x
Convex Datacenter
Página 12 de 13 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 151
  • #133
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0



    Foto da cabeçote do G13BA


    Foto da cabeçote do G13B e G13BB
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #134
    Usuário
    Entrada
    18/10/2018
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Marvin, obrigado pelos comentários!

    Com relação aos motores, tanto o G13B do Swift GTI quanto o G13BB do Jimny tem pistões diferentes do Samurai, então para adotar os cabeçotes teria que trocar os pistões também... No caso do Jimny o motor é não interferente como o do Samurai, com recortes para as 4 válvulas... o do Swift é interferente e tem pistões mais planos, além de trabalhar com maior taxa de compressão.

    As bielas do G13B são forjadas, como você confirmou... o virabrequim eu vi em algum lugar que seria diferente também em relação ao Samurai, mas teria que confirmar essa informação.

    O G13BB do Jimny é o único que não utiliza distribuidor e tem duas bobinas de ignição... então ele deve ter um sensor de posição da árvore de comando que deve vir junto com o cabeçote... não sei se ele tem um sensor de rotação do virabrequim também...

    Eu uso meu Samurai 94 todos os dias para ir trabalhar e para passeios no fim de semana. Em baixa rotação acho que ele vai bem, mas falta fôlego em estrada e subidas... por isso acho que o G13BB do Jimny seria uma boa pedida... acho que com ele daria um bom ganho em estradas e vias expressas, e como foi configurado para o Jimny deve se sair bem em baixa rotação também... Acho que esse cabeçote seria uma boa evolução em caso de necessidade de retificar o motor original do samurai, porque seria necessário trocar os pistões de qualquer jeito...

    O G13B do Swift, como trabalha em regime de rotação bem maior, não sei se seria muito adequado para a mecânica original do Samurai...
    4X4 Brasil

  • #135
    Usuário
    Entrada
    18/10/2018
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Finalmente alguém realizou a ideia original desse tópico! Um Samurai MPFI!

    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-40251683_470970016752054_6107611715896082432_n.jpg

  • #136
    Usuário
    Entrada
    09/05/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Fala Ivancs,

    Você tem o contato de quem fez essa adaptação, faz tempo que busco alguëm pra conversar sobre isso e nunca consegui falar diretamente com o mecânico ou o dono do motor alterado!

    Abraço
    Diogo
    Citação Postado originalmente por ivancs Ver Post
    Finalmente alguém realizou a ideia original desse tópico! Um Samurai MPFI!

    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-40251683_470970016752054_6107611715896082432_n.jpg
    Samurai Michelangelo - Pneus BF 33x10.5 R15, lift 4" RC4x4, X-Crawler 6.5

  • #137
    Usuário
    Entrada
    18/10/2018
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Fala Goids

    Achei o proprietário no Instagram... Cheguei a fazer pergunta e ele respondeu, mas depois parou o contato...
    Tenta arrancar mais informação lá e atualiza esse tópico! Segue o link da postagem
    TOYOBRA_OFICIAL on Instagram: “Motor de Suzuki Samurai 1.3 mi. Mi ? Siiiimmmm. 4 bicos e tbi GM, alem e claro de uma injecao programavel. Vida longa aos suzukis.…”

  • #138
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    @Goids e @ivancs,

    Esse Samurai foi montado em meados de 2016, na região sul do Brasil (não sei exatamente qual cidade).

    O projeto é simples (inclusive é o mesmo que tenho as peças pra montar no meu):
    - 4 Bicos de Astra 2.0;

    - Borboleta Mecânica do Omega;

    - Um injeção programável (pode ser Fueltech, Pandoo, etc. No caso o amigo colocou a Hardware Car Aspro RF4 - não sei se com leitura pelo distribuidor, devido a presença do mesmo, ou se leitura pela roda fonisca como ja uso no meu);

    - Coletor original do samurai com os copinhos para encaixe do bicos do astra (so mandar soldar os copinhos, qualquer loja de preparação de carro faz a solda ou projeto um coletor novo pra vc);

    Monta tudo, regula a ECM Programável e seja feliz...
    Vantagens que vc tira todos os sensores velhos do samurai, troca por 3 ou 4 novos (2 medidores de temperatura - água e óleo, 1 sonda 4 fios, e uma TBI mais nova).

    Alem disso o dono aproveitou (assim como tb ja fiz no meu) e selou o sistema de água original (coisa simples de fazer tb).

    A foto completa do motor esta anexa.
    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-samuca_4bicos.jpg

    PS: Unica coisa que ainda não fiz no meu, por motivos familiares que me obrigaram a parar o projeto do samurai e não atualizar mais o post, foi o coletor 4 bicos.... Do resto ta bem parecido com o do amigo sulista.... Mas como disse ja tenho todas as peças para montar.. Inclusive tenho até um SC Eaton M24 para dar uma apimentada a mais no projeto!
    4X4 Brasil
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #139
    Usuário
    Entrada
    18/10/2018
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    @Marvin_CPS e @Goids

    Acho a idéia de tornar o motor mpfi interessante... eu já havia entrado em contato com a Flow Performance de São Paulo sobre a adaptação no coletor e ficaria em R$420,00 para soldar os copinhos dos bicos e incluindo a flauta + suporte... achei razoável.
    Fabricar um coletor novo para o Samurai deve sair bem mais caro, até porque teria que vazer também a tubulação de retorno de água para o radiador, que no samurai é todo integrado no coletor....

    Com relação aos bicos, acho que os do astra 2.0 são um pouco exagerados... os bicos do Palio 1.4 (código IPE-010) atenderiam a vazão necessária e são mais curtos, facilitando o posicionamento da flauta... Na foto da adaptação feita aí em cima dá para ver que foi necessário rodar um pouco a base da TBI para poder abrir espaço para a flauta.

    A TBI que ele usou foi a do Astra 1.8, retirando o atuador de marcha lenta, acho que é motor de passo (poucas injeções programáveis conseguem utilizar). Ela tem 50mm.
    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-tbi_astra.jpg
    Eu gostei dessa aqui fabricada pela Crestana. Também tem 50mm, vem com TPS e atuador de marcha lenta integrado:
    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-tbi_crestana.jpgCORPO DE BORBOLETA TBI PARA ADAPTAÇÃO COM ACELERADOR MECÂNICO 50MM,ATUADOR MARCHA LENTA E SENSOR TPS POSIÇÃO DA - CORPOS UNIDADE CORPOS_DE_BORBOLETA

    Com relação à injeção programável acho que tentaria utilizar alguma que permitisse sequencial... a de menor custo é a megasquirt MS2, mas tem menos preparadore especializados nela. Fueltech sequencial só acima da FT-400, muito caro... Pandoo poderia ser a box inject... Injepro tem a S4000 e a S4500... A dificuldade de fazer sequencial é que, além da roda fônica, existe a necessidade do sensor de fase, teria que tentar adaptar no distribuidor... E já que vai mexer, elimina logo o distribuidor e usa bobinas individuais

    A grande questão é: VALE A PENA? Qual o ganho em potência e consumo? Essas informações o camarada que adaptou os bicos aí poderia ajudar a responder...

  • #140
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Ivancs,

    R$420,00 num coletor so para fazer a solda dos bicos e flauta?
    Qdo cotei, num gastaria 200 contos de adaptação.... 500 conto seria o preço final com peças e MO.

    Em relação ao bico, existem inúmeras possibilidades.... Bico de Astra 1.8/2.0 (são os msm), bicos de AP, bicos FIAT, etc.... Quem vai controlar a quantidade injetada vai ser a ECM... No meu caso optei por bicos de Astra pois pretendo colocar SC e vou precisar de maior vazão nos bicos... Mas bicos de motores 1.4, so para deixar o motor MPFI, com certeza dão conta do recado!

    O mesmo vale para a TBI. Uma de 50mm da conta do recado de boa... Essa da Crestana eu acho grande pro pouco espaço que temos no coletor (como ja observado por vc). Acho que uma TBI mecânica de 50mm é de bom tamanho por projeto, mas colocaria o atuador de marcha lenta separado (alias eu ja uso um externo devido ao uso da Aspro RF4).

    Sobre o uso de injeção, pro nosso caso de uso em trilha, seria mais adequado o uso de um sistema de centelha perdida (semi sequencial), do que um sequencial puro justamente pela quantidade de sensores associados ao tipo da injeção.
    A semi-sequencial o simples uso da roda fônica já trabalha bem, e ja elimina a dor de cabeça do distribuidor, e tb aceita o uso de uma bobina por cilindro ou bobinas unica. Sem contar que todas as centrais já trabalham com o sistema de injeção semi-sequencial.

    O ganho é realmente baixo (algo em torno de 5cv a 10cv, nessa mudança), porém o motor irá girar mais redondo.
    Uma das grandes vantagens que eu vejo é o investimento numa eletrônica mais nova e confiável, tirando cabos e sensores de mais de 10 anos de uso.

    Logo, se mudar a ECM para uma programável é o primeiro passo, fazer um MPFI é um gasto adicional bem aceitável...
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #141
    Usuário
    Entrada
    18/10/2018
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Marvin_CPS

    200 conto na adaptação do coletor realmente tá muito bom! Só a flauta ja custa uns 80...

    A TBI da Crestana não é grande não, a única coisa que pode atrapalhar são aqueles canos de cobre que ficariam virados para o lado da flauta, mas são para aquecimento da TBI... No caso de multiponto esse aquecimento é desnecessário, então é só cortar fora...

    Com relação à injeção sequencial só aumenta o custo do módulo e entra o sensor de fase... Mas semi-sequencial já seria uma boa melhoria...

    Se puder manda fotos da instalação da sua roda fônica... Usou qual modelo?
    4X4 Brasil

  • #142
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    bao... custo de uma empreitada dessas com IE programavel, sonda wide, bicos, flauta, tbi, mao de obra, acerto etc... comercialmente falando nao fica por menos de 4mil ( para quem vai fazer por conta propria em casa, estimo uns 30% menos)... vale a pena investir 4mil p/ montar MPFI no motor de samurai para arrancar uma merreca de 10 pangares no motor aspirado?
    se for partir para sobre alimentaçao até vai, mas p/ aspirado, muita grana p/ pouco pangaré...
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #143
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Ivancs,

    Usei um roda fônica universal que vendia na Crestana, e fiz uma flange na de alumínio.

    A roda fonica é tipo essa:
    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-fonica_universal.jpg

    (obs: essa tem no ML - https://produto.mercadolivre.com.br/...BwE&quantity=1)


    E a adaptação ficou assim:
    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-fonica-e-flange.jpg

    Melhorar rendimento motor Samurai EFI-20190217_120628.jpg


    Citação Postado originalmente por ivancs Ver Post
    Marvin_CPS

    200 conto na adaptação do coletor realmente tá muito bom! Só a flauta ja custa uns 80...

    A TBI da Crestana não é grande não, a única coisa que pode atrapalhar são aqueles canos de cobre que ficariam virados para o lado da flauta, mas são para aquecimento da TBI... No caso de multiponto esse aquecimento é desnecessário, então é só cortar fora...

    Com relação à injeção sequencial só aumenta o custo do módulo e entra o sensor de fase... Mas semi-sequencial já seria uma boa melhoria...

    Se puder manda fotos da instalação da sua roda fônica... Usou qual modelo?
    4X4 Brasil
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #144
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Fabil,

    Esse tema ja foi muito discutido....

    Manter original, alterar o original, mudar para AP, mudar para GM, mudar cambio, eixos, manter so a casca de samurai, etc., etc., etc.....

    Como sempre a conclusão final é que a mudança fica a cargo do gosto do dono da vtr...

    Eu prefiro manter o motor original, com algumas atualizações e manter o bom desempenho do conjunto, que colocar um motor AP e ter outras dores de cabeça....


    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    bao... custo de uma empreitada dessas com IE programavel, sonda wide, bicos, flauta, tbi, mao de obra, acerto etc... comercialmente falando nao fica por menos de 4mil ( para quem vai fazer por conta propria em casa, estimo uns 30% menos)... vale a pena investir 4mil p/ montar MPFI no motor de samurai para arrancar uma merreca de 10 pangares no motor aspirado?
    se for partir para sobre alimentaçao até vai, mas p/ aspirado, muita grana p/ pouco pangaré...
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. como melhorar o conforto no samurai??
      Por gustavo 4x4 no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 17/08/2012, 20:20
    2. Melhorar motor troller gasolina
      Por Edgar Caldeira no fórum Troller
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/06/2012, 22:12
    3. Como melhorar o A/C do Samurai?
      Por Joao Baeta no fórum Suzuki
      Respostas: 21
      Última resposta: 23/11/2009, 14:16
    4. Respostas: 59
      Última resposta: 19/06/2009, 14:05
    5. Como melhorar meu cj5 com motor 6 cil original
      Por ivan.jmf no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/01/2008, 00:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade