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  • #1
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
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    Direção rangendo




    Amigos,
    Há alguns dias a direção do meu samurai começou a ranger quando viro para os lados, tal qual uma porta com as dobradiças velhas. O que pode ser isso? Estou pensando em dar uma lubrificada, mas será que teria alguma peça que fosse imprescindível verificar?
    Obrigado!!

  • #2
    Seu carro é feixe ou helicoidal ? Se for feixe, muitas vezes esse rangido é causado pelo atrito de uma lâmina na outra. Dê uma olhada geral nos feixes dianteiros, apertando os jumelos,vendo se tem alguma bucha estourada, enfim uma olhada geral ! O que ajuda também, é colocar um pouco de graxa entre as lãminas dos feixes.O samurai tem entre as lâminas dos feixes,um material exatamente para não ter o atrito só que com o tempo eles desgastam e fica fazendo esse barulho!

    Abraços, Ricardo.

  • #3
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
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    Ricardo, o barulho, na verdade, parece vir mesmo do cubo da direção. É nitidamente dentro do veículo. Acontece quando viro a direção para a esquerda ou a direita. O meu Samurai é feixe. As buchas certamente não são porque todas foram trocadas há dois meses.

  • #4
    Usuário Avatar de JOSE CANDIDO
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    eu tambem

    Colega, meu carro tambem começou a ranger igual porta velha de uns tempos pra cá .... é um vitara 3p ...

    Meu mecanico disse ser desgaste das borrachas, e que nem compensa trocar, que elas rodam muito ainda, é só aguentar a gemeçao ....

    tbem fiquei na duvida/....

    Alguém tem outra dica mais tecnica do assunto ???

    []
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  • #5
    Usuário Avatar de luiztacco
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    Cândido, a direção do vitara de um primo meu também começou a ranger... ele levou a um mecânico e foi diagnosticado que era alguma parte do setor... (não me lembro qual parte agora)
    L200 Triton Hpe 2010
    Ex. Tracker 4x4 2008 - Pajerinho 99 GLS-B 3.5 V6 - Suzukis - Vitarinha 97 / Samurai 98 / Grand Vitara 01

  • #6
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    O meu também ta apresentando o mesmo problema. Poderia ser algum rolamento ou até mesmo lubrificação?

    Abraços!

  • #7
    Usuário Avatar de mir000
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    Meu mecânico (mesmo do Cândido e provavelmente do Luiz ) disse que esse barulho é comum nos vitaras e que não precisa trocar nada nem preocupar, como o Cândido disse, apesar do barulho, ainda roda muuuiiito!!! hehe

    [s] confiantes no mecânico
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #8
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
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    Sei não... Com direção é melhor não brincar. Vou ver se semana que vem levo no mecânico para ver isso. Tenho fé que seja apenas uma questão de lubrificação.

  • #9
    Daniel,

    Meu Samurai também range e, de uns tempos pra cá, está dando uns estalos, na parte superior da coluna (dentro do carro). Às vezes a direção fica dura. Até postei um tópico sobre o assunto, mas na época ele não dava os estalos. Parece ser rolamento agarrando.

    []s
    Norberto - BH/MG
    Defender 90 - CP 4.12 Ashcroft/BF mud 35"x12.5R15/2xARB/T-Rex Bone+Raptor4x4/Gwyn Lewis Chall kit 11.5"/Warn 9.5XP

  • #10
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
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    Norberto, eu estou cada vez mais cabreiro sobre o problema no meu samurai. Por incrível que pareça, o rangido diminuiu, quase desapareceu, agora que troquei os pneus. O detalhe é que saí dos originais 205/75 para 225/75. Pensei que ia até agravar a situação, mas, ao contrário, parece ter melhorado. Isso está me fazendo pensar se o barulho, que era dentro do carro, não poderia ser influência de algo nas extremidadas.
    Quanto à direção ficar dura, a do meu fica quando está no finalzinho do curso. Mas nunca deu estalos.

  • #11
    Usuário Avatar de Felipe Marx
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    Verifique as cruzetas da barra de direçao. Se estas estiverem folgadas, esse ruido pode aparecer. Verifique tb a junta elastica da barra e se ha oleo suficiente na cx de direçao.

    Se nao funcionar, faça um teste ...

    Compre um lubrificante (tipo WD)

    - Pulverize os terminais de direçao e teste
    - Pulverize as cruzetas da Barra de direçao e teste
    - Pulverize as molas dianteiras e teste
    - Pulverize as buchas e teste

    Felipe Marx (SP/ZS)
    Samurai cvs "Chupisco-sam" / MMC L200 "Branquinha"
    www.psor.com.br

  • #12
    Usuário Avatar de JOSE CANDIDO
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    boa !!

    Boa Rafao !!! Tambem tou seguindo igual a voce ... heheheheh

    Bom galera, realmente, eu nao sinto nada de anormal no meu carro, fora o rangido ao girar a direcao ... diz meu pai que o carrinho "geme" .... heheheheh , mas como ele mesmo comenta, nessa poerama que agente anda, barro pra cacete, etc e tal, nao tem suspensao e direcao que nao vá gemer ....

    Luiz meu caro, o meu nao é setor nao, se fosse, ja estaria dando pra perceber ...... ainda bem ... ufa ....


    Tmbem acho que o teste com WD 40 resolva a parada ....

    O do NOrberto, talvez seja algo mais grave, alguma borracha, barra torta, coisa do tipo ... mas tbem, nada super grave .....


    Ao colega que trocou o pneu, diminuiu a rangeçao porque pneu novo , mesmo mais largo, é mais facil de girar !!!

    Abs
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