tem outros sites tb que os caras fazem o motor do samuca a base de troca, fazendo exatamente isso, mas PNP para uma troca sem dor de cabeça.

    Eu acabei de revisar todo motor que colocarei. Desmontei tudo limpei medi, troquei...ta tudo 100%.

    Depois que estiver rodando terei um motor extra para testes...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #52
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Dando uma atualizada no tópico.

    O projeto teve q sofrer algumas mudanças!
    A vida passa, e chega uma hora a gente decide casar e dai o vem os cortes de orçamentos pra os fds! rs.s...

    Cenário de hoje:
    - Samurai parado com problemas de injeção no motor original.... Sem tempo para pesquisar o que pode ser!
    - Novo projeto é mudar o distribuidor para roda fonica, instalar a Aspro RF4 e aproveitar a roda fonica e fazer DIS.
    - Fica faltando para uma segunda etapa novo coletor dimensionado para 4 bicos e nova TBi;

    Peças compradas:
    - HardwareCar Aspro-RF4
    - Roda Fonica Crestana
    - Sensor hall de rotação Fiat 3 fios
    - Bobina Plastica (sem modulo de potencia interno) da Bosch, aplicação Gol GIII (Codigo F000ZS0213)
    - Sonda Narrow linha VW
    - Sensor Temperatura MTE4043 Linha Fiat

    Falta cabos de vela que vou definir mais por ultima pois ainda não sei onde a bobina vai ficar!
    MO de mecanico contratado - R$1.500,00 (consta: limpeza do cofre do motor - sensores e eletrica original Suzuki, instalação da roda fonica no virabrequim, instalação da Aspro RF4 junto ao novos sensores e eletrica, regulagem da Aspro e do Motor).

    Custo das peças até o momento - R$400 de peças e R$800 da Aspro = Total R$1.200,00

    Custo final do projeto_etapa 01 = R$2.900,00

    Assim que tiver tudo instalando e rodando coloco novidades!



    Nava, interessante essa parte que vc colocou:
    "No site da lowrange vc encontra as seguintes modificações de performance para o samurai sem a troca do motor:
    - pistão plano
    - came de comando retrabalhado
    - bobina MSD
    - cabos e velas NGK iridium.
    - escape 4x1"

    Dá para se pensar em usar algumas ideias dessas depois... rs.s! Vou dar uma xeretada!
    Abs
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #53
    Usuário
    Entrada
    10/01/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    156
    Agradecimento: 1
    Bom pessoal, sou novo por aqui, mas a muito tempo gosto de carros e mecânica. Acompanho o fórum pois agora estou com um Jimny e antes como a verba estava curta, quase fisguei um Samuca.

    Quanto a fazer umas melhorias, existem algum problema pelo fato dele usar uma injeção, precisa ver se a central aceita um remapeamento...

    Quanto o que eu faria:

    Primeiro, desmotagem geral do motor, verificar as medicas, folgas e deixar o motor dentro dos padrões de compressão, pois com anos e anos pode ter certeza que as coisas não estão perfeitas como quando novo.

    - Cabeçote, se a central permitir, faria um remapeamento para comportar mais taxa de compressão. Tentaria equalizar as câmeras e se precisar um polimento nos duros. Acentamento de válvulas (muito importante no cabeçote) tentaria deixar o máximo perfeito...pois eu e meu mecânico já pegamos muitos cabeçote que voltaram de retíficas sem o correto acentamento, nisso os cilindros vazam a compressão.

    - Caso a central não aceite um remapeamento, ai optaria para uma injeção programável, montaria um coletor em alumínio/Inox para 4 injetores usando uma borboleta praticamente do tamanho do Tracker, com isso precisa fazer um cálculo para saber o tamanho dos dos novos injetores, pois com o aumento da borboleta, seria necessário uma readequação na alimentação. Aposto que muitos irão perguntar o pq de uma borboleta grande, simples, o ganho de torque em baixa rotação. Algué aqui por acaso já teve a experiência com carburadores Weber 40? Eu instalei uma (single)Weber IDF 40 em um motor AP original, olha a diferença foi fantástica, parecia que estava com um motor GM 4.1 de tanto torque que ganhei...A condução ficou muito boa e divertida. Por isso faria questão de uma borboleta grande.

    - Ignição, se o orçamento estivesse bem generoso, talvez optaria por um módulo, pois não acho um ganho tão significativo, talvez apenas trocaria todas as peças da ignição por peças novas e usaria velas de Iridium (Denso).

    -Coletor, não sei se seria legal usar um 4x1 pois geralmente ele joga o torque máximo do motor para uma rotação maior...Mas uma readequação no diâmetro dos tubos, isso sim seria melhor, mas mantendo 2 abafadores para não deixar livre demais...

    OBS lembrando, não precisa subir muito a potência, mas sim tentar abaixar o torque máximo do motor em rotações mais baixas...

  • #54
    Marvin,

    Sensacional esse seu tópico!! Meu módulo de injeção queimou e eu acabei partindo para um FuelTech.

    Meu Samurai depois de um tempo dava umas engasgadas quando a rotação aumentava, isso era intermitente até que parou de vez. Pensei que fosse a bomba de combustivel, troquei e ele ainda não pega. To muito deconfiado da bobina agora, quando tento dar partida não tenho centelha.

    Eu to desconfiado que a bobina queimou porque tava configurada errada no modulo da FuelTech. A bobina tem saída para 02 fios e o módulo de ignição que fica junto da bobina tem saída para mais dois fios. A opção escolhida no módulo tava como 03 fios.

    To bem perdido ainda de como resolver esse problema, queria saber se você pode me dar uma ajuda!! No manual da Fueltech tem uma bobina de 03 fios do VW Gol Mi que é sugerida, será que eu posso instalar essa bobina?? Tem alguma especificação que eu tenho que olhar como voltagem, amperagem, potencia, etc? Tem que trocar as velas e cabos também?? Sei que são muitas perguntas mas eu to começando agora a estudar esse assunto...

    Valeu!!!

    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-02.jpg

    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-01.png

  • #55
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Fala Marcus, blz?!

    Kra, se a fueltech ta funcionando normal, então pode ser a bobina msm...
    Vc instalou com roda fonica ou distribuidor?!

    Se foi com roda fonica, como vou fazer no meu, a bobina a ser usada é a F000SZ0213, 3fios e 4 saidas para as velas.
    Se foi com distribuidor, a bobina que deve instalar não é essa que vc indicou não!

    Tanto a fueltech quanto qq outra central programável já vem com o modulo de ignição interno a central, e se usar bobina com modulo de ignição próprio o projeto não vai funcionar, correndo o risco de queimar a central...
    Então procure a bobina gemea dessa porém sem o modulo de ignição (ou modelo de potencia) integrado.
    Em alguns casos, como na pandoo, existe opção de modulo de potencia a parte (Spark Plug) pois trabalham com potencias maiores, mas a pandoo dá a opção (via configuração do software) de trabalhar com o modulo interno ou externo a ela.

    Espero ter ajudado!

    Abs
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #56
    Marvin, agora eu não posso $$$ mas eu vou usar o motor que eu tenho reserva com a seguinte configuração:
    - retifica completa onde necessário
    - pistões plano low range
    - revisão trem de válvulas e cabeçote.
    - Usarei o coletor original com abertura para os injetores MI
    - came comando retrabalhado.
    - Central injeção programavel
    - TBI boca grande a avaliar...

    Veja, a idéia não é dispor de tanto torque assim em baixa, visto que andamos em reduzida na trilha em rotações acima de 2500. Para o uso diário até ajudaria mas no geral ja teremos uma boa melhoria mantendo o coração suzuki e a durabilidade do conjunto.

    E boa.

    Fora isso é comprar o kit low range e por o motor 2.0 do GV.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #57
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Grande Nava....
    Como anda o projeto do seu samuca!?
    Instalou os bancos da linha Fiat, neh?! Ficarão legais?! Põe fotos no outro topico....
    Fez os semi-eixos traseiros flutuante ou ainda não?! Manda o projeto pra mim depois......

    Eu to trabalhando numa configuração próxima disso que falou! Veja:

    - retifica completa onde necessário - NÃO FIZ PQ O MOTOR AINDA NÃO TA PRECISANDO... TA ORIGINAL COM 150.000KM, SEM VAZAMENTOS E COM BOM CONSUMO 7 A 7,5KM/L EM USO MISTO E UNS 6,5 A 7KM/L NA TRILHA. OLEO QUE LEMBRO ERA DIFICIL BAIXAR.

    - pistões plano low range - AINDA NÃO VOU PARTIR PRA MEXER NISSO, SO QDO O MOTOR DER SINAL DE RETIFICA APROVEITO E AUMENTO O TORQUE MAIS UM POUCO NO MOTOR MUDANDO OS PISTÕES

    - revisão trem de válvulas e cabeçote. - MSM RESPOSTA DA ANTERIOR. QUANDO COMPREI O SAMUCA TIVE QUE DEPOSITAR SOLDA NO CABEÇOTE PQ TAVA ESQUENTANDO DEMAIS. FOI A UNICA VEZ Q MEXI NELE.... MAS QUANDO FOR NA RETIFICA E AUMENTAR A CV DA CRIANÇA MUDANDO SO PISTÕES, AI MEXO NESSA PARTE TB.

    - Usarei o coletor original com abertura para os injetores MI - MSM IDEIA QUE EU, PORÉM SOMENTE PRA SEGUNDA FASE DO PROJETO. NA PRIMEIRA AINDA VOU FICAR COM O EFI ORIGINAL E SO INSTALAR A RODA FONICA COM BOBINA DE CENTELHA PERDIDA.

    - came comando retrabalhado. - SO SE PRECISAR VOU MEXER NO COMANDO. TALVEZ PRECISE POR CAUSA DA TROCA DOS PISTÕES

    - Central injeção programavel - TO INDO DE ASPRO RF4. QUAL VAI USAR?!

    - TBI boca grande a avaliar... - QDO FIZER O 4BICOS A IDEIA É USAR A DE CORSA 1.6, QUE DARÁ A VAZÃO NECESSÁRIO PARA O FLUXO DE AR DO MOTOR 1.3 RETRABALHADO. PENSO EM USAR OS BICOS DO GOL/GOLF QUE SÃO DA BOSCH E POSSUEM CORPO MENOR QUE OS DELPHI DA GM LINHA DO ASTRA.

    Veja minha idéia é deixar o samuca mais para uso no dia a dia, viagens curtas até o litoral e trilhas leves.... Então não vou investir em mais muita coisa nele! Quem sabe pare no motor com injeção 4bicos standard e invista apenas num bloqueio micromaq no eixo traseiro. Com pneus 750x16 e bloqueio acho que o semi-eixo original aguenta o tranco. Se não aguentar, talvez um eixo flutuante e semi-eixos em 4340. Acho que taria de "mais q bom tamanho", kkkkk
    Pretendo ter outro pangaré para mastigar na trilha... Um willys com GM151 talvez.... Mas isso é futuro, vamos ver!
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #58
    Acabei de trocar o conjunto motriz então estou em ajustes ainda.
    Iniciei o projeto do freio de estacionamento com disco de freio no cardã...ainda sem resultados bons.
    Coloquei bancos do punto. Show de bola. No outro tópico ja postei os resultados e comentarios.
    O projeto do eixo flutuante é o próximo passo. Ja tenho tudo em mãos.
    No motor next generation usarei esta receita. Mas claro que posso alterar depois dos resultados de vcs.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #59
    Citação Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Fala Marcus, blz?!

    Kra, se a fueltech ta funcionando normal, então pode ser a bobina msm...
    Vc instalou com roda fonica ou distribuidor?!

    Se foi com roda fonica, como vou fazer no meu, a bobina a ser usada é a F000SZ0213, 3fios e 4 saidas para as velas.
    Se foi com distribuidor, a bobina que deve instalar não é essa que vc indicou não!

    Tanto a fueltech quanto qq outra central programável já vem com o modulo de ignição interno a central, e se usar bobina com modulo de ignição próprio o projeto não vai funcionar, correndo o risco de queimar a central...
    Então procure a bobina gemea dessa porém sem o modulo de ignição (ou modelo de potencia) integrado.
    Em alguns casos, como na pandoo, existe opção de modulo de potencia a parte (Spark Plug) pois trabalham com potencias maiores, mas a pandoo dá a opção (via configuração do software) de trabalhar com o modulo interno ou externo a ela.

    Espero ter ajudado!

    Abs
    Fala Marvin!! Valeu pela ajuda, to aprendendo muito com esse tópico aqui!!

    Então, o meu Samurai tá original, to com o distribuidor mesmo. Não mexi na minha bobina, mas fiz um teste com o modulo da FuelTech e eu to desconfiado do meu sensor de rotação. Dei a partida do motor e ele não registrou rotação, sem rotação o módulo não aciona a ignição. To com o sensor de rotação efeito Hall, vou tentar dar uma revisada no conjunto ou trocar o sensor.

    Gerei o gráfico da partida do meu motor, dá para ver que o RPM se mantém zero o tempo todo e não tem ignição. A única variação é do sensor MAP.

    Abraços!!

    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-datalog.jpg

  • #60
    Marvin, não entendo nada de modulos de injeção.
    Pq escolheu a Aspro RF4 e não a Aspro.
    Qula ful tech seria a similar a esta Aspro?

    Por que vc vai ficar com EFI e modulo novo? Não entendi.

    Os sensores que temos em nosso sistema serão usados nessa central sem problemas? Temp, TPS, MAP, etc?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. como melhorar o conforto no samurai??
      Por gustavo 4x4 no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 17/08/2012, 20:20
    2. Melhorar motor troller gasolina
      Por Edgar Caldeira no fórum Troller
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/06/2012, 22:12
    3. Como melhorar o A/C do Samurai?
      Por Joao Baeta no fórum Suzuki
      Respostas: 21
      Última resposta: 23/11/2009, 14:16
    4. Respostas: 59
      Última resposta: 19/06/2009, 14:05
    5. Como melhorar meu cj5 com motor 6 cil original
      Por ivan.jmf no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/01/2008, 00:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade