x
Convex Datacenter
Página 1 de 57 123456789101151 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 679
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1

    Pneus e rodas para Jimny




    Pessoal, este tópico é pra cada um postar sua experiência com pneus e rodas que tenham utilizado no Jimny e ajudar quem tiver na dúvida. Bom, vamos lá.

    Pneus:
    Saí dos 205/70/15 originais pros Dueller AT na mesma medida. Ficou na mesma. Atualmente rodo os 235/75/15 BF Mud Km2 e tem sido uma experiência surpreendentemente positiva. Esses mud são excelentes pneus. Já rodei uns 25 mil km e parecem novos. Tem mais de um dedo de borracha e nem uma simples pinçada (e vivo subindo guia). Já vi 235 AT em trilha atolar em laminha besta, ao mesmo tempo que vi proprietários elogiando e dizendo que são bons pra lama também. Na minha opinião, vai de mud que não se arrependerá. Mesmo que rode 95% em asfalto, como eu, dá pra encarar tranquilo. Os BF não são barulhentos e não comem rápido. Os 5% que usar na trilha vão te dar tantas alegrias que vai esquecer das pequenas vibrações que ele ocasiona (eu até gosto). Pneu AT em lama grudenta vai virando uma "bola de neve", não limpa.

    Em relação ao tamanho cerca de 10% maior que o original (diâmetro externo), perde sim um pouco de torque, mas é tranquilo. Acostuma em uma semana. Eu gostei, achei o jipe mais solto. Na trilha poderia ser um pouco mais reduzido, tipo Engesão. Mas eu já sentia isso com os originais. Engatou reduzida, força dificilmente faltará. Só se for fazer rock crawling. Na estrada, tem que ficar alternando mais frequente entre 5a e 4a em rodovias colinosas pra não forçar o motor. Deixa cair e puxa quarta no final. Se encher o saco, bota 4a que ele mantém sempre acima de 100 km/h, mesmo em subidas médias. Mas quando acima dos 4000 rpm, o bixo fica tão nervoso que mesmo em 5a ele mantém excepcionalmente bem. E como a relação alonga, fica com giro mais baixo pra uma velocidade relativamente maior. Quanto ao consumo, faço 10,5 km/l na cidade e 12,5 km/l em estrada boa com pé leve e a favor do vento. Se pisar, faz 9, ou seja, gasta mais que na cidade tranquilamente. Todo esse consumo já descontando o erro de uns 10% no velocímetro por causa dos pneus maiores. Cuidado com multas, pois a velocidade fica bem mais próxima da do GPS.

    Rodas:
    Estou com a original até hoje, mesmo com pneus 235. Consigo baixar bem a pressão quando necessário sem problemas. Já testei roda 15x7, que teoricamente seria mais adequada ao pneu. Mas eram daquelas Mangels de aço usadas em caminhonetes e achei extremamente pesadas. Mais que o dobro das originais. Desisti. Iria forçar demais o driveline aumentar tanto o peso não suspenso. Além de consumir mais combustível. Não sei quanto a outras marcas.

    Pelo que pude pesquisar também, quanto mais estreita a roda que conseguir rodar, melhor. Os 235 nessa roda 15x5,5 original mais parece um 225. O pneu fica meio balão, mas você ganha altura (deu diferença perceptível quando coloquei 15x7 de um lado só) e continua com "canela um pouco mais fina" que economiza combustível, cava melhor em lamaçal e aquaplana menos (apesar que mud dificilmente aquaplana).

    Rodas com offset (distância em relação ao centro) negativo (pra fora) aumentam a bitola e melhoram a estabilidade. Claro que a custo de forçar um pouco mais os rolamentos de munhão. Esse aumento de bitola dificilmente compensará um lift, mesmo que um lift pequeno (existe um cálculo para isso). Mas melhora. No caso específico do Jimny, o offset tem que ser por volta de até -13, senão começa a roer plástico do fender quando a suspensão dá todo curso. Também constatei que as rodas mais pra fora aumentam o barulho audível dos pneus e sujam bem mais o jipe de lama (espirra pra cima bem mais fácil). Espaçadores eu nunca usei, mas quem usa fala que tem o mesmo efeito de uma roda com offset negativo a um custo menor.

    Não sei se tô esquecendo de alguma coisa, mas outros irão complementando.

    Thiago
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    20/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    164
    Agradecimentos: 0
    Thiago.........bom dia
    rodo praticamente 80% do tempo em asfalto.......estes pneus que você está usando agora, seriam apropriado para mim?
    Outra dúvida, teve que alterar alguma coisa em termos de suspensão?!?!
    Abraço

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/08/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    56
    Posts
    113
    Agradecimentos: 0
    Caro Thiago, como é o comportamento desses pneus no asfalto em relação a frenagem e estabilidade, comparado com os originais?

    Grato

  • #4
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Depende do gosto. Mud vibra mais, freia menos e é mais dif[icil de balancear. Quando estiver meia-vida então, acho que fica pior. Eu rodo mais em asfalto e pra mim tá beleza. Sem amortecedor de direção, o volante tá mais pra guidão de bike.

    Outro problema que não foi falado, mas pra colocar esses pneus levantei tudo que dava e não dava na suspensão, cortei capa de roda, e ainda raspa em algumas situações. Aquele bico do parachoque é o problema. Ele também bate no chão quando sobe um degrau maior em trilha e desalinha o parachoque (está todo ralado esse bico). O grande problema de preparação do Jimny normal são esses plásticos.

    Thiago



    Citação Postado originalmente por Nelson Foto Ver Post
    Thiago.........bom dia
    rodo praticamente 80% do tempo em asfalto.......estes pneus que você está usando agora, seriam apropriado para mim?
    Outra dúvida, teve que alterar alguma coisa em termos de suspensão?!?!
    Abraço
    Citação Postado originalmente por Roger_RJ Ver Post
    Caro Thiago, como é o comportamento desses pneus no asfalto em relação a frenagem e estabilidade, comparado com os originais?

    Grato
    4X4 Brasil

  • #5
    Eu vou trocar meu jimny por um 4sport e esses pneus serão a primeira alteração que vou fazer, acho que no 4sport não seria necessario mexer em nada pois eu acho que ele deve ser um pouco mais alto que o normal ,pelo proprio desenho dos parachoques e paralamas. Vou colocar tambem um kit da trailmaster de 2" que é está no meu jimny, e espero que o conjunto fique muito bom.

  • #6
    Usuário Avatar de OMEGAred
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    193
    Agradecimentos: 0
    Também interessado na medida 235/75/15 do BF Mud Km2 no 4SPORT, se é necessário fazer alguma alteração.

    Está o mesmo preço do 215 e mais fácil de achar

  • #7
    Usuário Avatar de marbovo
    Entrada
    10/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    39
    Posts
    539
    Agradecimento: 1
    A minha configuração é a mesma do Thix, BF mud 235/75, depois do que ele falou nem tem mais o que dizer...rsrs.

    Mas estou aqui para dizer que estou muito satisfeito com o pneu(o meu original era um scorpion a/t 215/75), nem tem comparação na trilha e na estrada eu praticamente não escuto barulho, perde um pouco de torque principalmente em subida com marcha mais alta, mas nada que mude muito(mesmo com o pneu original, o motor 1.3 do jimny não ajuda nessas situações)

  • #8
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Pessoal, aproveitando, qual calibragem costumam usar no pneu Scorpion do HR? Estrada de terra e asfalto.

    Lembro que muito tempo atrás já li em algum post comentários a respeito, mas não consigo achar. Em estradas com costela de vaca com 26 psi a trepidação é muito grande. Tem que dar uma boa reduzida pra ficar confortável.

    O meu Jimny é HR todo original.

    Att.

  • #9
    Usuário Avatar de marbovo
    Entrada
    10/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    39
    Posts
    539
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por guimajc Ver Post
    Pessoal, aproveitando, qual calibragem costumam usar no pneu Scorpion do HR? Estrada de terra e asfalto.

    Lembro que muito tempo atrás já li em algum post comentários a respeito, mas não consigo achar. Em estradas com costela de vaca com 26 psi a trepidação é muito grande. Tem que dar uma boa reduzida pra ficar confortável.

    O meu Jimny é HR todo original.

    Att.
    Eu usava o 29 mesmo(de fabrica), só que trepidava bastante, acho que o 26 está bom para os dois ambientes

  • #10
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Andei fazendo umas viagens meio longas esses tempos, meu sogro não está bem de saúde e corro pra lá toda hora. Rodar 1.000 km em um dia na estrada começa a sentir falta de redução com 235. Puxando 4a já reduz uns 15 a 20%, mas a distância pra 5a ainda é grande, ou seja, apesar de quebrar a barreira dos 4.000 rpm mais fácil, o giro não sobe tão rápido quanto desejado. O ideal seria manter o jipe na faixa de 4 a 7k rpm toda vez que estiver acima de 100 km/h. Quando é que será que esses lojistas vão soltar um kit pros Jimny novos???
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de marbovo
    Entrada
    10/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    39
    Posts
    539
    Agradecimento: 1
    O thix, um cara aqui no Forum falou que na europa vão proibir carros com eixo rígido, conhece alguma coisa a respeito disso?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    cara, não sei nada sobre isso e até acho meio impossível. Já pensou quantas SUVs rodam com eixo rígido?

    só se for o dianteiro, mas mesmo assim dúvido. Até as Defenders que ficam falando que vai acabar, já vi protótipo de versão elétrica...

    absss


    Citação Postado originalmente por marbovo Ver Post
    O thix, um cara aqui no Forum falou que na europa vão proibir carros com eixo rígido, conhece alguma coisa a respeito disso?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. pneus para jimny
      Por dag no fórum Suzuki
      Respostas: 96
      Última resposta: 01/06/2020, 20:14
    2. Pneus da BF Goodrich e snorkel para meu Jimny 2010 HR
      Por Marcel Toledo no fórum Suzuki
      Respostas: 21
      Última resposta: 16/09/2013, 21:36
    3. Compro rodas ( ou rodas e pneus para trilha de meu interesse)
      Por AMGOLDONI no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 10
      Última resposta: 17/07/2011, 22:39
    4. Compro rodas (ou rodas e pneus) aro 15 para Jeep
      Por Willão64 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 12
      Última resposta: 11/04/2011, 16:22
    5. Suspensão do Jimny Modificada para Pneus 30"
      Por Alfredo Stavale no fórum Suzuki
      Respostas: 16
      Última resposta: 20/10/2008, 20:06

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade